ELETIVAS

 

DISCIPLINA ELETIVA

TÍTULO

COMER BEM

DISCIPLINAS

 EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSORES

MÁRCIO RICARDO MEDEIROS OLIVEIRA

JUSTIFICATIVA

A educação ambiental é um tópico importante a ser absorvido pelos estudantes, para explorar sua relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar no sentido ecológico. É aí que uma eletiva de horta escolar se insere, ela aproxima os estudantes da realidade, fazendo com que os estudantes criem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos. Além de promover a alimentação saudável, vinculando isso à educação e aos novos hábitos alimentares. Mas, este tipo de atividade vai muito além disso. Ao mesclar a prática do cultivo de alimentos com conteúdos trabalhados em sala de aula, os alunos podem aprender novos conceitos de forma lúdica e prática, reforçando o conhecimento teórico adquirido e fazendo a ligação entre os livros e a vida real, pois uma horta é um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas. A partir de uma horta, a história visa relacionar os alunos com as práticas que promoveram a revolução paleolítica, dando origem a agricultura e aos povos sedentários. Aprimorando técnicas de cultura material, desenvolvendo instrumentos agrícolas e técnicas de cultivo. As atividades agrícolas a partir das grandes navegações, onde o cultivo e comércio de especiarias provocou o desenvolvimento do capitalismo. O sistema de planthation (prática agrícola colonial), presente na cultura brasileira e em várias outras.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Ø  Valorizar o trabalho em equipe;

Ø  Trabalhar conceitos de educação ambiental;

Ø  Entender a alimentação como prática cultural;

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ø  Apresentar na prática as consequências que ações do homem têm em relação ao meio ambiente;

Ø  Despertar o pensamento crítico no aluno para que ele se reconheça enquanto parte do meio ambiente, e também por isso, é necessário preservá-lo;

Ø  Utilizar o espaço e os alimentos cultivados para ministrar aulas multidisciplinares a respeito de conteúdos relacionados à horta em ciências, geografia, história e outras matérias pertinentes;

Ø   Estimular a adoção de bons hábitos alimentares;

Ø  Conscientizar a respeito da importância dos alimentos orgânicos;

Ø  Trabalhar o processo de cultivo de alimentos e todas as variáveis que o envolvem;

Ø  Compreender a relação entre o ser humano e a cultura dos alimentos;

Ø  Relacionar o desenvolvimento da cultura material com o desenvolvimento dos alimentos;

Ø  Relacionar o cultivo de alimentos ao desenvolvimento social, estabelecimento de regras e divisão de tarefas;

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS

(EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias como forma de ampliar suas as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade, primando pela conduta ética (fair play).

((EM13LGG501) Selecionar e utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional para interagir socialmente em práticas da cultura corporal, de modo a estabelecer relações construtivas, éticas e de respeito às diferenças.

(EM13LGG502) Analisar criticamente preconceitos, estereótipos e relações de poder subjacentes às práticas e discursos verbais e imagéticos na apreciação e produção das práticas da cultura corporal de movimento.

(EM13LGG503) Praticar, significar e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de vida.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ø  Feira das eletivas, escolha da eletiva;

Ø  Leitura da ementa e construção coletiva. Contrato de convivência;

Ø  Descrevendo a diferença entre lixo seco e lixo orgânico, vídeo demonstrativo de como fazer uma composteira;

Ø  Aula prática de construção de sanduíche natural;

Ø  Limpeza do espaço para a construção da horta;

Ø  História da Festa da Colheita, Receitas típicas dos alimentos e suas origens  (Vídeos);

Ø  Preparação do espaço (canteiros) para o plantio da horta escolar;

Ø  Plantio das sementes nos canteiros;

Ø  Manutenção da horta e composteira;

Ø  Manutenção da horta e composteira e sistema de adubação;

Ø  Confecção de pratos saudáveis com as hortaliças produzidas na horta;

Ø  Trabalhando a microbiologia e a higienização dos alimentos;

Ø  Fabricação de iorgurte caseiro;

Ø  A importãncia da leitura dos rótulos nos alimentos (valor nutricional);

Ø  Trabalhando os alimentos em conservas X os alimentos naturais;

Ø  Culminância das Eletivas.

METODOLOGIA

Ø  Roda de conversa, aula expositiva, slides, fotocópia da ementa, confecção dos contratos, participação, frequência, aula expositiva, vídeos, slides, colheita das hortaliças e preparo da receita do sanduíche natural, degustação, prática na horta, elaboração de cartazes,

Ø  documentários, alimentos in natura, alimentos enlatados, Leite, iogurte natural, gelatina, açúcar, copos descartáveis, fotocópias da receita.

Ø  Culminância, stand com distribuição de produtos produzidos na horta, chás de ervas produzidas na horta, apresentação de vídeo da eletiva.

RECURSOS DIDÁTICOS NECESSÁRIOS

Ø  Terra para plantio;

Ø  Instrumentos agrícolas e jardinagem (tesoura, pá, garfo, etc)

Ø  Adubo;

Ø  Sementes;

Ø  Mudas;

Ø  Regador

PROPOSTA PARA A CULMINÂNCIA

Ø  Ação a ser realizada: Stands com a distribuição de mudas e produtos produzidos a partir da colheita realizada na Horta.  Estratégias para a realização da ação:

Ø  Preparação do espaço destinado para a horta;

Ø  Escolha dos produtos cultivados;

Ø  Aulas práticas de cultivos e cuidados com os produtos.  Recursos a serem utilizados na ação:

Ø  Terra para plantio;

Ø  Ferramentas agrícolas e de jardinagem (ancinho, pá de plantar, pá larga para transplante de mudas, regadores jato fino ou chuveiro, enxada grande/pequena, rastelo...);

Ø  Adubo orgânico e químico;

Ø  Substratos;

Ø  Baldes;

Ø  Cestos para colheita;

Ø  Treliças, vasos de izopor, arame, suportes para horta vertical;

Ø  Mangueira;

Ø  Sombrite;

Ø  Sementeira;

Ø  Bambu, canos de PVC;

Ø  Sementes, mudas;

Ø  Borrifador;

Ø  Luvas;

Ø  Peneira;

Ø  Carrinho de mão;

Ø  Composteira.

AVALIAÇÃO

Como essa disciplina não é pontuada, a avaliação se dará no decorrer do trimestre, de forma individual e coletiva, levando em consideração a participação dos alunos nas atividades, assiduidade e realização das atividades propostas.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

          

           ABDALA, Mônica Chaves, A cozinha e a construção da imagem do mineiro, Dissertação de Mestrado, Dept. Sociologia/FFLCH/USP, 1994. 

           BERGAMASCO, Sonia Maria P. Pereira; e CARMO, Maristela Simões do, “O que teremos à mesa no ano 2.000 ?”, Ciência Hoje 100 (vol.17), p.88. 

           BRANDÃO, C.T; BRANDÃO, R.F. Alimentação Alternativa. Centro de pastoral Popular. Editora Redentorista. Brasília. 1996. 

           CAMARA CASCUDO, Luis da, História da Alimentação no Brasil: pesquisa e notas, Belo Horizonte, Itatiaia, 1983.  (e outros), Antologia da alimentação no Brasil, Rio de Janeiro, LTC, 1977.

           ----------- Prelúdio da Cachaça. Etnologia, história e sociologia da aguardente no Brasil, Belo Horizonte, Itatiaia, 1986.

           DUTRA-DE-OLIVEIRA, J.E; CUNHA, S.F.C; MARCHINI, J.S. A Desnutrição dos Pobres e dos Ricos: Dados sobre a Alimentação no Brasil. Editora Sarvier. São Paulo. 1996. 

           DUTRA-DE-OLIVEIRA, J.E; MARCHINI, J.S. Ciências Nutricionais. Editora Sarvier. São Paulo. Brasil.1998 

           LUZ, V.P. Técnicas Agrícolas. 9ª edição. Volume 1. Editora ática. 1998.

           MINISTÉRIO DA SAÚDE. Alimentos Regionais. Versão preliminar. Brasília. 2000. 

           MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política nacional de alimentação e nutrição. Brasília, 2000. 

           MINISTÉRIO DA SAÚDE. Como evitar a Deficiência de Iodo. Programa de Controle da Qualidade do Sal. Brasília. 2000. 

           NÓBREGA, F.J. Distúrbios da Nutrição. Editora Revinter. Rio de Janeiro. 1998. 

           PORTO, F. Nutrição para quem não conhece nutrição. Ed. Varela. São Paulo. 1998. 

           SILVA, R.C.S.; SANTOS,T. Alimentação escolar no Estado do Rio de Janeiro. Anais do XV Congresso Brasileiro de Nutrição. Brasília,1998.

 

 

DISCIPLINA ELETIVA

TÍTULO

ESPORTES DE INVASÃO

DISCIPLINAS

 EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSORES

MÁRCIO RICARDO MEDEIROS OLIVEIRA

JUSTIFICATIVA

O tema da eletiva Esportes de Invasão tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento de alunos autônomos, solidários e competentes, tendo em vista que a pedagogia do esporte proporciona obstáculos, exigências, desafios, observando e pesquisando regras e se relacionando com o próximo. A dimensão do esporte trabalha com valores éticos, sociais e morais, permite ao educando refletir sobre suas ações, possibilitando que se torne um agente transformador. Os esportes de invasão são modalidades esportivas como futebol, tênis de mesa, futsal, as equipes têm o objetivo de conduzir um objeto, geralmente uma bola, a um local específico dentro da quadra de seu adversário.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Ø  Trabalho em equipe

Ø  Saber ganhar e Perder

Ø  Respeito ao próximo

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·       Introduzir conhecimentos sobre esportes de Invasão;

·       Atender às exigências do currículo;

·       Promover a inclusão de todos os alunos participantes da Eletiva;

·       Estabelecer vínculo entre educação e Sociologia;

·       Vivenciar e conhecer a classificação dos esportes;

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS

 

(EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias como forma de ampliar suas as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade, primando pela conduta ética (fair play).

((EM13LGG501) Selecionar e utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional para interagir socialmente em práticas da cultura corporal, de modo a estabelecer relações construtivas, éticas e de respeito às diferenças.

(EM13LGG502) Analisar criticamente preconceitos, estereótipos e relações de poder subjacentes às práticas e discursos verbais e imagéticos na apreciação e produção das práticas da cultura corporal de movimento.

(EM13LGG503) Praticar, significar e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de vida.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

      Apresentar os Esportes titulados de ¨Esportes de Invasão¨.

      Abordar os conceitos sociais envolvidos na história do Esporte.

      Discutir sobre os Esportes apresentados em grupos.

      Estimular os alunos a formularem regras onde possa incluir todos a participarem das atividades.

      Vivenciar todos os Esportes de Invasão.

METODOLOGIA

      Aulas expositivas dialogadas sobre os Esportes.

      Aulas para discussão sobre os conceitos Esportivos e táticas utilizadas.

      Aulas práticas das modalidades apresentadas.

      Vivencia e variações esportivas.

      Praticas esportivas visando o protagonismo do aluno.

RECURSOS DIDÁTICOS NECESSÁRIOS

      Materiais de mídia (data show, Tv, aplicativos de mídia);

      Quadra Poliesportiva;

      Bolas de esportes variados, cones e materiais disponíveis.

PROPOSTA PARA A CULMINÂNCIA

      Apresentação dos Esportes praticados e vivenciados pelos alunos.

AVALIAÇÃO

Como essa disciplina não é pontuada, a avaliação se dará no decorrer do trimestre, de forma individual e coletiva, levando em consideração a participação dos alunos nas atividades, assiduidade e realização das atividades propostas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BARBANTI, Valdir José. Dicionário de Educação Física e Esporte. Tradução. USP Ribeirão, Ribeirão Preto,    2011.  Acesso em: 20 mai. 2023.

 

BRASIL Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Disponível em: http://www.acaoeducativa.org.br

/fdh/wp-content/uploads/2012/10/DCN-s-Educacao-das-Relacoes-Etnico-Raciais.pdf. Acesso em abril de 2018.

 

BRASIL Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, graduação plena. PARECER Nº: CNE/CP 009/2001 de 08/05/2001.

 

LIEBENSON, C. Treinamento funcional na prática desportiva e reabilitação neuromuscular. Porto Alegre: Artmed, 2017

 

BRASIL. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Lei Nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000: Disponível em: http://www.detro.rj.gov.br/uploads/arquivos/Lei_10098

.pdf . Acesso em abril de 2018.

 

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL MEC/SEF Parâmetros Curriculares Nacionais – Introdução, Ministério da Educação, Secretaria da Educação Fundamental, Brasília, 1997.

 

ALMEIDA, Marcos Bezerra de (KIKO) - Basquetebol: iniciação e competição. Memória de Licenciatura. Rio de Janeiro, UERJ, 1995.

 

MANFREDI, S. M. A competência profissional como tema de pesquisa. Educação & Sociedade-Revista Quadrimestral de Ciência da Educação e Sociedade. n.64, p.13-49, Set.1998.

 

 

 

DISCIPLINA ELETIVA

TÍTULO

VOLTA AO MUNDO ATRAVÉS DOS ESPORTES

DISCIPLINAS

 EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSORES

MÁRCIO RICARDO MEDEIROS OLIVEIRA

JUSTIFICATIVA

A eletiva foi elaborada pela análise dos sonhos dos alunos e verificou-se grande interesse em viajar e conhecer outros países. Os alunos demonstram, também, grande interesse na prática esportiva. Decidiu- se unir estas informações e organizar a eletiva. O tema da eletiva tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento de alunos autônomos, solidários e competentes, tendo em vista que a pedagogia do esporte proporciona obstáculos, exigências, desafios, observando regras e se relacionando com o próximo. Ao se ensinar esportes e jogos, foca-se na aquisição de habilidades e competências motoras e mentais, compreensão do jogo como fator cultural, estimulando a solidariedade, cooperação, autonomia e criatividade. Além de que, através do ensino de valores éticos, sociais e morais, permite ao educando refletir sobre suas ações, possibilitando que se torne um agente transformador.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Ø  Conhecer culturas de outros países, assim como suas características climáticas, sociais, históricas, econômicas e jogos tradicionais. Pesquisar sobre países diversos; Pesquisarsobre jogos diversos; Desenvolver a capacidade de associação entre a história, política, cultura, sociedade e os jogos; Desenvolver a apreciação de modalidade esportivas não habituais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ø  Identificar diferentes tipos de jogos e reconhecer seus significados socioculturais;

Ø  Valorizar jogos tradicionais de outros países;

Ø  Identificar alguns princípios comuns do esporte coletivo;

Ø  Compreender as principais regras e o processo histórico das modalidades vivenciadas;

Ø  Identificar a dinâmica básica das modalidades como esportes coletivos;

Ø  Identificar e aplicarem situações problemas os princípios técnicos táticos das modalidades;

Ø  Valorizar oconhecimento dos sistemas de jogo e de táticas como fator importante para a prática damodalidade;

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS

(EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias como forma de ampliar suas as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade, primando pela conduta ética (fair play).

((EM13LGG501) Selecionar e utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional para interagir socialmente em práticas da cultura corporal, de modo a estabelecer relações construtivas, éticas e de respeito às diferenças.

(EM13LGG503) Praticar, significar e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de vida.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / OBJETO DO CONHECIMENTO

Ø  Apresentação início do projeto, enquete com os estudantes sobre o país a ser “visitado” e o esporte mais praticado neste país e roda de conversa sobre o país, pesquisa pela internet sobre as curiosidades do esporte e do país, criação de bandeiras dos países pesquisados. Documentário

Ø  Viajando nos esportes; as regras dos esportes envolvidos, Práticas e jogosdos esportes pesquisados.

Ø  Esportes coletivos e Individuais.

METODOLOGIA

      Aulas expositivas dialogadas sobre os Esportes.

      Aulas para discussão sobre os conceitos Esportivos e táticas utilizadas.

      Aulas práticas das modalidades apresentadas.

      Vivencia e variações esportivas.

      Praticas esportivas visando o protagonismo do aluno.

RECURSOS DIDÁTICOS NECESSÁRIOS

      Materiais de mídia (data show, Tv, aplicativos de mídia);

      Quadra Poliesportiva;

      Bolas de esportes variados, cones e materiais disponíveis.

PROPOSTA PARA A CULMINÂNCIA

      Apresentação dos Esportes praticados e vivenciados pelos alunos.

AVALIAÇÃO

Como essa disciplina não é pontuada, a avaliação se dará no decorrer do trimestre, de forma individual e coletiva, levando em consideração a participação dos alunos nas atividades, assiduidade e realização das atividades propostas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARBANTI, Valdir José. Dicionário de Educação Física e Esporte. Tradução. USP Ribeirão, Ribeirão Preto,    2011.  Acesso em: 20 mai. 2023.

 

BRASIL Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Disponível em: http://www.acaoeducativa.org.br

/fdh/wp-content/uploads/2012/10/DCN-s-Educacao-das-Relacoes-Etnico-Raciais.pdf. Acesso em abril de 2018.

 

BRASIL Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, graduação plena. PARECER Nº: CNE/CP 009/2001 de 08/05/2001.

 

LIEBENSON, C. Treinamento funcional na prática desportiva e reabilitação neuromuscular. Porto Alegre: Artmed, 2017

 

BRASIL. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Lei Nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000: Disponível em: http://www.detro.rj.gov.br/uploads/arquivos/Lei_10098

.pdf . Acesso em abril de 2018.

 

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL MEC/SEF Parâmetros Curriculares Nacionais – Introdução, Ministério da Educação, Secretaria da Educação Fundamental, Brasília, 1997.

 

ALMEIDA, Marcos Bezerra de (KIKO) - Basquetebol: iniciação e competição. Memória de Licenciatura. Rio de Janeiro, UERJ, 1995.

 

MANFREDI, S. M. A competência profissional como tema de pesquisa. Educação & Sociedade-Revista Quadrimestral de Ciência da Educação e Sociedade. n.64, p.13-49, Set.1998.