DISCIPLINA ELETIVA |
TÍTULO |
COMER
BEM |
DISCIPLINAS |
EDUCAÇÃO
FÍSICA |
PROFESSORES |
MÁRCIO RICARDO MEDEIROS OLIVEIRA |
JUSTIFICATIVA |
A educação ambiental é um tópico importante a ser absorvido
pelos estudantes, para explorar sua relação com a natureza e os impactos que
suas ações podem causar no sentido ecológico. É aí que uma eletiva de horta
escolar se insere, ela aproxima os estudantes da realidade, fazendo com que
os estudantes criem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos. Além de
promover a alimentação saudável, vinculando isso à educação e aos novos
hábitos alimentares. Mas, este tipo de atividade vai muito além disso. Ao
mesclar a prática do cultivo de alimentos com conteúdos trabalhados em sala
de aula, os alunos podem aprender novos conceitos de forma lúdica e prática,
reforçando o conhecimento teórico adquirido e fazendo a ligação entre os
livros e a vida real, pois uma horta é um laboratório vivo para diferentes
atividades didáticas. A partir de uma horta, a história visa relacionar os
alunos com as práticas que promoveram a revolução paleolítica, dando origem a
agricultura e aos povos sedentários. Aprimorando técnicas de cultura
material, desenvolvendo instrumentos agrícolas e técnicas de cultivo. As
atividades agrícolas a partir das grandes navegações, onde o cultivo e
comércio de especiarias provocou o desenvolvimento do capitalismo. O sistema
de planthation (prática agrícola colonial), presente na cultura brasileira e
em várias outras. |
OBJETIVOS |
OBJETIVO GERAL Ø Valorizar o trabalho em equipe; Ø Trabalhar conceitos de educação ambiental; Ø Entender a alimentação como prática cultural; OBJETIVOS ESPECÍFICOS Ø Apresentar na prática as consequências que ações do homem têm em
relação ao meio ambiente; Ø Despertar o pensamento crítico no aluno para que ele se
reconheça enquanto parte do meio ambiente, e também por isso, é necessário
preservá-lo; Ø Utilizar o espaço e os alimentos cultivados para ministrar aulas
multidisciplinares a respeito de conteúdos relacionados à horta em ciências,
geografia, história e outras matérias pertinentes; Ø Estimular a adoção de
bons hábitos alimentares; Ø Conscientizar a respeito da importância dos alimentos orgânicos;
Ø Trabalhar o processo de cultivo de alimentos e todas as
variáveis que o envolvem; Ø Compreender a relação entre o ser humano e a cultura dos
alimentos; Ø Relacionar o desenvolvimento da cultura material com o
desenvolvimento dos alimentos; Ø Relacionar o cultivo de alimentos ao desenvolvimento social,
estabelecimento de regras e divisão de tarefas; |
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS |
(EM13LGG102)
Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias
presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias como forma de
ampliar suas as possibilidades de explicação e interpretação crítica da
realidade, primando pela conduta ética (fair play). ((EM13LGG501)
Selecionar e utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional
para interagir socialmente em práticas da cultura corporal, de modo a
estabelecer relações construtivas, éticas e de respeito às diferenças. (EM13LGG502)
Analisar criticamente preconceitos, estereótipos e relações de poder
subjacentes às práticas e discursos verbais e imagéticos na apreciação e
produção das práticas da cultura corporal de movimento. (EM13LGG503)
Praticar, significar e valorizar a cultura corporal de movimento como forma
de autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus
projetos de vida. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
Ø Feira das eletivas, escolha da eletiva; Ø Leitura da ementa e construção coletiva. Contrato de
convivência; Ø Descrevendo a diferença entre lixo seco e lixo orgânico, vídeo
demonstrativo de como fazer uma composteira; Ø Aula prática de construção de sanduíche natural; Ø Limpeza do espaço para a construção da horta; Ø História da Festa da Colheita, Receitas típicas dos alimentos e
suas origens (Vídeos); Ø Preparação do espaço (canteiros) para o plantio da horta
escolar; Ø Plantio das sementes nos canteiros; Ø Manutenção da horta e composteira; Ø Manutenção da horta e composteira e sistema de adubação; Ø Confecção de pratos saudáveis com as hortaliças produzidas na
horta; Ø Trabalhando a microbiologia e a higienização dos alimentos; Ø Fabricação de iorgurte caseiro; Ø A importãncia da leitura dos rótulos nos alimentos (valor
nutricional); Ø Trabalhando os alimentos em conservas X os alimentos naturais; Ø Culminância das Eletivas. |
METODOLOGIA |
Ø Roda de conversa, aula expositiva, slides, fotocópia da ementa,
confecção dos contratos, participação, frequência, aula expositiva, vídeos,
slides, colheita das hortaliças e preparo da receita do sanduíche natural,
degustação, prática na horta, elaboração de cartazes, Ø documentários, alimentos in natura, alimentos enlatados, Leite,
iogurte natural, gelatina, açúcar, copos descartáveis, fotocópias da receita.
Ø Culminância, stand com distribuição de produtos produzidos na
horta, chás de ervas produzidas na horta, apresentação de vídeo da eletiva. |
RECURSOS DIDÁTICOS
NECESSÁRIOS |
Ø Terra para plantio; Ø Instrumentos agrícolas e jardinagem (tesoura, pá, garfo, etc) Ø Adubo; Ø Sementes; Ø Mudas; Ø Regador |
PROPOSTA PARA A
CULMINÂNCIA |
Ø Ação a ser realizada: Stands com a distribuição de mudas e
produtos produzidos a partir da colheita realizada na Horta. Estratégias para a realização da ação: Ø Preparação do espaço destinado para a horta; Ø Escolha dos produtos cultivados; Ø Aulas práticas de cultivos e cuidados com os produtos. Recursos a serem utilizados na ação: Ø Terra para plantio; Ø Ferramentas agrícolas e de jardinagem (ancinho, pá de plantar,
pá larga para transplante de mudas, regadores jato fino ou chuveiro, enxada
grande/pequena, rastelo...); Ø Adubo orgânico e químico; Ø Substratos; Ø Baldes; Ø Cestos para colheita; Ø Treliças, vasos de izopor, arame, suportes para horta vertical; Ø Mangueira; Ø Sombrite; Ø Sementeira; Ø Bambu, canos de PVC; Ø Sementes, mudas; Ø Borrifador; Ø Luvas; Ø Peneira; Ø Carrinho de mão; Ø Composteira. |
AVALIAÇÃO |
Como essa disciplina não é pontuada, a avaliação se dará no
decorrer do trimestre, de forma individual e coletiva, levando em
consideração a participação dos alunos nas atividades, assiduidade e realização
das atividades propostas. |
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS |
ABDALA, Mônica Chaves, A cozinha e a construção da imagem do mineiro,
Dissertação de Mestrado, Dept. Sociologia/FFLCH/USP, 1994.
BERGAMASCO, Sonia Maria P. Pereira; e CARMO, Maristela Simões do, “O
que teremos à mesa no ano 2.000 ?”, Ciência Hoje 100 (vol.17), p.88.
BRANDÃO, C.T; BRANDÃO, R.F. Alimentação Alternativa. Centro de
pastoral Popular. Editora Redentorista. Brasília. 1996.
CAMARA CASCUDO, Luis da, História da Alimentação no Brasil: pesquisa e
notas, Belo Horizonte, Itatiaia, 1983.
(e outros), Antologia da alimentação no Brasil, Rio de Janeiro, LTC,
1977.
----------- Prelúdio da Cachaça. Etnologia, história e sociologia da
aguardente no Brasil, Belo Horizonte, Itatiaia, 1986.
DUTRA-DE-OLIVEIRA, J.E; CUNHA, S.F.C; MARCHINI, J.S. A Desnutrição dos
Pobres e dos Ricos: Dados sobre a Alimentação no Brasil. Editora Sarvier. São
Paulo. 1996.
DUTRA-DE-OLIVEIRA, J.E; MARCHINI, J.S. Ciências Nutricionais. Editora
Sarvier. São Paulo. Brasil.1998
LUZ, V.P. Técnicas Agrícolas. 9ª edição. Volume 1. Editora ática.
1998.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Alimentos Regionais. Versão preliminar. Brasília.
2000.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política nacional de alimentação e nutrição.
Brasília, 2000.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Como evitar a Deficiência de Iodo. Programa de
Controle da Qualidade do Sal. Brasília. 2000.
NÓBREGA, F.J. Distúrbios da Nutrição. Editora Revinter. Rio de
Janeiro. 1998.
PORTO, F. Nutrição para quem não conhece nutrição. Ed. Varela. São
Paulo. 1998.
SILVA, R.C.S.; SANTOS,T. Alimentação escolar no Estado do Rio de
Janeiro. Anais do XV Congresso Brasileiro de Nutrição. Brasília,1998. |
DISCIPLINA ELETIVA |
TÍTULO |
ESPORTES
DE INVASÃO |
DISCIPLINAS |
EDUCAÇÃO
FÍSICA |
PROFESSORES |
MÁRCIO RICARDO MEDEIROS OLIVEIRA |
JUSTIFICATIVA |
O tema da eletiva Esportes de Invasão tem como objetivo auxiliar
no desenvolvimento de alunos autônomos, solidários e competentes, tendo em
vista que a pedagogia do esporte proporciona obstáculos, exigências,
desafios, observando e pesquisando regras e se relacionando com o próximo. A
dimensão do esporte trabalha com valores éticos, sociais e morais, permite ao
educando refletir sobre suas ações, possibilitando que se torne um agente
transformador. Os esportes
de invasão são modalidades
esportivas como futebol, tênis de mesa, futsal, as
equipes têm o objetivo de conduzir um objeto, geralmente uma bola, a um local
específico dentro da quadra de seu adversário. |
OBJETIVOS |
OBJETIVO GERAL Ø
Trabalho em equipe Ø
Saber ganhar e Perder Ø
Respeito ao próximo OBJETIVOS ESPECÍFICOS ·
Introduzir conhecimentos sobre
esportes de Invasão; ·
Atender às exigências do
currículo; ·
Promover a inclusão de todos
os alunos participantes da Eletiva; ·
Estabelecer vínculo entre educação
e Sociologia; ·
Vivenciar e conhecer a
classificação dos esportes; |
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS |
(EM13LGG102)
Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias
presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias como forma de
ampliar suas as possibilidades de explicação e interpretação crítica da
realidade, primando pela conduta ética (fair play). ((EM13LGG501)
Selecionar e utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional
para interagir socialmente em práticas da cultura corporal, de modo a
estabelecer relações construtivas, éticas e de respeito às diferenças. (EM13LGG502)
Analisar criticamente preconceitos, estereótipos e relações de poder
subjacentes às práticas e discursos verbais e imagéticos na apreciação e
produção das práticas da cultura corporal de movimento. (EM13LGG503)
Praticar, significar e valorizar a cultura corporal de movimento como forma
de autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus
projetos de vida. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
●
Apresentar os
Esportes titulados de ¨Esportes de Invasão¨. ●
Abordar os
conceitos sociais envolvidos na história do Esporte. ●
Discutir sobre
os Esportes apresentados em grupos. ●
Estimular
os alunos a formularem regras onde possa incluir todos a participarem das
atividades. ●
Vivenciar
todos os Esportes de Invasão. |
METODOLOGIA |
●
Aulas
expositivas dialogadas sobre os Esportes. ●
Aulas para
discussão sobre os conceitos Esportivos e táticas utilizadas. ●
Aulas práticas
das modalidades apresentadas. ●
Vivencia e
variações esportivas. ●
Praticas
esportivas visando o protagonismo do aluno. |
RECURSOS DIDÁTICOS
NECESSÁRIOS |
●
Materiais
de mídia (data show, Tv, aplicativos de mídia); ●
Quadra
Poliesportiva; ●
Bolas de
esportes variados, cones e materiais disponíveis. |
PROPOSTA PARA A
CULMINÂNCIA |
●
Apresentação
dos Esportes praticados e vivenciados pelos alunos. |
AVALIAÇÃO |
Como essa disciplina não é pontuada, a avaliação se dará no
decorrer do trimestre, de forma individual e coletiva, levando em
consideração a participação dos alunos nas atividades, assiduidade e
realização das atividades propostas. |
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS |
BARBANTI, Valdir
José. Dicionário de Educação Física e Esporte. Tradução. USP
Ribeirão, Ribeirão Preto, 2011. Acesso em: 20 mai. 2023. BRASIL Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de
História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Disponível em:
http://www.acaoeducativa.org.br /fdh/wp-content/uploads/2012/10/DCN-s-Educacao-das-Relacoes-Etnico-Raciais.pdf.
Acesso em abril de 2018. BRASIL Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em
nível superior, curso de licenciatura, graduação plena. PARECER Nº:
CNE/CP 009/2001 de 08/05/2001. LIEBENSON,
C. Treinamento funcional na prática desportiva e reabilitação
neuromuscular. Porto Alegre: Artmed, 2017 BRASIL. Estabelece normas
gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas
portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Lei Nº 10.098, de
19 de dezembro de 2000: Disponível em:
http://www.detro.rj.gov.br/uploads/arquivos/Lei_10098 .pdf . Acesso em abril de 2018. BRASIL. Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. BRASIL MEC/SEF Parâmetros
Curriculares Nacionais – Introdução, Ministério da Educação, Secretaria da
Educação Fundamental, Brasília, 1997. ALMEIDA, Marcos Bezerra de (KIKO) - Basquetebol: iniciação e
competição. Memória de Licenciatura. Rio de Janeiro, UERJ, 1995. MANFREDI, S. M. A competência profissional como tema de
pesquisa. Educação & Sociedade-Revista Quadrimestral de Ciência da
Educação e Sociedade. n.64, p.13-49, Set.1998. |
DISCIPLINA ELETIVA |
TÍTULO |
VOLTA
AO MUNDO ATRAVÉS DOS ESPORTES |
DISCIPLINAS |
EDUCAÇÃO
FÍSICA |
PROFESSORES |
MÁRCIO RICARDO MEDEIROS OLIVEIRA |
JUSTIFICATIVA |
A eletiva foi elaborada pela análise dos sonhos dos alunos e
verificou-se grande interesse em viajar e conhecer outros países. Os alunos
demonstram, também, grande interesse na prática esportiva. Decidiu- se unir
estas informações e organizar a eletiva. O tema da eletiva tem como objetivo
auxiliar no desenvolvimento de alunos autônomos, solidários e competentes,
tendo em vista que a pedagogia do esporte proporciona obstáculos, exigências,
desafios, observando regras e se relacionando com o próximo. Ao se ensinar
esportes e jogos, foca-se na aquisição de habilidades e competências motoras
e mentais, compreensão do jogo como fator cultural, estimulando a
solidariedade, cooperação, autonomia e criatividade. Além de que, através do
ensino de valores éticos, sociais e morais, permite ao educando refletir
sobre suas ações, possibilitando que se torne um agente transformador. |
OBJETIVOS |
OBJETIVO GERAL Ø
Conhecer culturas de outros
países, assim como suas características climáticas, sociais, históricas,
econômicas e jogos tradicionais. Pesquisar sobre países diversos; Pesquisarsobre
jogos diversos; Desenvolver a capacidade de associação entre a história,
política, cultura, sociedade e os jogos; Desenvolver a apreciação de
modalidade esportivas não habituais. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Ø
Identificar diferentes tipos
de jogos e reconhecer seus significados socioculturais; Ø
Valorizar jogos tradicionais
de outros países; Ø
Identificar alguns
princípios comuns do esporte coletivo; Ø
Compreender as principais
regras e o processo histórico das modalidades vivenciadas; Ø
Identificar a dinâmica
básica das modalidades como esportes coletivos; Ø
Identificar e aplicarem
situações problemas os princípios técnicos táticos das modalidades; Ø
Valorizar oconhecimento dos
sistemas de jogo e de táticas como fator importante para a prática
damodalidade; |
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS |
(EM13LGG102)
Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias
presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias como forma de ampliar
suas as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade,
primando pela conduta ética (fair play). ((EM13LGG501)
Selecionar e utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional
para interagir socialmente em práticas da cultura corporal, de modo a
estabelecer relações construtivas, éticas e de respeito às diferenças. (EM13LGG503)
Praticar, significar e valorizar a cultura corporal de movimento como forma
de autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus
projetos de vida. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO /
OBJETO DO CONHECIMENTO |
Ø Apresentação início do projeto, enquete com os estudantes sobre
o país a ser “visitado” e o esporte mais praticado neste país e roda de
conversa sobre o país, pesquisa pela internet sobre as curiosidades do
esporte e do país, criação de bandeiras dos países pesquisados. Documentário Ø Viajando nos esportes; as regras dos esportes envolvidos,
Práticas e jogosdos esportes pesquisados. Ø Esportes coletivos e Individuais. |
METODOLOGIA |
●
Aulas
expositivas dialogadas sobre os Esportes. ●
Aulas para
discussão sobre os conceitos Esportivos e táticas utilizadas. ●
Aulas práticas
das modalidades apresentadas. ●
Vivencia e
variações esportivas. ●
Praticas
esportivas visando o protagonismo do aluno. |
RECURSOS DIDÁTICOS
NECESSÁRIOS |
●
Materiais
de mídia (data show, Tv, aplicativos de mídia); ●
Quadra
Poliesportiva; ●
Bolas de
esportes variados, cones e materiais disponíveis. |
PROPOSTA PARA A
CULMINÂNCIA |
●
Apresentação
dos Esportes praticados e vivenciados pelos alunos. |
AVALIAÇÃO |
Como essa disciplina não é pontuada, a avaliação se dará no
decorrer do trimestre, de forma individual e coletiva, levando em
consideração a participação dos alunos nas atividades, assiduidade e
realização das atividades propostas. |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |
BARBANTI, Valdir
José. Dicionário de Educação Física e Esporte. Tradução. USP
Ribeirão, Ribeirão Preto, 2011. Acesso em: 20 mai. 2023. BRASIL Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino
de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Disponível em:
http://www.acaoeducativa.org.br /fdh/wp-content/uploads/2012/10/DCN-s-Educacao-das-Relacoes-Etnico-Raciais.pdf.
Acesso em abril de 2018. BRASIL Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em
nível superior, curso de licenciatura, graduação plena. PARECER Nº:
CNE/CP 009/2001 de 08/05/2001. LIEBENSON,
C. Treinamento funcional na prática desportiva e reabilitação
neuromuscular. Porto Alegre: Artmed, 2017 BRASIL. Estabelece normas
gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas
portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Lei Nº 10.098, de
19 de dezembro de 2000: Disponível em:
http://www.detro.rj.gov.br/uploads/arquivos/Lei_10098 .pdf . Acesso em abril de 2018. BRASIL. Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. BRASIL MEC/SEF Parâmetros
Curriculares Nacionais – Introdução, Ministério da Educação, Secretaria da
Educação Fundamental, Brasília, 1997. ALMEIDA, Marcos Bezerra de (KIKO) - Basquetebol: iniciação e
competição. Memória de Licenciatura. Rio de Janeiro, UERJ, 1995. MANFREDI, S. M. A competência profissional como tema de
pesquisa. Educação & Sociedade-Revista Quadrimestral de Ciência da
Educação e Sociedade. n.64, p.13-49, Set.1998. |