DCT

Documento Curricular do Tocantins (DCT) EDUCAÇÃO FÍSICA - ENSINO MÉDIO

   


DCT EDUCAÇÃO FÍSICA 2024 - CEM CASTRO ALVES

PROFESSOR: MÁRCIO RICARDO MEDEIROS OLIVEIRA

Graduado: Licenciatura Plena em Educação Física (UEPA) – Comunicação Social: Jornalismo (CEULP-ULBRA)

Pós-Graduação: Treinamento Desportivo (IBRA); Esporte na Escola (IBRA)

 

SISTEMATIZAÇÃO DAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DA ÁREA DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS

1ª AO 3ª SÉRIES

Competência 1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.

Competências Gerais

Campos de

Atuação Social

Habilidades Específicas de Linguagens e Suas Tecnologias

Objetos de Conhecimento

Temas Contemporâneos Transversais

1. Conhecimento.

2.Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório Cultural

4. Comunicação

5. Cultura Digital

6. Trabalho e Projeto de vida

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania.

Vida Pessoal

Vida Pública Jornalístico

Midiático Artístico-Literário

EM13LGG101

Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.

EDUCAÇÃO FÍSICA

a) Vivências,

experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras;

b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não - institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras;

c) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela problematização do contexto cultural originário, da evolução histórica e da influência dos marcadores sociais (classe, gênero, idade, origem cultural etc.) na experimentação e nos significados atribuídos às práticas corporais.

 

Vida Pessoal Vida Pública Práticas de estudo e pesquisa Artístico-literário

EM13LGG102

Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.

EDUCAÇÃO FÍSICA

a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras;

b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras;

c) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela análise crítica de práticas corporais, com identificação de preconceitos e estereótipos associados a grupos minoritários, interesses econômicos, ideológicos e políticos.

 

Vida Pessoal

Vida Pública Jornalístico e midiático

Estudo e Pesquisa

Artístico-literário

EM13LGG103 Analisar o funcionamento das diversas linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras gestuais).

EDUCAÇÃO FÍSICA

a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras;

b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras.

A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela experimentação de práticas corporais, com análise e reflexão sobre como

gestos são construídos e como podem ser aprendidos, considerando aspectos biomecânicos, fisiológicos, expressivos e de suas relações com os diferentes contextos das práticas corporais.

 

 

Vida Pessoal

Vida Pública Jornalístico e midiático

Estudo e Pesquisa

Artístico-literário

EM13LGG104

Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.

EDUCAÇÃO FÍSICA

a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas: atividades recreativas. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela ampliação de possibilidades de se movimentar, por meio da experimentação de gestos das diferentes práticas corporais e dos conhecimentos históricos, científicos e culturais que as embasam.

 

 

Vida Pessoal

Vida Pública Jornalístico e midiático

Estudo e Pesquisa

Artístico-literário

EM13LGG105 Analisar e experimentar diversos processos de remidiação de produções multissemióticas, multimídia e transmídia, desenvolvendo diferentes modos de participação e intervenção social.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes: Estética: padrões corporais, a valorização na sociedade e pela mídia; uso de anabolizantes e drogas em geral, cirurgias plásticas, implantes, anorexia, bulimia e vigorexia, outros; A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade ao propor a análise de questões controversas nas práticas da cultura corporal, com investigação de diferentes pontos de vista, para formação de opinião sustentada em argumentos.

 

Competência 2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza.

Competências Gerais

Campos de

Atuação Social

Habilidades Específicas de Linguagens e Suas Tecnologias

Objetos de Conhecimento

Temas Contemporâneos Transversais

1. Conhecimento.

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

3. Repertório Cultural.

4. Comunicação

5. Cultura Digital

6. Trabalho e Projeto de vida

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania.

Vida Pessoal

Vida Pública Jornalístico e midiático

Estudo e Pesquisa

Artístico-literário

EM13LGG201 - Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos

EDUCAÇÃO FÍSICA - Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas: atividades de aventura (Esportes radicais urbanos). A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela experimentação de práticas corporais de diferentes grupos culturais, com problematização de identidades e valores, bem como pela escolha consciente de gestos e expressões verbais condizentes com o respeito à diversidade, aos objetivos e ao contexto de interação.

 1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo.

2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal.

3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional.

4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso.

5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.

6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia.

Vida Pessoal

Vida Pública Jornalístico e midiático

Estudo e Pesquisa

Artístico-literário

EM13LGG202 - Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas das linguagens (artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias.

EDUCAÇÃO FÍSICA –

a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras;

b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras;

c) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias,

cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela análise de processos de valorização/desvalorização das práticas corporais, em função de marcadores sociais como classe social, gênero, local de origem, etnia e religião.

Vida Pessoal

Vida Pública Jornalístico e midiático

Estudo e Pesquisa

Artístico-literário

EM13LGG203

Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e em suas produções (artísticas; corporais e verbais).

EDUCAÇÃO FÍSICA

a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras;

b) Vivências,

experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras;

c) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela análise da disputa entre discursos opressores e de discursos e processos pela busca de legitimidade das práticas corporais de grupos minoritários, como as mulheres, os pobres, os negros, os indígenas, os imigrantes, habitantes das periferias, entre outros.

EM13LGG204

Dialogar e produzir entendimento mútuo, nas diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais), com vistas ao interesse comum pautado em princípios e valores de equidade assentados na democracia e nos Direitos Humanos.

EDUCAÇÃO FÍSICA

a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas: atividades recreativas, atividades circenses, outras. A Educação Física

contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela problematização de direitos nas práticas corporais, pela experimentação de modos inclusivos em práticas corporais e pela análise, produção e circulação de discursos sobre essas práticas, considerando valores democráticos.

Competência 3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.

Competências Gerais

Campos de

Atuação Social

Habilidades Específicas de Linguagens e Suas Tecnologias

Objetos de Conhecimento

Temas Contemporâneos Transversais

1. Conhecimento.

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

3. Repertório Cultural

4. Comunicação

5. Cultura Digital

6. Trabalho e Projeto de vida

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania.

Vida Pessoal

Vida Pública Jornalístico e midiático

Estudo e Pesquisa

Artístico-literário

EM13LGG301

Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos.

EDUCAÇÃO FÍSICA

a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas: danças; ginástica em geral.

b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas: atividades cênicas, atividades circenses, outras. (A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela experimentação de práticas corporais de diferentes matrizes culturais pautadas: pelo respeito ao outro; pela colaboração com inclusão; e pela análise de relações entre práticas corporais, consumo, meio-ambiente e Direitos Humanos.).

1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo.

2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal.

3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional.

4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso.

5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.

6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia.

 

Vida Pessoal

Vida Pública Jornalístico e midiático

Estudo e Pesquisa

Artístico-literário

EM13LGG302 Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.

EDUCAÇÃO FÍSICA

a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas: esportes. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela experimentação de práticas da cultura corporal, com reflexão sobre suas origens, desenvolvimento histórico e cultural, e análise dos valores e visões de mundo que expressam.

Vida Pessoal

Vida Pública Jornalístico e midiático

Estudo e Pesquisa

Artístico-literário

EM13LGG303 Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.

EDUCAÇÃO FÍSICA –

a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras;

b) Vivências, experimentação, reflexão,

compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras;

c) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade ao propor a análise de questões controversas nas práticas da cultura corporal, com investigação de diferentes pontos de vista, para formação de opinião sustentada em argumentos.

Vida Pessoal

Vida Pública Jornalístico e midiático

Estudo e Pesquisa

Artístico-literário

EM13LGG304 Formular propostas, intervir e tomar decisões que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global.

EDUCAÇÃO FÍSICA

a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras;

b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras;

c) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física

contribui no desenvolvimento dessa habilidade por meio da análise de políticas de lazer e esporte, da investigação de sua eficácia nos contextos locais e de processos de discussão e intervenção pela garantia do direito ao lazer ativo e à prática de cultura corporal, com mobilização de conhecimentos de gêneros e práticas próprias para isso.

Vida Pessoal

Vida Pública Jornalístico e midiático

Estudo e Pesquisa

Artístico-literário

EM13LGG305 Mapear e criar, por meio de práticas de linguagem, possibilidades de atuação social, política, artística e cultural para enfrentar desafios contemporâneos, discutindo princípios e objetivos dessa atuação de maneira crítica, criativa, solidária e ética.

EDUCAÇÃO FÍSICA

a) Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela análise de modos de participar da elaboração de políticas públicas e de atividades comunitárias que favoreçam a experimentação das práticas da cultura corporal e o debate público quanto ao direito ao lazer e ao esporte, na perspectiva da defesa de uma cidadania plena, com processos inclusivos.

Competência 4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza. OBS: Somente para o Inglês.

Competência 5. Compreender os múltiplos aspectos que envolvem a produção de sentidos nas práticas sociais da cultura corporal de movimento, reconhecendo-as e vivenciando-as como formas de expressão de valores e identidades, em uma perspectiva democrática e de respeito à diversidade.

Competências Gerais

Campos de

Atuação Social

Habilidades Específicas de Linguagens e Suas Tecnologias

Objetos de Conhecimento

Temas Contemporâneos Transversais

1. Conhecimento;

2. Pensamento científico, crítico e criativo;

3. Repertório Cultural;

4. Comunicação;

5. Cultura Digital;

6. Trabalho e Projeto de vida;

7. Argumentação;

8. Autoconhecimento e autocuidado;

9. Empatia e cooperação;

10. Responsabilidade e cidadania.

Vida Pessoal

Vida Pública Jornalístico e midiático

Estudo e Pesquisa

Artístico-literário

EM13LGG501 - Selecionar e utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional para interagir socialmente em práticas corporais, de modo a estabelecer relações construtivas, empáticas, éticas e de respeito às diferenças...

EDUCAÇÃO FÍSICA

a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras;

b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras;

c) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade.

A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela seleção e experimentação de gestos de diferentes práticas corporais de forma reflexiva, autoral, investigativa e criativa.

1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo.

2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal.

3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional.

4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos históricas e culturais brasileiras.

6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia.

Vida Pessoal

Vida Pública Jornalístico e midiático

Estudo e Pesquisa

Artístico-literário

EM13LGG502 - Analisar criticamente preconceitos, estereótipos e relações de poder presentes nas práticas corporais, adotando posicionamento contrário a qualquer manifestação de injustiça e desrespeito a direitos humanos e valores democráticos.

EDUCAÇÃO FÍSICA

a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras;

b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas

corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras;

c) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade por procedimentos de análise de preconceitos, estereótipos e situações de injustiça no acesso e/ou na divulgação de práticas corporais, em discursos que circulam em diferentes esferas e mídias, e pela experimentação reflexiva de práticas, com postura de combate a preconceitos e estereótipos.

Vida Pessoal

Vida Pública Jornalístico e midiático

Estudo e Pesquisa

Artístico-literário

EM13LGG503 - Vivenciar práticas corporais e significá-las em seu projeto de vida, como forma de autoconhecimento, autocuidado com o corpo e com a saúde, socialização e entretenimento.

EDUCAÇÃO FÍSICA

a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras;

b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras;

c) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física desenvolve essa habilidade pela promoção de práticas corporais ajustadas às necessidades e interesses juvenis, que permitam processos de identificação, significação e escolhas, conforme os Projetos de Vida. Esse desenvolvimento implica expressar identidades, favorecer a integração com a comunidade, engajar-se pelo lazer e estabelecer relações entre práticas corporais e saúde.

Competência 6. Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re) construir produções autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.

Competências Gerais

Campos de

Atuação Social

Habilidades Específicas de Linguagens e Suas Tecnologias

Objetos de Conhecimento

Temas Contemporâneos Transversais

1. Conhecimento;

2. Pensamento científico, crítico e criativo;

3. Repertório Cultural;

4. Comunicação;

5. Cultura Digital;

6. Trabalho e Projeto de vida;

7. Argumentação;

8. Autoconhecimento e autocuidado;

9. Empatia e cooperação;

10. Responsabilidade e cidadania.

Vida Pessoal

Vida Pública Jornalístico e midiático

Estudo e Pesquisa

Artístico-literário

EM13LGG601 - Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão estética crítica e histórica.

EDUCAÇÃO FÍSICA

a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais intitucionalizadas: danças, ginásticas em geral, lutas;

b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-intitucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras.

A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade por meio de atividades de investigação, apreciação e discussão do patrimônio artístico, a partir das danças. Esse desenvolvimento implica: práticas com bens materiais (obras urbanísticas e artísticas) e imateriais (saberes da cultura popular, dança, músicas, artes e artesanatos etc.), significativos em termos locais e globais; análise dos atores e processos de disputa de legitimidade e sentido; e reflexão sobre as diferentes valorizações contempladas no patrimônio e sobre o que elas refletem a respeito do protagonismo e de grupos, seus valores e pertenças.

1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo.

2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal.

3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional.

4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso.

5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.

6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia.

Vida Pessoal

Vida Pública Jornalístico e midiático

Estudo e Pesquisa

Artístico-literário

EM13LGG602 - Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e cultura das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.

EDUCAÇÃO FÍSICA

a) Vivências e análises de práticas corporais institucionalizadas: danças, ginásticas em geral, lutas;

b) Vivências e análises de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras.

A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade em atividades de investigação e fruição de obras artísticas de diferentes linguagens, épocas, lugares e matrizes culturais. Implica: mobilização de repertórios pessoais; abertura para experiências de fruição de diferentes propostas artísticas; análise dos contextos de produção, circulação e recepção de manifestações artísticas; significação das relações com a Arte nas formas de ver, sentir, imaginar, criar e de dar forma às experiências pessoais e coletivas.

Vida Pessoal

Vida Pública Jornalístico e midiático

Estudo e Pesquisa

Artístico-literário

EM13LGG603 - Expressar-se e atuar em processos de criação autorais individuais e coletivos nas diferentes linguagens artísticas (artes visuais, audiovisual, dança, música e teatro) e nas intersecções entre elas, recorrendo a referências estéticas e culturais, conhecimentos de naturezas diversas (artísticos, históricos, sociais e políticos) e experiências individuais e coletivas.

EDUCAÇÃO FÍSICA

a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas: danças, ginásticas em geral, lutas;

b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras.

A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade em atividades de expressão e criação, com experimentação das diferentes linguagens que a integram. Para a progressão curricular, o desenvolvimento dessa habilidade implica variar propostas que mobilizem: conhecimentos sobre as diferentes linguagens, seus recursos e

materialidades; discussão de temas, conceitos, questões e formas que sejam significativas para os processos de criação; discussão e negociação de contextos de produção, circulação e recepção de produções; interfaces entre a autoria individual e a coletiva, com abertura e respeito pelas diferentes perspectivas e busca pela composição conjunta; e diálogos com outras realizações artísticas de repertórios das experiências estudantis de fruição e experimentação.

Vida Pessoal

Vida Pública Jornalístico e midiático

Estudo e Pesquisa

Artístico-literário

EM13LGG604 - Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas.

EDUCAÇÃO FÍSICA

a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais intitucionalizadas: danças, ginásticas em geral, lutas;

b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-intitucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras.

A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade em propostas de investigação, pesquisa, experimentação de diferentes práticas artísticas e análise de seus contextos de produção, circulação e recepção. Esse desenvolvimento implica: mobilização de conhecimentos sobre as diferentes linguagens da Arte (artes visuais, dança, música, teatro), suas concepções, materialidades e processos em diferentes momentos históricos; investigações de como práticas artísticas confirmam, questionam ou inovam estéticas e

estilos de época; e compreensão da dinamicidade da Arte, modos de produção, circulação e recepção, conforme a dinâmica social e as intencionalidades de seus atores.

Competência 7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.

Competências Gerais

Campos de

Atuação Social

Habilidades Específicas de Linguagens e Suas Tecnologias

Objetos de Conhecimento

Temas Contemporâneos Transversais

1. Conhecimento;

2. Pensamento científico, crítico e criativo;

3. Repertório Cultural;

4. Comunicação;

5. Cultura Digital;

6. Trabalho e Projeto de vida;

7. Argumentação;

8. Autoconhecimento e autocuidado;

9. Empatia e cooperação;

10. Responsabilidade e cidadania.

Vida Pessoal

Vida Pública Jornalístico e midiático

Estudo e Pesquisa

Artístico-literário

EM13LGG701 - Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos.

Educação Física

A educação física contribui com essa habilidade ao desenvolver atividades utilizando as mídias e as ferramentas digitais nos processos de produção coletiva e ou individual.

1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo.

2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal.

3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional.

4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso.

5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.

6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia.

 

 

 

Vida Pessoal

Vida Pública Jornalístico e midiático

Estudo e Pesquisa

Artístico-literário

EM13LGG702

Avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade por meio da problematização e da experimentação de usos, formas e alcances da tecnologia, nas diferentes práticas de linguagem de diferentes campos de atuação e na avaliação de como essas práticas impactam os processos de formação dos sujeitos contemporâneos.

Vida Pessoal

Vida Pública Jornalístico e midiático

Estudo e Pesquisa

Artístico-literário

EM13LGG703

Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.

EDUCAÇÃO FÍSICA

a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras;

b) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: estética, esporte e sociedade.

A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade por meio de práticas de linguagem, no âmbito de aulas ou de projetos da área, que impliquem processos de experimentação, criação e produção, em autoria colaborativa de textos ou

atos de linguagem, com as diferentes linguagens e com a experimentação de tecnologias digitais. Esse desenvolvimento implica: conhecer e explorar as potencialidades das tecnologias para a criação de trabalhos coletivos e colaborativos, em práticas como: criação de enciclopédias colaborativas, dicionários de regionalismos, vídeo dança, jogos e aplicativos para práticas corporais. Ele pressupõe dimensões de criatividade, inovação, colaboração, ética e valores.

 

QUADRO DE SISTEMATIZAÇÃO DAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DA ÁREA DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS

1º AO 3º ANO - ARTE

Competência 1.

Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.

COMPETÊNCIAS GERAIS

CAMPOS DE ATUAÇÃO SOCIAL

HABILIDADES ESPECÍFICAS DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório Cultural

4. Comunicação

5. Cultura Digital

6. Trabalho e Projeto de vida

7. Argumentação

8.Autoconhecimento

e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10.Responsabilidade

e cidadania

Vida Pessoal / Vida Pública /Jornalístico - Midiático / Artístico-Literário

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vida Pessoal / Vida Pública / Artístico-literário

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vida Pessoal / Vida Pública / Jornalístico e midiático /Estudo e Pesquisa / Artístico-literário

 

 

 

 

 

 

 

 

Vida Pessoal / Vida Pública / Jornalístico e midiático /Estudo e Pesquisa /Artístico literário

 

 

 

 

 

 

 

Vida Pessoal / Vida Pública / Jornalístico e midiático / Estudo e Pesquisa / Artístico-literário

EM13LGG101 - Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.

 

 

 

 

 

EM13LGG102 - Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.

EM13LGG103 - Analisar o funcionamento das diversas linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras gestuais).

 

 

 

 

EM13LGG104 - Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social

 

 

 

EM13LGG105 - Analisar e experimentar diversos processos de remediação de produções multissemióticos, multimídia e transmídia, desenvolvendo diferentes modos de participação e intervenção social.

ARTE - Patrimônio cultural e manifestações culturais regionais (Apreciação do patrimônio Material e Imaterial). A Arte contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela vivência, análise e significação de diferentes modos pelos quais processos e produções artísticas chegam a público, seja por meio de locais consagrados à apreciação, seja considerando as possibilidades e alternativas advindas com as tecnologias e as mediações das indústrias culturais. Levar os jovens a compreensão da leitura visual, elaborar seus próprios meios de registros, e desenvolver um pensamento autônomo, atitudes de responsabilidade de construção e conservação.

 

 

 

ARTE - Diversidades culturais; Valores na arte, uso das representações corporal artísticas. A Arte contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela fruição, com foco na problematização de como distintos grupos sociais e seus valores (em especial, os minoritários) são tematizados nas diferentes linguagens artísticas (músicas, danças, pinturas, linguagens, vestimentas...).

 

 

 

 

 

 

 

ARTE - Identificação dos signos, linguagens seus diálogos e práticas culturais; Multimídias; Fruição e apreciação de obras de arte em diferentes linguagens artísticas, observando contextos, elementos, materialidade e processos criativos. A arte contribui no desenvolvimento dessa habilidade em experiências de fruição e apreciação de obras em diferentes linguagens artísticas, observando contextos, elementos, materialidades e processos criativos. Levar os jovens a construírem e analisar seu percurso de conhecimento em Arte (componente curricular) de forma coletiva, podendo ser com a metodologia da sala de aula invertida ou rotação.

 

 

ARTE - Fruição e apreciação de obras de arte em diferentes linguagens artísticas, observando contextos, elementos, materialidade e processos criativos. A Arte contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela mobilização de conhecimentos e experiências com os elementos constitutivos das linguagens artísticas em processos de criação autorais, especialmente coletivos e colaborativos, com mais autonomia dos jovens. Produzir projetos coletivos, organizando numa linha do tempo as obras de arte, suas linguagens e construírem novas propostas através da experimentação de objetos.

 

 

A Arte contribui no desenvolvimento dessa habilidade propondo: análise de diferentes atos de linguagem, que se utilizam de recursos variados das linguagens verbal, artística e corporal (multissemioses), em produções culturais utilizam de diferentes mídias integradas, em diálogo com as culturas juvenis; propostas de produções que reflitam o protagonismo em novos modos de participação e intervenção social; mobilização de conhecimentos sobre gêneros multissemióticos, processos de remediação, multi e transmídia, como produções de fãs, reportagens multimidiáticas (que podem ser criadas pela produção conjunta de uma reportagem, um documentário, entrevistas em áudio), desenvolvimento de projetos sociais e manifestação culturais, integrando eventos esportivos, musicais, gincanas, saraus e intervenção urbana, trabalhando de forma interdisciplinar e transdisciplinar.

1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo.

2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal.

3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional.

4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso.

5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.

6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia.

 

 

 

 

Competência 2.

Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza.

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório Cultural

4. Comunicação

5. Cultura Digital

6. Trabalho e Projeto de vida

7. Argumentação

8.Autoconhecimento

e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vida Pessoal / Vida Pública / Artístico-literário

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vida Pessoal / Vida Pública / Artístico-literário

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vida Pessoal / Vida Pública / Artístico-literário

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EM13LGG201 - Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbal) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.

 

 

 

 

 

 

EM13LGG203 Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e em suas produções (artísticas, corporais e verbais).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EM13LGG204 - Dialogar e produzir entendimento mútuo, nas diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais), com vistas ao interesse comum pautado em princípios e valores de equidade assentados na democracia e nos Direitos Humanos.

ARTE - Manifestações típicas folclóricas da Região Norte e do Tocantins; Apreciação, experimentação de linguagens artísticas (artes visuais, audiovisuais, teatro, música, dança). A Arte contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela experimentação de linguagens artísticas (teatro, música, dança, artes visuais, audiovisual, circo etc.), reconhecendo seu desenvolvimento histórico e cultural, seu papel nos processos identitários das juventudes, seu potencial e sua legitimidade para expressar ideias e atuar nos mais diversos contextos da vida social. Selecionar recursos expressivos (linguísticos, gestuais, artísticos, multissemióticos) para produzir discursos e atos de linguagem.

 

 

 

 

 

ARTE - Grupos urbanos, novas formas de expressões; Manifestações restritas a pequenas localidades; Experienciar e apropriar de diversos tipos de movimentos culturais. Propor a análise do novo e as tradições, em suas diferentes concepções de criação e autenticidade do fazer artísticos. A Arte contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela análise de tensões entre o novo e a tradição, de diferentes concepções de originalidade e autenticidade do fazer artístico e de formas e processos com que instâncias e agentes conferem prestígio e legitimidade a determinados artistas e obras. Posicionar-se diante das criações de expressões artísticas dos grupos sociais que são excluídos do reconhecimento social, como torná-los inseridos e valorizados, legitimação destas expressões.

 

 

 

ARTE - Processos de criação seus aspectos éticos e estéticos; Práticas inclusivas nas práticas da cultura corporal; Contextos de produções das artes visuais dentro das particularidades locais. A Arte contribui no desenvolvimento dessa habilidade em processos de criação colaborativos com: experimentação de práticas artísticas de diferentes grupos; investigação de questões, conflitos e situações de desrespeito à dignidade da pessoa humana e às liberdades garantidas pelo Estado Democrático de Direito; e problematização da esfera artística como espaço de discussão de temas de sua época.

 

 

 

1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo.

2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal.

3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional.

4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso.

5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.

6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia.

Competência 3.

Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório Culltural 4. Comunicação

5. Cultura Digital

6. Trabalho e Projeto de vida

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Vida Pessoal / Vida Pública / Estudo e Pesquisa / Jornalístico - Midiático / Artístico-literário

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vida Pessoal / Vida Pública /Estudo e Pesquisa / Jornalístico - Midiático / Artístico-literário

 

 

 

 

 

 

 

 

Vida Pessoal / Vida Pública /Estudo e Pesquisa / Jornalístico - Midiático / Artístico-literário

 

 

 

 

 

 

 

Vida Pessoal / Vida Pública / Artístico-literário

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vida Pessoal / Vida Pública / Artístico-literário

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EM13LGG301 - Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos.

 

 

 

EM13LGG302 - Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.

 

 

 

 

EM13LGG303 -Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas

 

 

 

EM13LGG304 - Formular propostas, intervir e tomar decisões que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global.

 

 

 

EM13LGG305 - Mapear e criar, por meio de práticas de linguagem, possibilidades de atuação social, política, artística e cultural para enfrentar desafios contemporâneos, discutindo princípios e objetivos dessa atuação de maneira crítica, criativa, solidária e ética

ARTE - Compreensão de espaço, luz e contexto (produções seus elementos), experimentações de elementos midiáticos, como fanfics e Fan clipes. A Arte contribui no desenvolvimento dessa habilidade em processos de apreciação e criação com suas diferentes linguagens (dança, teatro, música, artes visuais etc.), que demandem: mobilização de conhecimentos sobre elementos constitutivos das linguagens artísticas; escolhas; e tomada de decisões, considerando intencionalidades e contextos culturais. Exercitar a escuta e o diálogo na autoria coletiva.

 

 

 

 

 

ARTE - Produções (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Artes Integradas) com posicionamentos críticos; Possibilita a construção intencional e informada do Projeto de Vida. Arte contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela apreciação de diferentes propostas de arte, com problematização das visões de mundo a que remetem e pela produção de posicionamentos críticos, com experimentação e criação por meio das diferentes linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Artes Integradas).

 

 

 

 

 

ARTE - Investigação de propostas artístico culturais dialogando com os processos de criação e expressões contemporâneas. A Arte contribui no desenvolvimento dessa habilidade por meio da apreciação de obras que problematizem, expressem pontos de vista acerca de temas polêmicos e de relevância social, com mobilização de repertório artístico-cultural, abertura e interesse por distintas matrizes estéticas e culturais.

 

 

 

 

 

ARTE - Instalações artísticas, construções de práticas corporal coletivas em ambientes que levem a interação, obra e público. Construções de práticas corporal coletivas; Instalações artísticas em ambientes que levem a interação, obra e público. A Arte contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela apreciação, vivência e experimentação de propostas de arte como intervenção, bem como pela apropriação criativa de processos artísticos na produção de propostas de arte como intervenção. Esse desenvolvimento implica mobilização de repertório artístico-cultural e tratamento estético e ético de temas como Direitos Humanos e sustentabilidade.

 

 

Arte - Apreciação de produção artística, local, regional, nacional e mundial sendo essa sonora; de imagens, corporal, realizando análise crítica e estética. Trabalhando assim: Elementos da Linguagem; Materialidades; Mediação Cultural; Patrimônio Cultural; Processos de Criação; Saberes Estéticos e Culturais.

1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo.

2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal.

3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional.

4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso.

5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.

6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia.

Competência 4.

Compreender as línguas como fenômeno (Geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza.

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório Cultural 4. Comunicação

5. Cultura Digital

6. Trabalho e Projeto de vida

7. Argumentação

8. Autoconhecimento

e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Vida Pessoal /Estudo e Pesquisa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vida Pessoal / Tecnologia. Estudo e Pesquisa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vida Pessoal / Estudo e Pesquisa / Jornalismo e Midiático

 

 

 

 

 

EM13LGG401 - Analisar criticamente textos de modo a compreender e caracterizar as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social, cultural, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.

 

 

 

 

 

EM13LGG402 - Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.

 

 

EM13LGG403 - Fazer uso do inglês como língua de comunicação global, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo.

Arte - Apreciação de produção artística, local, regional, nacional e mundial sendo essa sonora; de imagens, corporal, realizando análise crítica e estética. Trabalhando assim: Elementos da Linguagem; Materialidades; Mediação Cultural; Patrimônio Cultural; Processos de Criação; Saberes Estéticos e Culturais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Arte: Contexto de produção artística, experiência estética e recepção à produção local. Possibilitando assim a experiência de apreciação e respeito a arte que não circula na mídia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Arte - Navegar em produções artísticas em territórios multiculturais realizando assim a vivência e integração com produções artísticas de outras localidades. Trabalhando assim: Elementos da Linguagem; Materialidades; Processos de Criação; Saberes Estéticos e Culturais.

1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo.

2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal.

3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional.

4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso.

5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.

6. Ciência e Tecnologia: Ciência e / Tecnologia.

Competência 5.

Compreender os múltiplos aspectos que envolvem a produção de sentidos nas práticas sociais da cultura corporal de movimento, reconhecendo-as e vivenciando-as como formas de expressão de valores e identidades, em uma perspectiva democrática e de respeito à diversidade.

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório Cultural 4. Comunicação

5. Cultura Digital 6. Trabalho e Projeto de vida

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Vida Pessoal / Vida Pública / Artístico-literário

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vida Pessoal / Vida Pública / Artístico-literário

 

 

 

 

 

 

 

EM13LGG501 - Selecionar e utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional para interagir socialmente em práticas corporais, de modo a estabelecer relações construtivas, empáticas, éticas e de respeito às diferenças.

 

 

 

EM13LGG503 - Vivenciar práticas corporais e significá-las em seu projeto de vida, como forma de autoconhecimento, autocuidado com o corpo e com a saúde, socialização e entretenimento.

 

ARTE - A dança como forma de expressão; Experimentação de performance como meio de comunicar suas preferências e valores; Teatro prática contemporânea. A Arte contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela análise, experimentação e compreensão das dimensões estética e ética de gestos nas diferentes práticas artístico-corporais, como na dança, no teatro e nas

 

 

 

 

 

 

 

ARTE - História da dança, construções sociais, históricas e culturais; Construções de formas de expressão pelo movimento rítmico corporal. A Arte contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela análise de construções sociais, históricas e culturais associadas à dança e pela experimentação de processos criativos que problematizem preconceitos, como preconceito de classe social, gênero e raça associados à marginalização de determinados estilos de dança.

1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo.

2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal.

3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional.

4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso.

5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.

6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia.

 

 

 

 

 

 

Competência 6.

Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re)construir produções autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório Culltural 4. Comunicação

5. Cultura Digital

6. Trabalho e Projeto de vida

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Vida Pessoal / Vida Pública / Artístico-literário

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vida Pessoal / Artístico-literário

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vida Pessoal / Artístico-literário

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vida Pessoal / Vida Pública / Artístico-literário

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EM13LGG601 - Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos

 

 

 

 

EM13LGG602 - Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.

 

 

EM13LGG603 - Expressar-se e atuar em processos de criação autorais individuais e coletivos nas diferentes linguagens artísticas (artes visuais, audiovisual, dança, música e teatro) e nas intersecções entre elas, recorrendo a referências estéticas e culturais, conhecimentos de naturezas diversas (artísticos, históricos, sociais e políticos) e experiências individuais e coletivas

 

EM13LGG604 - Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas.

. A Arte contribui no desenvolvimento dessa habilidade por meio de atividades de investigação, apreciação e discussão do patrimônio artístico. Esse desenvolvimento implica: práticas com bens materiais (obras urbanísticas e artísticas) e imateriais (saberes da cultura popular, dança, músicas, artes e artesanatos etc.), significativos em termos locais e globais; análise dos atores e processos de disputa de legitimidade e sentido; e reflexão sobre as diferentes valorizações contempladas no patrimônio e sobre o que elas refletem a respeito do protagonismo e de grupos, seus valores e pertenças.

 

ARTE - Formação cultural do estado do Tocantins; As etnias que compõem a identidade cultural nas artes, na culinária e dialetos. Construção de acervos digitais, com elementos e informações da comunidade local; Matrizes estéticas e culturais (analisar, sentir, experimentar, contextualizar, reproduzir, ...) A Arte contribui no desenvolvimento dessa habilidade em atividades de investigação e fruição de obras artísticas de diferentes linguagens, épocas, lugares e matrizes culturais. Implica: mobilização de repertórios pessoais; abertura para experiências de fruição de diferentes propostas artísticas; análise dos contextos de produção, circulação e recepção

 

ARTE- Experimentação de linguagens e materialidades artísticas. A Arte contribui no desenvolvimento dessa habilidade em atividades de expressão e criação, com experimentação das diferentes linguagens que a integram. Para a progressão curricular, o desenvolvimento dessa habilidade implica variar propostas que mobilizem: conhecimentos sobre as diferentes linguagens, seus recursos e materialidades; discussão de temas, conceitos, questões e formas que sejam significativas para os processos de criação; discussão e negociação de contextos de produção, circulação e recepção de produções; interfaces entre a autoria individual e a coletiva, com abertura e respeito pelas diferentes perspectivas e busca pela composição conjunta; e diálogos com outras realizações artísticas de repertórios das experiências estudantis de fruição e experimentação.

 

 

 

 

 

ARTE - Influências da cultura da região Norte na formação da cultura do Tocantins; Formação da identidade cultural e seus principais representantes. A Arte contribui no desenvolvimento dessa habilidade em propostas de investigação, pesquisa, experimentação de diferentes práticas artísticas e análise de seus contextos de produção, circulação e recepção. Esse desenvolvimento implica: mobilização de conhecimentos sobre as diferentes linguagens da Arte (artes visuais, dança, música, teatro), suas concepções, materialidades e processos em diferentes momentos históricos; investigação de como práticas artísticas confirmam, questionam ou inovam estéticas e estilos de época; e compreensão da dinamicidade da Arte, modos de produção, circulação e recepção, conforme a dinâmica social e as intencionalidades de seus atores.

1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo.

2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal.

3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional.

4. Cidadania e Civismo: Vida

Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso.

5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.

6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia.

Competência 7.

Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório Cultural 4. Comunicação

5. Cultura Digital

6. Trabalho e Projeto de vida

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Vida Pessoal / Vida Pública / Artístico-literário

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vida Pessoal / Vida Pública / Artístico-literário

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vida Pessoal / Vida Pública / Práticas de estudo e pesquisa / Jornalístico - Midiático / Artístico-literário

 

 

 

 

Vida Pessoal / Vida Pública / Práticas de estudo e pesquisa e Artístico-literário

EM13LGG701 - Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos.

 

 

 

EM13LGG702 - Avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital.

 

 

EM13LGG703 - Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.

 

 

 

EM13LGG704 - Apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por meio de ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição do conhecimento na cultura de rede.

ARTE - A Arte contribui no desenvolvimento dessa habilidade por meio de práticas de linguagem, no âmbito de aulas ou de projetos da área, que impliquem processos de experimentação, criação e produção, em autoria colaborativa de textos ou atos de linguagem, com as diferentes linguagens e com a experimentação de tecnologias digitais. Esse desenvolvimento implica: conhecer e explorar as potencialidades das tecnologias para a criação de trabalhos coletivos e colaborativos, em práticas como: criação de enciclopédias colaborativas, dicionários de regionalismos, videodança, jogos e aplicativos para práticas corporais. Ele pressupõe dimensões de criatividade, inovação, colaboração, ética e valores, possibilitando o trabalho interdisciplinar e transdisciplinar.

 

 

ARTE - A Arte contribui no desenvolvimento dessa habilidade por meio de práticas de linguagem, no âmbito de aulas ou de projetos da área, que impliquem processos de experimentação, criação e produção, em autoria colaborativa de textos ou atos de linguagem, com as diferentes linguagens e com a experimentação de tecnologias digitais. Esse desenvolvimento implica: conhecer e explorar as potencialidades das tecnologias para a criação de trabalhos coletivos e colaborativos, em práticas como: criação de enciclopédias colaborativas, dicionários de regionalismos, videodança, jogos e aplicativos para práticas corporais. Ele pressupõe dimensões de criatividade, inovação, colaboração, ética e valores, possibilitando o trabalho interdisciplinar e transdisciplinar.

 

ARTE - As mídias e as ferramentas digitais nas artes. Os processos criativos, as experimentações dos recursos tecnológicos, conhecer e explorar as potencialidades das tecnologias para a criação de trabalhos artísticos, conhecer e promover os valores éticos e não proliferação de discursos de ódio, cientes que existe uma legislação a ser cumprida; Propor aos jovens a criação de uma obra de arte de autoria coletiva, utilizando softwares e mídias digitais, agregando os variados recursos semióticos; diálogos com práticas das culturas juvenis e Projeto de Vida.

 

A Arte contribui no desenvolvimento dessa habilidade por meio de práticas de investigação, pesquisa, produção e distribuição de informação no contexto digital, tanto no âmbito de práticas da linguagem artística em seus processos de estudos, como no âmbito de projetos da área, sendo possível a articulação com o desenvolvimento das habilidades EM13LP11 e EM13LP28. Esse desenvolvimento implica a dimensão ética, colaborativa e criativa na produção e distribuição do conhecimento nas redes, bem como o fortalecimento do aprender a aprender, com ampliação da autonomia.

 

1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo.

2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal.

3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional.

4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso.

5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.

6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia.

 

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