Documento Curricular do Tocantins (DCT) EDUCAÇÃO FÍSICA - ENSINO MÉDIO
DCT EDUCAÇÃO FÍSICA 2024 - CEM CASTRO ALVES
PROFESSOR: MÁRCIO RICARDO MEDEIROS OLIVEIRA Graduado: Licenciatura Plena em Educação Física (UEPA) – Comunicação Social: Jornalismo (CEULP-ULBRA) Pós-Graduação: Treinamento Desportivo (IBRA); Esporte na Escola (IBRA) |
SISTEMATIZAÇÃO DAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DA ÁREA DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS 1ª AO 3ª SÉRIES |
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Competência 1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo. |
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Competências Gerais |
Campos de Atuação Social |
Habilidades Específicas de Linguagens e Suas Tecnologias |
Objetos de Conhecimento |
Temas Contemporâneos Transversais |
1. Conhecimento. 2.Pensamento científico, crítico e criativo 3. Repertório Cultural 4. Comunicação 5. Cultura Digital 6. Trabalho e Projeto de vida 7. Argumentação 8. Autoconhecimento e autocuidado 9. Empatia e cooperação 10. Responsabilidade e cidadania. |
Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico Midiático Artístico-Literário |
EM13LGG101 Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos. |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras; b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não - institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras; c) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela problematização do contexto cultural originário, da evolução histórica e da influência dos marcadores sociais (classe, gênero, idade, origem cultural etc.) na experimentação e nos significados atribuídos às práticas corporais. |
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Vida Pessoal Vida Pública Práticas de estudo e pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG102 Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade. |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras; b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras; c) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela análise crítica de práticas corporais, com identificação de preconceitos e estereótipos associados a grupos minoritários, interesses econômicos, ideológicos e políticos. |
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Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG103 Analisar o funcionamento das diversas linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras gestuais). |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras; b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela experimentação de práticas corporais, com análise e reflexão sobre como gestos são construídos e como podem ser aprendidos, considerando aspectos biomecânicos, fisiológicos, expressivos e de suas relações com os diferentes contextos das práticas corporais. |
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Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG104 Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social. |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas: atividades recreativas. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela ampliação de possibilidades de se movimentar, por meio da experimentação de gestos das diferentes práticas corporais e dos conhecimentos históricos, científicos e culturais que as embasam. |
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Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG105 Analisar e experimentar diversos processos de remidiação de produções multissemióticas, multimídia e transmídia, desenvolvendo diferentes modos de participação e intervenção social. |
EDUCAÇÃO FÍSICA Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes: Estética: padrões corporais, a valorização na sociedade e pela mídia; uso de anabolizantes e drogas em geral, cirurgias plásticas, implantes, anorexia, bulimia e vigorexia, outros; A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade ao propor a análise de questões controversas nas práticas da cultura corporal, com investigação de diferentes pontos de vista, para formação de opinião sustentada em argumentos. |
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Competência 2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza. |
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Competências Gerais |
Campos de Atuação Social |
Habilidades Específicas de Linguagens e Suas Tecnologias |
Objetos de Conhecimento |
Temas Contemporâneos Transversais |
1. Conhecimento. 2. Pensamento científico, crítico e criativo. 3. Repertório Cultural. 4. Comunicação 5. Cultura Digital 6. Trabalho e Projeto de vida 7. Argumentação 8. Autoconhecimento e autocuidado 9. Empatia e cooperação 10. Responsabilidade e cidadania. |
Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG201 - Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos |
EDUCAÇÃO FÍSICA - Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas: atividades de aventura (Esportes radicais urbanos). A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela experimentação de práticas corporais de diferentes grupos culturais, com problematização de identidades e valores, bem como pela escolha consciente de gestos e expressões verbais condizentes com o respeito à diversidade, aos objetivos e ao contexto de interação. |
1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo. 2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal. 3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional. 4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso. 5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras. 6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia. |
Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG202 - Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas das linguagens (artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias. |
EDUCAÇÃO FÍSICA – a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras; b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras; c) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela análise de processos de valorização/desvalorização das práticas corporais, em função de marcadores sociais como classe social, gênero, local de origem, etnia e religião. |
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Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG203 Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e em suas produções (artísticas; corporais e verbais). |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras; b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras; c) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela análise da disputa entre discursos opressores e de discursos e processos pela busca de legitimidade das práticas corporais de grupos minoritários, como as mulheres, os pobres, os negros, os indígenas, os imigrantes, habitantes das periferias, entre outros. |
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EM13LGG204 Dialogar e produzir entendimento mútuo, nas diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais), com vistas ao interesse comum pautado em princípios e valores de equidade assentados na democracia e nos Direitos Humanos. |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas: atividades recreativas, atividades circenses, outras. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela problematização de direitos nas práticas corporais, pela experimentação de modos inclusivos em práticas corporais e pela análise, produção e circulação de discursos sobre essas práticas, considerando valores democráticos. |
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Competência 3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global. |
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Competências Gerais |
Campos de Atuação Social |
Habilidades Específicas de Linguagens e Suas Tecnologias |
Objetos de Conhecimento |
Temas Contemporâneos Transversais |
1. Conhecimento. 2. Pensamento científico, crítico e criativo. 3. Repertório Cultural 4. Comunicação 5. Cultura Digital 6. Trabalho e Projeto de vida 7. Argumentação 8. Autoconhecimento e autocuidado 9. Empatia e cooperação 10. Responsabilidade e cidadania. |
Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG301 Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos. |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas: danças; ginástica em geral. b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas: atividades cênicas, atividades circenses, outras. (A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela experimentação de práticas corporais de diferentes matrizes culturais pautadas: pelo respeito ao outro; pela colaboração com inclusão; e pela análise de relações entre práticas corporais, consumo, meio-ambiente e Direitos Humanos.). |
1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo. 2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal. 3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional. 4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso. 5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras. 6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia.
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Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG302 Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação. |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas: esportes. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela experimentação de práticas da cultura corporal, com reflexão sobre suas origens, desenvolvimento histórico e cultural, e análise dos valores e visões de mundo que expressam. |
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Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG303 Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas. |
EDUCAÇÃO FÍSICA – a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras; b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras; c) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade ao propor a análise de questões controversas nas práticas da cultura corporal, com investigação de diferentes pontos de vista, para formação de opinião sustentada em argumentos. |
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Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG304 Formular propostas, intervir e tomar decisões que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global. |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras; b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras; c) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade por meio da análise de políticas de lazer e esporte, da investigação de sua eficácia nos contextos locais e de processos de discussão e intervenção pela garantia do direito ao lazer ativo e à prática de cultura corporal, com mobilização de conhecimentos de gêneros e práticas próprias para isso. |
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Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG305 Mapear e criar, por meio de práticas de linguagem, possibilidades de atuação social, política, artística e cultural para enfrentar desafios contemporâneos, discutindo princípios e objetivos dessa atuação de maneira crítica, criativa, solidária e ética. |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela análise de modos de participar da elaboração de políticas públicas e de atividades comunitárias que favoreçam a experimentação das práticas da cultura corporal e o debate público quanto ao direito ao lazer e ao esporte, na perspectiva da defesa de uma cidadania plena, com processos inclusivos. |
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Competência 4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza. OBS: Somente para o Inglês. |
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Competência 5. Compreender os múltiplos aspectos que envolvem a produção de sentidos nas práticas sociais da cultura corporal de movimento, reconhecendo-as e vivenciando-as como formas de expressão de valores e identidades, em uma perspectiva democrática e de respeito à diversidade. |
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Competências Gerais |
Campos de Atuação Social |
Habilidades Específicas de Linguagens e Suas Tecnologias |
Objetos de Conhecimento |
Temas Contemporâneos Transversais |
1. Conhecimento; 2. Pensamento científico, crítico e criativo; 3. Repertório Cultural; 4. Comunicação; 5. Cultura Digital; 6. Trabalho e Projeto de vida; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação; 10. Responsabilidade e cidadania. |
Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG501 - Selecionar e utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional para interagir socialmente em práticas corporais, de modo a estabelecer relações construtivas, empáticas, éticas e de respeito às diferenças... |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras; b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras; c) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela seleção e experimentação de gestos de diferentes práticas corporais de forma reflexiva, autoral, investigativa e criativa. |
1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo. 2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal. 3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional. 4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos históricas e culturais brasileiras. 6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia. |
Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG502 - Analisar criticamente preconceitos, estereótipos e relações de poder presentes nas práticas corporais, adotando posicionamento contrário a qualquer manifestação de injustiça e desrespeito a direitos humanos e valores democráticos. |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras; b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras; c) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade por procedimentos de análise de preconceitos, estereótipos e situações de injustiça no acesso e/ou na divulgação de práticas corporais, em discursos que circulam em diferentes esferas e mídias, e pela experimentação reflexiva de práticas, com postura de combate a preconceitos e estereótipos. |
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Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG503 - Vivenciar práticas corporais e significá-las em seu projeto de vida, como forma de autoconhecimento, autocuidado com o corpo e com a saúde, socialização e entretenimento. |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras; b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras; c) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física desenvolve essa habilidade pela promoção de práticas corporais ajustadas às necessidades e interesses juvenis, que permitam processos de identificação, significação e escolhas, conforme os Projetos de Vida. Esse desenvolvimento implica expressar identidades, favorecer a integração com a comunidade, engajar-se pelo lazer e estabelecer relações entre práticas corporais e saúde. |
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Competência 6. Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re) construir produções autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas. |
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Competências Gerais |
Campos de Atuação Social |
Habilidades Específicas de Linguagens e Suas Tecnologias |
Objetos de Conhecimento |
Temas Contemporâneos Transversais |
1. Conhecimento; 2. Pensamento científico, crítico e criativo; 3. Repertório Cultural; 4. Comunicação; 5. Cultura Digital; 6. Trabalho e Projeto de vida; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação; 10. Responsabilidade e cidadania. |
Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG601 - Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão estética crítica e histórica. |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais intitucionalizadas: danças, ginásticas em geral, lutas; b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-intitucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade por meio de atividades de investigação, apreciação e discussão do patrimônio artístico, a partir das danças. Esse desenvolvimento implica: práticas com bens materiais (obras urbanísticas e artísticas) e imateriais (saberes da cultura popular, dança, músicas, artes e artesanatos etc.), significativos em termos locais e globais; análise dos atores e processos de disputa de legitimidade e sentido; e reflexão sobre as diferentes valorizações contempladas no patrimônio e sobre o que elas refletem a respeito do protagonismo e de grupos, seus valores e pertenças. |
1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo. 2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal. 3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional. 4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso. 5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras. 6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia. |
Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG602 - Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e cultura das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade. |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências e análises de práticas corporais institucionalizadas: danças, ginásticas em geral, lutas; b) Vivências e análises de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade em atividades de investigação e fruição de obras artísticas de diferentes linguagens, épocas, lugares e matrizes culturais. Implica: mobilização de repertórios pessoais; abertura para experiências de fruição de diferentes propostas artísticas; análise dos contextos de produção, circulação e recepção de manifestações artísticas; significação das relações com a Arte nas formas de ver, sentir, imaginar, criar e de dar forma às experiências pessoais e coletivas. |
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Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG603 - Expressar-se e atuar em processos de criação autorais individuais e coletivos nas diferentes linguagens artísticas (artes visuais, audiovisual, dança, música e teatro) e nas intersecções entre elas, recorrendo a referências estéticas e culturais, conhecimentos de naturezas diversas (artísticos, históricos, sociais e políticos) e experiências individuais e coletivas. |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas: danças, ginásticas em geral, lutas; b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade em atividades de expressão e criação, com experimentação das diferentes linguagens que a integram. Para a progressão curricular, o desenvolvimento dessa habilidade implica variar propostas que mobilizem: conhecimentos sobre as diferentes linguagens, seus recursos e materialidades; discussão de temas, conceitos, questões e formas que sejam significativas para os processos de criação; discussão e negociação de contextos de produção, circulação e recepção de produções; interfaces entre a autoria individual e a coletiva, com abertura e respeito pelas diferentes perspectivas e busca pela composição conjunta; e diálogos com outras realizações artísticas de repertórios das experiências estudantis de fruição e experimentação. |
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Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG604 - Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas. |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais intitucionalizadas: danças, ginásticas em geral, lutas; b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-intitucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade em propostas de investigação, pesquisa, experimentação de diferentes práticas artísticas e análise de seus contextos de produção, circulação e recepção. Esse desenvolvimento implica: mobilização de conhecimentos sobre as diferentes linguagens da Arte (artes visuais, dança, música, teatro), suas concepções, materialidades e processos em diferentes momentos históricos; investigações de como práticas artísticas confirmam, questionam ou inovam estéticas e estilos de época; e compreensão da dinamicidade da Arte, modos de produção, circulação e recepção, conforme a dinâmica social e as intencionalidades de seus atores. |
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Competência 7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva. |
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Competências Gerais |
Campos de Atuação Social |
Habilidades Específicas de Linguagens e Suas Tecnologias |
Objetos de Conhecimento |
Temas Contemporâneos Transversais |
1. Conhecimento; 2. Pensamento científico, crítico e criativo; 3. Repertório Cultural; 4. Comunicação; 5. Cultura Digital; 6. Trabalho e Projeto de vida; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação; 10. Responsabilidade e cidadania. |
Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG701 - Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos. |
Educação Física A educação física contribui com essa habilidade ao desenvolver atividades utilizando as mídias e as ferramentas digitais nos processos de produção coletiva e ou individual. |
1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo. 2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal. 3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional. 4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso. 5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras. 6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia. |
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Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG702 Avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital. |
EDUCAÇÃO FÍSICA Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade por meio da problematização e da experimentação de usos, formas e alcances da tecnologia, nas diferentes práticas de linguagem de diferentes campos de atuação e na avaliação de como essas práticas impactam os processos de formação dos sujeitos contemporâneos. |
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Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG703 Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais. |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras; b) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade por meio de práticas de linguagem, no âmbito de aulas ou de projetos da área, que impliquem processos de experimentação, criação e produção, em autoria colaborativa de textos ou atos de linguagem, com as diferentes linguagens e com a experimentação de tecnologias digitais. Esse desenvolvimento implica: conhecer e explorar as potencialidades das tecnologias para a criação de trabalhos coletivos e colaborativos, em práticas como: criação de enciclopédias colaborativas, dicionários de regionalismos, vídeo dança, jogos e aplicativos para práticas corporais. Ele pressupõe dimensões de criatividade, inovação, colaboração, ética e valores. |
QUADRO
DE SISTEMATIZAÇÃO DAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DA ÁREA DE LINGUAGENS E SUAS
TECNOLOGIAS |
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1º
AO 3º ANO - ARTE |
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Competência
1. Compreender
o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas,
corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção
de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias,
para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as
possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para
continuar aprendendo. |
||||
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
CAMPOS
DE ATUAÇÃO SOCIAL |
HABILIDADES
ESPECÍFICAS DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS |
1. Conhecimento 2. Pensamento
científico, crítico e criativo 3. Repertório
Cultural 4. Comunicação 5. Cultura
Digital 6. Trabalho e
Projeto de vida 7. Argumentação 8.Autoconhecimento
e autocuidado 9. Empatia e
cooperação 10.Responsabilidade
e cidadania |
Vida Pessoal /
Vida Pública /Jornalístico - Midiático / Artístico-Literário
Vida Pessoal /
Vida Pública / Artístico-literário
Vida Pessoal /
Vida Pública / Jornalístico
e midiático /Estudo e Pesquisa / Artístico-literário
Vida Pessoal /
Vida Pública / Jornalístico e midiático /Estudo e Pesquisa /Artístico literário
Vida Pessoal /
Vida Pública / Jornalístico e midiático / Estudo e Pesquisa /
Artístico-literário |
EM13LGG101 - Compreender e
analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes
linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses
pessoais e coletivos.
EM13LGG102 - Analisar visões
de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos
discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de
explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade. EM13LGG103 - Analisar o
funcionamento das diversas linguagens, para interpretar e produzir
criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais,
sonoras gestuais).
EM13LGG104 - Utilizar as
diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a
compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação
social
EM13LGG105 - Analisar e
experimentar diversos processos de remediação de produções multissemióticos,
multimídia e transmídia, desenvolvendo diferentes modos de participação e
intervenção social. |
ARTE - Patrimônio
cultural e manifestações culturais regionais (Apreciação do patrimônio
Material e Imaterial). A Arte contribui no desenvolvimento dessa habilidade
pela vivência, análise e significação de diferentes modos pelos quais processos
e produções artísticas chegam a público, seja por meio de locais consagrados
à apreciação, seja considerando as possibilidades e alternativas advindas com
as tecnologias e as mediações das indústrias culturais. Levar os jovens a
compreensão da leitura visual, elaborar seus próprios meios de registros, e
desenvolver um pensamento autônomo, atitudes de responsabilidade de
construção e conservação.
ARTE - Diversidades
culturais; Valores na arte, uso das representações corporal artísticas. A
Arte contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela fruição, com foco na
problematização de como distintos grupos sociais e seus valores (em especial,
os minoritários) são tematizados nas diferentes linguagens artísticas
(músicas, danças, pinturas, linguagens, vestimentas...).
ARTE - Identificação
dos signos, linguagens seus diálogos e práticas culturais; Multimídias;
Fruição e apreciação de obras de arte em diferentes linguagens artísticas,
observando contextos, elementos, materialidade e processos criativos. A arte
contribui no desenvolvimento dessa habilidade em experiências de fruição e
apreciação de obras em diferentes linguagens artísticas, observando
contextos, elementos, materialidades e processos criativos. Levar os jovens a
construírem e analisar seu percurso de conhecimento em Arte (componente
curricular) de forma coletiva, podendo ser com a metodologia da sala de aula
invertida ou rotação.
ARTE - Fruição e
apreciação de obras de arte em diferentes linguagens artísticas, observando
contextos, elementos, materialidade e processos criativos. A Arte contribui
no desenvolvimento dessa habilidade pela mobilização de conhecimentos e
experiências com os elementos constitutivos das linguagens artísticas em
processos de criação autorais, especialmente coletivos e colaborativos, com
mais autonomia dos jovens. Produzir projetos coletivos, organizando numa
linha do tempo as obras de arte, suas linguagens e construírem novas
propostas através da experimentação de objetos.
A Arte contribui
no desenvolvimento dessa habilidade propondo: análise de diferentes atos de
linguagem, que se utilizam de recursos variados das linguagens verbal,
artística e corporal (multissemioses), em produções culturais utilizam de
diferentes mídias integradas, em diálogo com as culturas juvenis; propostas
de produções que reflitam o protagonismo em novos modos de participação e
intervenção social; mobilização de conhecimentos sobre gêneros
multissemióticos, processos de remediação, multi e transmídia, como produções
de fãs, reportagens multimidiáticas (que podem ser criadas pela produção
conjunta de uma reportagem, um documentário, entrevistas em áudio),
desenvolvimento de projetos sociais e manifestação culturais, integrando
eventos esportivos, musicais, gincanas, saraus e intervenção urbana,
trabalhando de forma interdisciplinar e transdisciplinar. |
1. Meio
ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo. 2. Economia:
Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal. 3. Saúde: Saúde,
Educação Alimentar e Nutricional. 4. Cidadania e
Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em
Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de
envelhecimento, respeito e valorização do Idoso. 5.
Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do
multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras. 6. Ciência e
Tecnologia: Ciência e Tecnologia.
|
Competência
2.
Compreender
os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as
práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de
ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores
assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o
autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a
cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza. |
||||
1. Conhecimento 2. Pensamento
científico, crítico e criativo 3. Repertório
Cultural 4. Comunicação 5. Cultura
Digital 6. Trabalho e
Projeto de vida 7. Argumentação 8.Autoconhecimento
e autocuidado 9. Empatia e
cooperação 10.
Responsabilidade e cidadania
|
Vida Pessoal /
Vida Pública / Artístico-literário
Vida Pessoal /
Vida Pública / Artístico-literário
Vida Pessoal /
Vida Pública / Artístico-literário
|
EM13LGG201 - Utilizar as
diversas linguagens (artísticas, corporais e verbal) em diferentes contextos,
valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável,
heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
EM13LGG203 Analisar os
diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem
e em suas produções (artísticas, corporais e verbais).
EM13LGG204 - Dialogar e
produzir entendimento mútuo, nas diversas linguagens (artísticas, corporais e
verbais), com vistas ao interesse comum pautado em princípios e valores de
equidade assentados na democracia e nos Direitos Humanos. |
ARTE - Manifestações
típicas folclóricas da Região Norte e do Tocantins; Apreciação,
experimentação de linguagens artísticas (artes visuais, audiovisuais, teatro,
música, dança). A Arte contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela
experimentação de linguagens artísticas (teatro, música, dança, artes
visuais, audiovisual, circo etc.), reconhecendo seu desenvolvimento histórico
e cultural, seu papel nos processos identitários das juventudes, seu
potencial e sua legitimidade para expressar ideias e atuar nos mais diversos
contextos da vida social. Selecionar recursos expressivos (linguísticos,
gestuais, artísticos, multissemióticos) para produzir discursos e atos de
linguagem.
ARTE - Grupos urbanos,
novas formas de expressões; Manifestações restritas a pequenas localidades;
Experienciar e apropriar de diversos tipos de movimentos culturais. Propor a
análise do novo e as tradições, em suas diferentes concepções de criação e
autenticidade do fazer artísticos. A Arte contribui no desenvolvimento dessa
habilidade pela análise de tensões entre o novo e a tradição, de diferentes
concepções de originalidade e autenticidade do fazer artístico e de formas e
processos com que instâncias e agentes conferem prestígio e legitimidade a
determinados artistas e obras. Posicionar-se diante das criações de
expressões artísticas dos grupos sociais que são excluídos do reconhecimento
social, como torná-los inseridos e valorizados, legitimação destas
expressões.
ARTE - Processos de
criação seus aspectos éticos e estéticos; Práticas inclusivas nas práticas da
cultura corporal; Contextos de produções das artes visuais dentro das
particularidades locais. A Arte contribui no desenvolvimento dessa habilidade
em processos de criação colaborativos com: experimentação de práticas
artísticas de diferentes grupos; investigação de questões, conflitos e
situações de desrespeito à dignidade da pessoa humana e às liberdades
garantidas pelo Estado Democrático de Direito; e problematização da esfera
artística como espaço de discussão de temas de sua época.
|
1. Meio
ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo. 2. Economia:
Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal. 3. Saúde: Saúde,
Educação Alimentar e Nutricional. 4. Cidadania e
Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em
Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de
envelhecimento, respeito e valorização do Idoso. 5.
Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do
multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras. 6. Ciência e
Tecnologia: Ciência e Tecnologia. |
Competência
3. Utilizar
diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com
autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva,
de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que
respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência
socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global |
||||
1. Conhecimento 2. Pensamento
científico, crítico e criativo 3. Repertório
Culltural 4. Comunicação 5. Cultura
Digital 6. Trabalho e
Projeto de vida 7. Argumentação 8.
Autoconhecimento e autocuidado 9. Empatia e
cooperação 10.
Responsabilidade e cidadania |
Vida Pessoal /
Vida Pública / Estudo e Pesquisa / Jornalístico - Midiático /
Artístico-literário
Vida Pessoal /
Vida Pública /Estudo e Pesquisa / Jornalístico - Midiático /
Artístico-literário
Vida Pessoal /
Vida Pública /Estudo e Pesquisa / Jornalístico - Midiático /
Artístico-literário
Vida Pessoal /
Vida Pública / Artístico-literário
Vida Pessoal /
Vida Pública / Artístico-literário
|
EM13LGG301 - Participar de processos
de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas,
corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos,
para produzir sentidos em diferentes contextos.
EM13LGG302 - Posicionar-se
criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em
diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de
circulação.
EM13LGG303 -Debater questões
polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões,
para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de
perspectivas distintas
EM13LGG304 - Formular
propostas, intervir e tomar decisões que levem em conta o bem comum e os
Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em
âmbito local, regional e global.
EM13LGG305 - Mapear e criar,
por meio de práticas de linguagem, possibilidades de atuação social,
política, artística e cultural para enfrentar desafios contemporâneos,
discutindo princípios e objetivos dessa atuação de maneira crítica, criativa,
solidária e ética |
ARTE - Compreensão de
espaço, luz e contexto (produções seus elementos), experimentações de
elementos midiáticos, como fanfics e Fan clipes. A Arte contribui no
desenvolvimento dessa habilidade em processos de apreciação e criação com
suas diferentes linguagens (dança, teatro, música, artes visuais etc.), que
demandem: mobilização de conhecimentos sobre elementos constitutivos das
linguagens artísticas; escolhas; e tomada de decisões, considerando
intencionalidades e contextos culturais. Exercitar a escuta e o diálogo na
autoria coletiva.
ARTE - Produções
(Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Artes Integradas) com posicionamentos
críticos; Possibilita a construção intencional e informada do Projeto de
Vida. Arte contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela apreciação de
diferentes propostas de arte, com problematização das visões de mundo a que
remetem e pela produção de posicionamentos críticos, com experimentação e
criação por meio das diferentes linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança,
Música, Teatro e Artes Integradas).
ARTE - Investigação de
propostas artístico culturais dialogando com os processos de criação e
expressões contemporâneas. A Arte contribui no desenvolvimento dessa
habilidade por meio da apreciação de obras que problematizem, expressem
pontos de vista acerca de temas polêmicos e de relevância social, com
mobilização de repertório artístico-cultural, abertura e interesse por
distintas matrizes estéticas e culturais.
ARTE - Instalações
artísticas, construções de práticas corporal coletivas em ambientes que levem
a interação, obra e público. Construções de práticas corporal coletivas;
Instalações artísticas em ambientes que levem a interação, obra e público. A
Arte contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela apreciação, vivência
e experimentação de propostas de arte como intervenção, bem como pela
apropriação criativa de processos artísticos na produção de propostas de arte
como intervenção. Esse desenvolvimento implica mobilização de repertório
artístico-cultural e tratamento estético e ético de temas como Direitos
Humanos e sustentabilidade.
Arte - Apreciação de
produção artística, local, regional, nacional e mundial sendo essa sonora; de
imagens, corporal, realizando análise crítica e estética. Trabalhando assim:
Elementos da Linguagem; Materialidades; Mediação Cultural; Patrimônio
Cultural; Processos de Criação; Saberes Estéticos e Culturais. |
1. Meio
ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo. 2. Economia:
Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal. 3. Saúde: Saúde,
Educação Alimentar e Nutricional. 4. Cidadania e
Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em
Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de
envelhecimento, respeito e valorização do Idoso. 5.
Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do
multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras. 6. Ciência e
Tecnologia: Ciência e Tecnologia. |
Competência
4. Compreender
as línguas como fenômeno (Geo)político, histórico, cultural, social,
variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas
variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais
e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer
natureza. |
||||
1. Conhecimento 2. Pensamento
científico, crítico e criativo 3. Repertório
Cultural 4. Comunicação 5. Cultura
Digital 6. Trabalho e
Projeto de vida 7. Argumentação 8.
Autoconhecimento e autocuidado 9. Empatia e
cooperação 10.
Responsabilidade e cidadania |
Vida Pessoal
/Estudo e Pesquisa
Vida Pessoal /
Tecnologia. Estudo e Pesquisa
Vida Pessoal /
Estudo e Pesquisa / Jornalismo e Midiático
|
EM13LGG401 - Analisar
criticamente textos de modo a compreender e caracterizar as línguas como
fenômeno (geo)político, histórico, social, cultural, variável, heterogêneo e
sensível aos contextos de uso.
EM13LGG402 - Empregar, nas
interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação
comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os
usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.
EM13LGG403 - Fazer uso do
inglês como língua de comunicação global, levando em conta a multiplicidade e
variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo. |
Arte - Apreciação de
produção artística, local, regional, nacional e mundial sendo essa sonora; de
imagens, corporal, realizando análise crítica e estética. Trabalhando assim:
Elementos da Linguagem; Materialidades; Mediação Cultural; Patrimônio
Cultural; Processos de Criação; Saberes Estéticos e Culturais.
Arte: Contexto de
produção artística, experiência estética e recepção à produção local.
Possibilitando assim a experiência de apreciação e respeito a arte que não
circula na mídia.
Arte - Navegar em
produções artísticas em territórios multiculturais realizando assim a
vivência e integração com produções artísticas de outras localidades.
Trabalhando assim: Elementos da Linguagem; Materialidades; Processos de
Criação; Saberes Estéticos e Culturais. |
1. Meio
ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo. 2. Economia:
Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal. 3. Saúde: Saúde,
Educação Alimentar e Nutricional. 4. Cidadania e
Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em
Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de
envelhecimento, respeito e valorização do Idoso. 5.
Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do
multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras. 6. Ciência e
Tecnologia: Ciência e / Tecnologia. |
Competência
5. Compreender
os múltiplos aspectos que envolvem a produção de sentidos nas práticas
sociais da cultura corporal de movimento, reconhecendo-as e vivenciando-as
como formas de expressão de valores e identidades, em uma perspectiva
democrática e de respeito à diversidade. |
||||
1. Conhecimento 2. Pensamento
científico, crítico e criativo 3. Repertório
Cultural 4. Comunicação 5. Cultura
Digital 6. Trabalho e Projeto de vida 7. Argumentação 8.
Autoconhecimento e autocuidado 9. Empatia e
cooperação 10.
Responsabilidade e cidadania |
Vida Pessoal /
Vida Pública / Artístico-literário
Vida Pessoal /
Vida Pública / Artístico-literário
|
EM13LGG501 - Selecionar e
utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional para
interagir socialmente em práticas corporais, de modo a estabelecer relações
construtivas, empáticas, éticas e de respeito às diferenças.
EM13LGG503 - Vivenciar
práticas corporais e significá-las em seu projeto de vida, como forma de
autoconhecimento, autocuidado com o corpo e com a saúde, socialização e
entretenimento.
|
ARTE - A dança como
forma de expressão; Experimentação de performance como meio de comunicar suas
preferências e valores; Teatro prática contemporânea. A Arte contribui no
desenvolvimento dessa habilidade pela análise, experimentação e compreensão
das dimensões estética e ética de gestos nas diferentes práticas
artístico-corporais, como na dança, no teatro e nas
ARTE - História da
dança, construções sociais, históricas e culturais; Construções de formas de
expressão pelo movimento rítmico corporal. A Arte contribui no
desenvolvimento dessa habilidade pela análise de construções sociais,
históricas e culturais associadas à dança e pela experimentação de processos
criativos que problematizem preconceitos, como preconceito de classe social,
gênero e raça associados à marginalização de determinados estilos de dança. |
1. Meio
ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo. 2. Economia:
Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal. 3. Saúde: Saúde,
Educação Alimentar e Nutricional. 4. Cidadania e
Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em
Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de
envelhecimento, respeito e valorização do Idoso. 5.
Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do
multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras. 6. Ciência e
Tecnologia: Ciência e Tecnologia.
|
Competência
6. Apreciar
esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando
suas características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos
sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re)construir produções
autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e
criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas. |
||||
1. Conhecimento 2. Pensamento
científico, crítico e criativo 3. Repertório
Culltural 4. Comunicação 5. Cultura
Digital 6. Trabalho e
Projeto de vida 7. Argumentação 8.
Autoconhecimento e autocuidado 9. Empatia e
cooperação 10.
Responsabilidade e cidadania |
Vida Pessoal /
Vida Pública / Artístico-literário
Vida Pessoal /
Artístico-literário
Vida Pessoal /
Artístico-literário
Vida Pessoal /
Vida Pública / Artístico-literário
|
EM13LGG601 - Apropriar-se do
patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua
diversidade, bem como os processos
EM13LGG602 - Fruir e apreciar
esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a
sensibilidade, a imaginação e a criatividade.
EM13LGG603 - Expressar-se e
atuar em processos de criação autorais individuais e coletivos nas diferentes
linguagens artísticas (artes visuais, audiovisual, dança, música e teatro) e
nas intersecções entre elas, recorrendo a referências estéticas e culturais,
conhecimentos de naturezas diversas (artísticos, históricos, sociais e
políticos) e experiências individuais e coletivas
EM13LGG604 - Relacionar as
práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural,
política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas
práticas. |
. A Arte contribui no
desenvolvimento dessa habilidade por meio de atividades de investigação,
apreciação e discussão do patrimônio artístico. Esse desenvolvimento implica:
práticas com bens materiais (obras urbanísticas e artísticas) e imateriais
(saberes da cultura popular, dança, músicas, artes e artesanatos etc.), significativos
em termos locais e globais; análise dos atores e processos de disputa de
legitimidade e sentido; e reflexão sobre as diferentes valorizações
contempladas no patrimônio e sobre o que elas refletem a respeito do
protagonismo e de grupos, seus valores e pertenças.
ARTE - Formação
cultural do estado do Tocantins; As etnias que compõem a identidade cultural
nas artes, na culinária e dialetos. Construção de acervos digitais, com
elementos e informações da comunidade local; Matrizes estéticas e culturais
(analisar, sentir, experimentar, contextualizar, reproduzir, ...) A Arte
contribui no desenvolvimento dessa habilidade em atividades de investigação
e fruição de obras artísticas de diferentes linguagens, épocas, lugares e
matrizes culturais. Implica: mobilização de repertórios pessoais; abertura
para experiências de fruição de diferentes propostas artísticas; análise dos
contextos de produção, circulação e recepção
ARTE- Experimentação
de linguagens e materialidades artísticas. A Arte contribui no
desenvolvimento dessa habilidade em atividades de expressão e criação, com
experimentação das diferentes linguagens que a integram. Para a progressão
curricular, o desenvolvimento dessa habilidade implica variar propostas que
mobilizem: conhecimentos sobre as diferentes linguagens, seus recursos e
materialidades; discussão de temas, conceitos, questões e formas que sejam
significativas para os processos de criação; discussão e negociação de
contextos de produção, circulação e recepção de produções; interfaces entre a
autoria individual e a coletiva, com abertura e respeito pelas diferentes
perspectivas e busca pela composição conjunta; e diálogos com outras
realizações artísticas de repertórios das experiências estudantis de fruição
e experimentação.
ARTE - Influências da
cultura da região Norte na formação da cultura do Tocantins; Formação da
identidade cultural e seus principais representantes. A Arte contribui no
desenvolvimento dessa habilidade em propostas de investigação, pesquisa,
experimentação de diferentes práticas artísticas e análise de seus contextos
de produção, circulação e recepção. Esse desenvolvimento implica: mobilização
de conhecimentos sobre as diferentes linguagens da Arte (artes visuais,
dança, música, teatro), suas concepções, materialidades e processos em
diferentes momentos históricos; investigação de como práticas artísticas
confirmam, questionam ou inovam estéticas e estilos de época; e compreensão
da dinamicidade da Arte, modos de produção, circulação e recepção, conforme a
dinâmica social e as intencionalidades de seus atores. |
1. Meio
ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo. 2. Economia:
Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal. 3. Saúde: Saúde,
Educação Alimentar e Nutricional. 4. Cidadania e
Civismo: Vida Familiar e
Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da
Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, respeito e valorização
do Idoso. 5.
Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do
multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras. 6. Ciência e
Tecnologia: Ciência e Tecnologia. |
Competência
7. Mobilizar
práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões
técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de
produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de
aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e
vida pessoal e coletiva. |
||||
1. Conhecimento 2. Pensamento
científico, crítico e criativo 3. Repertório
Cultural 4. Comunicação 5. Cultura
Digital 6. Trabalho e
Projeto de vida 7. Argumentação 8. Autoconhecimento
e autocuidado 9. Empatia e
cooperação 10.
Responsabilidade e cidadania |
Vida Pessoal /
Vida Pública / Artístico-literário
Vida Pessoal /
Vida Pública / Artístico-literário
Vida Pessoal /
Vida Pública / Práticas de estudo e pesquisa / Jornalístico - Midiático /
Artístico-literário
Vida Pessoal /
Vida Pública / Práticas de estudo e pesquisa e Artístico-literário |
EM13LGG701 - Explorar
tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus
princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo,
responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos.
EM13LGG702 - Avaliar o
impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na
formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa
mídia em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente
digital.
EM13LGG703 - Utilizar
diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção
coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.
EM13LGG704 - Apropriar-se
criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por meio de
ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição do conhecimento
na cultura de rede. |
ARTE - A Arte contribui
no desenvolvimento dessa habilidade por meio de práticas de linguagem, no
âmbito de aulas ou de projetos da área, que impliquem processos de
experimentação, criação e produção, em autoria colaborativa de textos ou atos
de linguagem, com as diferentes linguagens e com a experimentação de
tecnologias digitais. Esse desenvolvimento implica: conhecer e explorar as
potencialidades das tecnologias para a criação de trabalhos coletivos e
colaborativos, em práticas como: criação de enciclopédias colaborativas,
dicionários de regionalismos, videodança, jogos e aplicativos para práticas
corporais. Ele pressupõe dimensões de criatividade, inovação, colaboração, ética
e valores, possibilitando o trabalho interdisciplinar e transdisciplinar.
ARTE - A Arte contribui
no desenvolvimento dessa habilidade por meio de práticas de linguagem, no
âmbito de aulas ou de projetos da área, que impliquem processos de
experimentação, criação e produção, em autoria colaborativa de textos ou atos
de linguagem, com as diferentes linguagens e com a experimentação de
tecnologias digitais. Esse desenvolvimento implica: conhecer e explorar as
potencialidades das tecnologias para a criação de trabalhos coletivos e
colaborativos, em práticas como: criação de enciclopédias colaborativas,
dicionários de regionalismos, videodança, jogos e aplicativos para práticas
corporais. Ele pressupõe dimensões de criatividade, inovação, colaboração,
ética e valores, possibilitando o trabalho interdisciplinar e
transdisciplinar.
ARTE - As mídias e as
ferramentas digitais nas artes. Os processos criativos, as experimentações
dos recursos tecnológicos, conhecer e explorar as potencialidades das
tecnologias para a criação de trabalhos artísticos, conhecer e promover os
valores éticos e não proliferação de discursos de ódio, cientes que existe
uma legislação a ser cumprida; Propor aos jovens a criação de uma obra de
arte de autoria coletiva, utilizando softwares e mídias digitais, agregando
os variados recursos semióticos; diálogos com práticas das culturas juvenis e
Projeto de Vida.
A Arte contribui no
desenvolvimento dessa habilidade por meio de práticas de investigação,
pesquisa, produção e distribuição de informação no contexto digital, tanto no
âmbito de práticas da linguagem artística em seus processos de estudos, como
no âmbito de projetos da área, sendo possível a articulação com o
desenvolvimento das habilidades EM13LP11 e EM13LP28. Esse
desenvolvimento implica a dimensão ética, colaborativa e criativa na produção
e distribuição do conhecimento nas redes, bem como o fortalecimento do
aprender a aprender, com ampliação da autonomia.
|
1. Meio
ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo. 2. Economia:
Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal. 3. Saúde: Saúde,
Educação Alimentar e Nutricional. 4. Cidadania e Civismo:
Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos
Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento,
respeito e valorização do Idoso. 5.
Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do
multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras. 6. Ciência e
Tecnologia: Ciência e Tecnologia. |
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