quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

ELETIVA VOLTA AO MUNDO ATRAVÉS DOS ESPORTES - EDUCAÇÃO FÍSICA

 


 

DISCIPLINA ELETIVA

TÍTULO

VOLTA AO MUNDO ATRAVÉS DOS ESPORTES

DISCIPLINAS

 EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSORES

MÁRCIO RICARDO MEDEIROS OLIVEIRA

JUSTIFICATIVA

A eletiva foi elaborada pela análise dos sonhos dos alunos e verificou-se grande interesse em viajar e conhecer outros países. Os alunos demonstram, também, grande interesse na prática esportiva. Decidiu- se unir estas informações e organizar a eletiva. O tema da eletiva tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento de alunos autônomos, solidários e competentes, tendo em vista que a pedagogia do esporte proporciona obstáculos, exigências, desafios, observando regras e se relacionando com o próximo. Ao se ensinar esportes e jogos, foca-se na aquisição de habilidades e competências motoras e mentais, compreensão do jogo como fator cultural, estimulando a solidariedade, cooperação, autonomia e criatividade. Além de que, através do ensino de valores éticos, sociais e morais, permite ao educando refletir sobre suas ações, possibilitando que se torne um agente transformador.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Ø  Conhecer culturas de outros países, assim como suas características climáticas, sociais, históricas, econômicas e jogos tradicionais. Pesquisar sobre países diversos; Pesquisarsobre jogos diversos; Desenvolver a capacidade de associação entre a história, política, cultura, sociedade e os jogos; Desenvolver a apreciação de modalidade esportivas não habituais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ø  Identificar diferentes tipos de jogos e reconhecer seus significados socioculturais;

Ø  Valorizar jogos tradicionais de outros países;

Ø  Identificar alguns princípios comuns do esporte coletivo;

Ø  Compreender as principais regras e o processo histórico das modalidades vivenciadas;

Ø  Identificar a dinâmica básica das modalidades como esportes coletivos;

Ø  Identificar e aplicarem situações problemas os princípios técnicos táticos das modalidades;

Ø  Valorizar oconhecimento dos sistemas de jogo e de táticas como fator importante para a prática damodalidade;

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS

(EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias como forma de ampliar suas as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade, primando pela conduta ética (fair play).

((EM13LGG501) Selecionar e utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional para interagir socialmente em práticas da cultura corporal, de modo a estabelecer relações construtivas, éticas e de respeito às diferenças.

(EM13LGG503) Praticar, significar e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de vida.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / OBJETO DO CONHECIMENTO

Ø  Apresentação início do projeto, enquete com os estudantes sobre o país a ser “visitado” e o esporte mais praticado neste país e roda de conversa sobre o país, pesquisa pela internet sobre as curiosidades do esporte e do país, criação de bandeiras dos países pesquisados. Documentário

Ø  Viajando nos esportes; as regras dos esportes envolvidos, Práticas e jogosdos esportes pesquisados.

Ø  Esportes coletivos e Individuais.

METODOLOGIA

      Aulas expositivas dialogadas sobre os Esportes.

      Aulas para discussão sobre os conceitos Esportivos e táticas utilizadas.

      Aulas práticas das modalidades apresentadas.

      Vivencia e variações esportivas.

      Praticas esportivas visando o protagonismo do aluno.

RECURSOS DIDÁTICOS NECESSÁRIOS

      Materiais de mídia (data show, Tv, aplicativos de mídia);

      Quadra Poliesportiva;

      Bolas de esportes variados, cones e materiais disponíveis.

PROPOSTA PARA A CULMINÂNCIA

      Apresentação dos Esportes praticados e vivenciados pelos alunos.

AVALIAÇÃO

Como essa disciplina não é pontuada, a avaliação se dará no decorrer do trimestre, de forma individual e coletiva, levando em consideração a participação dos alunos nas atividades, assiduidade e realização das atividades propostas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARBANTI, Valdir José. Dicionário de Educação Física e Esporte. Tradução. USP Ribeirão, Ribeirão Preto,    2011.  Acesso em: 20 mai. 2023.

 

BRASIL Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Disponível em: http://www.acaoeducativa.org.br

/fdh/wp-content/uploads/2012/10/DCN-s-Educacao-das-Relacoes-Etnico-Raciais.pdf. Acesso em abril de 2018.

 

BRASIL Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, graduação plena. PARECER Nº: CNE/CP 009/2001 de 08/05/2001.

 

LIEBENSON, C. Treinamento funcional na prática desportiva e reabilitação neuromuscular. Porto Alegre: Artmed, 2017

 

BRASIL. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Lei Nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000: Disponível em: http://www.detro.rj.gov.br/uploads/arquivos/Lei_10098

.pdf . Acesso em abril de 2018.

 

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL MEC/SEF Parâmetros Curriculares Nacionais – Introdução, Ministério da Educação, Secretaria da Educação Fundamental, Brasília, 1997.

 

ALMEIDA, Marcos Bezerra de (KIKO) - Basquetebol: iniciação e competição. Memória de Licenciatura. Rio de Janeiro, UERJ, 1995.

 

MANFREDI, S. M. A competência profissional como tema de pesquisa. Educação & Sociedade-Revista Quadrimestral de Ciência da Educação e Sociedade. n.64, p.13-49, Set.1998.

 

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