DISCIPLINA ELETIVA |
TÍTULO |
ESPORTES
DE INVASÃO |
DISCIPLINAS |
EDUCAÇÃO
FÍSICA |
PROFESSORES |
MÁRCIO RICARDO MEDEIROS OLIVEIRA |
JUSTIFICATIVA |
O tema da eletiva Esportes de Invasão tem como objetivo auxiliar
no desenvolvimento de alunos autônomos, solidários e competentes, tendo em
vista que a pedagogia do esporte proporciona obstáculos, exigências,
desafios, observando e pesquisando regras e se relacionando com o próximo. A
dimensão do esporte trabalha com valores éticos, sociais e morais, permite ao
educando refletir sobre suas ações, possibilitando que se torne um agente
transformador. Os esportes
de invasão são modalidades
esportivas como futebol, tênis de mesa, futsal, as
equipes têm o objetivo de conduzir um objeto, geralmente uma bola, a um local
específico dentro da quadra de seu adversário. |
OBJETIVOS |
OBJETIVO GERAL Ø
Trabalho em equipe Ø
Saber ganhar e Perder Ø
Respeito ao próximo OBJETIVOS ESPECÍFICOS ·
Introduzir conhecimentos sobre
esportes de Invasão; ·
Atender às exigências do
currículo; ·
Promover a inclusão de todos
os alunos participantes da Eletiva; ·
Estabelecer vínculo entre educação
e Sociologia; ·
Vivenciar e conhecer a
classificação dos esportes; |
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS |
(EM13LGG102)
Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias
presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias como forma de
ampliar suas as possibilidades de explicação e interpretação crítica da
realidade, primando pela conduta ética (fair play). ((EM13LGG501)
Selecionar e utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional
para interagir socialmente em práticas da cultura corporal, de modo a
estabelecer relações construtivas, éticas e de respeito às diferenças. (EM13LGG502)
Analisar criticamente preconceitos, estereótipos e relações de poder
subjacentes às práticas e discursos verbais e imagéticos na apreciação e
produção das práticas da cultura corporal de movimento. (EM13LGG503)
Praticar, significar e valorizar a cultura corporal de movimento como forma
de autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus
projetos de vida. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
●
Apresentar os
Esportes titulados de ¨Esportes de Invasão¨. ●
Abordar os
conceitos sociais envolvidos na história do Esporte. ●
Discutir sobre
os Esportes apresentados em grupos. ●
Estimular
os alunos a formularem regras onde possa incluir todos a participarem das
atividades. ●
Vivenciar
todos os Esportes de Invasão. |
METODOLOGIA |
●
Aulas
expositivas dialogadas sobre os Esportes. ●
Aulas para
discussão sobre os conceitos Esportivos e táticas utilizadas. ●
Aulas práticas
das modalidades apresentadas. ●
Vivencia e
variações esportivas. ●
Praticas
esportivas visando o protagonismo do aluno. |
RECURSOS DIDÁTICOS
NECESSÁRIOS |
●
Materiais
de mídia (data show, Tv, aplicativos de mídia); ●
Quadra
Poliesportiva; ●
Bolas de
esportes variados, cones e materiais disponíveis. |
PROPOSTA PARA A
CULMINÂNCIA |
●
Apresentação
dos Esportes praticados e vivenciados pelos alunos. |
AVALIAÇÃO |
Como essa disciplina não é pontuada, a avaliação se dará no
decorrer do trimestre, de forma individual e coletiva, levando em
consideração a participação dos alunos nas atividades, assiduidade e
realização das atividades propostas. |
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS |
BARBANTI, Valdir
José. Dicionário de Educação Física e Esporte. Tradução. USP
Ribeirão, Ribeirão Preto, 2011. Acesso em: 20 mai. 2023. BRASIL Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de
História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Disponível em:
http://www.acaoeducativa.org.br /fdh/wp-content/uploads/2012/10/DCN-s-Educacao-das-Relacoes-Etnico-Raciais.pdf.
Acesso em abril de 2018. BRASIL Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em
nível superior, curso de licenciatura, graduação plena. PARECER Nº:
CNE/CP 009/2001 de 08/05/2001. LIEBENSON,
C. Treinamento funcional na prática desportiva e reabilitação
neuromuscular. Porto Alegre: Artmed, 2017 BRASIL. Estabelece normas
gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas
portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Lei Nº 10.098, de
19 de dezembro de 2000: Disponível em:
http://www.detro.rj.gov.br/uploads/arquivos/Lei_10098 .pdf . Acesso em abril de 2018. BRASIL. Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. BRASIL MEC/SEF Parâmetros
Curriculares Nacionais – Introdução, Ministério da Educação, Secretaria da
Educação Fundamental, Brasília, 1997. ALMEIDA, Marcos Bezerra de (KIKO) - Basquetebol: iniciação e
competição. Memória de Licenciatura. Rio de Janeiro, UERJ, 1995. MANFREDI, S. M. A competência profissional como tema de
pesquisa. Educação & Sociedade-Revista Quadrimestral de Ciência da
Educação e Sociedade. n.64, p.13-49, Set.1998. |
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