1ª SÉRIE
DCT EDUCAÇÃO FÍSICA 2025
- CEM CASTRO ALVES
SISTEMATIZAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
ESSENCIAIS DA ÁREA DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS EDUCAÇÃO FÍSICA |
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MATRIZ 1ª SÉRIES |
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1º SÉRIE ENSINO MÉDIO
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Competência 1. Compreender
o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas,
corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção
de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias,
para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as
possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para
continuar aprendendo. Objeto do Conhecimento 1º Bimestre: 1.
Conceito de atividade física e
aptidão física 2.
A importância da atividade física para
uma vida saudável 3.
Jogos e brincadeiras 4.
Jogos Pré Desportivos 5.
Imagem corporal e distúrbio de imagem 6.
Desvios comportamentais: Anorexia, Bulimia,
Vigorexia, Esteroides e Anabolizantes. |
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Competências Gerais |
Campos de Atuação Social |
Habilidades Específicas de Linguagens e Suas Tecnologias |
Objetos de Conhecimento |
Temas Contemporâneos Transversais |
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1.
Conhecimento. 2.Pensamento
científico, crítico e criativo 3.
Repertório Cultural 4.
Comunicação 5.
Cultura Digital 6.
Trabalho e Projeto de vida 7. Argumentação 8.
Autoconhecimento e autocuidado 9.
Empatia e cooperação 10.
Responsabilidade e cidadania. |
Vida
Pessoal Vida
Pública Jornalístico Midiático
Artístico-Literário |
EM13LGG101 Compreender
e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes
linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses
pessoais e coletivos. |
1. Conceito de atividade física e
aptidão física 2. A importância da atividade física para uma vida
saudável EDUCAÇÃO
FÍSICA a)
Vivências, experimentação,
reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de
práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em
geral, lutas, outras; b)
Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e
produção de conceitos de práticas corporais não - institucionalizadas como:
atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras; c)
Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre
tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo,
estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento
dessa habilidade pela problematização do contexto cultural originário, da
evolução histórica e da influência dos marcadores sociais (classe, gênero,
idade, origem cultural etc.) na experimentação e nos significados atribuídos
às práticas corporais. |
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HABILIDADE/OBJETIVO
DA ATIVIDADE: EM13LGG101 OBJETO DE CONHECIMENTO: Conceito de atividade física e
aptidão física Com uma frequência cada vez maior
damos conta que surgiram novas expressões no vocabulário dos professores. Não
são tão novas assim, estão na mídia, na fala de alguns médicos, agentes de
saúde e até mesmo na escola: atividade física, saúde, qualidade de vida. Mas
afinal, o que significam e qual a relação que existe entre elas? ATIVIDADE FÍSICA: É toda a movimentação produzida
pela musculatura esquelética com gasto expandido de energia, como nas
atividades domésticas, laborais e de lazer, exercícios e esportes. EXERCÍCIO FÍSICO: É uma atividade física
previamente planejada, orientada e proposta para a manutenção ou melhora dos
componentes da aptidão física relacionada a saúde (resistência aeróbia,
resistência anaeróbia e força muscular, flexibilidade e composição corporal),
realizada repetidamente. Portanto, o exercício físico é uma subcategoria da
atividade física. APTIDÃO FÍSICA: A aptidão física é um conceito
que pode ser definido, dentro das áreas da atividade física e da saúde, com
sendo a capacidade de se realizar trabalhos musculares de forma satisfatória.
Geralmente, a aptidão física relacionada a saúde compreende a resistência
cardiorrespiratória, a força, a resistência muscular e a flexibilidade,
capacidades físicas. A aptidão física
é determinada e sofre interferência de uma série de fatores, dentre os quais
se incluem o nível habitual de atividade física, a dieta, o estilo de vida o
ambiente em que vivemos e a hereditariedade. Tanto a prática regular de
atividades físicas quanto o sedentarismo (inatividade física) podem provocar
adaptações (positivas ou negativas) no organismo das pessoas. SAÚDE: A saúde é uma condição humana que
apresenta três dimensões: a física, a social e a psicológica. Há algum tempo,
ter saúde significava não estar doente. Atualmente, a saúde positiva está
associada a capacidade de aproveitar, desfrutar a vida e enfrentar desafios.
Não é mais somente a ausência de moléstias. Fontes:
www.fitnessfriends.com.br; www.portaleducaçao.com.br; www.emedix.com.br HABILIDADE/OBJETIVO DA ATIVIDADE: EM13LGG101 OBJETO DE CONHECIMENTO: 2. A importância da atividade física para uma vida
saudável A importância da atividade física
para uma vida saudável Ø
O
exercício físico é um poderoso remédio, melhora a qualidade de vida, diminui
o risco de doenças do aparelho cardiorrespiratório e, consequentemente,
minimiza a pressão arterial. Ø
Exercitar
o corpo também favorece aspectos emocionais, trazendo bem-estar, melhora da
autoestima e aumento de energia para outras atividades. Ø
Na
questão estética, o fator principal é que, com a queima das calorias, o
praticante pode perder peso (se combinado a uma alimentação saudável) e
modelar sua musculatura, já que a massa corporal magra toma forma. Ø
Do
ponto de vista da mobilidade, a prática constante da atividade física melhora
a flexibilidade, a postura e a resistência muscular, algo importante para as
demais tarefas do cotidiano. Ø
As
atividades diárias também são consideradas atividades físicas, como limpar a
casa, lavar o carro, praticar jardinagem ou levar o cachorro para passear. No
entanto, o ideal é combinar exercícios aeróbios e anaeróbios. Os exercícios aeróbicos são
aqueles de maior duração e menor intensidade desenvolvendo a resistência,
capacidade respiratória e o condicionamento físico, como por exemplo,
caminhar, correr, pedalar, nadar, dançar. Já os anaeróbicos constituem
movimentos de curta duração e de alta intensidade e, com isso, desenvolvem a
força e a potência, como a musculação, ioga e pilates. Todas as formas de
recreação ou esporte, que mantenham o corpo em forma e mais forte são
consideradas atividades físicas, cuja a prática constante e bem orientada, só
geram benefícios. De forma inversa, a inatividade
física aumenta: O risco de diversas doenças; Predispõe o organismo ao acúmulo de
gordura e à obesidade; Sensibilidade para os resfriados; Depressão, ansiedade e acúmulo do
estresse; Osteoporose e dores nas articulações. Fontes:
www.fitnessfriends.com.br; www.portaleducaçao.com.br; www.emedix.com.br |
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Competência 1. Compreender
o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais
e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de
discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para
ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades
de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar
aprendendo. Objeto do Conhecimento 1º Bimestre: 1.
Conceito de atividade física e aptidão
física 2.
A importância da atividade física para uma
vida saudável 3.
Jogos e brincadeiras 4.
Jogos Pré Desportivos 5.
Imagem corporal e distúrbio de imagem 6.
Desvios comportamentais: Anorexia, Bulimia,
Vigorexia, Esteroides e Anabolizantes. |
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Competências Gerais |
Campos de Atuação Social |
Habilidades Específicas de Linguagens e Suas Tecnologias |
Objetos de Conhecimento |
Temas Contemporâneos Transversais |
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1.
Conhecimento. 2.Pensamento
científico, crítico e criativo 3.
Repertório Cultural 4.
Comunicação 5.
Cultura Digital 6.
Trabalho e Projeto de vida 7.
Argumentação 8.
Autoconhecimento e autocuidado 9.
Empatia e cooperação 10.
Responsabilidade e cidadania. |
Vida
Pessoal Vida Pública Práticas de estudo e pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG102 Analisar
visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes
nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades
de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade. |
3. Jogos e brincadeiras 4. Jogos Pré Desportivos EDUCAÇÃO
FÍSICA a)
Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e
produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como:
esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras; b)
Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e
produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como:
atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras; c) Compreensão, análise, reflexão, discussão,
produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero,
etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física
contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela análise crítica de
práticas corporais, com identificação de preconceitos e estereótipos
associados a grupos minoritários, interesses econômicos, ideológicos e
políticos. |
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HABILIDADE/OBJETIVO
DA ATIVIDADE: EM13LGG102 OBJETO
DE CONHECIMENTO/ CONTEÚDO: 3. Jogos e brincadeiras Brincadeira como uma invenção
humana Brincar é uma invenção humana,
“um ato em que sua intencionalidade e curiosidade resultam num processo
criativo para modificar, imaginariamente, a realidade e o presente”.
(Coletivos de Autores, 1992). Os jogos e as brincadeiras são ações culturais
cuja intencionalidade e curiosidade resultam em um processo lúdico, autônomo,
criativo, possibilitando a (re)construção de regras, diferentes modos de
lidar com o tempo, lugar, materiais e experiências culturais, isto é, o
imaginário. A natureza dos jogos e das brincadeiras não é discriminatória,
pois implica o reconhecimento de si e do outro, traz possibilidades de lidar
com os limites como desafios, e não como barreiras. O que esta afirmação quer
afirmar? Exemplos de Jogos Pré-Desportivos 1 – Derrube a Torre (Handebol) Recursos: Uma bola de borracha
pequena (que os alunos consigam empunhar para arremessar); Uma mesa (carteira
de sala de aula); Um cone; Giz para marcação do piso Descrição: Coloca-se o cone sobre
a mesa e marca-se um grande círculo a sua volta (num tamanho que possibilite
deslocamentos em todas as direções). Um aluno é escolhido para ficar dentro
do círculo com a missão de proteger o cone usando seus braços e pernas
(defesa no handebol). Três alunos são escolhidos para ficar ao redor do
círculo trocando passes e arremessos tentando derrubar o cone. Quando a bola
for interceptada pelo aluno do interior do círculo, este troca de lugar com o
aluno que propiciou a perda da posse da bola. Variação: Podem ser colocados
mais alunos ou no interior do círculo ou ao seu redor. Podem ser acrescentadas mais
bolas ao jogo. 2 – Bobinho (Futebol) Recursos: Uma bola de futebol ou
similar Descrição: Trata-se de um jogo
muito conhecidos entre as crianças. Uma roda é formada e um aluno é escolhido
para ficar em seu interior. Os demais alunos ficam trocando passes entre si
com os pés podendo dar três toques na bola antes de passa-la e sem deixar o
“bobinho” tocar nela. Cada vez que o “bobinho” tocar na bola, ele troca de
papel com aquele aluno que ocasionou o toque. Cada vez que o aluno ocasionar
a saída da bola da formação do círculo também deve assumir o papel de
“bobinho”. Variações: Aumentar o número de
toques na bola. Diminuir o número os toques na
bola. Colocar mais de um “bobinho” no interior
da roda. Colocar mais de uma bola. 3 – Limpando seu campo (Voleibol) Recursos: Bolas e rede de
voleibol Descrição: Duas equipes irão de
posicionar uma em cada lado da rede. Cada integrante das equipes estará com
uma bola nas mãos, e ao comando inicial deverá joga-la por cima da rede para
o outro campo, devendo ir buscar novas bolas que estejam em seu campo e
joga-las seguidamente por cima da rede. Ao comando final, a equipe vencedora
será a que estiver com o menor número de bolas no seu campo. Variações: Colocar bolas de
diferentes tamanhos e pesos no jogo. Colocar um número de bolas
superior ao dos participantes. 4 - Mini- Golf Sugestão enviada pelo professor
Marcelo Xavier Alves Fagundes da Escola Municipal CEI Maria Augusta Jouve
(Curitiba/PR). Recursos: Tacos de madeira
(quaisquer), bolinhas de plástico (aquelas coloridas das piscinas de
bolinhas) e um buraco no chão, por exemplo: buraco na terra, areia ou no
cimento, uma caixinha com entrada na lateral ou um sexto deitado, um pequeno
espaço entre duas hastes, cones ou porta. Espaço: Pátio da escola,
preferencialmente, locais com bastantes obstáculos, tais como grama, árvores,
areia, quadra, parquinho infantil, etc. Descrição: A turma será dividida
em grupos. Os alunos de cada grupo jogarão entre si, um de cada vez em uma
sequência pré-estabelecida. Para diferenciar, cada grupo jogará uma cor de
bolinhas, por exemplo: 20 alunos no total à 4 grupos de 5 alunos cada à 5
bolinhas azuis, 5 amarelas, 5 vermelhas e 5 verdes. Ganha, quem do grupo,
conseguir colocar a sua bolinha no buraco primeiro. HABILIDADE/OBJETIVO
DA ATIVIDADE: EM13LGG102 OBJETO
DE CONHECIMENTO/ CONTEÚDO: 4. Jogos Pré Desportivos O assunto: Jogos Pré Desportivos:
Jogos pré-desportivos são
adaptações de esportes tradicionais e recreativos com o intuito de
desenvolver habilidades físicas e sociais específicas nos participantes.
Normalmente, os jogos pré-desportivos são destinados aos indivíduos que
desejam se iniciar numa pratica desportiva. No entanto, antes de partir para
o esporte, os jogos pré-desportivos servem como um treino dos movimentos
básicos necessários para aquela modalidade esportiva. Os jogos pré-desportivos também
são importantes para aprimorar as habilidades sociais dos participantes,
incentivando o trabalho em equipe, por exemplo. Ao contrário dos jogos
desportivos, que apresentam um conjunto de regras específicos, os jogos
pré-desportivos são mais voltados para o caráter recreativo, com a
flexibilidade de objetivos, regras, durabilidade, jogadores, entre outras
características. Exemplos de jogos pré-desportivos: Como dito, os jogos
pré-desportivos são variações de jogos menores que ajudam a treinar as
capacidades motoras, táticas e físicas dos participantes para determinado
desporto. Por exemplo, para praticar
arremessos de Basquete, os participantes podem jogar o chamado “Basquete
Baixo”, onde a cesta fica num nível mais baixo e de fácil acesso, mas que
ajuda os jogadores a treinarem o posicionamento e modo de fazer as jogadas. Jogos pré-desportivos e Educação
Física No âmbito da educação física,
frequentemente os jogos recreativos são associados a esportes como o futebol,
futsal, vôlei e basquete. Apesar disso, muitas vezes os jogos recreativos não
são esportes, porque não têm a vertente da competitividade, e o mais
importante não é ganhar, e sim participar e se divertir. Os jogos pré desportivos são
jogos cujo objetivo principal é aprender os movimentos básicos das
modalidades desportivas. Nos jogos pré desportivos, os alunos conhecem o
objetivo do jogo, a função e o modo de execução das principais ações
técnico-táticas e as suas principais regras, como o início do jogo, marcação
de golos, cestos ou pontos, adequando as suas ações a esse conhecimento. Nos jogos pré-desportivos também aprendemos: - Passar e a receber, driblar e a
rematar; - Desmarcar e a marcar, colocar-se
em posição de ataque ou de defesa e a driblar; - Conheceres e cumprir
regras. |
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Competência 1. Compreender
o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas,
corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção
de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias,
para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as
possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para
continuar aprendendo. Objeto do Conhecimento 1º Bimestre: 1.
Conceito de atividade física e aptidão
física 2.
A importância da atividade física para uma
vida saudável 3.
Jogos e brincadeiras 4.
Jogos Pré Desportivos 5.
Imagem corporal e distúrbio de
imagem 6.
Desvios comportamentais: Anorexia,
Bulimia, Vigorexia, Esteroides e Anabolizantes. |
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Competências Gerais |
Campos de Atuação Social |
Habilidades Específicas de Linguagens e Suas Tecnologias |
Objetos de Conhecimento |
Temas Contemporâneos Transversais |
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1.
Conhecimento. 2.Pensamento
científico, crítico e criativo 3.
Repertório Cultural 4.
Comunicação 5.
Cultura Digital 6.
Trabalho e Projeto de vida 7. Argumentação 8.
Autoconhecimento e autocuidado 9.
Empatia e cooperação 10.
Responsabilidade e cidadania. |
Vida
Pessoal Vida
Pública Jornalístico e midiático Estudo e
Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG103
Analisar o funcionamento das diversas linguagens, para
interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses
(visuais, verbais, sonoras gestuais). |
5. Imagem corporal e distúrbio de imagem 6. Desvios comportamentais: Anorexia, Bulimia,
Vigorexia, Esteroides e Anabolizantes. EDUCAÇÃO
FÍSICA a)
Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e
produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como:
esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras; b)
Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e
produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como:
atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras. A
Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela
experimentação de práticas corporais, com análise e reflexão sobre como gestos
são construídos e como podem ser aprendidos, considerando aspectos
biomecânicos, fisiológicos, expressivos e de suas relações com os diferentes
contextos das práticas corporais. |
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HABILIDADE/OBJETIVO DA ATIVIDADE: EM13LGG103 OBJETO DE CONHECIMENTO: 5. Imagem corporal e
distúrbio de imagem A imagem corporal é a percepção
que uma pessoa tem do seu próprio corpo e os pensamentos e sentimentos que
resultam desta percepção. Esses sentimentos podem ser positivos, negativos ou
ambos e são influenciados por fatores individuais e ambientais. Também podemos pensar a imagem
corporal como sendo a maneira como você se vê quando se olha no espelho ou
quando você se imagine em sua mente.
Ela é a representação mental do nosso corpo, é a forma como vemos e
pensamos o nosso corpo, também é a forma como acreditamos que os outros nos
veem. O que é imagem corporal A sua imagem corporal é formada
por uma combinação de fatores: O que você acredita ser sua
própria aparência (incluindo suas memórias, suposições e generalizações). Como você se sente em relação ao
seu corpo, incluindo a sua altura, forma e peso. Como você sente e controla o seu
corpo enquanto você se move E também por quatro aspectos: Como
você vê o seu corpo é a sua imagem corporal perceptual. Isso nem sempre é uma
representação correta de como você é na realidade. Por exemplo, uma pessoa
pode perceber-se com sobrepeso quando elas são realmente abaixo do peso. A maneira como você se sente
sobre o seu corpo é a sua imagem corporal afetiva. Isto está relacionado com
a quantidade de satisfação ou insatisfação que você sente sobre a sua forma,
peso e partes individuais do corpo. A maneira como você pensa sobre o seu
corpo é a sua imagem corporal cognitiva. Isto pode levar a preocupação com a
forma do corpo e peso. Por exemplo, algumas pessoas acreditam que elas vão se
sentir melhor sobre si mesmo se elas forem mais magras ou musculosas. Comportamentos em que você se envolve
como resultado da sua imagem corporal abrange a sua imagem corporal
comportamental. Quando uma pessoa está insatisfeita com a forma como os
outros a olham, ela pode se isolar porque se sente mal com sua aparência ou
mesmo utilizar comportamentos destrutivos (por exemplo, exercício excessivo,
dietas extremamente restritivas) como um meio para mudar a aparência. Qual é a Relação entre um
Distúrbio Alimentar e Imagem Corporal? A preocupação com a imagem
corporal e transtornos alimentares andam de “mãos dadas”. Muitas vezes é a
insatisfação com a aparência que leva alguém a concluir que a perda de peso
iria melhorar a sua imagem, e fazê-la sentir-se melhor em relação a si mesma
e seu corpo. Assim, fazer dietas restritivas e praticar exercícios – muitas
vezes de forma exagerada – são estratégias utilizadas. Estas estratégias
aliadas a obsessão pela imagem servem como gatilho para o desenvolvimento de
distúrbios alimentares como a anorexia, bulimia, e compulsão alimentar. O que é Imagem Corporal Negativa? É a percepção distorcida de sua
forma – você percebe partes do seu corpo, diferente de como elas realmente
são. Você está convencido de que apenas outras pessoas são atraentes e que
seu tamanho corporal ou forma é um sinal de fracasso pessoal. Pessoas com imagem corporal negativa têm
uma maior probabilidade de desenvolver um transtorno alimentar e são mais
propensas a sofrer de sentimentos de depressão, isolamento, baixa autoestima,
e obsessões com a perda de peso. Você sente vergonha e ansiedade
em relação ao seu corpo. Você se sente desconfortável e
estranho em seu corpo. O que causa a imagem corporal
negativa? Quando uma pessoa tem pensamentos
negativos e sentimentos sobre o seu próprio corpo, ela pode desenvolver uma
insatisfação corporal. A insatisfação corporal é um processo interno, mas
pode ser influenciado por vários fatores externos. Por exemplo, a família,
amigos, conhecidos, os professores e os meios de comunicação têm um impacto
sobre a forma como uma pessoa vê e sente sobre si mesma e sua aparência.
Indivíduos que vivem em ambientes onde a aparência “idealizada” é valorizada
demasiadamente, ou aqueles que recebem feedback negativo sobre sua aparência
têm um risco maior de apresentar uma insatisfação corporal. Um dos colaboradores externos
mais comuns para a insatisfação com o corpo é a mídia. Pessoas de todas as
idades são bombardeadas com imagens através de TV, revistas, internet e
publicidade. Estas imagens, muitas vezes promovem ideais da aparência irrealistas,
inatingíveis e altamente estilizados que têm sido fabricados por estilistas,
equipes de arte e manipulação digital e não podem ser alcançados na vida
real. Aqueles que sentem que não estão à altura em comparação com estas
imagens, podem experimentar insatisfação corporal intensa, que é prejudicial
para o seu bem-estar psicológico e físico. Bullying – pessoas que foram ou são
ridicularizadas ou humilhadas por conta da sua aparência / peso,
independentemente do tipo de corpo real, têm um risco maior de desenvolverem
insatisfação corporal. Tamanho do corpo – Em nossa sociedade extremamente
ligada no peso e imagem, um tamanho corporal maior aumenta o risco de
insatisfação corporal O que é Imagem Corporal Positiva? Uma verdadeira e clara percepção de sua
forma – você consegue ver as várias partes do seu corpo como elas realmente
são. Você aceita e aprecia a forma natural do
seu corpo e você entende que a aparência física de uma pessoa diz muito pouco
sobre seu caráter e valor. Você se sente orgulhosa e aceita seu
biotipo e se recusa a gastar uma quantidade razoável de tempo se preocupando
com comida, peso e calorias. Você se sente confortável e confiante em
seu corpo. Por
que é que a imagem corporal positiva é importante? A
imagem corporal positiva ocorre quando uma pessoa é capaz de aceitar,
apreciar e respeitar seu corpo. Ela
é importante porque é um dos fatores de proteção que podem tornar uma pessoa
mais resistente aos distúrbios alimentares. Na verdade, os programas mais
eficazes de prevenção de transtorno alimentar usam uma abordagem de promoção
da saúde, com foco na construção da imagem corporal positiva e autoestima,
além de uma abordagem equilibrada para a nutrição e atividade física. Uma
imagem positiva do corpo irá melhorar: Autoestima, que dita como uma pessoa se
sente sobre si mesma, podendo influenciar todos os aspectos da vida, e
contribuir para a felicidade e bem-estar. A auto aceitação, fazendo uma
pessoa mais propensa a se sentir confortável e feliz com a maneira que as
pessoas próximas a enxergam e menos propensa a sentir-se impactada tanto por
imagens irreais nos meios de comunicação quanto pelas pressões sociais para
se definir de determinada maneira. As perspectivas e comportamentos
saudáveis. Já que é muito mais fácil levar um estilo de vida equilibrado, com
atitudes e práticas relativas à alimentação e exercício quando você está em
sintonia com às necessidades do seu corpo. Nós todos podemos ter nossos dias
em que nos sentimos estranhos ou desconfortáveis em nossos corpos, mas a
chave para desenvolver a imagem corporal positiva é reconhecer e respeitar a
nossa forma natural e aprender a dominar os pensamentos e sentimentos
negativos em relação ao corpo através de atitudes e afirmações positivas. HABILIDADE/OBJETIVO DA ATIVIDADE: EM13LGG105 Analisar e experimentar diversos processos
de remidiação de produções multissemióticas, multimídia e transmídia,
desenvolvendo diferentes modos de participação e intervenção social. OBJETO
DE CONHECIMENTO: 6. Desvios comportamentais:
Anorexia, Bulimia, Vigorexia, Esteroides e Anabolizantes. EDUCAÇÃO
FÍSICA: Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos
sobre tópicos emergentes: Estética: padrões corporais, a valorização na
sociedade e pela mídia; uso de anabolizantes e drogas em geral, cirurgias
plásticas, implantes, anorexia, bulimia e vigorexia, outros; A Educação
Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade ao propor a análise de
questões controversas nas práticas da cultura corporal, com investigação de
diferentes pontos de vista, para formação de opinião sustentada em
argumentos. Disfunções Alimentares Por Ana Paula de Araújo: Considera-se uma disfunção ou um transtorno alimentar qualquer alteração relacionada à alimentação de alguém. Esta
alteração pode ser devida a fatores metabólicos ou psicológicos. A faixa
etária mais atingida é a adolescência, tanto devido às adaptações sofridas no
corpo quanto a fatores sociais e emocionais envolvendo a convivência na
família, na escola, no trabalho, etc. Porém, outras faixas etárias também são
atingidas pelas mesmas doenças.
As disfunções alimentares ganharam maior destaque na mídia e
conhecimento popular por conta de casos de adolescentes que, sem controle
alimentar, tiveram sérios problemas de saúde, chegando até a haver casos de
morte. As disfunções mais conhecidas são: a bulimia,
a anorexia,
a obesidade
e a desnutrição.
Mais recentemente tornaram-se também ameaças a ortorexia
e a vigorexia.
Vejamos em que consiste cada uma delas:
Anorexia e Bulimia
A anorexia é frequentemente associada à bulimia,
podendo ocorrerem ao mesmo tempo em um indivíduo. A bulimia apresenta
sintomas similares aos da anorexia e é ainda mais comum, podendo atingir 1 em
4 adolescentes (moderadamente). No caso da bulimia, podem acontecer os seguintes
sintomas (a maioria comportamentais): a pessoa se alimenta ingerindo uma
quantidade exorbitante de alimento, compulsivamente, e após a ingestão seu
propósito é livrar-se dos alimentos ingeridos. Por se sentirem culpadas, as
pessoas podem tomar atitudes como ingerirem uma grande quantidade de laxantes
e diuréticos
ou de remédios que induzem o vômito, jejuar por longos períodos ou
exercitar-se freneticamente em busca de queimar as calorias adquiridas. A perda de peso, porém, não é tão rápida, pois a pessoa continua
se alimentando, podendo assim viver anos com a doença sem que ninguém
suspeite. Isso faz com que o início do tratamento seja mais difícil e com que
a recuperação da pessoa seja mais lenta. Muitas vezes acontecem recaídas, a
pessoa não admite ter a doença, entre outras complicações. No caso da anorexia, a pessoa é levada a parar de ingerir
alimentos quase completamente. Pode tomar atitudes como pesar os alimentos,
medir a quantidade de líquido que vai tomar, etc. Além disso, o corpo pode
começar a rejeitar os alimentos e o vômito acontece de modo não intencional
logo depois que a pessoa se alimenta. Pode também sentir fortes dores
estomacais, rejeitando, ainda assim, alimentar-se. Alguns se recusam a comer
na frente de outras pessoas. Anorexia A anorexia pode ser detectada de maneira
mais fácil que a bulimia, pois a pessoa apresenta uma perda de peso rápida e
muito exagerada. O indivíduo pode enxergar uma imagem distorcida de si, ou
seja, mesmo tendo ficado esquálido ainda continua a enxergar-se acima do
peso. Obesidade:
É um distúrbio caracterizado pelo excesso de
peso no indivíduo. Este, alimentando-se indiscriminadamente, adquire um peso
muito acima do previsto para a sua altura, idade e sexo e desenvolve, a
partir daí, outras complicações na sua saúde física e mental como: altas
taxas de colesterol e glicose no sangue, problemas de circulação,
cardíacos e respiratórios, baixa autoestima, depressão, etc. Na
maioria dos casos o indivíduo tem consciência do problema que adquiriu, por
ser muito aparente, mas sofre preconceitos e piadinhas,
o que dificulta a sua ida a um médico. É uma doença perigosa e que tem
atingido uma grande quantidade de pessoas, na maioria dos casos por falta de
balanceamento na alimentação e de atividades físicas.
Vigorexia e Ortorexia A ortorexia é a obsessão por alimentos biologicamente puros, por
uma alimentação saudável, enquanto a vigorexia é a obsessão por um corpo perfeito.
Esta última tem atingido mais aos jovens do sexo masculino, os quais, para
atingir tal objetivo, acabam por utilizar suplementos alimentares
e esteróides,
associados a uma atividade física intensa. A ortorexia, apesar de ainda pouco conhecida, é preocupante,
pois ameaça a saúde do corpo e a saúde
mental e emocional das pessoas. A preocupação exagerada com o que irá
comer desvia a maior preocupação, que deveria ser com a saúde do corpo. AVISO
LEGAL: As informações disponibilizadas nesta
página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo,
jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um
profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer
responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui
publicadas. Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/saude/disfuncoes-alimentares/ |
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