3ª SÉRIE
DCT EDUCAÇÃO FÍSICA 2025 - CEM
CASTRO ALVES
SISTEMATIZAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
ESSENCIAIS DA ÁREA DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS EDUCAÇÃO FÍSICA |
|||||||||||||
MATRIZ 3ª SÉRIES |
|||||||||||||
3º SÉRIE ENSINO MÉDIO
|
|||||||||||||
Competência 6. Apreciar esteticamente as mais
diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características
locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos sobre as
linguagens artísticas para dar significado e (re) construir produções
autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e
criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas. Objeto do Conhecimento 1º Bimestre 3ª
SÉRIE: 1.
Ginástica
em academia: Noções de treinamento funcional; prevenção de doenças através do
exercício físico. 2.
Tênis de mesa: Identificar elementos
técnicos, sistemas táticos individuais e coletivos. 3.
Sistema de jogo e Regras oficiais.
|
|||||||||||||
Competências Gerais |
Campos de Atuação Social |
Habilidades Específicas de Linguagens e Suas Tecnologias |
Objetos de Conhecimento |
Temas Contemporâneos Transversais |
|||||||||
1.
Conhecimento; 2.
Pensamento científico, crítico e criativo; 3.
Repertório Cultural; 4.
Comunicação; 5.
Cultura Digital; 6.
Trabalho e Projeto de vida; 7.
Argumentação; 8.
Autoconhecimento e autocuidado; 9.
Empatia e cooperação; 10.
Responsabilidade e cidadania. |
Vida
Pessoal Vida
Pública Jornalístico e midiático Estudo e
Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG601 Apropriar-se
do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua
diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações
artísticas na sociedade, desenvolvendo visão estética crítica e histórica. |
1.a. Ginástica em
academia: Prevenção de doenças através do exercício físico. EDUCAÇÃO
FÍSICA a)
Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e
produção de conceitos de práticas corporais intitucionalizadas: danças,
ginásticas em geral, lutas; b)
Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e
produção de conceitos de práticas corporais não-intitucionalizadas como:
atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras. A
Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade por meio de
atividades de investigação, apreciação e discussão do patrimônio artístico, a
partir das danças. Esse desenvolvimento implica: práticas com bens materiais
(obras urbanísticas e artísticas) e imateriais (saberes da cultura popular,
dança, músicas, artes e artesanatos etc.), significativos em termos locais e
globais; análise dos atores e processos de disputa de legitimidade e sentido;
e reflexão sobre as diferentes valorizações contempladas no patrimônio e
sobre o que elas refletem a respeito do protagonismo e de grupos, seus
valores e pertenças. |
1. Meio
ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo. 2.
Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal. 3.
Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional. 4.
Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito,
Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo
de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso. 5.
Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do
multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras. 6.
Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia. |
|||||||||
HABILIDADE/OBJETIVO
DA ATIVIDADE: EM13LGG601 OBJETO
DE CONHECIMENTO: 1.a. Ginástica em academia:
Prevenção de doenças através do exercício físico. Exercícios físicos para prevenção e combate de patologias A atividade física contribui para a manutenção da qualidade de
vida, e a sua adoção auxilia na prevenção e combate de patologias. Já está cientificamente comprovado que a prática de atividades
físicas é benéfica à saúde. Mas você sabia que ela também é uma grande aliada
no tratamento de patologias? Além de contribuir na prevenção, também pode
promover influência direta na cura e combate destas patologias. Grande parte da população alega a ausência de atividade física
na rotina por falta de tempo, preguiça, custos ou dificuldade de encontrar
uma atividade compatível com o estilo de vida. Entretanto, especialistas
alertam que o sedentarismo favorece uma série de patologias, além de
intensificar problemas de saúde como: hipertensão, diabetes, doenças
cardiovasculares e até emocionais. Para tanto, manter uma rotina de
atividades aeróbias durante a idade adulta e avançada pode diminuir sintomas
de diversas patologias. E caso a
pessoa já apresente sinais da doença, o exercício não deve ser evitado. Pelo
contrário: Doenças e exercício físico podem coexistir. Conheça algumas patologias que podem ser prevenidas e cuidadas
com a prática de exercícios físicos, aliada à adoção de hábitos e um estilo
de vida mais saudável: Diabetes: exercícios
são de suma importância para diabéticos. Eles controlam os níveis de
glicemia, estimulam a produção de insulina e facilitam o seu transporte para
dentro das células, além de melhorar a condição cardiovascular. O aumento da
gordura localizada, em especial na região abdominal, é uma das razões que
levam ao quadro de rigidez a insulina. Sendo assim, uma das melhoras formas
de se prevenir contra o diabetes é equilibrar uma alimentação adequada a
prática regular de exercícios físicos. Uma ressalva: cuidado com os pés ao
exercitar-se. Em muitas modalidades de exercícios físicos machucam-se os pés
e o diabético deve precaver-se desse desconforto. Pressão Alta: Pessoas
consideradas” sedentárias” obrigam o coração a realizar um maior esforço,
pois o músculo cardíaco necessita realizar mais pressão para que o sangue
percorra o corpo todo, elevando a pressão arterial. A atividade física não só
diminui a pressão, como ainda auxilia na prevenção contra o surgimento de
outras patologias, uma vez que aumenta a resistência e capacidade
cardiovascular. Doenças
Cardiovasculares: A prevenção de doenças do coração já está incluída na lista de
benefícios de exercícios físicos. Mas e se a doença já está instalada?
Cardiologistas brasileiros e estrangeiros recomendam exercícios leves no
período Pré-cirúrgico para fortalecer musculatura e incrementar circulação
periférica. Sempre busque seguir
as indicações do médico, que vai sugerir qual o exercício mais indicado. Osteoporose: Os
exercícios contribuem para a formação de massa óssea, pois previnem o
desenvolvimento da osteoporose. A atividade física favorece a fixação de
cálcio, o que é imprescindível para evitar a doença, visto que ela pode ser
ocasionada pela progressiva descalcificação. Ansiedade: A ansiedade pode desencadear uma
série de transtornos como: preocupação excessiva, medo, falta de controle,
tensão permanente, dentre outros. Esses sintomas podem ser intensificados por
conta do sedentarismo, pois ocorre uma interdição da produção de endorfina,
neurotransmissores que propiciam uma sensação de bem-estar. As pessoas que praticam exercícios físicos
conseguem conviver e lidar melhor com a ansiedade, e ganham mais
produtividade. Alzheimer e Parkinson: Sem
medicamentos que eliminem essas doenças de nossa existência, pesquisadores
tem sugerido paliativo que garantam alguma qualidade de vida aos pacientes.
“No caso das doenças do sistema nervoso central, como Alzheimer e Parkinson,
a atividade física é benéfica porque protege o cérebro”, afirma o
neurologista e pesquisador do Laboratório de Neurociências e Comportamento da
Universidade de Brasília. “O exercício físico aumenta a produção de
substâncias que atuam na proteção das células do cérebro, prolonga a vida
dessas células e previne que elas entrem num processo de morte”, completa.
Sabe-se que o exercício aeróbico favorece a conexão entre os neurônios,
aumentando a capacidade de aprendizagem e adaptação. O mesmo ocorre quando o
cérebro é estimulado com exercícios mentais, como jogos de estratégias e
aprendizado de idiomas. A prática de atividade física proporciona benefícios à
composição corporal, saúde e a qualidade de vida. A magnitude das respostas
aos exercícios parece estar associada com a interação de diferentes
variáveis, como a natureza do estímulo, a duração e intensidade do esforço, o
grau de treinamento e o estado nutricional do praticante. Lembrando que para
sentir os efeitos e resultados, a prática de exercícios físicos deve ser
aliada a hábitos saudáveis e uma alimentação adequada. Fonte: adaptado do site Hora do Treino e
Ativo |
|||||||||||||
|
|||||||||||||
|
|||||||||||||
Competências Gerais |
Campos de Atuação Social |
Habilidades Específicas de Linguagens e Suas Tecnologias |
Objetos de Conhecimento |
Temas Contemporâneos Transversais |
|||||||||
1.
Conhecimento; 2.
Pensamento científico, crítico e criativo; 3.
Repertório Cultural; 4.
Comunicação; 5.
Cultura Digital; 6.
Trabalho e Projeto de vida; 7.
Argumentação; 8.
Autoconhecimento e autocuidado; 9.
Empatia e cooperação; 10.
Responsabilidade e cidadania. |
Vida
Pessoal Vida
Pública Jornalístico e midiático Estudo e
Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG601 Apropriar-se
do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua
diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações
artísticas na sociedade, desenvolvendo visão estética crítica e histórica. |
1.b. Noções de treinamento
funcional. EDUCAÇÃO
FÍSICA a)
Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e
produção de conceitos de práticas corporais intitucionalizadas: danças,
ginásticas em geral, lutas; b)
Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e
produção de conceitos de práticas corporais não-intitucionalizadas como:
atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras. A
Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade por meio de
atividades de investigação, apreciação e discussão do patrimônio artístico, a
partir das danças. Esse desenvolvimento implica: práticas com bens materiais
(obras urbanísticas e artísticas) e imateriais (saberes da cultura popular,
dança, músicas, artes e artesanatos etc.), significativos em termos locais e
globais; análise dos atores e processos de disputa de legitimidade e sentido;
e reflexão sobre as diferentes valorizações contempladas no patrimônio e
sobre o que elas refletem a respeito do protagonismo e de grupos, seus
valores e pertenças. |
1. Meio
ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo. 2.
Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal. 3.
Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional. 4.
Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito,
Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo
de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso. 5.
Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do
multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras. 6.
Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia. |
|||||||||
HABILIDADE/OBJETIVO
DA ATIVIDADE: EM13LGG601 OBJETO
DE CONHECIMENTO: 1.b. Noções de treinamento
funcional. Ginástica funcional é um método de atividade
física sem aparelhos de academia que serve para fortalecer os músculos,
emagrecer ou melhorar o condicionamento físico baseada em movimentos do
cotidiano, como levantar, agachar, puxar ou empurrar. Esse tipo de exercício, além de ajudar a
perder peso, proporciona um corpo mais delineado e firme em poucas semanas de
treino. O objetivo desses exercícios é fortalecer, definir, melhorar a
flexibilidade e aumentar a resistência e o equilíbrio corporal para os
movimentos do dia a dia. Uma das diferenças entre a ginástica
funcional e os exercícios de academia é a utilização de poucos acessórios
para a sua execução. Essa modalidade de exercício não necessita de aparelhos
e, por isso, pode ser feita até mesmo em casa ou ao ar livre. Mesmo com resultados parecidos, a principal
diferença está na estimulação dos músculos e na complexidade. Enquanto os
aparelhos de academia fazem estímulos em áreas isoladas, a ginástica
funcional age no corpo todo, é mais complexa, dinâmica e descontraída.Esse
exercício também é muito procurado porque pode ser feito de acordo com o
tempo e o objetivo de cada praticante. Quem pode fazer ginástica
funcional? A ginástica funcional deve respeitar os
limites individuais dos praticantes. Por conta disso, pode ser realizada por
qualquer pessoa, independentemente da idade. Assim como em qualquer atividade
física, os idosos recebem uma atenção especial e, geralmente, seus exercícios
são adaptados para casos de doenças ortopédicas, como artrite ou artrose. Mulheres que querem emagrecer durante o
período pós-parto também podem recorrer à ginástica funcional. Quando
realizada em academias, as turmas são montadas de acordo com a faixa etária e
a compatibilidade física do grupo. Qual é a frequência dos
exercícios? Para que a ginástica funcional mostre
resultado é necessário realizar a atividade pelo menos três vezes por semana,
em sessões de 40 minutos a uma hora. Essa recorrência dos exercícios irá
variar de acordo com o objetivo de cada um. A maneira mais saudável de fazer
esse planejamento é com o auxílio de um professor ou personal trainer para
evitar lesões. É possível fazer ginástica funcional em
casa? Sim! A ginástica funcional tem vários
exercícios que podem ser realizados sem o auxílio de aparelhos, utilizando
apenas o peso do corpo. Se você quiser se exercitar sem sair de casa, pode
começar com a ajuda de diversos aplicativos, aulas on-line ou, se possível,
procurar um personal trainer. Dentre os exercícios que podem ser feitos em
casa estão os polichinelos, corrida e diferentes tipos de abdominais. É importante
ressaltar que o cuidado e a atenção precisam ser redobrados caso não tenha
supervisão para realizar as atividades. |
|||||||||||||
Competência 2. Compreender os processos
identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais
de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e
posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na
democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o
autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a
cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza. Objeto do Conhecimento 1º Bimestre
3ª SÉRIE: 1.
Ginástica em academia: Noções de
treinamento funcional; prevenção de doenças através do exercício físico. 2. Tênis
de mesa: Identificar elementos técnicos, sistemas táticos individuais e
coletivos. 3.
Sistema de jogo e Regras oficiais. 4.
Evolução e atualidade. |
|||||||||||||
Competências Gerais |
Campos de Atuação Social |
Habilidades Específicas de
Linguagens e Suas Tecnologias |
Objetos de Conhecimento |
Temas Contemporâneos Transversais |
|||||||||
1.
Conhecimento; 2.
Pensamento científico, crítico e criativo; 3.
Repertório Cultural; 4.
Comunicação; 5.
Cultura Digital; 6.
Trabalho e Projeto de vida; 7.
Argumentação; 8.
Autoconhecimento e autocuidado; 9.
Empatia e cooperação; 10.
Responsabilidade e cidadania. |
Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG203 Analisar
os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de
linguagem e em suas produções (artísticas; corporais e verbais). |
2. Tênis de mesa:
Identificar elementos técnicos, sistemas táticos individuais e coletivos. EDUCAÇÃO
FÍSICA a)
Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e
produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como:
esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras; b)
Vivências, experimentação,
reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de
práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas,
atividades circenses, atividades recreativas, outras; c)
Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre
tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo,
estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento
dessa habilidade pela análise da disputa entre discursos opressores e de
discursos e processos pela busca de legitimidade das práticas corporais de
grupos minoritários, como as mulheres, os pobres, os negros, os indígenas, os
imigrantes, habitantes das periferias, entre outros. |
1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo. 2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal. 3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional. 4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o
Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente,
Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso. 5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a
valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais
brasileiras. 6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia. |
|||||||||
HABILIDADE/OBJETIVO
DA ATIVIDADE: EM13LGG203 OBJETO
DE CONHECIMENTO: 2. Tênis de mesa:
Identificar elementos técnicos, sistemas táticos individuais e coletivos. HISTÓRIA DO TÊNIS DE MESA O tênis de mesa teve a sua origem e desenvolvimento na
Inglaterra durante a metade do século XIX, era praticado com um passatempo
social (FPTM, 2006). A criação do jogo foi atribuída aos oficiais do exército inglês
que estavam a serviço na Índia e não conseguiam praticar seu esporte favorito
– o tênis – por que o calor era muito intenso, resolveram adaptar o tênis
para uma mesa onde podia ser jogado à sombra de árvores (UZORINAC, 2001). As raquetes eram de madeira, papelão ou tripa animal, cobertas
por lixas, cortiças, tecido ou borracha. O TÊNIS DE MESA NO BRASIL O início do esporte no Brasil deu-se por meio de turistas
ingleses, que por volta de 1905 começaram a implantá-lo em São Paulo. CARACTERÍSTICAS DO JOGO E OS MATERIAIS Caracterizado como uma modalidade individual, de confronto, o
Tênis de Mesa constitui uma modalidade que estimula uma grande autonomia do
atleta para tomar decisões, criando caminhos alternativos em função de
imprevistos que possam ocorrer durante o decorrer de uma partida. As raquetes são classificadas de acordo com a sua velocidade em:
madeiras do tipo defensivo (servem para controle); madeiras do tipo allround
(misturam ataque e defesa) e madeiras de ataque que são de alta velocidade
(CBTM, 2006). As raquetes em competições devem ter duas cores, um lado preto e
outro vermelho. Não é permitido jogar com o lado de madeira, sem borracha. REGRAS BÁSICAS A MESA: Têm 2,74m de comprimento e 1,525mm de largura e 76cm de altura.
Na cor escura e fosca, tendo uma linha branca de 2cm de largura em toda a sua
volta. Para os jogos de duplas, ela é dividida em duas partes iguais por uma
linha branca. A REDE: Estende-se por 15,25cm além das bordas laterais da mesa e tem
15,25cm de altura, devendo ser de cor escura e devem possuir a sua parte
superior branca. A BOLA: Deve ser feita de celuloide ou plástico similar, nas cores
branca ou laranja e fosca, pesar 2,7g e ter diâmetro de 40 mm. A RAQUETE: a) O lado usado para bater na bola deve ser coberto com borracha
tendo uma espessura máxima de 2mm à 4mm. b) O lado não usado para bater na bola deve ser pintado de cor
diferente da borracha devendo ser vermelho ou preto. c) Não é permitido jogar com o lado de madeira. A PARTIDA: Constitui-se de sets de 11 (onze) pontos. Pode ser jogada em qualquer
número de sets ímpares. No caso de empate em 10 pontos, o vencedor será o que
fizer 2 pontos consecutivos primeiro. Na partida quando houver "negra" (2 a 2) ou (3 a 3),
os atletas mudam de lado logo que um atleta consiga 05 pontos. O SAQUE 1 - A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), da palma
da mão livre na vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela
toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no
campo do recebedor. 2 - O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou numa
extensão imaginária desta. 3 - Cada atleta tem direito a 2 (dois) saques, mudando sempre
quando a soma dos pontos seja 2 (dois) ou seus múltiplos. Ex.: 2 a 2 = 4 = 6
a 6 = 12 4 - O sacador deverá sacar e retirar o braço da mão livre da
frente da bola de modo que nada esteja entre a bola e o adversário a não ser
a rede e suportes. FALTAS: A não ser que a partida sofra obstrução (não vale ponto), um
atleta perde um ponto quando: a) Errar o saque. b) Errar a resposta. c) Tocar na bola duas vezes consecutivas. d) A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas. e) Bater com o lado de madeira da raquete. f) Movimentar a mesa de jogo. g) Ele ou a raquete tocar a rede ou seus suportes. h) Tocar a superfície da mesa durante a sequência. JOGOS DE DUPLAS: Valem as mesmas regras, sendo que: a) O saque tem que ser feito do lado direito do sacador para o
lado direito do recebedor. b) Cada atleta só pode bater uma vez na bola. c) A ordem do saque é estabelecida no início do jogo e a
sequência será natural: Atleta A saca para o X Atleta X saca para o B Atleta B saca para o Y Atleta Y saca para o A que, saca para o X e assim,
sucessivamente, cada atleta vai dando 2 saques. No empate 10-10, cada um só dá 1 saque por vez. |
|||||||||||||
|
|||||||||||||
Competência 2. Compreender os processos
identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais
de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e
posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na
democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o
autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a
cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza. Objeto do Conhecimento 1º Bimestre
3ª SÉRIE: 1.
Ginástica em academia: Noções de
treinamento funcional; prevenção de doenças através do exercício físico. 2.
Tênis de mesa: Identificar elementos
técnicos, sistemas táticos individuais e coletivos. 3.
Sistema
de jogo e Regras oficiais. 4.
Evolução e atualidade. |
|||||||||||||
Competências Gerais |
Campos de Atuação Social |
Habilidades Específicas de
Linguagens e Suas Tecnologias |
Objetos de Conhecimento |
Temas Contemporâneos Transversais |
|||||||||
1. Conhecimento. 2.Pensamento científico, crítico e criativo 3. Repertório Cultural 4. Comunicação 5. Cultura Digital 6. Trabalho e Projeto de vida 7. Argumentação 8. Autoconhecimento e autocuidado 9. Empatia e cooperação 10. Responsabilidade e cidadania. |
Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG203 Analisar
os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de
linguagem e em suas produções (artísticas; corporais e verbais). |
3. Sistema de jogo e
Regras oficiais. EDUCAÇÃO
FÍSICA a)
Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e
produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como:
esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras; b)
Vivências, experimentação,
reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de
práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas,
atividades circenses, atividades recreativas, outras; c)
Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre
tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo,
estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento
dessa habilidade pela análise da disputa entre discursos opressores e de
discursos e processos pela busca de legitimidade das práticas corporais de
grupos minoritários, como as mulheres, os pobres, os negros, os indígenas, os
imigrantes, habitantes das periferias, entre outros. |
1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo. 2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal. 3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional. 4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o
Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente,
Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso. 5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a
valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais
brasileiras. 6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia. |
|||||||||
HABILIDADE/OBJETIVO
DA ATIVIDADE: EM13LGG203 OBJETO
DE CONHECIMENTO: 3. Sistema de jogo e
Regras oficiais. FUNDAMENTOS DO TÊNIS DE MESA Formas de empunhadura de raquete: Os estilos de empunhadura de raquete são: o
clássico (shakehand) e o caneteiro (penholder). No estilo clássico, segura-se a raquete como
se fosse cumprimentar alguém, esse estilo é caracterizado por permitir que se
façam os golpes com os dois lados da raquete. No estilo caneteiro, os dedos polegar e
indicador ficam na parte da frente da raquete e os outros na parte de trás, a
raquete é segura como se fosse uma caneta (CBTM, 2006). Neste estilo utiliza-se somente um lado
da raquete, potencializando o uso do forehand. EFEITOS São os tipos de rotações que se pode
imprimir à bola através de borrachas com grande coeficiente de atrito. x OS TRÊS PRINCIPAIS EFEITOS SÃO: Efeito para baixo (backspin) -
para executar esse efeito, o jogador deve raspar a raquete na parte inferior
da bola, de modo que, na hora do golpe, o movimento seja de cima para baixo
(descendente); Efeito para cima (topspin): para a execução desse efeito o jogador deve raspar
a raquete na parte superior da bola de forma que na hora do golpe o movimento
seja de baixo para cima (ascendente); Efeito lateral (sidespin): para executar esse efeito o jogador deve
raspar a raquete na parte lateral da bola podendo ser pelo lado esquerdo ou
direito. SAQUE Para a realização do saque, a bola deve ser
posicionada sobre a mão espalmada, de maneira que a bola não possa ser
ocultada, e deverá ser golpeada em sua descendente. O MÉTODO JAPONÊS O método japonês é baseado na repetição, na
disciplina, na técnica absolutamente correta, numa evolução lenta e gradual.
Este método se parece a uma linha de montagem de uma grande empresa nipônica.
As crianças copiam e obedecem a tudo o que o treinador ordena. Assim, todos
são muito parecidos quando executam seus golpes. As jogadas e estilos seguem
a mesma tendência (CAMARGO; MARTINS, 1999). Suas principais características são:
Repetição; Disciplina Método Analítico; Tecnicista Repetitivo. O MÉTODO ALEMÃO Este é também um método de iniciação muito
usado em todo o mundo. Baseia-se no desenvolvimento dos sentidos e
coordenação das crianças. Segue um programa preestabelecido, rígido na parte
técnica, mas os exercícios são variados, em forma de mini competições e muita
movimentação. Fisicamente as crianças são estimuladas a diferentes, ganhando
uma boa consciência corporal (CAMARGO; MARTINS, 1999). Suas principais características são:
Desenvolvimento das capacidades coordenativas; Exercícios e tarefas variadas;
pequenos e grandes jogos; muita movimentação. O MÉTODO SUECO Aproveitando-se das virtudes e dificuldades
dos métodos anteriores, surge o método Sueco fundamentado em situações
criativas e harmoniosas e que levaram os suecos a dominar o Tênis de Mesa
mundial por vários anos. Suas características principais são:
Criatividade; (liberdade de experimentação dos gestos técnicos);
Desenvolvimento da percepção motora. |
|||||||||||||
Competência 2. Compreender os processos
identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais
de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e
posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na
democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o
autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a
cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza. Objeto do Conhecimento 1º Bimestre
3ª SÉRIE: 1.
Ginástica em academia: Noções de
treinamento funcional; prevenção de doenças através do exercício físico. 2.
Tênis de mesa: Identificar elementos
técnicos, sistemas táticos individuais e coletivos. 3.
Sistema de jogo e Regras oficiais. 4. Evolução e
atualidade. |
|||||||||||||
Competências Gerais |
Campos de Atuação Social |
Habilidades Específicas de
Linguagens e Suas Tecnologias |
Objetos de Conhecimento |
Temas Contemporâneos Transversais |
|||||||||
1. Conhecimento. 2.Pensamento científico, crítico e criativo 3. Repertório Cultural 4. Comunicação 5. Cultura Digital 6. Trabalho e Projeto de vida 7. Argumentação 8. Autoconhecimento e autocuidado 9. Empatia e cooperação 10. Responsabilidade e cidadania. |
Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG203 Analisar
os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de
linguagem e em suas produções (artísticas; corporais e verbais). |
4. Evolução e atualidade. EDUCAÇÃO
FÍSICA a)
Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e
produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como:
esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras; b)
Vivências, experimentação,
reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de
práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas,
atividades circenses, atividades recreativas, outras; c)
Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre
tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo,
estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento
dessa habilidade pela análise da disputa entre discursos opressores e de
discursos e processos pela busca de legitimidade das práticas corporais de
grupos minoritários, como as mulheres, os pobres, os negros, os indígenas, os
imigrantes, habitantes das periferias, entre outros. |
1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo. 2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal. 3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional. 4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o
Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente,
Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso. 5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a
valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais
brasileiras. 6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia. |
|||||||||
HABILIDADE/OBJETIVO
DA ATIVIDADE: EM13LGG203 OBJETO DE CONHECIMENTO: 4. Evolução e atualidade. Nascido e desenvolvido na Inglaterra durante a segunda metade do
Século XIX, teve sua origem a partir do jogo medieval de tênis, que costumava
ser jogado tanto ao ar livre quanto em espaços fechados. O tênis de mesa,
portanto, foi concebido para ser um passatempo social, jogado em salas
fechadas, especialmente no inverno, quando era mais difícil praticar o tênis
de campo. Os primeiros registros do tênis de mesa revelam um jogo rude,
iniciado por estudantes universitários com livros dispostos no lugar da rede,
e por militares que o praticavam com equipamentos improvisados.
|
|||||||||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário