2ª SÉRIE
DCT EDUCAÇÃO FÍSICA 2025 - CEM
CASTRO ALVES
SISTEMATIZAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
ESSENCIAIS DA ÁREA DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS EDUCAÇÃO FÍSICA |
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MATRIZ 2ª SÉRIES |
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2º SÉRIE ENSINO MÉDIO
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Competência 3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais)
para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo
pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional
e global. Objeto do Conhecimento 1º Bimestre
2ª SÉRIE: 1.
Hipertensão
arterial: Causas sintomas e tratamentos. 2.
Musculação: Força e resistência
muscular; hipertrofia muscular; exercícios aeróbicos e anaeróbicos. 3.
Testes motores: Força, velocidade e
agilidade. |
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Competências Gerais |
Campos de Atuação Social |
Habilidades Específicas de
Linguagens e Suas Tecnologias |
Objetos de Conhecimento |
Temas Contemporâneos Transversais |
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1.
Conhecimento. 2. Pensamento
científico, crítico e criativo. 3. Repertório
Cultural 4. Comunicação 5. Cultura
Digital 6. Trabalho e
Projeto de vida 7. Argumentação 8.
Autoconhecimento e autocuidado 9. Empatia e
cooperação 10. Responsabilidade e cidadania. |
Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG301 Participar de processos de produção individual e colaborativa em
diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta
suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes
contextos. |
1. Hipertensão arterial:
Causas sintomas e tratamentos. EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação,
reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de
práticas corporais institucionalizadas: danças; ginástica em geral. b) Vivências, experimentação,
reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de
práticas corporais não-institucionalizadas: atividades cênicas, atividades
circenses, outras. (A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa
habilidade pela experimentação de práticas corporais de diferentes matrizes
culturais pautadas: pelo respeito ao outro; pela colaboração com inclusão; e
pela análise de relações entre práticas corporais, consumo, meio-ambiente e
Direitos Humanos.). |
1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo. 2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal. 3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional. 4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o
Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente,
Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso. 5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a
valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais
brasileiras. 6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia. |
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HABILIDADE/OBJETIVO
DA ATIVIDADE: EM13LGG301 OBJETO DE CONHECIMENTO: 1 Hipertensão arterial:
Causas sintomas e tratamentos. A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença
caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. Hipertensão
arterial é uma síndrome metabólica geralmente acompanhada por outras
alterações, como obesidade. Cerca de 20% da população brasileira é portadora
de hipertensão, sendo que 50% da população com obesidade tem a doença. A
hipertensão pode acontecer quando nossas artérias sofrem algum tipo de
resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então quando o
volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular.
Hoje, a hipertensão é a principal causa de morte no mundo, pois pode
favorecer uma série de outras doenças. Hipertensão: Quando o seu coração bate, ele contrai e bombeia
sangue pelas artérias para o resto do seu corpo. Esta força cria uma pressão
sobre as artérias. Isso é chamado de pressão arterial sistólica, cujo valor
normal é 120 mmHg (milímetro de mercúrio). Uma pressão arterial sistólica de
140 ou mais é considerada hipertensão. Há também a pressão arterial
diastólica, que indica a pressão nas artérias quando o coração está em
repouso, entre uma batida e outra. Um número normal de pressão arterial
diastólica é inferior a 80, sendo que igual ou superior a 90 é considerada
hipertensão. Tipos: A hipertensão pode ser dividida em três estágios,
definidos pelos níveis de pressão arterial. Esses números, somados a
condições relacionadas que o paciente venha a ter, como diabetes ou histórico
de AVC, determinam se o risco de morte cardiovascular do paciente é leve,
moderado, alto ou muito alto. Além disso, quanto mais alta a pressão
arterial, maior a chance de o paciente precisar usar medicamentos. Estágio I: hipertensão acima de 140 por 90 e abaixo que 160 por
100. Estágio II: hipertensão acima de 160 por 100 e abaixo de 180 por
110. Estágio III: hipertensão acima de 180 por 110. Fatores de risco A hipertensão é herdada dos pais em 90% dos casos. Em uma
minoria, a hipertensão pode ser causada por uma doença relacionada, como
distúrbios da tireoide ou em glândulas endocrinológicas, como a suprarrenal.
Entretanto, há vários outros fatores que influenciam os níveis de pressão
arterial, entre eles: Ø Fumo Ø Consumo de bebidas alcoólicas Ø Obesidade Ø Estresse Ø Grande consumo de sal Ø Níveis altos de colesterol Ø Falta de atividade física Ø Diabetes Ø Sono inadequado. Além desses fatores de risco, sabe-se que a incidência da
hipertensão aumenta com a idade. Isso porque com o passar do tempo nossas
artérias começam a ficar envelhecidas, calcificadas, perdendo a capacidade de
dilatar - são chamados de vasos menos complacentes. Com isso a hipertensão
arterial é mais fácil de acontecer - cerca de 70% dos adultos acima dos 50 ou
60 anos possuem a doença. Sintomas de Hipertensão: Os sintomas da hipertensão
costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no
peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e
sangramento nasal. 1. Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos
alimentares; 2. Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o
sabor dos alimentos; 3. Praticar atividade física regular; 4. Aproveitar
momentos de lazer; abandonar o fumo; 5. Moderar o consumo de álcool; 6.
Evitar alimentos gordurosos; 7. Controlar o diabetes e outras comorbidades;
8. Complicações possíveis. As principais complicações da hipertensão são AVC, por infarto
agudo do miocárdio ou doença renal crônica. Além disso, a hipertensão pode
levar a uma atrofia do músculo do coração, causando arritmia cardíaca. É
importante ressaltar que qualquer combinação de fatores de risco é sempre
muito mais grave, pois o risco das comorbidades é multiplicado. Em média, uma
pessoa com hipertensão que não controla o problema terá uma doença mais grave
daqui a 15 anos. |
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Competência 3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais)
para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo
pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional
e global. Objeto do Conhecimento 1º Bimestre
2ª SÉRIE: 1.
Hipertensão arterial: Causas
sintomas e tratamentos. 2.
Musculação:
Força e resistência muscular; hipertrofia muscular; exercícios aeróbicos e
anaeróbicos. 3.
Testes motores: Força, velocidade e
agilidade. |
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Competências Gerais |
Campos de Atuação Social |
Habilidades Específicas de
Linguagens e Suas Tecnologias |
Objetos de Conhecimento |
Temas Contemporâneos Transversais |
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1. Conhecimento. 2. Pensamento
científico, crítico e criativo. 3. Repertório
Cultural 4. Comunicação 5. Cultura
Digital 6. Trabalho e
Projeto de vida 7. Argumentação 8.
Autoconhecimento e autocuidado 9. Empatia e
cooperação 10. Responsabilidade e cidadania. |
Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG302 Posicionar-se criticamente diante
de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens,
levando em conta seus contextos de produção e de circulação. |
2. Musculação: Força e
resistência muscular; hipertrofia muscular; exercícios aeróbicos e
anaeróbicos. EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação,
reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de
práticas corporais institucionalizadas: esportes. A Educação Física contribui
no desenvolvimento dessa habilidade pela experimentação de práticas da
cultura corporal, com reflexão sobre suas origens, desenvolvimento histórico
e cultural, e análise dos valores e visões de mundo que expressam. |
1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo. 2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal. 3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional. 4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o
Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente,
Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso. 5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a
valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais
brasileiras. 6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia. |
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HABILIDADE/OBJETIVO
DA ATIVIDADE: EM13LGG302 OBJETO
DE CONHECIMENTO: 2. Musculação: Força e
resistência muscular; hipertrofia muscular; exercícios aeróbicos e
anaeróbicos. Hipertrofia muscular:
É o aumento na secção transversa do músculo, ou seja, aumento no
tamanho e no número de filamentos de actina e miosina e adição de sarcômeros
dentro das fibras musculares já existentes. Este aumento de massa muscular
depende de vários fatores, como resposta individual ao treinamento,
intensidade e duração do programa de treino. Velocidade de execução dos
exercícios: lenta. O tempo de tensão é um importante estímulo para ajudar no
aumento da hipertrofia muscular. Força muscular: É a
capacidade de exercer força máxima para um dado movimento corporal. O aumento
da força segue certo curso temporal. Uma maior parcela de contribuição para
este aumento vem da adaptação neural (melhora da coordenação e eficiência do
exercício), porém, com o passar do tempo, a contribuição do aumento de massa
muscular se torna essencial, para o aumento de força. Velocidade de execução
dos exercícios: lenta. Potência muscular: É a
combinação entre a velocidade e a força. Quanto maior a força ou a velocidade
de execução, maior será a potência gerada. A potência muscular pode ser
determinada com um único movimento (como nos levantamentos de peso) ou com
uma série de movimentos aeróbios, com um grande número de movimentos
repetitivos. Velocidade de execução dos exercícios: rápida. Resistência muscular:
É o tempo máximo em que um indivíduo é capaz de manter a força
isométrica ou dinâmica em um determinado exercício ou capacidade de manter a
capacidade contrátil do músculo. Velocidade de execução dos exercícios:
moderada. A escolha dos treinos a serem trabalhados será feita a partir
principalmente dos seus objetivos, levando em conta o seu nível de
condicionamento físico e disponibilidade de tempo. Exercícios Aeróbicos x Anaeróbicos Sempre que o assunto é musculação ou outra atividade física, ouvimos
referência a exercícios aeróbicos e anaeróbicos. As atividades aeróbicas são
as mais conhecidas de todos, até porque são famosas as academias de ginástica
que se caracterizam principalmente pela queima de calorias. Enquanto isso, é
na musculação que ouvimos falar dos exercícios anaeróbicos. Mas, o que
significam esses dois termos e qual a diferença entre eles? Antes de qualquer coisa precisamos salientar que tanto os exercícios
aeróbicos quanto os anaeróbicos trazem muitos benefícios para a saúde. A
diferença está relacionada ao tipo de metabolismo energético que é utilizado
e a reação que cada um deles proporciona ao organismo. Sendo que ambos podem
ser executados em intensidade leve, moderada e intensa. Agora, vamos saber um pouco mais sobre cada um desses tipos de
exercícios: Exercícios aeróbicos ->
os exercícios aeróbicos se caracterizam pela exigência de uma grande
quantidade de oxigênio, impondo uma respiração forte e constante. Normalmente
são exercícios contínuos e de longa duração onde o tempo é mais importante do
que a velocidade, movimentando vários grupos musculares ao mesmo tempo. São
exemplos de atividades aeróbicas: caminhadas, ciclismo, corridas, natação,
dança e muitas outras atividades que se caracterizam pela grande queima de
calorias. Os principais benefícios dos exercícios aeróbicos são o
emagrecimento, melhora do condicionamento físico, aumento da capacidade
cardíaca e respiratória, fortalecimento do sistema cardiorrespiratório e
aceleramento do metabolismo. Exercícios
anaeróbicos -> os exercícios anaeróbicos utilizam uma
fonte de energia independente do oxigênio e são realizados com uma respiração
mais controlada para manter a força. Normalmente são exercícios de menor
duração e que exigem um esforço concentrado. As atividades anaeróbicas se
caracterizam pelo esforço intenso realizado por um grupo de músculos
limitado, havendo a produção de ácido lático. Bons exemplos de exercícios
anaeróbicos são os exercícios de musculação com pesos, as corridas de 100
metros rasos, saltos em altura e distância e o arremesso de peso. Os
principais benefícios dos exercícios anaeróbicos são a tonificação dos
músculos e a melhora do condicionamento físico de modo geral. Como percebemos tanto os exercícios aeróbicos quanto os anaeróbicos
trazem benefícios. Dessa forma, podemos considerar que a atividade física
ideal é aquela que associa os dois tipos de exercícios. |
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Competência 3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais)
para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo
pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional
e global. Objeto do Conhecimento 1º Bimestre
2ª SÉRIE: 1.
Hipertensão arterial: Causas
sintomas e tratamentos. 2.
Musculação: Força e resistência
muscular; hipertrofia muscular; exercícios aeróbicos e anaeróbicos. 3.
Testes
motores: Força, velocidade e agilidade. |
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Competências Gerais |
Campos de Atuação Social |
Habilidades Específicas de
Linguagens e Suas Tecnologias |
Objetos de Conhecimento |
Temas Contemporâneos Transversais |
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1. Conhecimento. 2.Pensamento científico, crítico e criativo 3. Repertório Cultural 4. Comunicação 5. Cultura Digital 6. Trabalho e Projeto de vida 7. Argumentação 8. Autoconhecimento e autocuidado 9. Empatia e cooperação 10. Responsabilidade e cidadania. |
Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG303 Debater questões polêmicas de
relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para
formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas
distintas. |
3. Testes motores: Força,
velocidade e agilidade. EDUCAÇÃO FÍSICA – a) Vivências, experimentação,
reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de
práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em
geral, lutas, outras; b) Vivências, experimentação,
reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de
práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas,
atividades circenses, atividades recreativas, outras; c) Compreensão, análise, reflexão,
discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade,
gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A
Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade ao propor a análise
de questões controversas nas práticas da cultura corporal, com investigação
de diferentes pontos de vista, para formação de opinião sustentada em
argumentos. |
1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo. 2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal. 3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional. 4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o
Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente,
Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso. 5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a
valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais
brasileiras. 6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia. |
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HABILIDADE/OBJETIVO
DA ATIVIDADE: EM13LGG303 OBJETO DE CONHECIMENTO: 3. Testes motores: Força, velocidade e agilidade. Capacidade Física, estabelecendo padrões e conceitos
que definem cada característica desta capacidade do corpo humano. FORÇA: “É a capacidade de um músculo de
contrair-se contra uma resistência e de manter contra essa resistência a
tensão desejada.” (Hollmann, 1980) Força máxima: É a maior força muscular possível que um atleta pode
desenvolver, independente de seu peso corporal. (Barbanti apud Nett, 1979) Força rápida: (explosiva) (também conhecida como potência) – é a capacidade
do sistema neuromuscular de dominar resistências com a mais alta velocidade
de contração possível (WEINECK, 2005) Frederich (1987) encontrou aumentos anuais
significativos no salto vertical, no salto em distância e no arremesso, em
crianças entre 3 e 5 anos de idade. Os meninos superaram o desempenho das
meninas em todas as mensurações, em todas as faixas etárias. Os mesmos
resultados, no arremesso, foram encontrados por Keogh (1965), em meninos e
meninas entre 6 e 12 anos de idade. Resistência de
força: É a capacidade de resistência dos músculos
ou grupos musculares contra o cansaço com repetidas contrações dos músculos,
quer dizer, com trabalho de duração da força. (Barbanti, 1979). É a
capacidade de resistir à fadiga da musculatura em desempenho de força de
longa duração (WEINECK, 2005). Fatores
Determinantes Da Força a. MÁXIMA: Volume (diâmetro) do músculo,
tipo de fibra e coordenação intra-muscular b. RÁPIDA: Volume (diâmetro) do músculo,
tipo de fibra e coordenação intra e inter-muscular e ciclo de encurtamento e
estiramento do músculo c. RESISTENTE: Volume (diâmetro) do músculo,
tipo de fibra e metabolismo (obtenção de energia) Desenvolvimento
Da Força a. 1ª INFÂNCIA: rápido crescimento devido ao
aumento da massa magra, por hipertrofia e hiperplasia muscular. Valores
semelhantes entre meninos e meninas. b. INFÂNCIA: crescimento moderado, porém
maior nos meninos devido à transformação de fibras indefinidas em tipo II c. PUBERDADE: rápido crescimento nas meninas
dos 09 aos 14 anos e nos meninos dos 11 aos 15 anos, devido ao aumento da
massa muscular (hipertrofia). Valores bem maiores para os meninos. Efeitos do
Treinamento de Força em Crianças a. As sérias preocupações dos pais,
professores, treinadores e profissionais científicos são obscuras, por muitos
conceitos falsos e por profissionais desinformados a respeito do treinamento
de força, seus perigos e como ele pode ser adaptado para os jovens. (Hamil,
1994, Kraemer e Fleck, 1993) b. É possível o treinamento de força para
crianças, incluindo os pré-púberes ( Blimkie, 1989; Freedson, Ward e Rippe,
1990, Sale, 1989 ). c. Aumento da densidade óssea e prevenção de
lesões em jovens e atletas (Hejna et al, 1982) d. Aumento do desempenho nos esportes e. Formação da base de força para o
desenvolvimento futuro Velocidade: É a capacidade de realizar as ações
vigorosas em um curto espaço de tempo. Essa capacidade só é utilizada, em
geral, em atividades intervaladas, onde sempre há um intervalo entre cada
ação. (DANTAS, 2003). Resistência: É a capacidade de suportar e recuperar-se da
fadiga, ou seja, a capacidade de manter o esforço físico em um maior espaço
de tempo. (FERNANDES FILHO et. al., 2007; GALLAHUE & OZMON, 2005). Força: É a capacidade de vencer uma determinada
resistência através de uma contração muscular. Através dela é que conseguimos
levantar, saltar, etc. (DANTAS, 2003; FERNANDES FILHO et. al., 2007; GALLAHUE
& OZMON, 2005). Flexibilidade: É a capacidade de realizar os movimentos
articulares na maior amplitude possível sem que ocorram danos as
articulações. Ela é específica para cada exercício, um exemplo são os
movimentos das danças. (DANTAS, 2003; FERNANDES FILHO et. al., 2007). Agilidade: É a capacidade de mudar de direção
rapidamente. Ela é dependente da velocidade e da força. É muito utilizada nos
esportes coletivos e nas brincadeiras de “pira” onde as crianças têm de fugir
do pegador (DANTAS, 2003; FERNANDES FILHO et. al., 2007; GALLAHUE &
OZMON, 2005). |
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