Regras do Futsal
Apesar da
semelhança em vários pontos com o futebol de campo, as regras do futsal são
diferentes. Regras básicas foram mantidas e outras como a dimensão da quadra,
as marcações, número de jogadores e formas de punição são específicas do
futsal. O número de participantes no futsal, por exemplo, é de 5 jogadores,
sendo que um é o goleiro. O número de reservas permitido são de no máximo 9. É
importante lembrar que, devido a aspectos históricos, as primeiras regras do
futebol de salão foram criadas pela Fifusa, que organizava as competições da
modalidade inicialmente. Mas com o surgimento do futsal pela Fifa, alterações
foram realizadas.
Confira
as principais regras do futsal de acordo com Livro Nacional de
Regras da CBFS, aprovado pela Fifa:
1 - Quadra de Jogo
Dimensões da Quadra
·
Um
retângulo de 25 à 42 metros de comprimento e 16 à 25 metros de largura;
·
Nos jogos
nacionais das categorias adultas e Sub-20, a quadra deverá ter no mínimo 38
metros de comprimento por 18 de largura;
·
Nas
partidas internacionais o mínimo são 20 metros de largura e máximo 25 metros de
largura. E deve ter no mínimo 38 metros de comprimento e máximo de 42 metros.
Metas: Os chamados “gols” ficam localizados sobre a
linha de meta com altura de 2 metros e 3 metros de largura. É obrigatório o uso
de uma rede presa às traves e ao solo. Essa rede deve ser de material
resistente (para não furar durante o jogo) e com malhas pequenas (para impedir
que a bola passe por ela). Os postes e travessões podem ser feitos com
plástico, madeira e ferro e pintados em cores diferentes da quadra de jogo.
Marcação da Quadra
As linhas
demarcatórias devem ser visíveis e com 8 centímetros de largura, pertencendo as
zonas que demarcam. Existem várias marcações numa quadra de futsal.
·
As linhas
limítrofes de maior comprimento são chamadas de linhas laterais e
as de menor de linhas de meta;
·
Uma linha
deve passar pelo centro da quadra e ter um pequeno círculo no
meio da quadra de 10 centímetros (onde a bola é colocada para que se dê inicio
ao jogo);
·
Outro
círculo também é marcado no centro da quadra, esse maior que o anterior, com 3
metros de diâmetro;
·
Nos
quatro cantos da quadra, no encontro entre linhas laterais e de meta serão
demarcados ¼ de círculo com 25 centímetros de
raio, local onde serão cobrados os arremessos de canto;
·
As linhas
demarcatórias fazem parte da quadra do jogo.
Área de Substituição
É uma
área por onde os jogadores substituídos devem sair da quadra e os substitutos
entram no jogo. É um retângulo que fica à 5 metros de comprimento da linha
divisória do meio da quadra e possui 5 metros de comprimento e 80 centímetros
de largura, sendo que 40 cm são dentro da quadra e 40 fora. São duas áreas de
substituições: uma para cada time, estando na frente do banco de reservas do
mesmo.
Área Penal
É a área
em que o goleiro pode defender com as mãos. É uma em cada extremidade da quadra
e fica na frente dos gols. É um semicírculo de raio de 6 metros, tendo seus
limites na linha de fundo. É diferente da área da cobrança da penalidade máxima
porque o ponto de penalidade máxima fica, também à 6 metros da linha de fundo,
mas na posição frontal ao gol, enquanto essa área é marcada por um semicírculo.
Tiro de Canto
A
marcação de quadra dessa penalidade (saída de bola sendo que o último toque na
bola tenha sido do time que esteja defendendo a meta de tal linha) está nos
cantos da quadra. É marcada por ¼ de círculo (90 graus), tendo um diâmetro de
25 cm (o centro desse ¼ de círculo é o vértice da quadra).
Tiro Livre Sem Barreira
É uma
penalidade, sem que haja jogadores do outro time, exceto o goleiro, da bola até
a meta adversária. A marcação para a cobrança dessa penalidade é de 10 metros
do ponto central da meta. Outra marcação referente a essa penalidade é uma
linha traçada 5 metros depois da linha de fundo que corresponde ao local onde o
goleiro pode se adiantar nessas cobranças de tiro livre sem barreira.
2 - Bola de Futsal
·
A bola
deve ser esférica, feita de couro macio ou outro material previamente aprovado;
·
A
circunferência da bola tem o mínimo de 62 centímetros e máximo 64 centímetros
nas categorias adultas, Sub-20, Sub-17 e Sub-15;
·
O peso
não pode ter menos de 400 gramas e ultrapassar 440 gramas.
3 - Número de Jogadores
·
Um jogo
possui duas equipes com 5 jogadores cada, sendo que um deles é o goleiro;
·
Se uma
das equipes ficar com menos de três jogadores, a partida deverá ser cancelada;
·
Uma
equipe pode ter no máximo 9 jogadores reservas;
·
As
substituições podem ser feitas em qualquer momento do jogo e não possuem uma
quantidade específica.
4 - Equipamentos dos Jogadores
♦ O jogador não pode usar
nenhum objeto considerado perigoso pelo árbitro. Exemplo: pulseiras, colares,
anéis, alianças e brincos;
♦ Os
jogadores devem usar: camisa de manga curta ou comprida, calção curto,
caneleiras, tênis feitos de lona, pelica ou couro macio, meias de cano longo e
caneleiras;
♦ Na
entrada das equipes, os candidatos devem ficar com a camisa dentro dos calções;
♦ O
uniforme do goleiro deve ser em uma cor diferente dos outros;
5 - Árbitro Principal e Auxiliar
O jogo
terá um árbitro auxiliar e um árbitro principal.
6 - Cronometrista e Anotador
Eles
trabalham em uma mesa que fica fora da quadra. O cronometrista acompanha e
controla o tempo de jogo. Já o anotador trabalha examinando as fichas de
identificação dos jogadores e comissão, registra as faltas cometidas pelas
equipes, controla infrações, anota na súmula as ocorrências do jogo, etc.
7 - Duração da Partida
Uma
partida oficial de futsal tem duração de 40 minutos. São dois tempos de 20
minutos e 10 minutos para descanso (intervalo). O tempo de jogo é marcado com
um cronômetro e isso deixa a partida mais dinâmica. As punições possuem algumas
semelhanças com o futebol de campo, pelo menos no quesito dos cartões. Assim
como no futebol, o futsal tem o cartão amarelo (para a advertir do jogador) e o
cartão vermelho para a expulsão. O cartão vermelho causa a suspensão automática
do jogador expulso para o próximo jogo. O mesmo acontece com o integrante do
time que receber três cartões amarelos em partidas diferentes.
8 - Bola de Saída
O árbitro
principal será o responsável por fazer um sorteio, a fim de decidir, no início
da partida, a escolha de lado ou saída da bola. A equipe vencedora começará na
meia quadra, onde iniciará jogando. Já a equipe perdedora terá o direito à bola
de saída do jogo. Caso ocorra tempo suplementar, deve-se adotar o mesmo método.
9 - Bola em Jogo e Fora de Jogo
A bola
estará fora do jogo quando atravessar completamente as linhas laterais ou de
meta, quer seja pelo solo ou pelo alto; quando a partida for interrompida pelo
árbitro; e quando a bola bater no teto (partidas em quadra coberta) ou em
qualquer equipamento esportivo inseridos nos limites da quadra.
A bola
estará em jogo em todas as demais ocasiões, incluindo quando o tocar nos
árbitros dentro da quadra de jogo; quando não for tomada nenhuma decisão com
relação a infrações das regras do jogo; e quando bater nas traves ou travessão
e permanecer dentro da quadra.
10 - Contagem de Gols
Os gols
serão válidos quando ultrapassarem completamente a linha de meta entre os
postes e sob o travessão, desde que ela não tenha sido carregada, arremessada
ou impulsionada de forma intencional (mão ou braço de jogador atacante ou
goleiro adversário). A equipe vencedora será aquela que tiver maior número de
gols. Caso haja o mesmo número de gols ou nenhuma equipe tiver marcado será
considerado empate. Além dessas especificações, existem outras relacionadas que
impedem ou permitem a marcação do gol.
11 - Impedimento
Não
existe a regra de impedimento no futsal.
12 - Faltas e Incorreções
Para que
uma atitude seja considerada falta, deve-se considerar os seguintes aspectos:
·
Ter sido
cometida por um jogador em quadra ou reserva;
·
Precisa
ter sido realizada na superfície do jogo e enquanto a bola estiver em jogo.
As faltas
são penalizadas com o Tiro Livre Direto e Tiro Livre
Indireto:
Tiro Livre Direto
O tiro
livre são os chutes cobrados após a paralisação do jogo depois de alguma
infração cometida na partida. O tiro livro direto é concedido a uma equipe
quando o jogador adversário apresentar as seguintes atitudes:
·
Dar
pontapé, derrubar o jogador do outro time;
·
Bater,
cuspir, tentar segurar o adversário;
·
Empurrar
o adversário;
·
Oferecer
perigo a outro jogador de maneira imprudente;
·
Praticar
uma jogada que atinja de forma perigosa qualquer jogador, etc.
A falta é
anotada para a equipe e caso ela ocorra na área penal de quem cometeu, a equipe
adversária executará uma cobrança de uma penalidade máxima.
Tiro Livre Indireto
Será
cobrado quando o jogador adversário apresentar as seguintes atitudes:
·
Ficar com
a bola por mais de 4 segundos na área penal;
·
Se o
goleiro tocar ou controlar a bola que venha de um tiro lateral ou de canto
cobrado por um companheiro;
·
Tentar
retirar a bola das mãos do goleiro;
·
Prender a
bola;
·
Tentar
enganar o adversário se passado por um companheiro de time;
·
Tentar
retardar o tempo da partida;
·
Impedir
que o goleiro lance a bola com as mãos, etc.
Sanções Disciplinares
⇒ Os cartões amarelos são apresentados aos
jogadores caso ocorram algumas das seguintes infrações:
·
Caso o
jogador entre na quadra antes dos dois minutos de expulsão temporária;
·
Quebrar
constantemente as regras do jogo;
·
Discordar
por meio de gestos e palavras das decisões do árbitro;
·
Ter
conduta antidesportiva;
·
Se
dirigir aos árbitros, anotador ou cronometrista para reclamar ou discutir sobre
alguma decisão;
·
Impedir
ou dificultar o reinício da partida;
·
Simular
durante o jogo com a tentativa de enganar os árbitros;
·
Abandonar
a partida sem autorização do árbitro;
·
Um
jogador, que não seja o goleiro, tentar defender a bola com as mãos para que
sua equipe não sofra o gol, etc.
⇒ Os cartões vermelhos são
apresentados aos jogadores caso ocorram algumas das seguintes infrações:
·
Apresentar
uma conduta violenta;
·
Fizer
jogo brusco grave;
·
Realizar
gestos obscenos, grosseiros e ofensivos;
·
Ter duas
vezes na mesma partida uma atitude punível com cartão amarelo;
·
Impedir
com a mão a marcação de um gol contra sua equipe, caso você não seja o goleiro;
·
Cuspir em
alguma pessoa durante a partida;
·
Dar uma
entrada que possa comprometer a integridade física de um jogador;
·
Impedir
de forma ilegal a tentativa de concluir um tento;
·
Um
jogador reserva invadir o campo para reclamar ou atrapalhar a partida.
13 - Tiros Livres
Os tiros
livres são chutes desferidos, quando acontece a reposição da bola no jogo,
devido a paralisação da partida provocada por alguma infração. São
classificados em tiro livre direto e indireto.
14 - Penalidade Máxima
Um tiro
direto que deve ser cobrado da marca, propriamente feita para a execução desse
lance, em que todos os jogadores, exceto o executor do lance e o goleiro
adversário, estão atrás da linha da bola. O jogador que executa a penalidade
máxima, depois da execução, não pode encostar novamente na bola antes que outro
jogador tenha encostado na mesma. Só pode ser cobrado para frente e a cobrança
deve ser feita em 4 segundos.
15 - Tiro Lateral
Ocorre
quando a bola passa, em sua totalidade, pela linha lateral. A cobrança é feita
com os pés do exato local onde a ela tenha saído. O jogador que está cobrando o
arremesso lateral deve estar de frente para a quadra, com um pé no solo, sendo
que esse pé deve estar sobre qualquer parte da linha ou fora dela. A distância que
deve ser respeitada pelos adversário na cobrança desse tiro é de 3 metros para
a bola. Se o arremesso for diretamente para o gol, só será validado se houver
desvio de outro jogador (incluindo o goleiro). Caso o arremesso lateral seja
cobrado de forma incorreta, ocorrerá a reversão, ou seja, a equipe adversária
ganha um arremesso lateral.
16 - Arremesso de Meta
É
considerado arremesso de meta sempre que a bola ultrapassar completamente a
linha de meta pelo alto ou solo, excluída a área entre os postes e sob o
travessão de meta, após ter sido tocada ou jogada pela última vez por jogador
da equipe atacante. O goleiro é o responsável por executar o arremesso de meta,
usando as mãos e de qualquer parte do ponto da área penal.
17 - Tiro de Canto
Ocorre
quando a bola sai totalmente pela linha de fundo e o último a tocar seja do
time que está defendendo a meta dessa linha de fundo. Deve ser executado com um
pé fixado no solo em cima da linha ou fora da quadra. O lado a ser escolhido
para a cobrança será o mais próximo de onde a bola tenha saído. Se a bola for
em direção à meta adversária e entrar, mesmo sem desviar em nenhum jogador, o
gol será validado. Uma curiosidade é que se o arremesso for feito contra
própria meta, com ou sem desvios de outros jogadores, o gol não será validado.
O tempo limite para execução desse arremesso é de 4 segundos.
Lei da Vantagem
Os
árbitros devem priorizar a disputa de um futsal atrativo e de qualidade com a
obediência às regras. Eles devem evitar as interrupções do jogo e o excesso de
uso de apito que retiram o dinamismo do espetáculo. A Lei da Vantagem funciona
como uma garantia de que os infratores não sejam beneficiados pela paralisação
do jogo.
Diferenças entre as Regras do Futebol de Salão da
AMF e Futsal da Fifa
Apesar de
possuírem a mesma essência, há diferenças nas regras do Futsal da AMF e o
Futsal da Fifa. O primeiro é considerado um tipo de futebol à moda antiga,
realizado com uma bola mais pesada, em que é necessário ter certas habilidades
para prosseguir com o jogo. Já o proposto pela Fifa é mais dinâmico e um pouco
parecido com o futebol de campo.
Dentre as
diferenças está a de que o goleiro não pode tocar com a bola dentro da quadra
de defesa do adversário. De acordo com as regras da Fifa, ele tem liberdade
para atuar até como jogador de linha. Confira as principais diferenças entre os
esportes.
Obs.: A
Confederação Nacional de Futebol de Salão (CNFS) é a responsável pela difusão
do tradicional futsal no Brasil.
Fonte: http://futebol-de-salao.info/regras-do-futsal.html
Fonte: http://futebol-de-salao.info/regras-do-futsal.html
Futsal Posíções e
Sistema Táticos
HABILIDADE
X SISTEMA DE JOGO
A habilidade dos jogadores são fundamentais para vencer
uma partida de Futsal, mas o diferencial pode estar num bom sistema
de jogo, ou seja, na estratégia de posicionamento e organização que uma
equipe de Futsal assume durante o jogo. Você pode ter uma equipe com um bando
de jogadores habilidosos jogando Futsal de forma desorganizada ou uma equipe
com jogadores habilidosos, jogando Futsal de forma organizada
e temida por seus adversários. O que você prefere?
AS
POSIÇÕES DOS JOGADORES DE FUTSAL
O Fixo
O Fixo é o jogador mais recuado ou defensivo de uma
equipe de Futsal. São características de um bom Fixo ser um bom
marcador e ter um bom Passe. O Fixo também
deve ser comunicativo para organizar a marcação e a saída de bola de sua
equipe.
Os Alas
No Futsal há o ala direito e o ala
esquerdo, os alas são os jogadores que ocupam as laterais da quadra. São
características dos alas a velocidade e agilidade tanto
para atacar quanto para defender.
O Pivô
O Pivô é o jogador mais adiantado ou ofensivo de
uma equipe de Futsal. São características de um bom Pivô ter
um bom controle de bola, um bom Passe e um bom
Chute/Finalização. O Pivô normalmente recebe a bola de costas para o
goleiro adversário, a partir daí o Pivô pode passar a bola para um companheiro
de equipe que se aproxima ou tentar girar e finalizar chutando ao gol. O Pivôdeve
estar em constante movimentação, procurando espaços na defesa adversária para
receber a bola.
O Goleiro
O goleiro é o jogador cujo principal objetivo é evitar
que a bola entre em sua própria meta. O goleiro deve ser veloz e
pode usar qualquer parte do corpo para realizar uma defesa. Um bom
Goleiro deve ser ágil, ter um bom posicionamento e
se comunicar bastante com seus companheiros para organizar o sistema defensivo.
O Goleiro Linha
O Goleiro Linha é o goleiro que assume a função de
jogador de linha quando sua equipe está com a posse de bola. Isso normalmente
acontece quando um equipe está perdendo uma partida e necessita aumentar suas
opções ofensivas para conseguir reverter o resultado. O Goleiro Linha pode
ser o próprio goleiro que passa a jogar como um jogador de linha ou um jogador
de linha que substitui o goleiro.
“Alguma dúvida sobre as posições
no Futsal? Deixe um comentário que nós responderemos.”
OS
SISTEMAS TÁTICOS DO FUTSAL
Existem diferentes formas de táticas de Futsal, tanto
sistemas defensivos quanto sistemas ofensivos, ou seja, sistema tático ou
esquema tático é a forma que uma equipe de Futsal se posiciona
em quadra.
Como escolher um sistema
tático?
A escolha do sistema de jogo para uma equipe de Futsal deve
ocorrer a partir da características dos jogadores que formam a
equipe. Se você é um treinador de Futsal, não tente impor a sua equipe um esquema
tático sem levar em consideração as características dos seus
jogadores.
A melhor formação tática depende de alguns fatores:
·
contra quem você está jogando contra?
·
Qual as características dos jogadores da sua equipe?
·
Qual o nível de condicionamento físico dos jogadores da sua equipe?
“A melhor maneira de aplicar
qualquer sistema tático é ter em mente como sua formação
básica de defesa, ou seja, quando sua equipe ficar sem a posse da bola, é
esse padrão de organização que os jogadores devem seguir em quadra.”
Entenda! Quando a equipe está atacando as táticas de Futsal também
são importantes, porém, devido a grande movimentação pela ocupação do espaço,
não deve haver uma rigidez no posicionamento dos jogadores no ataque.
Abaixo
faremos uma análise com as vantagens e desvantagens dos principais
sistemas táticos do Futsal.
TÁTICAS
DE FUTSAL: SISTEMA 3×1 OU DIAMANTE
Esta é uma das formações mais comuns no Futsal, ela fornece
equilíbrio entre defesa e ataque. Possui um jogador dedicado ao ataque (o
Pivô), enquanto há também um jogador dedicado à defesa (o Fixo). Há também dois
Alas, o Ala Direito e o Ala Esquerdo que devem apoiar tanto a defesa quanto o
ataque.
Vantagens do Sistema 3×1:
·
Há claramente um jogador com a principal especialista em defesa e um
jogador especialista em ataque
·
A equipe fica mais compacta tanto para defender quanto para atacar
Desvantagens do Sistema 3×1
·
Se ambas os alas se concentrarem muito no ataque isso deixará a defesa
muito exposta e Fixo sobrecarregado
·
Também pode sobrecarregar o Pivô, caso os Alas tenham dificuldades
ofensivas
TÁTICAS
DE FUTSAL: SISTEMA 2×2 OU QUADRADO
O Sistema Tático 2×2 no Futsal, também
conhecido como “Quadrado”, basicamente divide os quatro jogadores de linha de
uma equipe nas duas principais áreas de responsabilidade: defesa e
ataque. É um sistema simples que pode ajudar a desenvolver boas duplas de
defensores e de atacantes.
Embora dois jogadores sejam orientados a ficar mais avançados (no ataque) e dois a ficar mais recuados (na defesa), esses papéis vão precisar ser bastante flexíveis, pois os atacantes precisarão ajudar a defesa e vice-versa. Além disso a maioria das equipes ataca e defende com pelo menos três jogadores.
Vantagens do Sistema 2×2 no
Futsal
§
Ótimo sistema para iniciantes
§
Dá equilíbrio entre ataque e defesa.
§
Garante que a defesa e o ataque tenham pelo menos um jogador em todos os
momento do jogo.
Desvantagens do Sistema 2×2 no
Futsal
§
Restringe a movimentação dos jogadores
§
Pode ser defensivamente fraco se os defensores se juntarem ao ataque e
os atacantes não estiverem dispostos a cumprir funções defensivas
§
Se a equipe é pouco treinada ou não se comunica bem em quadra pode haver
confusão entre qual dos atacantes deve apoiar a defesa e entre qual defensor
deve apoiar o ataque.
TÁTICAS
DE FUTSAL: SISTEMA 4×0
Sistema Tático 4×0 no Futsal é usado por equipes de alto nível, como as equipes
profissionais. A ideia é ter todos os 4 jogadores se movendo de uma só vez,
promovendo uma movimentação que permite muitas opções de tabelas, ocupação de
espaço e oportunidades de ataque.
Vantagens do Sistema 4×0 no
Futsal
§
Promove uma movimentação mais dinâmica da equipe
§
Sempre permite opções de tabelas
§
Dificulta a defesa da equipe adversária devido a grande movimentação
§
Fisicamente pode desgastar a equipe defensora
§
A bola se move extremamente rápido
§
Ótima opção para manter a posse de bola
§
Facilita a ocupação de espaço
§
Melhor forma de sair da marcação sobre pressão
§
Dificulta a cobertura da equipe adversária
Desvantagens do Sistema 4×0
§
Todos na quadra DEVEM entender o sistema caso contrário, não vai
funcionar!
§
Os jogadores devem estar extremamente bem condicionados fisicamente
§
Se os jogadores focarem muito na movimentação a equipe fica previsível e
pouco ofensiva
§
Os jogadores DEVEM ser bons tecnicamente
§
Os jogadores DEVEM ser ágeis
§
Gera bastante desgaste físico
TÁTICAS
DE FUTSAL: SISTEMA 3×2
O Sistema Tático 3×2 no Futsal acontece quando o goleiro (Goleiro Linha) sai de sua área para participar das jogadas de ataque de sua equipe. Geralmente o goleiro é substituído por um jogador de linha, para tornar esse sistema mais eficiente ofensivamente. Com esta formação os jogadores não mudam de posição muitas vezes. Eles tentam cansar os defensores, passando a bola rapidamente em todos os cantos da quadra.
DETALHE: Na imagem acima o Goleiro (de amarelo) está posicionado na quadra de ataque, isso acontece pois a Regra do Futsal restringe a posse de bola do goleiro na quadra de defesa, ele não pode receber a bola mais de um vez e não pode permanecer com ela por mais de 4 segundo (estando na quadra de defesa).
“Nessa formação é importante
que os jogadores tenham bastante precisão nos passes e esperem
uma oportunidades bem claras para chutar ao gol, pois um chute precipitado ou
um passe errado pode ser fatal, já que o goleiro estará fora de sua meta.”
Vantagens do Sistema 3×2
·
Cria-se
uma vantagens numérica ao atacar
·
Possibilita
a criação de oportunidades claras de finalizações
Desvantagens do Sistema 3×2
·
Há um
grande risco de sofrer um gol de contra-ataque, já que o goleiro fica fora da
meta nesse sistema
·
A equipe
pode jogar com um goleiro não especialista em defender
Envelhecimento Saudável
ATIVIDADE
FÍSICA E ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
O
acelerado processo de envelhecimento da população é observado no Brasil e no
mundo. A expectativa de vida dos brasileiros segundo IBGE (2008) é de
aproximadamente 73 anos, sendo os homens 69 anos e as mulheres 76 anos. Esse
envelhecimento brasileiro é uma realidade crescente e prevê-se que, em 2020, 1
em cada 13 brasileiros terá mais de 60 anos. Seguindo este ritmo projeções
estáticas apontam que no ano de 2025 o Brasil será sexto país no mundo com
maior população idosa (Ramos, Veras e Kalache, 2004).
O envelhecimento
é um processo que provoca alterações e desgastes em vários sistemas funcionais,
que ocorrem de forma progressiva e irreversível. O momento em que estas
transformações ocorrem, quando passam a ser percebidas e evoluem, diferencia-se
de um indivíduo para o outro. Na verdade cada pessoa envelhece de forma
diferente. O envelhecimento não é só cronológico, é também biológico,
funcional, psicológico e social.
Entretanto
em idades mais avançadas as limitações funcionais, tais como cognição, equilíbrio,
perda de força muscular, bem como surgimento de doenças crônico-degenerativas
intensificam se ocasionando perda da capacidade funcional (Fiedler e Peres,
2008). Os resultados desses fatores é a diminuição da capacidade funcional,
gerando uma maior dependência em realizar as atividades da vida diária. Segundo
o Educador Físico e Gerontologo Anderson Amaral coordenador da CEAFES a visão
mais triste do envelhecimento é sob o olhar da incapacidade funcional, ou seja
capacidade de realizar atividades das vida diária. Atividades essas que em
geral podem ser comprometidas com o passar dos anos.
O
estilo de vida ativo ajuda na manutenção e aumento da capacidade funcional dos
idosos. Sabe-se que há mudanças fisiológicas ao longo da vida, em especial após
a sexta década de vida. Entre as alterações fisiológicas que acontecem podemos
citar a perda de força muscular, massa muscular, diminuição da capacidade
aeróbia, equilíbrio e controle postural, cognição e massa óssea. Há problemas
também na saúde mental dos idosos. Problemas como depressão, ansiedade, déficit
cognitivo e as temíveis doenças neurológicas como o Mal de Parkinson e Mal de
Alzheimer.
Atualmente
os estudos indicam (ACSM, 2009) que há benefícios significativos na qualidade
de vida dos idosos com a prática regular de exercícios físicos. Podemos citar o
aumento de massa muscular, diminuição de quedas, melhoria do controle postural,
psicossociais, cognição, saúde mental entre tantos outros benefícios. Alias os
benefícios dos exercícios físicos para saúde mental vem sendo estudado bastante
nos últimos anos principalmente utilizando os conceitos da neurociência.
Antes
de qualquer prescrição de exercícios físicos para idosos é importante uma
avaliação pré-participação. Avaliação que deve começar com o médico e constar o
educador físico avaliando as condições físicas e funcionais do idoso.
As
atividades mais indicadas segundos os estudos baseiam-se em quatro alicerces:
•
Exercícios de Força Muscular (Musculação)
•
Exercícios Aeróbios
•
Exercícios de Flexibilidade
•
Exercícios de Equilíbrio ou exercícios funcionais
Outras
atividades apresentam bons resultados como a hidroginástica, pilates e yoga.
Exercícios
funcionais como os desenvolvidos pelo grupo de estudo da CEAFES que trabalham a
reabilitação vestibular, neurocognitiva e funcional são excelentes e apresentam
ótima relação dose-resposta é o que comentam os educadores físicos Fabrício
Naliato e Anderson Rangel mestrandos no assunto e professores do curso de
Pós-graduação em Atividade Física, Envelhecimento e Saúde.
O
Importante é manter-se ativo fisicamente e mentalmente.
Por
isso procure um local especializado com educadores físicos formados para
prescrição do seu treinamento físico.
Nunca
é tarde demais nesta vida. Seja para viver, amar, estudar ou praticar
exercícios físicos. Não se esqueça disso!