3º ANO
- Ginástica de academia: Noções de treinamento funcional; prevenção de doenças através do exercício físico.
Exercícios físicos para prevenção e combate de
patologias
A
atividade física contribui para a manutenção da qualidade de vida, e a sua
adoção auxilia na prevenção e combate de patologias. A atividade física
contribui para a manutenção da qualidade de vida, e a sua adoção auxilia na
prevenção e combate de patologias.
Já
está cientificamente comprovado que a prática de atividades físicas é benéfica
à saúde. Mas você sabia que ela também é uma grande aliada no tratamento de
patologias? Além de contribuir na prevenção, também pode promover influência
direta na cura e combate destas patologias.
Grande
parte da população alega a ausência de atividade física na rotina por falta de
tempo, preguiça, custos ou dificuldade de encontrar uma atividade compatível
com o estilo de vida. Entretanto, especialistas alertam que o sedentarismo
favorece uma série de patologias, além de intensificar problemas de saúde como:
hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e até emocionais. Para tanto,
manter uma rotina de atividades aeróbias durante a idade adulta e avançada pode
diminuir sintomas de diversas patologias.
E caso a pessoa já apresente sinais da doença, o exercício não deve ser
evitado. Pelo contrário: Doenças e exercício físico podem coexistir.
Conheça
algumas patologias que podem ser prevenidas e cuidadas com a prática de
exercícios físicos, aliada à adoção de hábitos e um estilo de vida mais
saudável:
Diabetes: exercícios são de suma
importância para diabéticos. Eles controlam os níveis de glicemia, estimulam a
produção de insulina e facilitam o seu transporte para dentro das células, além
de melhorar a condição cardiovascular. O aumento da gordura localizada, em
especial na região abdominal, é uma das razões que levam ao quadro de rigidez a
insulina. Sendo assim, uma das melhoras formas de se prevenir contra o diabetes
é equilibrar uma alimentação adequada a prática regular de exercícios físicos.
Uma ressalva: cuidado com os pés ao exercitar-se. Em muitas modalidades de
exercícios físicos machucam-se os pés e o diabético deve precaver-se desse
desconforto.
Pressão Alta: Pessoas consideradas ”
sedentárias” obrigam o coração a realizar um maior esforço, pois o músculo
cardíaco necessita realizar mais pressão para que o sangue percorra o corpo
todo, elevando a pressão arterial. A atividade física não só diminui a pressão,
como ainda auxilia na prevenção contra o surgimento de outras patologias, uma
vez que aumenta a resistência e capacidade cardiovascular.
Doenças Cardiovasculares: A
prevenção de doenças do coração já está incluída na lista de benefícios de
exercícios físicos. Mas e se a doença já está instalada? Cardiologistas
brasileiros e estrangeiros recomendam exercícios leves no período pré-cirúrgico
para fortalecer musculatura e incrementar circulação periférica.
Sempre busque seguir as indicações do
médico, que vai sugerir qual o exercício mais indicado.
Osteoporose: Os exercícios
contribuem para a formação de massa óssea, pois previnem o desenvolvimento da
osteoporose. A atividade física favorece a fixação de cálcio, o que é
imprescindível para evitar a doença, visto que ela pode ser ocasionada pela
progressiva descalcificação.
Ansiedade: A ansiedade pode
desencadear uma série de transtornos como: preocupação excessiva, medo, falta
de controle, tensão permanente, dentre outros. Esses sintomas podem ser
intensificados por conta do sedentarismo, pois ocorre uma interdição da produção
de endorfina, neurotransmissores que propiciam uma sensação de bem-estar.
As pessoas que praticam exercícios físicos conseguem conviver e lidar
melhor com a ansiedade, e ganham mais produtividade.
Alzheimer e Parkinson: Sem
medicamentos que eliminem essas doenças de nossa existência, pesquisadores tem
sugerido paliativo que garantam alguma qualidade de vida aos pacientes. “No
caso das doenças do sistema nervoso central, como Alzheimer e Parkinson, a
atividade física é benéfica porque protege o cérebro”, afirma o neurologista e
pesquisador do Laboratório de Neurociências e Comportamento da Universidade de
Brasília. “O exercício físico aumenta a produção de substâncias que atuam na
proteção das células do cérebro, prolonga a vida dessas células e previne que
elas entrem num processo de morte”, completa. Sabe-se que o exercício aeróbico
favorece a conexão entre os neurônios, aumentando a capacidade de aprendizagem
e adaptação. O mesmo ocorre quando o cérebro é estimulado com exercícios
mentais, como jogos de estratégias e aprendizado de idiomas.
A
prática de atividade física proporciona benefícios à composição corporal, saúde
e a qualidade de vida. A magnitude das respostas aos exercícios parece estar
associada com a interação de diferentes variáveis, como a natureza do estímulo,
a duração e intensidade do esforço, o grau de treinamento e o estado
nutricional do praticante. Lembrando que para sentir os efeitos e resultados, a
prática de exercícios físicos deve ser aliada a hábitos saudáveis e uma alimentação
adequada.
Fonte:
adaptado do site Hora do Treino e Ativo
- Tênis de mesa: Identificar elementos técnicos, sistemas táticos individuais e coletivos.
HISTÓRIA DO TÊNIS DE MESA
O
tênis de mesa teve a sua origem e desenvolvimento na Inglaterra durante a
metade do século XIX, era praticado com um passatempo social (FPTM, 2006).
A
criação do jogo foi atribuída aos oficiais do exército inglês que estavam a
serviço na Índia e não conseguiam praticar seu esporte favorito – o tênis – por
que o calor era muito intenso, resolveram adaptar o tênis para uma mesa onde
podia ser jogado à sombra de árvores (UZORINAC, 2001).
As
raquetes eram de madeira, papelão ou tripa animal, cobertas por lixas,
cortiças, tecido ou borracha.
O TÊNIS DE MESA NO BRASIL
O
início do esporte no Brasil deu-se por meio de turistas ingleses, que por volta
de 1905 começaram a implantá-lo em São Paulo.
CARACTERÍSTICAS DO JOGO E OS MATERIAIS
Caracterizado
como uma modalidade individual, de confronto, o Tênis de Mesa constitui uma modalidade
que estimula uma grande autonomia do atleta para tomar decisões, criando
caminhos alternativos em função de imprevistos que possam ocorrer durante o
decorrer de uma partida.
As
raquetes são classificadas de acordo com a sua velocidade em: madeiras do tipo
defensivo (servem para controle); madeiras do tipo allround (misturam ataque e
defesa) e madeiras de ataque que são de alta velocidade (CBTM, 2006).
As
raquetes em competições devem ter duas cores, um lado preto e outro vermelho.
Não é permitido jogar com o lado de madeira, sem borracha.
REGRAS BÁSICAS
A MESA:
Têm
2,74m de comprimento e 1,525mm de largura e 76cm de altura. Na cor escura e
fosca, tendo uma linha branca de 2cm de largura em toda a sua volta. Para os
jogos de duplas, ela é dividida em duas partes iguais por uma linha branca.
A REDE:
Estende-se
por 15,25cm além das bordas laterais da mesa e tem 15,25cm de altura, devendo
ser de cor escura e devem possuir a sua parte superior branca.
A BOLA:
Deve
ser feita de celuloide ou plástico similar, nas cores branca ou laranja e
fosca, pesar 2,7g e ter diâmetro de 40 mm.
A RAQUETE:
a)
O lado usado para bater na bola deve ser coberto com borracha tendo uma
espessura máxima de 2mm à 4mm.
b)
O lado não usado para bater na bola deve ser pintado de cor diferente da
borracha devendo ser vermelho ou preto.
c)
Não é permitido jogar com o lado de madeira.
A PARTIDA:
Constitui-se
de sets de 11 (onze) pontos. Pode ser jogada em qualquer número de sets
ímpares. No caso de empate em 10 pontos, o vencedor será o que fizer 2 pontos
consecutivos primeiro.
Na
partida quando houver "negra" (2 a 2) ou (3 a 3), os atletas
mudam de lado logo que um atleta consiga 05 pontos.
O SAQUE
1
- A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), da palma da mão livre na
vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no
campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor.
(NÃO É OBRIGATÓRIO O SAQUE CRUZADO NO TÊNIS DE MESA INDIVIDUAL !).
2
- O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou numa extensão imaginária
desta.
3
- Cada atleta tem direito a 2 (dois) saques, mudando sempre quando a soma dos
pontos seja 2 (dois) ou seus múltiplos. Ex.:
2 a 2 = 4 = 6 a 6 = 12
4
- Com o placar 10-10, a seqüência de sacar e receber deve ser a mesma, mas cada
atleta deve produzir somente um saque até o final do jogo.
5
- O direito de sacar ou receber primeiro ou escolher o lado deve ser decidido
por sorteio (ficha de duas cores), sendo que o atleta que começou a sacar no 1º
set começará recebendo no 2º set e assim sucessivamente.
6
- O sacador deverá sacar e retirar o braço da mão livre da frente da bola de
modo que nada esteja entre a bola e o adversário a não ser a rede e suportes.
FALTAS:
A
não ser que a partida sofra obstrução (não vale ponto), um atleta perde um
ponto quando:
a)
Errar o saque.
b)
Errar a resposta.
c)
Tocar na bola duas vezes consecutivas.
d)
A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas.
e)
Bater com o lado de madeira da raquete.
f)
Movimentar a mesa de jogo.
g)
Ele ou a raquete tocar a rede ou seus suportes.
h)
Tocar a superfície da mesa durante a sequência.
JOGOS DE DUPLAS:
Valem
as mesmas regras, sendo que:
a)
O saque tem que ser feito do lado direito do sacador para o lado direito do
recebedor.
b)
Cada atleta só pode bater uma vez na bola.
c)
A ordem do saque é estabelecida no início do jogo e a sequência será natural:
Atleta
A saca para o X
Atleta
X saca para o B
Atleta
B saca para o Y
Atleta
Y saca para o A que, saca para o X e assim, sucessivamente, cada atleta vai
dando 2 saques.
No
empate 10-10, cada um só dá 1 saque por vez.
FUNDAMENTOS DO TÊNIS DE MESA
Formas de empunhadura de raquete:
Os
estilos de empunhadura de raquete são: o clássico (shakehand) e o caneteiro
(penholder).
No estilo clássico, segura-se a
raquete como se fosse cumprimentar alguém, esse estilo é caracterizado por
permitir que se façam os golpes com os dois lados da raquete.
No estilo caneteiro, os dedos
polegar e indicador ficam na parte da frente da raquete e os outros na parte de
trás, a raquete é segura como se fosse uma caneta (CBTM, 2006). Neste estilo utiliza-se somente um lado da
raquete, potencializando o uso do forehand.
EFEITOS
São
os tipos de rotações que se pode imprimir à bola através de borrachas com
grande coeficiente de atrito.
Os três principais efeitos são:
Efeito para baixo (backspin) - para executar
esse efeito, o jogador deve raspar a raquete na parte inferior da bola, de modo
que, na hora do golpe, o movimento seja de cima para baixo (descendente);
Efeito para cima (topspin): para a execução
desse efeito o jogador deve raspar a raquete na parte superior da bola de forma
que na hora do golpe o movimento seja de baixo para cima (ascendente);
Efeito lateral (sidespin): para executar
esse efeito o jogador deve raspar a raquete na parte lateral da bola podendo
ser pelo lado esquerdo ou direito.
SAQUE
Para
a realização do saque, a bola deve ser posicionada sobre a mão espalmada, de
maneira que a bola não possa ser ocultada, e deverá ser golpeada em sua
descendente.
GOLPES ESPECÍFICOS
O forehand é a batida realizada com a palma
da mão direcionada para frente, com o movimento do antebraço em uma ascendente,
saindo da linha de cintura em direção à cabeça, golpeando a bola em seu ponto
mais alto.
A batida de
backhand ou shoto
é realizada com a palma da mão voltada para trás.
O Smash é um movimento utilizado para finalizar
um ponto.
Utiliza-se
bastante força, pois a bola vem muito acima da rede e se faz uma transferência
do peso do corpo de uma perna para a outra, além da rotação do tronco para o
ataque à bola.
Existem
outros movimentos que são variações, às vezes mais amplos ou curtos, com mais
efeito ou menos, próximos ou distantes da mesa, como bloqueios, drive de
velocidade, drive de efeito, slice ou “cozinhada”, mas todos se utilizam como
base os movimentos acima citados.
CAPACIDADES MOTORAS NO TÊNIS DE MESA
Segundo
TENGUAN (2006), “as capacidades motoras no tênis de mesa são: velocidade de
reação, velocidade de movimento, orientação espacial, potência e resistência de
potência”.
Velocidade
Sabemos
que a velocidade dentro do tênis de mesa é de suma importância, pois
relativamente, ela assume o papel de decidir o ponto ou disputá-lo
insistentemente com maior precisão. Com uma velocidade bem treinada, o jogador
pode associá-la aos efeitos de jogo.
Velocidade de reação
No
tênis de mesa a velocidade de reação é um componente muito importante, pois é
uma capacidade muito exigida do mesatenista, porque desde o início do rally o
jogador se prepara para a recepção não se tem ideia se a bola virá longa,
curta, com ou sem efeito, tornando o tempo de reação aliado à técnica
fundamental para o desfecho da disputa.
Velocidade de movimento
Para
TENGUAN (2006), “velocidade de movimento pode ser entendida como a capacidade
de realizar movimentos únicos, acíclicos, com máxima velocidade contra pequenas
resistências”.
Orientação espacial
O
tênis de mesa é um esporte em que o atleta realiza muitos deslocamentos,
transferindo o peso do corpo de uma perna para a outra com rotações do tronco,
exigindo não somente muito equilíbrio, mas também uma grande percepção de tempo
e espaço.
Segundo
WEINECK (2003), “a capacidade de orientação espacial baseia-se sobretudo nos
componentes coordenativos da capacidade de diferenciação cinestésica, da
capacidade de orientação espacial e da capacidade de equilíbrio”.
Potência
Potência
é compreendida como a capacidade do sistema neuromuscular
de movimentar o corpo, braços e pernas com velocidade máxima contra determinada
resistência (WEINECK, 2003).
No
tênis de mesa faz-se necessária à potência para o desenvolvimento de quase
todos os movimentos dentro de uma disputa de ponto, tanto nos deslocamentos,
mas também nos golpes a força aliada à máxima velocidade que se tem que
imprimir a bola (TENGUAM e TRICOLI, 2006).
MÉTODOS DE ENSINO APLICADOS AO TÊNIS DE MESA
O MÉTODO JAPONÊS
O
método japonês é baseado na repetição, na disciplina, na técnica absolutamente
correta, numa evolução lenta e gradual.
Este
método se parece a uma linha de montagem de uma grande empresa nipônica. As
crianças copiam e obedecem a tudo o que o treinador ordena. Assim, todos são
muito parecidos quando executam seus golpes. As jogadas e estilos seguem a
mesma tendência (CAMARGO; MARTINS, 1999).
Suas
principais características são:
-
Repetição.
-
Disciplina Método Analítico.
-
Tecnicista Repetitivo.
O MÉTODO ALEMÃO
Este
é também um método de iniciação muito usado em todo o mundo. Baseia-se no
desenvolvimento dos sentidos e coordenação das crianças. Segue um programa preestabelecido,
rígido na parte técnica, mas os exercícios são variados, em forma de mini competições e muita movimentação. Fisicamente
as crianças são estimuladas a diferentes, ganhando uma boa consciência corporal
(CAMARGO; MARTINS, 1999).
Apesar
de seus pontos fortes nos aspectos de motivação e instrumentos pedagógicos, o
método peca no seu aspecto técnico, já que limita muito a experimentação das
crianças por ser demasiado rígido.
Suas
principais características são:
-
Desenvolvimento das capacidades coordenativas;
-
Exercícios e tarefas variadas;
-
Pequenos e grandes jogos;
-
Muita movimentação.
O MÉTODO SUECO
Aproveitando-se
das virtudes e dificuldades dos métodos anteriores, surge o método Sueco
fundamentado em situações criativas
e harmoniosas e que levaram os suecos a dominar o Tênis de Mesa mundial por
vários anos.
Os
professores estimulam seus alunos a variarem, e experimentarem as mais diversas
situações técnicas e táticas, criando as chances necessárias para os jovens
descobrirem seus próprios caminhos.
Suas
características principais são:
-
Criatividade; (liberdade de experimentação dos gestos técnicos)
-
Desenvolvimento da percepção motora;