terça-feira, 8 de novembro de 2011

PÓLO NORTE VIRA UMA ILHA

Pesquisadores chamam a atenção do planeta para o impacto dramático causado pelo degelo no Pólo Norte

Pela primeira vez na história o Pólo Norte se tornou uma ilha no meio do oceano, informa o site de notícias ABC.es. Imagens de satélite captadas pelo Instituto de Física Ambiental da Universidade de Bremen, na Alemanha, comprovaram o fato nunca antes visto pelo menos nos últimos 125 mil anos.

» Geleiras derretem em velocidade recorde
» Ártico: floresta fóssil é achada
» Gelo ártico atinge 2º menor nível
» Geleiras podem sumir em 25 anos

As fotografias, tiradas em 1º de setembro, mostram claramente como a calota polar ficou rodeada pelo mar sem estar interligada à plataforma continental por leste ou oeste. As passagens jamais haviam se aberto simultaneamente. A passagem do nordeste, próxima à Rússia, se desbloqueou temporariamente no verão de 2005 e a do noroeste ficou livre do gelo em todo o caminho entre os oceanos Pacífico e Atlântico.

"É um acontecimento histórico, um espiral de morte e destruição", avaliou o pesquisador Mark Serreze, do Centro Nacional de Neve e Gelo, em entrevista ao The Independent. O cientista considerou como estranho o fato de um centro alemão ter divulgado fotos de seus satélites, e não a Nasa, a agência espacial americana.
Segundo ele, algumas agências governamentais podem estar relutantes em divulgar a catástrofe por receio que surjam problemas na navegação. Serrez, que dedicou anos de sua vida para estudar a extensão do gelo no Ártico, acredita que a abertura simultânea das passagens é mais um fator alarmante do degelo que ocorre na região.
Degelo recorde

No final de agosto, cientistas americanos advertiram que a área coberta de gelo no Ártico se reduziu a seu segundo menor nível desde o início dos registros por satélite, há 30 anos. Segundo eles, é um indicativo de que o derretimento chegou a um nível em que seus efeitos começam a se tornar irreversíveis.


http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3153560-EI8278,00.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário