domingo, 6 de novembro de 2011

Derretimento dos polos está mais rápido, adverte a NASA


A Nasa divulgou um estudo alertando que as camadas de gelo da Groenlândia e da Antártida estão perdendo massa a um ritmo mais acelerado que os prognósticos feitos até agora. Tal fato repercutirá na alta global do nível dos oceanos muito antes do previsto.

Os resultados do estudo sugerem que as camadas de gelo estão derretendo mais rápido que as geleiras das montanhas. A Nasa analisou dados de seus satélites entre 1992 e 2009 e descobriu que a cada ano durante o curso do estudo as camadas de gelo dos polos perderam uma média combinada de 36,3 gigatoneladas a mais que no ano anterior.

Como exemplo, em 2006 os polos perderam uma massa combinada de 475 gigatoneladas ao ano em média, uma quantidade suficiente para elevar o nível global do mar em uma média de 1,3 milímetros ao ano frente as 402 gigatoneladas que as geleiras da montanha perdem em média.

“Que as camadas de gelo serão a principal causa do aumento do nível do mar no futuro não é surpreendente, já que possuem uma massa de gelo muito maior que as geleiras da montanha”, assinalou o autor do estudo, Eric Rignot, da Universidade da Califórnia.

“O surpreendente é que esta maior contribuição das camadas de gelo já está ocorrendo”, advertiu o cientista, que realizou a pesquisa com a colaboração do Laboratório da propulsão do jato (JPL) da Nasa.

Para Rignot, as medições realizadas indicam que, se as tendências atuais continuarem, é provável que o aumento do nível do mar seja maior que os níveis projetados pelo Grupo Intergovernamental de Analistas sobre a Mudança Climática em 2007.

Comunicação Portal Social
Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário