sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

PLANO DE AULA 3ª SÉRIES - 1º BIMESTRE SEGUINDO O DCT


 DCT EDUCAÇÃO FÍSICA 2022 - CEM CASTRO ALVES

SISTEMATIZAÇÃO DAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DA ÁREA DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS 1ª AO 3ª SÉRIES

DCT 3ª SÉRIES

3º SÉRIE ENSINO MÉDIO

OBJETO DO CONHECIMENTO

1º BIMESTRE

* Ginástica em academia: Noções de treinamento funcional; prevenção de doenças através do exercício físico.

* Tênis de mesa: Identificar elementos técnicos, sistemas táticos individuais e coletivos.

* Sistema de jogo e Regras oficiais.

* Evolução e atualidade.

2º BIMESTRE

* Movimento e Qualidade de vida: Hábitos saudáveis relacionados a prática de atividades físicas; envelhecimento saudável; e práticas corporais; respeito e dignidade.

* Futsal: Elementos técnicos, sistemas táticos individuais e coletivos.

* Sistema de jogo e Regras oficiais.

* Evolução e atualidade.

3º BIMESTRE

* Atividades rítmicas e expressivas: Atividades que tenham a intenção de expressar e comunicar através dos gestos corporais e estímulos sonoros; Ritmos com movimentos complexos.

* Danças Populares

* Sedentarismo X Exercício Físico: Benefícios da prática de atividade física regular; prevenção da obesidade; combate ao estresse e à depressão; redução de risco de morte por infarto ou derrame.

4º BIMESTRE

* O esporte como forma de inclusão

* Esporte Paralímpicos; História e evolução.

* Xadrez: peças do jogo; noções de regras; movimento das peças.

* Jogo cooperativo – Inclusão

* Desportos Opcionais: Badminton; Ciclismo.

 

Competência 6. Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re) construir produções autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.

 

Objeto do Conhecimento 1º Bimestre 3ª SÉRIE:

1.      Ginástica em academia: Noções de treinamento funcional; prevenção de doenças através do exercício físico.

2.      Tênis de mesa: Identificar elementos técnicos, sistemas táticos individuais e coletivos.

3.      Sistema de jogo e Regras oficiais.

  1. Evolução e atualidade.

 

Competências Gerais

Campos de

Atuação Social

Habilidades Específicas de Linguagens e Suas Tecnologias

Objetos de Conhecimento

Temas Contemporâneos Transversais

1. Conhecimento;

2. Pensamento científico, crítico e criativo;

3. Repertório Cultural;

4. Comunicação;

5. Cultura Digital;

6. Trabalho e Projeto de vida;

7. Argumentação;

8. Autoconhecimento e autocuidado;

9. Empatia e cooperação;

10. Responsabilidade e cidadania.

Vida Pessoal

Vida Pública Jornalístico e midiático

Estudo e Pesquisa

Artístico-literário

EM13LGG601

Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão estética crítica e histórica.

1.a. Ginástica em academia: Prevenção de doenças através do exercício físico.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais intitucionalizadas: danças, ginásticas em geral, lutas;

b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-intitucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras.

A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade por meio de atividades de investigação, apreciação e discussão do patrimônio artístico, a partir das danças. Esse desenvolvimento implica: práticas com bens materiais (obras urbanísticas e artísticas) e imateriais (saberes da cultura popular, dança, músicas, artes e artesanatos etc.), significativos em termos locais e globais; análise dos atores e processos de disputa de legitimidade e sentido; e reflexão sobre as diferentes valorizações contempladas no patrimônio e sobre o que elas refletem a respeito do protagonismo e de grupos, seus valores e pertenças.

1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo.

2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal.

3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional.

4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso.

5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.

6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia.

 

HABILIDADE/OBJETIVO DA ATIVIDADE: EM13LGG601

 

OBJETO DE CONHECIMENTO: 1.a. Ginástica em academia: Prevenção de doenças através do exercício físico.

 

Exercícios físicos para prevenção e combate de patologias

A atividade física contribui para a manutenção da qualidade de vida, e a sua adoção auxilia na prevenção e combate de patologias.

 

Já está cientificamente comprovado que a prática de atividades físicas é benéfica à saúde. Mas você sabia que ela também é uma grande aliada no tratamento de patologias? Além de contribuir na prevenção, também pode promover influência direta na cura e combate destas patologias.

Grande parte da população alega a ausência de atividade física na rotina por falta de tempo, preguiça, custos ou dificuldade de encontrar uma atividade compatível com o estilo de vida. Entretanto, especialistas alertam que o sedentarismo favorece uma série de patologias, além de intensificar problemas de saúde como: hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e até emocionais. Para tanto, manter uma rotina de atividades aeróbias durante a idade adulta e avançada pode diminuir sintomas de diversas patologias.  E caso a pessoa já apresente sinais da doença, o exercício não deve ser evitado. Pelo contrário: Doenças e exercício físico podem coexistir.

 

Conheça algumas patologias que podem ser prevenidas e cuidadas com a prática de exercícios físicos, aliada à adoção de hábitos e um estilo de vida mais saudável:

 

    Diabetes: exercícios são de suma importância para diabéticos. Eles controlam os níveis de glicemia, estimulam a produção de insulina e facilitam o seu transporte para dentro das células, além de melhorar a condição cardiovascular. O aumento da gordura localizada, em especial na região abdominal, é uma das razões que levam ao quadro de rigidez a insulina. Sendo assim, uma das melhoras formas de se prevenir contra o diabetes é equilibrar uma alimentação adequada a prática regular de exercícios físicos. Uma ressalva: cuidado com os pés ao exercitar-se. Em muitas modalidades de exercícios físicos machucam-se os pés e o diabético deve precaver-se desse desconforto.

 

    Pressão Alta: Pessoas consideradas” sedentárias” obrigam o coração a realizar um maior esforço, pois o músculo cardíaco necessita realizar mais pressão para que o sangue percorra o corpo todo, elevando a pressão arterial. A atividade física não só diminui a pressão, como ainda auxilia na prevenção contra o surgimento de outras patologias, uma vez que aumenta a resistência e capacidade cardiovascular.

 

    Doenças Cardiovasculares: A prevenção de doenças do coração já está incluída na lista de benefícios de exercícios físicos. Mas e se a doença já está instalada? Cardiologistas brasileiros e estrangeiros recomendam exercícios leves no período Pré-cirúrgico para fortalecer musculatura e incrementar circulação periférica.

 

    Sempre busque seguir as indicações do médico, que vai sugerir qual o exercício mais indicado.

    Osteoporose: Os exercícios contribuem para a formação de massa óssea, pois previnem o desenvolvimento da osteoporose. A atividade física favorece a fixação de cálcio, o que é imprescindível para evitar a doença, visto que ela pode ser ocasionada pela progressiva descalcificação.

 

    Ansiedade: A ansiedade pode desencadear uma série de transtornos como: preocupação excessiva, medo, falta de controle, tensão permanente, dentre outros. Esses sintomas podem ser intensificados por conta do sedentarismo, pois ocorre uma interdição da produção de endorfina, neurotransmissores que propiciam uma sensação de bem-estar.  As pessoas que praticam exercícios físicos conseguem conviver e lidar melhor com a ansiedade, e ganham mais produtividade.

 

    Alzheimer e Parkinson: Sem medicamentos que eliminem essas doenças de nossa existência, pesquisadores tem sugerido paliativo que garantam alguma qualidade de vida aos pacientes. “No caso das doenças do sistema nervoso central, como Alzheimer e Parkinson, a atividade física é benéfica porque protege o cérebro”, afirma o neurologista e pesquisador do Laboratório de Neurociências e Comportamento da Universidade de Brasília. “O exercício físico aumenta a produção de substâncias que atuam na proteção das células do cérebro, prolonga a vida dessas células e previne que elas entrem num processo de morte”, completa. Sabe-se que o exercício aeróbico favorece a conexão entre os neurônios, aumentando a capacidade de aprendizagem e adaptação. O mesmo ocorre quando o cérebro é estimulado com exercícios mentais, como jogos de estratégias e aprendizado de idiomas.

 

A prática de atividade física proporciona benefícios à composição corporal, saúde e a qualidade de vida. A magnitude das respostas aos exercícios parece estar associada com a interação de diferentes variáveis, como a natureza do estímulo, a duração e intensidade do esforço, o grau de treinamento e o estado nutricional do praticante. Lembrando que para sentir os efeitos e resultados, a prática de exercícios físicos deve ser aliada a hábitos saudáveis e uma alimentação adequada.   Fonte: adaptado do site Hora do Treino e Ativo

 

 

Competências Gerais

Campos de

Atuação Social

Habilidades Específicas de Linguagens e Suas Tecnologias

Objetos de Conhecimento

Temas Contemporâneos Transversais

1. Conhecimento;

2. Pensamento científico, crítico e criativo;

3. Repertório Cultural;

4. Comunicação;

5. Cultura Digital;

6. Trabalho e Projeto de vida;

7. Argumentação;

8. Autoconhecimento e autocuidado;

9. Empatia e cooperação;

10. Responsabilidade e cidadania.

Vida Pessoal

Vida Pública Jornalístico e midiático

Estudo e Pesquisa

Artístico-literário

EM13LGG601

Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão estética crítica e histórica.

1.b. Noções de treinamento funcional.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais intitucionalizadas: danças, ginásticas em geral, lutas;

b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-intitucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras.

A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade por meio de atividades de investigação, apreciação e discussão do patrimônio artístico, a partir das danças. Esse desenvolvimento implica: práticas com bens materiais (obras urbanísticas e artísticas) e imateriais (saberes da cultura popular, dança, músicas, artes e artesanatos etc.), significativos em termos locais e globais; análise dos atores e processos de disputa de legitimidade e sentido; e reflexão sobre as diferentes valorizações contempladas no patrimônio e sobre o que elas refletem a respeito do protagonismo e de grupos, seus valores e pertenças.

1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo.

2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal.

3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional.

4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso.

5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.

6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia.

 

HABILIDADE/OBJETIVO DA ATIVIDADE: EM13LGG601

 

OBJETO DE CONHECIMENTO: 1.b. Noções de treinamento funcional.

 

Ginástica funcional é um método de atividade física sem aparelhos de academia que serve para fortalecer os músculos, emagrecer ou melhorar o condicionamento físico baseada em movimentos do cotidiano, como levantar, agachar, puxar ou empurrar.

Esse tipo de exercício, além de ajudar a perder peso, proporciona um corpo mais delineado e firme em poucas semanas de treino. O objetivo desses exercícios é fortalecer, definir, melhorar a flexibilidade e aumentar a resistência e o equilíbrio corporal para os movimentos do dia a dia.

Uma das diferenças entre a ginástica funcional e os exercícios de academia é a utilização de poucos acessórios para a sua execução. Essa modalidade de exercício não necessita de aparelhos e, por isso, pode ser feita até mesmo em casa ou ao ar livre.

Mesmo com resultados parecidos, a principal diferença está na estimulação dos músculos e na complexidade. Enquanto os aparelhos de academia fazem estímulos em áreas isoladas, a ginástica funcional age no corpo todo, é mais complexa, dinâmica e descontraída.Esse exercício também é muito procurado porque pode ser feito de acordo com o tempo e o objetivo de cada praticante.

Quem pode fazer ginástica funcional?

A ginástica funcional deve respeitar os limites individuais dos praticantes. Por conta disso, pode ser realizada por qualquer pessoa, independentemente da idade. Assim como em qualquer atividade física, os idosos recebem uma atenção especial e, geralmente, seus exercícios são adaptados para casos de doenças ortopédicas, como artrite ou artrose.

Mulheres que querem emagrecer durante o período pós-parto também podem recorrer à ginástica funcional. Quando realizada em academias, as turmas são montadas de acordo com a faixa etária e a compatibilidade física do grupo.

Qual é a frequência dos exercícios?

Para que a ginástica funcional mostre resultado é necessário realizar a atividade pelo menos três vezes por semana, em sessões de 40 minutos a uma hora. Essa recorrência dos exercícios irá variar de acordo com o objetivo de cada um. A maneira mais saudável de fazer esse planejamento é com o auxílio de um professor ou personal trainer para evitar lesões.

É possível fazer ginástica funcional em casa?

Sim! A ginástica funcional tem vários exercícios que podem ser realizados sem o auxílio de aparelhos, utilizando apenas o peso do corpo. Se você quiser se exercitar sem sair de casa, pode começar com a ajuda de diversos aplicativos, aulas on-line ou, se possível, procurar um personal trainer.

Dentre os exercícios que podem ser feitos em casa estão os polichinelos, corrida e diferentes tipos de abdominais. É importante ressaltar que o cuidado e a atenção precisam ser redobrados caso não tenha supervisão para realizar as atividades.

 

 

 


Competência 2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza.

Objeto do Conhecimento 1º Bimestre 3ª SÉRIE:

1.    Ginástica em academia: Noções de treinamento funcional; prevenção de doenças através do exercício físico.

2. Tênis de mesa: Identificar elementos técnicos, sistemas táticos individuais e coletivos.

            3.   Sistema de jogo e Regras oficiais.

4.    Evolução e atualidade.

 

Competências Gerais

Campos de

Atuação Social

Habilidades Específicas de Linguagens e Suas Tecnologias

Objetos de Conhecimento

Temas Contemporâneos Transversais

1. Conhecimento;

2. Pensamento científico, crítico e criativo;

3. Repertório Cultural;

4. Comunicação;

5. Cultura Digital;

6. Trabalho e Projeto de vida;

7. Argumentação;

8. Autoconhecimento e autocuidado;

9. Empatia e cooperação;

10. Responsabilidade e cidadania.

Vida Pessoal

Vida Pública Jornalístico e midiático

Estudo e Pesquisa

Artístico-literário

EM13LGG203

Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e em suas produções (artísticas; corporais e verbais).

2. Tênis de mesa: Identificar elementos técnicos, sistemas táticos individuais e coletivos.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras;

b) Vivências,

experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras;

c) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela análise da disputa entre discursos opressores e de discursos e processos pela busca de legitimidade das práticas corporais de grupos minoritários, como as mulheres, os pobres, os negros, os indígenas, os imigrantes, habitantes das periferias, entre outros.

1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo.

2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal.

3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional.

4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso.

5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.

6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia.

 

 

HABILIDADE/OBJETIVO DA ATIVIDADE: EM13LGG203

 

OBJETO DE CONHECIMENTO: 2. Tênis de mesa: Identificar elementos técnicos, sistemas táticos individuais e coletivos.

 

HISTÓRIA DO TÊNIS DE MESA

O tênis de mesa teve a sua origem e desenvolvimento na Inglaterra durante a metade do século XIX, era praticado com um passatempo social (FPTM, 2006).

 

A criação do jogo foi atribuída aos oficiais do exército inglês que estavam a serviço na Índia e não conseguiam praticar seu esporte favorito – o tênis – por que o calor era muito intenso, resolveram adaptar o tênis para uma mesa onde podia ser jogado à sombra de árvores (UZORINAC, 2001).

 

As raquetes eram de madeira, papelão ou tripa animal, cobertas por lixas, cortiças, tecido ou borracha.

 

O TÊNIS DE MESA NO BRASIL

O início do esporte no Brasil deu-se por meio de turistas ingleses, que por volta de 1905 começaram a implantá-lo em São Paulo.

 

CARACTERÍSTICAS DO JOGO E OS MATERIAIS

Caracterizado como uma modalidade individual, de confronto, o Tênis de Mesa constitui uma modalidade que estimula uma grande autonomia do atleta para tomar decisões, criando caminhos alternativos em função de imprevistos que possam ocorrer durante o decorrer de uma partida.

As raquetes são classificadas de acordo com a sua velocidade em: madeiras do tipo defensivo (servem para controle); madeiras do tipo allround (misturam ataque e defesa) e madeiras de ataque que são de alta velocidade (CBTM, 2006).

As raquetes em competições devem ter duas cores, um lado preto e outro vermelho. Não é permitido jogar com o lado de madeira, sem borracha.

 

REGRAS BÁSICAS

A MESA:

Têm 2,74m de comprimento e 1,525mm de largura e 76cm de altura. Na cor escura e fosca, tendo uma linha branca de 2cm de largura em toda a sua volta. Para os jogos de duplas, ela é dividida em duas partes iguais por uma linha branca.

 

A REDE:

Estende-se por 15,25cm além das bordas laterais da mesa e tem 15,25cm de altura, devendo ser de cor escura e devem possuir a sua parte superior branca.

 

A BOLA:

Deve ser feita de celuloide ou plástico similar, nas cores branca ou laranja e fosca, pesar 2,7g e ter diâmetro de 40 mm.   

          

A RAQUETE:

a) O lado usado para bater na bola deve ser coberto com borracha tendo uma espessura máxima de 2mm à 4mm.

b) O lado não usado para bater na bola deve ser pintado de cor diferente da borracha devendo ser vermelho ou preto.

c) Não é permitido jogar com o lado de madeira.  

              

A PARTIDA:

Constitui-se de sets de 11 (onze) pontos. Pode ser jogada em qualquer número de sets ímpares. No caso de empate em 10 pontos, o vencedor será o que fizer 2 pontos consecutivos primeiro.

Na partida quando houver "negra" (2 a 2) ou (3 a 3), os atletas mudam de lado logo que um atleta consiga 05 pontos.

 

O SAQUE

1 - A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), da palma da mão livre na vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor.

2 - O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou numa extensão imaginária desta.

3 - Cada atleta tem direito a 2 (dois) saques, mudando sempre quando a soma dos pontos seja 2 (dois) ou seus múltiplos. Ex.: 2 a 2 = 4 = 6 a 6 = 12

4 - O sacador deverá sacar e retirar o braço da mão livre da frente da bola de modo que nada esteja entre a bola e o adversário a não ser a rede e suportes.  

 

FALTAS:

A não ser que a partida sofra obstrução (não vale ponto), um atleta perde um ponto quando:

a) Errar o saque.

b) Errar a resposta.

c) Tocar na bola duas vezes consecutivas.

d) A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas.

e) Bater com o lado de madeira da raquete.

f) Movimentar a mesa de jogo.

g) Ele ou a raquete tocar a rede ou seus suportes.

h) Tocar a superfície da mesa durante a sequência.

 

JOGOS DE DUPLAS:

Valem as mesmas regras, sendo que:

a) O saque tem que ser feito do lado direito do sacador para o lado direito do recebedor.

b) Cada atleta só pode bater uma vez na bola.

c) A ordem do saque é estabelecida no início do jogo e a sequência será natural:

Atleta A saca para o X

Atleta X saca para o B

Atleta B saca para o Y

Atleta Y saca para o A que, saca para o X e assim, sucessivamente, cada atleta vai dando 2 saques.

No empate 10-10, cada um só dá 1 saque por vez.

 

 

Competência 2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza.

 

Objeto do Conhecimento 1º Bimestre 3ª SÉRIE:

1.      Ginástica em academia: Noções de treinamento funcional; prevenção de doenças através do exercício físico.

2.      Tênis de mesa: Identificar elementos técnicos, sistemas táticos individuais e coletivos.

3.      Sistema de jogo e Regras oficiais.

4.      Evolução e atualidade.

 

Competências Gerais

Campos de

Atuação Social

Habilidades Específicas de Linguagens e Suas Tecnologias

Objetos de Conhecimento

Temas Contemporâneos Transversais

1. Conhecimento.

2.Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório Cultural

4. Comunicação

5. Cultura Digital

6. Trabalho e Projeto de vida

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania.

Vida Pessoal

Vida Pública Jornalístico e midiático

Estudo e Pesquisa

Artístico-literário

EM13LGG203

Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e em suas produções (artísticas; corporais e verbais).

3. Sistema de jogo e Regras oficiais.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras;

b) Vivências,

experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras;

c) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela análise da disputa entre discursos opressores e de discursos e processos pela busca de legitimidade das práticas corporais de grupos minoritários, como as mulheres, os pobres, os negros, os indígenas, os imigrantes, habitantes das periferias, entre outros.

1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo.

2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal.

3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional.

4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso.

5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.

6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia.

 

HABILIDADE/OBJETIVO DA ATIVIDADE: EM13LGG203

 

OBJETO DE CONHECIMENTO: 3. Sistema de jogo e Regras oficiais.

 

FUNDAMENTOS DO TÊNIS DE MESA

Formas de empunhadura de raquete:

Os estilos de empunhadura de raquete são: o clássico (shakehand) e o caneteiro (penholder).

No estilo clássico, segura-se a raquete como se fosse cumprimentar alguém, esse estilo é caracterizado por permitir que se façam os golpes com os dois lados da raquete.                

No estilo caneteiro, os dedos polegar e indicador ficam na parte da frente da raquete e os outros na parte de trás, a raquete é segura como se fosse uma caneta (CBTM, 2006).     Neste estilo utiliza-se somente um lado da raquete, potencializando o uso do forehand.         

 

EFEITOS

São os tipos de rotações que se pode imprimir à bola através de borrachas com grande coeficiente de atrito.

x

OS TRÊS PRINCIPAIS EFEITOS SÃO:

Efeito para baixo (backspin) - para executar esse efeito, o jogador deve raspar a raquete na parte inferior da bola, de modo que, na hora do golpe, o movimento seja de cima para baixo (descendente);

Efeito para cima (topspin): para a execução desse efeito o jogador deve raspar a raquete na parte superior da bola de forma que na hora do golpe o movimento seja de baixo para cima (ascendente);

Efeito lateral (sidespin): para executar esse efeito o jogador deve raspar a raquete na parte lateral da bola podendo ser pelo lado esquerdo ou direito.

 

SAQUE

Para a realização do saque, a bola deve ser posicionada sobre a mão espalmada, de maneira que a bola não possa ser ocultada, e deverá ser golpeada em sua descendente.

 

O MÉTODO JAPONÊS

O método japonês é baseado na repetição, na disciplina, na técnica absolutamente correta, numa evolução lenta e gradual. Este método se parece a uma linha de montagem de uma grande empresa nipônica. As crianças copiam e obedecem a tudo o que o treinador ordena. Assim, todos são muito parecidos quando executam seus golpes. As jogadas e estilos seguem a mesma tendência (CAMARGO; MARTINS, 1999).

 

Suas principais características são: Repetição; Disciplina Método Analítico; Tecnicista Repetitivo.

 

O MÉTODO ALEMÃO

Este é também um método de iniciação muito usado em todo o mundo. Baseia-se no desenvolvimento dos sentidos e coordenação das crianças. Segue um programa preestabelecido, rígido na parte técnica, mas os exercícios são variados, em forma de mini competições e muita movimentação. Fisicamente as crianças são estimuladas a diferentes, ganhando uma boa consciência corporal (CAMARGO; MARTINS, 1999).

 

Suas principais características são: Desenvolvimento das capacidades coordenativas; Exercícios e tarefas variadas; pequenos e grandes jogos; muita movimentação.

 

O MÉTODO SUECO

Aproveitando-se das virtudes e dificuldades dos métodos anteriores, surge o método Sueco fundamentado em situações criativas e harmoniosas e que levaram os suecos a dominar o Tênis de Mesa mundial por vários anos.

 

Suas características principais são: Criatividade; (liberdade de experimentação dos gestos técnicos); Desenvolvimento da percepção motora.

 

 

 


Competência 2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza.

 

Objeto do Conhecimento 1º Bimestre 3ª SÉRIE:

1.      Ginástica em academia: Noções de treinamento funcional; prevenção de doenças através do exercício físico.

2.      Tênis de mesa: Identificar elementos técnicos, sistemas táticos individuais e coletivos.

3.      Sistema de jogo e Regras oficiais.

4.   Evolução e atualidade.

 

Competências Gerais

Campos de

Atuação Social

Habilidades Específicas de Linguagens e Suas Tecnologias

Objetos de Conhecimento

Temas Contemporâneos Transversais

1. Conhecimento.

2.Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório Cultural

4. Comunicação

5. Cultura Digital

6. Trabalho e Projeto de vida

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania.

Vida Pessoal

Vida Pública Jornalístico e midiático

Estudo e Pesquisa

Artístico-literário

EM13LGG203

Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e em suas produções (artísticas; corporais e verbais).

4. Evolução e atualidade.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras;

b) Vivências,

experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras;

c) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela análise da disputa entre discursos opressores e de discursos e processos pela busca de legitimidade das práticas corporais de grupos minoritários, como as mulheres, os pobres, os negros, os indígenas, os imigrantes, habitantes das periferias, entre outros.

1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo.

2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal.

3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional.

4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso.

5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.

6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia.

 

HABILIDADE/OBJETIVO DA ATIVIDADE: EM13LGG203

 

OBJETO DE CONHECIMENTO:  4. Evolução e atualidade.

 

Nascido e desenvolvido na Inglaterra durante a segunda metade do Século XIX, teve sua origem a partir do jogo medieval de tênis, que costumava ser jogado tanto ao ar livre quanto em espaços fechados. O tênis de mesa, portanto, foi concebido para ser um passatempo social, jogado em salas fechadas, especialmente no inverno, quando era mais difícil praticar o tênis de campo. Os primeiros registros do tênis de mesa revelam um jogo rude, iniciado por estudantes universitários com livros dispostos no lugar da rede, e por militares que o praticavam com equipamentos improvisados.


As raquetes podiam ser de madeira, papelão ou tripa de animal, cobertas algumas vezes por cortiça, lixa ou tecido. As bolas, de cortiça ou borracha. As redes, de diferentes alturas – algumas vezes constituídas de um simples fio. Mesas de diferentes tamanhos, partidas com contagens de 10 ou 100 pontos, saques com um “quique” inicial na metade da mesa do sacador, sistema atual, ou diretamente na outra metade de encontro a um espaço limitado ou não, porém, com a obrigatoriedade de o sacador estar afastado da linha de fundo da mesa. Nunca figuravam quatro tipos diferentes de duplas. Em qualquer caso, era virtualmente o mesmo tipo de jogo, embora tivesse muitos nomes.


No Século XIX, James Gibb, inglês, ex-corredor de maratonas, volta de uma viagem de negócios aos Estados Unidos com bolas de celuloide de brinquedo, que ele imaginou poderem ser úteis para este jogo em seu país. Ouvindo-as serem golpeadas por uma raquete oca, de cabo longo e feita de pele de carneiro, então bastante popular, associou os sons produzidos pela bola na raquete com o som ”pingue-pongue”, dando assim origem ao nome do jogo. O nome “Ping Pong” é então criado pela empresa inglesa J. Jaques and Son no final dos anos de 1800s, sendo registrado como marca pela empresa note-americana Parker Brothers.


Os primeiros torneios são realizados a partir de 1901, com registro de centenas de participantes. Assim se cria a “Ping-Pong Association”, que é substituída em 1922 pela “Table Tennis Association”, dando lugar à International Table Tennis Federation (ITTF) em 1926. Nos anos de 1950 surge uma das grandes revoluções do esporte: a invenção da esponja ou “sanduíche de borracha”, um novo material para as raquetes que, até hoje, diminui a espessura relativa da raquete.


Com a evolução do esporte, a ITTF buscou regular o uso de equipamentos para garantir o equilíbrio e a saúde dos atletas. O jogo ganha velocidade e golpes plásticos, com efeito. A modalidade, criada na Inglaterra, passa a ter dominância asiática, sendo praticado em diferentes partes do mundo. Em diferentes ambientes e por diferentes grupos de pessoas. Este é o tênis de mesa. A sua história está detalhada na linha do tempo, com destaque para fatos marcantes.









 

 

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