sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

PLANO DE AULA 2ª SÉRIES - 1º BIMESTRE SEGUINDO O DCT

 


SISTEMATIZAÇÃO DAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DA ÁREA DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS 1ª AO 3ª SÉRIES

DCT 2ª SÉRIES

2º SÉRIE ENSINO MÉDIO

OBJETO DO CONHECIMENTO

1º BIMESTRE

* Hipertensão arterial: Causas sintomas e tratamentos.

* Musculação: Força e resistência muscular; hipertrofia muscular; exercícios aeróbicos e anaeróbicos.

* Testes motores: Força, velocidade e agilidade.

2º BIMESTRE

* Ginástica Formativa – Corretiva – Compensação: Prevenção; Hábitos posturais.

* Vôlei de praia: Identificar elementos técnicos, sistemas táticos individuais e coletivos.

* Sistema de jogo

* Evolução e atualidade.

* Regras oficiais

3º BIMESTRE

* Esportes: Mídia e Capitalismo

* Basquete: Identificar elementos técnicos, sistemas táticos individuais e coletivos.

* Sistema de jogo

* Evolução e atualidade.

* Regras oficiais

4º BIMESTRE

* Corpo humano – Anatomia

* Conhecimento básico de anatomia e fisiologia – Exercício Físico

* Sistema esquelético e articulações: Movimentos realizados durante as práticas corporais.

* Jogos olímpicos

Competência 3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.

 

Objeto do Conhecimento 1º Bimestre 2ª SÉRIE:

1.      Hipertensão arterial: Causas sintomas e tratamentos.

2.      Musculação: Força e resistência muscular; hipertrofia muscular; exercícios aeróbicos e anaeróbicos.

3.      Testes motores: Força, velocidade e agilidade.

 

Competências Gerais

Campos de

Atuação Social

Habilidades Específicas de Linguagens e Suas Tecnologias

Objetos de Conhecimento

Temas Contemporâneos Transversais

1. Conhecimento.

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

3. Repertório Cultural

4. Comunicação

5. Cultura Digital

6. Trabalho e Projeto de vida

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania.

Vida Pessoal

Vida Pública Jornalístico e midiático

Estudo e Pesquisa

Artístico-literário

EM13LGG301

Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos.

1. Hipertensão arterial: Causas sintomas e tratamentos.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas: danças; ginástica em geral.

b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas: atividades cênicas, atividades circenses, outras. (A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela experimentação de práticas corporais de diferentes matrizes culturais pautadas: pelo respeito ao outro; pela colaboração com inclusão; e pela análise de relações entre práticas corporais, consumo, meio-ambiente e Direitos Humanos.).

1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo.

2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal.

3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional.

4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso.

5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.

6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia.

 

 

HABILIDADE/OBJETIVO DA ATIVIDADE: EM13LGG301

 

OBJETO DE CONHECIMENTO: 1 Hipertensão arterial: Causas sintomas e tratamentos.

 

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. Hipertensão arterial é uma síndrome metabólica geralmente acompanhada por outras alterações, como obesidade. Cerca de 20% da população brasileira é portadora de hipertensão, sendo que 50% da população com obesidade tem a doença. A hipertensão pode acontecer quando nossas artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular. Hoje, a hipertensão é a principal causa de morte no mundo, pois pode favorecer uma série de outras doenças.

 

Hipertensão: Quando o seu coração bate, ele contrai e bombeia sangue pelas artérias para o resto do seu corpo. Esta força cria uma pressão sobre as artérias. Isso é chamado de pressão arterial sistólica, cujo valor normal é 120 mmHg (milímetro de mercúrio). Uma pressão arterial sistólica de 140 ou mais é considerada hipertensão. Há também a pressão arterial diastólica, que indica a pressão nas artérias quando o coração está em repouso, entre uma batida e outra. Um número normal de pressão arterial diastólica é inferior a 80, sendo que igual ou superior a 90 é considerada hipertensão.

 

Tipos: A hipertensão pode ser dividida em três estágios, definidos pelos níveis de pressão arterial. Esses números, somados a condições relacionadas que o paciente venha a ter, como diabetes ou histórico de AVC, determinam se o risco de morte cardiovascular do paciente é leve, moderado, alto ou muito alto. Além disso, quanto mais alta a pressão arterial, maior a chance de o paciente precisar usar medicamentos.

 

Estágio I: hipertensão acima de 140 por 90 e abaixo que 160 por 100.

Estágio II: hipertensão acima de 160 por 100 e abaixo de 180 por 110.

Estágio III: hipertensão acima de 180 por 110.

Fatores de risco

 

A hipertensão é herdada dos pais em 90% dos casos. Em uma minoria, a hipertensão pode ser causada por uma doença relacionada, como distúrbios da tireoide ou em glândulas endocrinológicas, como a suprarrenal. Entretanto, há vários outros fatores que influenciam os níveis de pressão arterial, entre eles:

Ø  Fumo

Ø  Consumo de bebidas alcoólicas

Ø  Obesidade

Ø  Estresse

Ø  Grande consumo de sal

Ø  Níveis altos de colesterol

Ø  Falta de atividade física

Ø  Diabetes

Ø  Sono inadequado.

 

Além desses fatores de risco, sabe-se que a incidência da hipertensão aumenta com a idade. Isso porque com o passar do tempo nossas artérias começam a ficar envelhecidas, calcificadas, perdendo a capacidade de dilatar - são chamados de vasos menos complacentes. Com isso a hipertensão arterial é mais fácil de acontecer - cerca de 70% dos adultos acima dos 50 ou 60 anos possuem a doença. Sintomas de Hipertensão: Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

 

1. Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares; 2. Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos; 3. Praticar atividade física regular; 4. Aproveitar momentos de lazer; abandonar o fumo; 5. Moderar o consumo de álcool; 6. Evitar alimentos gordurosos; 7. Controlar o diabetes e outras comorbidades; 8. Complicações possíveis.

 

As principais complicações da hipertensão são AVC, por infarto agudo do miocárdio ou doença renal crônica. Além disso, a hipertensão pode levar a uma atrofia do músculo do coração, causando arritmia cardíaca. É importante ressaltar que qualquer combinação de fatores de risco é sempre muito mais grave, pois o risco das comorbidades é multiplicado. Em média, uma pessoa com hipertensão que não controla o problema terá uma doença mais grave daqui a 15 anos.

 

Competência 3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.

 

Objeto do Conhecimento 1º Bimestre 2ª SÉRIE:

1.      Hipertensão arterial: Causas sintomas e tratamentos.

2.      Musculação: Força e resistência muscular; hipertrofia muscular; exercícios aeróbicos e anaeróbicos.

3.      Testes motores: Força, velocidade e agilidade.

Competências Gerais

Campos de

Atuação Social

Habilidades Específicas de Linguagens e Suas Tecnologias

Objetos de Conhecimento

Temas Contemporâneos Transversais

1. Conhecimento.

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

3. Repertório Cultural

4. Comunicação

5. Cultura Digital

6. Trabalho e Projeto de vida

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania.

Vida Pessoal

Vida Pública Jornalístico e midiático

Estudo e Pesquisa

Artístico-literário

EM13LGG302 Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.

2. Musculação: Força e resistência muscular; hipertrofia muscular; exercícios aeróbicos e anaeróbicos.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas: esportes. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela experimentação de práticas da cultura corporal, com reflexão sobre suas origens, desenvolvimento histórico e cultural, e análise dos valores e visões de mundo que expressam.

1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo.

2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal.

3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional.

4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso.

5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.

6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia.

 

 

 

 

 

 

 

HABILIDADE/OBJETIVO DA ATIVIDADE: EM13LGG302

 

OBJETO DE CONHECIMENTO: 2. Musculação: Força e resistência muscular; hipertrofia muscular; exercícios aeróbicos e anaeróbicos.

 

Hipertrofia muscular: É o aumento na secção transversa do músculo, ou seja, aumento no tamanho e no número de filamentos de actina e miosina e adição de sarcômeros dentro das fibras musculares já existentes. Este aumento de massa muscular depende de vários fatores, como resposta individual ao treinamento, intensidade e duração do programa de treino. Velocidade de execução dos exercícios: lenta. O tempo de tensão é um importante estímulo para ajudar no aumento da hipertrofia muscular.

 

Força muscular: É a capacidade de exercer força máxima para um dado movimento corporal. O aumento da força segue certo curso temporal. Uma maior parcela de contribuição para este aumento vem da adaptação neural (melhora da coordenação e eficiência do exercício), porém, com o passar do tempo, a contribuição do aumento de massa muscular se torna essencial, para o aumento de força. Velocidade de execução dos exercícios: lenta.

 

Potência muscular: É a combinação entre a velocidade e a força. Quanto maior a força ou a velocidade de execução, maior será a potência gerada. A potência muscular pode ser determinada com um único movimento (como nos levantamentos de peso) ou com uma série de movimentos aeróbios, com um grande número de movimentos repetitivos. Velocidade de execução dos exercícios: rápida.

 

Resistência muscular: É o tempo máximo em que um indivíduo é capaz de manter a força isométrica ou dinâmica em um determinado exercício ou capacidade de manter a capacidade contrátil do músculo. Velocidade de execução dos exercícios: moderada. A escolha dos treinos a serem trabalhados será feita a partir principalmente dos seus objetivos, levando em conta o seu nível de condicionamento físico e disponibilidade de tempo.

 

Exercícios Aeróbicos x Anaeróbicos

 

Sempre que o assunto é musculação ou outra atividade física, ouvimos referência a exercícios aeróbicos e anaeróbicos. As atividades aeróbicas são as mais conhecidas de todos, até porque são famosas as academias de ginástica que se caracterizam principalmente pela queima de calorias. Enquanto isso, é na musculação que ouvimos falar dos exercícios anaeróbicos. Mas, o que significam esses dois termos e qual a diferença entre eles?

 

Antes de qualquer coisa precisamos salientar que tanto os exercícios aeróbicos quanto os anaeróbicos trazem muitos benefícios para a saúde. A diferença está relacionada ao tipo de metabolismo energético que é utilizado e a reação que cada um deles proporciona ao organismo. Sendo que ambos podem ser executados em intensidade leve, moderada e intensa.

 

Agora, vamos saber um pouco mais sobre cada um desses tipos de exercícios:

 

Exercícios aeróbicos -> os exercícios aeróbicos se caracterizam pela exigência de uma grande quantidade de oxigênio, impondo uma respiração forte e constante. Normalmente são exercícios contínuos e de longa duração onde o tempo é mais importante do que a velocidade, movimentando vários grupos musculares ao mesmo tempo. São exemplos de atividades aeróbicas: caminhadas, ciclismo, corridas, natação, dança e muitas outras atividades que se caracterizam pela grande queima de calorias. Os principais benefícios dos exercícios aeróbicos são o emagrecimento, melhora do condicionamento físico, aumento da capacidade cardíaca e respiratória, fortalecimento do sistema cardiorrespiratório e aceleramento do metabolismo.

 Exercícios anaeróbicos -> os exercícios anaeróbicos utilizam uma fonte de energia independente do oxigênio e são realizados com uma respiração mais controlada para manter a força. Normalmente são exercícios de menor duração e que exigem um esforço concentrado. As atividades anaeróbicas se caracterizam pelo esforço intenso realizado por um grupo de músculos limitado, havendo a produção de ácido lático. Bons exemplos de exercícios anaeróbicos são os exercícios de musculação com pesos, as corridas de 100 metros rasos, saltos em altura e distância e o arremesso de peso. Os principais benefícios dos exercícios anaeróbicos são a tonificação dos músculos e a melhora do condicionamento físico de modo geral.

 

Como percebemos tanto os exercícios aeróbicos quanto os anaeróbicos trazem benefícios. Dessa forma, podemos considerar que a atividade física ideal é aquela que associa os dois tipos de exercícios.

 

 

Competência 3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.

 

Objeto do Conhecimento 1º Bimestre 2ª SÉRIE:

1.      Hipertensão arterial: Causas sintomas e tratamentos.

2.      Musculação: Força e resistência muscular; hipertrofia muscular; exercícios aeróbicos e anaeróbicos.

3.      Testes motores: Força, velocidade e agilidade.

 

Competências Gerais

Campos de

Atuação Social

Habilidades Específicas de Linguagens e Suas Tecnologias

Objetos de Conhecimento

Temas Contemporâneos Transversais

1. Conhecimento.

2.Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório Cultural

4. Comunicação

5. Cultura Digital

6. Trabalho e Projeto de vida

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania.

Vida Pessoal

Vida Pública Jornalístico e midiático

Estudo e Pesquisa

Artístico-literário

EM13LGG303 Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.

3. Testes motores: Força, velocidade e agilidade.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA –

a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras;

b) Vivências, experimentação, reflexão,

compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras;

c) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade ao propor a análise de questões controversas nas práticas da cultura corporal, com investigação de diferentes pontos de vista, para formação de opinião sustentada em argumentos.

1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo.

2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal.

3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional.

4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso.

5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.

6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia.

 

 

HABILIDADE/OBJETIVO DA ATIVIDADE: EM13LGG303

 

OBJETO DE CONHECIMENTO: 3. Testes motores: Força, velocidade e agilidade.

 

Capacidade Física, estabelecendo padrões e conceitos que definem cada característica desta capacidade do corpo humano.

 

FORÇA: “É a capacidade de um músculo de contrair-se contra uma resistência e de manter contra essa resistência a tensão desejada.” (Hollmann, 1980)

 

Força máxima: É a maior força muscular possível que um atleta pode desenvolver, independente de seu peso corporal. (Barbanti apud Nett, 1979)

 

Força rápida: (explosiva) (também conhecida como potência) – é a capacidade do sistema neuromuscular de dominar resistências com a mais alta velocidade de contração possível (WEINECK, 2005)

 

Frederich (1987) encontrou aumentos anuais significativos no salto vertical, no salto em distância e no arremesso, em crianças entre 3 e 5 anos de idade. Os meninos superaram o desempenho das meninas em todas as mensurações, em todas as faixas etárias. Os mesmos resultados, no arremesso, foram encontrados por Keogh (1965), em meninos e meninas entre 6 e 12 anos de idade.

 

Resistência de força: É a capacidade de resistência dos músculos ou grupos musculares contra o cansaço com repetidas contrações dos músculos, quer dizer, com trabalho de duração da força. (Barbanti, 1979). É a capacidade de resistir à fadiga da musculatura em desempenho de força de longa duração (WEINECK, 2005).

 

Fatores Determinantes Da Força

a. MÁXIMA: Volume (diâmetro) do músculo, tipo de fibra e coordenação intra-muscular

b. RÁPIDA: Volume (diâmetro) do músculo, tipo de fibra e coordenação intra e inter-muscular e ciclo de encurtamento e estiramento do músculo

c. RESISTENTE: Volume (diâmetro) do músculo, tipo de fibra e metabolismo (obtenção de energia)

 

Desenvolvimento Da Força

a. 1ª INFÂNCIA: rápido crescimento devido ao aumento da massa magra, por hipertrofia e hiperplasia muscular. Valores semelhantes entre meninos e meninas.

b. INFÂNCIA: crescimento moderado, porém maior nos meninos devido à transformação de fibras indefinidas em tipo II

c. PUBERDADE: rápido crescimento nas meninas dos 09 aos 14 anos e nos meninos dos 11 aos 15 anos, devido ao aumento da massa muscular (hipertrofia). Valores bem maiores para os meninos.

 

Efeitos do Treinamento de Força em Crianças

a. As sérias preocupações dos pais, professores, treinadores e profissionais científicos são obscuras, por muitos conceitos falsos e por profissionais desinformados a respeito do treinamento de força, seus perigos e como ele pode ser adaptado para os jovens. (Hamil, 1994, Kraemer e Fleck, 1993)

b. É possível o treinamento de força para crianças, incluindo os pré-púberes ( Blimkie, 1989; Freedson, Ward e Rippe, 1990, Sale, 1989 ).

c. Aumento da densidade óssea e prevenção de lesões em jovens e atletas (Hejna et al, 1982)

d. Aumento do desempenho nos esportes

e. Formação da base de força para o desenvolvimento futuro

 

Velocidade:

É a capacidade de realizar as ações vigorosas em um curto espaço de tempo. Essa capacidade só é utilizada, em geral, em atividades intervaladas, onde sempre há um intervalo entre cada ação. (DANTAS, 2003).

 

Resistência:

É a capacidade de suportar e recuperar-se da fadiga, ou seja, a capacidade de manter o esforço físico em um maior espaço de tempo. (FERNANDES FILHO et. al., 2007; GALLAHUE & OZMON, 2005).

 

Força:

É a capacidade de vencer uma determinada resistência através de uma contração muscular. Através dela é que conseguimos levantar, saltar, etc. (DANTAS, 2003; FERNANDES FILHO et. al., 2007; GALLAHUE & OZMON, 2005).

 

Flexibilidade:

É a capacidade de realizar os movimentos articulares na maior amplitude possível sem que ocorram danos as articulações. Ela é específica para cada exercício, um exemplo são os movimentos das danças. (DANTAS, 2003; FERNANDES FILHO et. al., 2007).

 

Agilidade:

É a capacidade de mudar de direção rapidamente. Ela é dependente da velocidade e da força. É muito utilizada nos esportes coletivos e nas brincadeiras de “pira” onde as crianças têm de fugir do pegador (DANTAS, 2003; FERNANDES FILHO et. al., 2007; GALLAHUE & OZMON, 2005).

 

 

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