domingo, 9 de novembro de 2014

SAIU NO SITE: http://educacaoeuapoio.com.br/

SEM ESTRUTURA, ALUNOS CONSTROEM ARQUIBANCADA COM 7 MIL GARRAFAS PET

Alunos se uniram para construir uma arquibancada, em uma escola pública de Palmas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)



   





Por causa da falta de estrutura em uma escola pública em Palmas, alunos e professores colocaram a mão na massa, literalmente, e construíram uma arquibancada de garrafas pet na quadra da escola. Para a projeto, eles precisaram de sete mil garrafas, além de 40 sacos de cimento, 15 metros de areia, 22 barras de ferro e 200 tijolos. Um pouco do dinheiro veio da escola, o restante da doação dos próprios alunos e professores. De centavos em centavos eles conseguiram reunir R$ 345. A iniciativa vai beneficiar cerca de 1,5 mil alunos.
A ideia partiu do professor de educação física Márcio Ricardo. Ele disse que não entendia praticamente nada de construção civil e foi na internet que aprendeu as técnicas para a execução do projeto. “Eu vi na internet uma casa construída com garragas pet. Então pensei, se construíram uma casa, porque não uma arquibancada?”.
A ação mobilizou cerca de 300 adolescentes cansados de sentarem no chão para assistirem os jogos ou terem que levar cadeiras para a quadra nos dias de aula de educação física. “Dá para sentar depois do jogo e descansar agora”, disse o estudante Marco Santos.
A adolescente do 3º ano Karina Souza contribuiu na “vaquinha” e no trabalho. Ela, que sonha em cursar arquitetura, sabe que a experiência já é o começo da profissão. “Ele [o projeto] é educativo, traz os alunos como ajudantes e para mim traz a experiência porque eu quero fazer arquitetura. De uma forma tão simples você faz alguma coisa que vai ajudar os outros alunos. É um benefício e bem prático também”.
Este foi só o começo de uma série de benefícios que os alunos pretendem executar na escola. Os próximos passos são providenciar um local para os times se sentarem e uma mesa com placar de jogos.
(G1, 03/11/2014)