Basquetebol,
também conhecido como bola-ao-cesto ou cesto-bola, nasceu da necessidade de
exercitar estudantes em Springfield, Massachusetts (EUA), durante o inverno
quando não podiam praticar a maioria dos esportes ao ar livre. Foi o canadense
James Naismith, professor de educação física, quem o lançou naquela cidade em
1891, e logo o basquetebol propagou-se pelo mundo. No inicio, era praticado por
nove homens de cada lado, o jogo tinha como objetivo a marcação de pontos
através do arremesso da bola sobre velhas cestas de colher pêssegos, colocados
em lados opostos numa altura de 3 metros.
O
Basquete surgiu em 1891, pelo professor James Naismith do
Springfield College, em Massachusetts, nos Estados Unidos da América. Colégio
que formava os professores a serviço da associação cristã da juventude, durante
a reunião anual, estudaram diversos problemas. a grande preocupação desse ano
era o panorama da educação física. Os professores responsáveis por tal área,
salientaram a necessidade urgente de uma modificação nas atividades,
particularmente durante os meses de inverno, extremamente rigoroso. assistia-se
a um desinteresse acentuado, crescente e ostensivo, pelas classes de educação
física ministradas em ginásio, dado que os rigores do inverno impediam qualquer
tipo de atividade ao ar livre. em muitos casos esse desinteresse dava origem a
problemas disciplinares dos alunos, que urgia resolver.
O dr.
James Naismith foi então nomeado para professor de educação física da
“classe rebelde”. tentou adaptar jogos conhecidos de ar livre, às condições
materiais do ginásio, sem resultado, já que os alunos não aceitavam as
experiências e rejeitavam as modificações que forçosamente teriam que ser
impostas. Depois de várias tentativas, sem sucesso, Naismith foi obrigado a
desistir da adaptação de um jogo ou desporto conhecido e dedicou-se ao estudo
de uma solução diferente.
Como
surge a ideia de novo jogo
Após
analisar todos os jogos e experiências tentadas, concluiu que não era solução
tentar convencer os jogadores, arreigados às tradições e aos hábitos de jogo, a
aceitar uma expressão diferente em jogos que conheciam e praticavam com
razoável sucesso. Decidiu fazer um estudo analítico de todos os jogos
conhecidos, com a preocupação de identificar os elementos comuns, de comparar
processos de jogo e de classificar as ações dominantes.
Esta
análise levou Naismith às seguintes conclusões: Os jogos que tinham maior
aceitação entre a juventude americana, utilizavam uma bola. as dimensões e o
peso da bola eram variáveis, bem como a sua forma, mas os jogos mais populares
tinham a bola como elemento comum. Concluiu, imediatamente, que a solução seria
encontrar um novo jogo e que este teria de utilizar uma bola. nesse tempo, as
bolas que se utilizavam em jogos mais populares podiam dividir-se em bolas
grandes e bolas pequenas.
Pensando
que as bolas mais pequenas poderiam vir a ocasionar conflitos, nada convenientes
à solução do problema disciplinar que o preocupava, já que poderiam ser
escondidas e para sua utilização, tornar-se-ia indispensável o uso de
equipamentos específicos (ténis = raquete; hóquei em campo = a léu; etc.),
abandonou, definitivamente, a hipótese de um jogo com bola pequena.
O novo
jogo deveria utilizar uma bola grande e leve, que poderia ser manejada com
facilidade e que não pudesse ser escondida pelos jogadores.
Não se
preocupou, Naismith, se a bola deveria ser oval ou redonda, mas sim com a forma
de jogar e com as situações mais favoráveis num jogo com bola grande. No
futebol americano o jogo corria-se com a bola e no ginásio tal situação não era
aconselhável.
nova
conclusão tirou : o novo jogo não permitia o transporte da bola durante a
corrida ; seria, portanto, proibido correr com a bola nas mãos.
Tentando
ir de encontro à ação individual que tanto agradava à juventude americana, viu
que não havia muito por onde escolher. os gestos mais frequentes em todos os
jogos eram o lançamento, o arremesso, o batimento, o agarrar.
A partir
daqui faltava no entanto, o fator mais importante – a finalidade do jogo -!
para encontrar um vencedor, o que é que os jogadores tinham de fazer ?
Como se
obteria o resultado do jogo ? todos os jogos têm um objetivo específico, na
finalidade próxima, à volta da qual se elabora o processo do jogo.
A
finalidade do jogo
Passadas
todas estas fazes, mandou chamar o superintendente do colégio e perguntou-lhe
se tinha duas caixas de madeira, quadradas, com 18 polegadas de lado,
respondendo este que dispunha de dois cestos de pêssegos. eram mais largos em
cima do que em baixo. Naismith pregou-os no balcão, em cada uma das
extremidades do ginásio do Springfield College.
antes de
fazer a primeira experiência com os “alunos rebeldes”, elaborou as primeiras
regras - 13 – o nome do jogo - basquete -, foi sugerido por um aluno, já que
era jogado com cestos e bola, tendo obtido a concordância do dr. Naismith. não
se supunha, nem se imaginava, sequer, que o novo jogo iria, em 50 anos,
transformar-se num dos desportos mais praticados no universo do desporto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário