1- Que
construções comprovam a utilidade da arte romana?
(A) A
arquitetura, por exemplo, realça a ideia de força e poder. O Coliseu, uma
das sete maravilhas do mundo, por sua grande extensão, possuía 76 entradas.
(B) Maracanã
inaugurado na copa de 1950
(C) Pirâmides
de Gizé, a Torre Eiffel
(D) O Coliseu,
o Taj Mahal, a Grande Muralha da China
(E) Cristo
Redentor no Rio de Janeiro
2- Como chama o tipo de pintura muito usada na arte romana?
(A) Grafite
(B) Afresco
(C) Caricaturas
(D) Retrato
(E) Os Romanos
não sabiam pintar
3- Que técnica os romanos inseriram na escultura?
(A) Os romanos
inseriram a técnica do TIC TOC
(B) Os romanos
inseriram a técnica do Grafite
(C) Os
romanos inseriram a técnica das caricaturas
(D) Os romanos
não inseriram técnica nenhuma, eles só copiavam das outras culturas
(E) Os romanos
inseriram a técnica ao retrato, isto é, a reprodução fiel do ser humano em suas
obras. Os modelos eram os imperadores, cenas de batalha e rituais funerários
4- Explique a técnica teatral chamada Pantomima?
(A) Pantomima
romana, teatro gestual com menor uso possível de palavras e
maior uso de gestos.
(B) Pantomima
romana surgiu com o cinema falado
(C) Pantomima
não é romana e sim da Grécia
(D) Pantomima
romana é a arte de criar no pântano.
(E) Pantomima
romana a arte de pintar
5- Os objetos e
pinturas indígenas são produzidos para serem obras artísticas?
(A) Lógico que
sim
(B) Os objetos
e pinturas indígenas eram comprados nas cidades, e não produzido por eles
(C) Reduzindo
a arte cristã primitiva as catacumbas indígenas
(D) Só em 1800
os indígenas começaram a produzir pinturas
(E) Quando
dizemos que um objeto indígena tem qualidades artísticas, o fazemos do nosso
ponto de vista, e não do ponto de vista do indígena.
6- A arte indígena representa a preferência do indígena artista?
(A) Não, outro
aspecto importante da arte indígena é que ela representa as tradições da
comunidade, deixando para segundo plano as preferências do indígena
artista.
(B) Sim, os
indígenas só produziam as obras quando estavam inspirados
(C Os
objetos de arte indígenas eram comprados nas cidades, e não produzido por eles
(D) A arte
indígena foi inspirada no Grafite
(E) A arte
indígena foi inspirada na Caricaturas
7- Os estilos de pinturas das muitas tribos são iguais?
(A) Não. Assim,
o estilo da pintura corporal ou qualquer outro objeto, varia de um grupo para
outro, como se fosse a marca de cada comunidade.
(B) Sim. Assim,
o estilo da pintura corporal ou qualquer outro objeto são todos iguais
(C) Nas
sociedades indígenas, a preocupação com a beleza não existia e não existe até
hoje
(D) Outro
aspecto importante da arte indígena é que ela representa as novas
tendências do mundo
(E) Nem sim e
nem não, Talvez.
8- Cite alguns produtos naturais usados nas pinturas indígenas?
(A) As
tinturas são produtos naturais como urucum (vermelho
vivo); o suco de jenipapo (preto esverdeado), a tabatinga,
argila que representa variadas cores.
(B) A tintas
são todas industrializada, nenhum produto natural é usado até hoje
(C) As
tintas são a base d’agua
(D) Usam o
xadrez vermelho para colorir o corpo
(E) São aqueles
que têm agrotóxicos produtos químicos e substâncias sintéticas.
SIMULADO 3ª SÉRIE 2º BIMESTRE
Todo mundo sabe
que a prática de exercícios físicos traz muitos benefícios à saúde. Ficar sem
se exercitar pode causar vários tipos de doenças, principalmente as ligadas ao
sistema cardiovascular.
Obesidade, pressão
alta, diabetes, aumento do colesterol, infarto, derrames, depressão, doenças
articulares, são alguns exemplos das doenças às quais o indivíduo sedentário se
expõe. O sedentarismo é considerado o principal fator de risco para a morte súbita,
estando na maioria das vezes associado direta ou indiretamente às causas ou ao
agravamento da grande maioria das doenças.
1- O que é
sedentarismo?
(A) Uma pessoa que
pratica de forma excessiva exercícios físicos.
(B) Uma pessoa que
só pratica uma modalidade de esporte.
(C) É a falta ou a
diminuição da atividade física.
(D) Uma doença
genética.
(E) Sedentarismo
simplesmente não existe.
2- Quando uma pessoa não é considerada sedentária?
(A) Para ser
considerada uma pessoa ativa é preciso queimar 2.200 calorias por semana, ou
cerca de 300 calorias por dia.
(B) Para não ser
sedentária não é preciso fazer nenhuma atividade física.
(C) A pessoa
precisa comer mais de seis vezes por dia.
(D) Basta jogar
vídeo games, assistir muita televisão e dormir bastante.
(E) Quando ela é
magra.
3- Qual a diferença entre atividade física e exercício físico?
(A) Não existem
diferenças, pois é a mesma coisa.
(B) Atividade
física é qualquer movimento do corpo que resulte em um aumento do gasto
energético. Já o exercício físico é uma ação planejada e estruturada, que pode
utilizar modalidades esportivas.
(C) Atividade
física é uma ação planejada e estruturada, que pode utilizar modalidades
esportivas Já o exercício físico é qualquer movimento do corpo que resulte em
um aumento do gasto energético.
(D) Atividade
física pode ser feita a distância já o exercício físico só pode ser realizado
com a participação de outra pessoa.
(E) Atividade
física se limita a um tipo de movimento, já o exercício pode ser realizado em
todos os movimentos possíveis.
4- Quais as principais doenças relacionadas com o Sedentarismo?
(A) Obesidade,
pressão alta, gonorreia, sífilis, AIDS.
(B) Obesidade,
pressão alta, diabetes, aumento do colesterol, infarto, derrames, depressão,
doenças articulares.
(C) Obesidade,
pressão alta, nanismo, catarata, AIDS.
(D) Obesidade,
pressão alta, hepatite, dengue, Malária.
(E) Obesidade,
pressão alta, AIDS, dengue, gonorreia.
5- Como deixar de
ser sedentário?
(A) Ter cuidado
com o excesso de refrigerantes e sorvetes, deixar de comer gorduras e frituras.
(B) Basta ficar
sentado no sofá e assistir televisão o dia todo.
(C) Ter uma
alimentação saudável e balanceada.
(D) Para se tornar
ativo, a primeira regra é se conscientizar sobre a importância da atividade
física. Em seguida, planeje seu dia e encontre o melhor horário. Pense também
em escolher uma atividade que lhe dê prazer.
(E) Você pode
deixar de ser sedentário, sem precisar fazer atividade física ou qualquer tipo
de exercício físico.
6- Quais são os
benefícios do exercício físico?
(A) Não existem
benéficos para o corpo humano na prática de exercício físico.
(B) Aumento de
peso, piora da frequência cardíaca, queda de cabelo.
(C) Perda de peso,
melhora da frequência cardíaca, melhora no desempenho sexual, etc.
(D) Mudança na
coloração dos olhos, dos cabelos e da pele.
(E) Todas as
alternativas estão corretas.
7- É preciso ter orientação de um profissional para realizar atividades
físicas?
(A) Sim. Toda
prática de exercícios deve ter um acompanhamento. Antes de começar, é
importante procurar um médico para realizar exames clínicos.
(B) Não. Você deve
começar quaisquer exercícios físicos sem acompanhamento, e não precisa de exame
médico.
(C) Sim. Toda
prática de exercícios deve ter um acompanhamento. E não precisa procurar um
médico para realizar exames clínicos.
(D) Não. Mas antes
de começar, é importante procurar um médico para realizar exames clínicos.
(E) Você pode
fazer do jeito que quiser, sem se preocupar o resultado ou médico.
8- O sedentarismo pode levar a obesidade?
(A) Sim. Sem
atividade física o corpo acumula gordura.
(B) Não. Pois a
atividade física é prejudicial à saúde.
(C) Depende, tem
pessoa que não precisa fazer exercício.
(D) Obesidade faz
bem para o corpo humano.
(E) Não. Pois não
existe relação entre a obesidade e
sedentarismo
SIMULADO 2ª SÉRIE 2º BIMESTRE
1- O Basquete surgiu em 1891, pelo professor James Naismith do Springfield College, em Massachusetts, nos Estados Unidos da América. Basquetebol, também conhecido como:
(A)
bola-ao-cesto ou cesto-bola.
(B) Bolinha
e bolão.
(C) Bola na
caçapa ou bola no buraco.
(D) Bola no
gol, ou fora do gol.
(E) O
basquete nunca foi chamado por outro nome.
2- Marque
(V) para as verdadeiras e (F) para as falsas, em relação ao basquete:
( )
O Basquete surgiu em 1891, pelo professor James Naismith do Springfield
College, em Massachusetts, nos Estados Unidos da América.
( )
De acordo com as novas regras da FIBA, seu comprimento deve ser de 28 metros e
a largura de 15 metros.
( )
Os principais fundamentos do basquete são: passe, drible, arremesso,
lance-livre e rebote..
( )
Uma partida de Basquetebol é dividida em 4 períodos de 10 minutos cada.
(A) F; F; V;
V
(B) V; F; V;
V
(C) F; V; V;
V
(D) V; V; V;
V
(E) F; F; F; V
3- É
correto afirmar sobre o basquete:
(A) O
jogo tem 5 sets sendo quatro sets de 25 pontos e o 5º set de 15 pontos
(B) O
Basquetebol é um esporte coletivo jogado por duas equipes de 5 jogadores cada.
(C) O jogo
tem seis atletas de cada lado da quadra.
(D) A
substituição não existe e só pode ser feita com a autorização do árbitro.
(E) Pode ser
praticado somente por homens, sendo proibida a participação das mulheres.
4- O
basquete surgiu em que país?
(A)
China.
(B) Japão.
(C) Estados
Unidos.
(D) Brasil.
(E) Inglaterra.
5- O
Basquete surgiu em 1891 pelo professor:
(A)
Pelo americano James Naismith.
(B) Pelo
espanhol James Naismith.
(C) Pelo
brasileiro James Naismith.
(D) Pelo
Chinês James Naismith.
(E) Pelo
canadense James Naismith.
6- Marque
(V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
( )
Após uma cesta convertida a reposição deve ser feita atrás da linha de fundo.
( )
Após um lance livre resultante de falta técnica, antidesportiva ou
desqualificante a reposição de bola será feita no prolongamento da linha
central da quadra, fora da quadra.
( )
Cesta de um Lance Livre vale um ponto.
( )
Cesta convertida na região delimitada pela linha de 3 vale 02 pontos.
( )
Cesta convertida fora da região delimitada pela linha de 3 vale 03 pontos.
(A) F, F, F, F,
F
(B) F, V, V, V,
V
(C) V, V, V,
V, V
(D) V, V, V, F,
F
(E) V, F, V, F,
V
7- O
basquete surgiu em que ano?
(A) em 1891
(B) em 1991
(C) em 1981
(D) em 1800
(E) em 2025
8- Para um
atleta converter uma cesta de um ponto o que ele precisa fazer?
(A) Cesta
convertida na região delimitada pela linha de 3 pontos
(B) Cesta
convertida fora da região delimitada pela linha de 3 pontos
(C) Não
existe cesta de um ponto no basquete
(D) Cesta fora
do garrafão
(E) Cesta de um Lance Livre vale um ponto.
SIMULADO 1ª SÉRIE 2º BIMESTRE
1- Marque (V) para as verdadeiras e
(F) para as falsas
( ) Proteínas de
origem animal: carnes, leite e derivados, aves, peixes e ovos.
( ) Proteínas de
origem vegetal: leguminosas como feijão, soja, grão-de-bico, lentilha.
( ) O colesterol
é uma gordura que está presente apenas em alimentos de origem vegetal.
( ) A atividade
física não é necessária para que uma pessoa tenha uma vida saudável, pois o
sedentarismo faz bem a saúde.
( ) A água é um
nutriente indispensável ao funcionamento do organismo; a ingestão de, no
mínimo, dois litros diariamente são altamente recomendados.
(A) F, F, F, F, F, V
(B) F, V, V, V, V,
F
(C) V, V, V, V, V,
V
(D) V, V, V, F, F, V
(E) V, F, V, F, V, F
2- As Proteínas de origem animal
são:
(A) carnes, leite e derivados,
aves, peixes e ovos.
(B) carnes, leite e derivados, verduras,
peixes e legumes.
(C) proteína animal simplesmente não
existe.
(D proteína animal existe só nos
peixes
(E) carne vegetal, leite de soja e
derivados, aves, peixes e ovos.
3- Nutrientes são compostos
químicos encontrados nos alimentos que têm funções específicas, funcionam
associadamente, e se dividem em:
(A) Macronutrientes: carboidratos,
proteínas e lipídeos; e Micronutrientes: vitaminas e sais minerais.
(B) Macronutrientes: vitaminas e
sais minerais e Micronutrientes: carboidratos, proteínas e lipídeos.
(C) Macronutrientes: Alimentos que
engordam; e Micronutrientes: alimentos que não engordam.
(D Macronutrientes: carboidratos,
vitaminas e lipídeos; e Micronutrientes: proteínas e sais minerais.
(E) Macronutrientes: alimentos
saudáveis; e Micronutrientes: alimentos que provocam algum tipo de doenças.
4- O sal é um elemento
essencial para a culinária, seja doméstica ou profissional, sabendo disso o que
podemos dizer do SAL?
(A) carnes, leite e derivados,
aves, peixes e ovos não precisam de sal.
(B) O sal de cozinha - cloreto de
sódio - utilizado como tempero e conservação de alimentos, contém sódio em sua
composição, o glutamato de sódio - este mineral quando consumido em excesso é
prejudicial à saúde.
(C) provoca a queda de cabelo,
unhas e tecidos do rosto e das pernas.
(D proteína animal existe só nos
peixes
(E) Doenças como DST associadas a
prática esportiva.
5- Qual item abaixo retrata a
importância da atividade física e uma alimentação saudável para prevenção e
combate de doenças.
(A) A exercício físico e a
alimentação saudável contribui para a manutenção da qualidade de vida, e a sua
adoção auxilia na prevenção e combate de patologias.
(B) A prática de atividade física e
a alimentação saudável não proporciona benefícios à composição corporal,
prejudica a saúde e a qualidade de vida.
(C) A prática de exercícios físicos
e a alimentação saudável nunca deve estar vinculada a hábitos saudáveis e uma
alimentação adequada.
(D) O exercício físico e a
alimentação saudável aumentam a produção de substâncias que atuam na destruição
das células do cérebro.
(E) Exercício físico e a
alimentação saudável não tem nada a ver com a qualidade de vida, pois o
sedentarismo é algo bom para as pessoas.
6- É muito importante a prática de
exercícios físicos regularmente, aliada a uma alimentação saudável, o que
previne:
(A) Não previne nada, e não traz
benefícios para saúde mental e emocional.
(B) o sobrepeso e a obesidade, além
de trazer benefícios para saúde mental e emocional. As pessoas fisicamente
ativas são profissionalmente mais produtivas, e desenvolvem maior resistência a
doenças.
(C) Doenças como DST associadas a
prática esportiva.
(D) provoca a queda de cabelo,
unhas e tecidos do rosto e das pernas.
(E) o sobrepeso e mas não tem
influência na obesidade, e não traz nenhum benefício para saúde mental e ou
emocional.
5- Na sua opinião qual é a relação
entre uma alimentação saudável e atividade física, para a saúde humana?
7- Por mais que se fale do consumo
da água, nem todos fazem uso correto dela no dia a dia, afinal qual é a
importância da água em nossa vida?
(A) A água é um nutriente
indispensável ao funcionamento do organismo; a ingestão de, no mínimo, dois
litros diariamente são altamente recomendados.
(B) O sal de cozinha - cloreto de
sódio - utilizado como tempero e conservação de alimentos, contém sódio em sua
composição, o glutamato de sódio - este mineral quando consumido em excesso é
prejudicial à saúde.
(C) A água tem: Macronutrientes:
carboidratos, proteínas e lipídeos; e Micronutrientes: vitaminas e sais
minerais.
(D Ninguém precisa de água para
sobreviver.
(E) o consumo excessivo de água
pode contrair Doenças como DST associadas a prática esportiva.
8- A proteínas de origem vegetal
são encontradas nas:
(A) carnes, leite e derivados,
aves, peixes e ovos.
(B) carnes, leite e derivados,
verduras, peixes e legumes.
(C) proteína vegetal simplesmente
não existe.
(D proteína vegetal existe só no
feijão
(E) Proteínas de origem vegetal:
leguminosas como feijão, soja, grão-de-bico, lentilha.
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