segunda-feira, 19 de maio de 2025

TEXTOS DE ARTE DO 2º BIMESTRE

 2º BIMESTRE


2° BIMESTRE
AULA 01 {A ARTE ROMANA}

Para os romanos, o belo deveria ser útil, por isso sua arte sempre tinha uma finalidade, pública ou particular. A arquitetura, por exemplo, realça a ideia de força e poder. O Coliseu, uma das sete maravilhas do mundo, por sua grande extensão, possuía 76 entradas. A parte externa era toda ornamentada com estátuas, arcos e colunas, seduzindo as mentes com sua grandiosidade e esplendor.

Na busca da útil construíram vias de comunicação, estradas calçadas, esgotos, viadutos, aquedutos, termas e anfiteatros onde ocorriam lutas de gladiadores. Por volta do ano 25 antes de Cristo, os romanos construíram teatros com capacidade para 20 mil pessoas.

Na pintura, o AFRESCO, a mais antiga resistente pintura mural da história da arte, apresentava cenas públicas com efeitos tridimensionais e sombreados.

Na cultura, os romanos inseriram a técnica ao retrato, isto é, a reprodução fiel do ser humano em suas obras. Os modelos eram os imperadores, cenas de batalha e rituais funerários, estes em baixo relevo.

Na música havia canções de rituais cristãos e de exaltação das glorias militares. Depois do ano 200, desenvolveu-se a Pantomima romana, teatro gestual com menor uso possível de palavras e maior  uso de gestos.

RESPONDA
1- Que construções comprovam a utilidade da arte romana?

2- Como chama o tipo de pintura muito usada na arte romana?

3- Que técnica os romanos inseriram na escultura?

4- Explique a técnica teatral chamada Pantomima?

5- Você vê a arquitetura da loja Havan combinada a Estátua da Liberdade, como o belo e o útil simplesmente, ou visualiza alguma outra intenção implícita, assim como na arquitetura romana?
_____________________________________________________


AULA 02 – ARTE INDÍGENA

Quando dizemos que um objeto indígena tem qualidades artísticas, o fazemos do nosso ponto de vista, e não do ponto de vista do indígena. Para ele, os mais simples objetos usados no dia a dia como redes, potes, cestos, etc, devem ser feitos com muito capricho e perfeição. Desse modo, os objetos são belos porque são bem feitos, e não por serem obras artísticas.

Nas sociedades indígenas, a preocupação com a beleza aparece também nos acessórios com colares, tangas, cocares; nas máscaras, nos objetos rituais, nas pinturas corporais e até nas urnas funerárias.

Outro aspecto importante da arte indígena é que ela representa as tradições da comunidade, deixando para segundo plano as preferências do indígena artista. Assim, o estilo da pintura corporal ou qualquer outro objeto, varia de um grupo para outro, como se fosse a marca de cada comunidade.

A pintura corporal expressa sempre sentimentos: alegria, tristeza, raiva, valentia, ansiedade por cura. As tinturas são produtos naturais como urucum (vermelho vivo); o suco de jenipapo (preto esverdeado), a tabatinga, argila que representa variadas cores. Enfim a arte indígena obedece a uma disciplina organizada.

RESPONDA
1- Os objetos e pinturas indígenas são produzidos para serem obras artísticas?

2- A arte indígena representa a preferência do indígena artista?

3- O estilo de pintura das muitas tribos são iguais?

4- Cite alguns produtos naturais usados nas pinturas indígenas?

5- Você acha que a arte indígena é inferior do artista não indígena?
_____________________________________________________



AULA 03 - ARTE ROMANA DO ORIENTE (ARTE BIZANTINA)

Nos primeiros séculos da era cristã, os cristãos orientais foram ferozmente perseguidos pelos pagãos, classe abastada com forte influência política no governo do Império Romano do Oriente, reduzindo a arte cristã primitiva as catacumbas.

Em 313, o imperador Constantino, convertido ao cristianismo, pelo edito de Milão, torna a religião cristã livre e respeitada.

A arte cristã do Oriente sai da clandestinidade, mas é fortemente influenciada pelo paganismo com seus ícones e rituais pagãos.

Em 321 Constantino estabelece oficialmente o dia de descanso no domingo, em vez do sábado, medida puramente política para agradar aos pagãos incomodados com o Edito de Milão.

A reconstrução da cidade Grega Bizâncio e posteriormente a transferência da capital do Império Romano para lá, misturou gregos, romanos e orientais, influenciando a arte e proporcionando o surgimento de manifestações artísticas ricas em técnicas. Um exemplo são os mosaicos que consistiam em cobrir desenhos com cerâmica, pedras coloridas e conchas.

Mas a arte bizantina, subordinada aos líderes religiosos não permitia aos artistas, criação própria espontânea. Tinha como maior objetivo instruir os fiéis na vida de Cristo, dos profetas e dos imperadores.

Mais tarde surge o movimento político-religioso Iconoclasta, que proíbe pinturas e esculturas realistas e destrói milhares de mosaicos, afrescos, estátuas de santos, enfim inúmeras obras de arte do Império Romano do Oriente. Os melhores artistas foram embora do país.

ATIVIDADE 8
1- Quais influências que a arte bizantina sofreu?

2- Por que os artistas bizantinos não tinham liberdade de criação?

3- Em que consiste o mosaico?

4- Qual o maior objetivo dos mosaicos?  E por quê?

5- Explique o que foi o período ICONOCLASTA e suas consequências?
 ____________________________________________________


AULA 04 – ARTE CRISTÃ PRIMITIVA

É arte produzida por cristãos sobreviventes do século I. Esses cristãos formavam um grupo minoritário e perseguido pelos pagãos, por isso não produziam obras duradouras. Faltavam recursos de todos os tipos, além de local apropriado.

O cristianismo era, nesse período, uma religião exclusiva das classes mais baixas, que tinham como lugar seguro para as suas reuniões, estudo das ESCRITURAS e refúgio, as catacumbas.

Estas eram corredores subterrâneos onde os mortos eram depositados, e não sepultados. Em suas paredes, os cristãos artistas fizeram suas pinturas murais, representando Jesus Cristo em forma de peixe, de cordeiro e de um jovem pastor recolhendo ovelhas.

A cruz, durante século, foi representada disfarçada em forma de âncora, inclusive, ninguém ousava falar a palavra cruz. Ela era uma vergonha, uma maldição, pois representava uma punição reservada aos criminosos comuns.

As cenas bíblicas da arte cristã primitiva eram até bem sofisticadas, pois se apresentavam sombreadas, dando um efeito tridimensional.

RESPONDA:

1) Quem eram os artistas da arte cristã primitiva?

2) Em que locais foram encontradas essa arte?

3) Quais as imagens mais comuns dessa arte?

4) Porque a cruz era representada disfarçada em forma de âncora nos primeiros séculos da era cristã?

5) como se apresentavam as cenas bíblicas desenhadas pelos artistas cristãos dessa época?
 _____________________________________________________
 
ATIVIDADE 05 “Arte antiga – PINTURA GREGA”

Por volta do século X antes de Cristo, os habitantes da Grécia continental e das ilhas do mar Egeu formavam pequenas comunidades, distantes uma das outras, e falavam diferentes dialetos.
Aos poucos essas comunidades pobres foram enriquecendo e se transformaram em cidades, Estados. A atividades comercial marítima proporcionou o contato com as culturas do Egito e do Oriente. Próximo, cuja arte despertou admiração nos gregos. A princípio, imitaram à arte egípcia, mas logo passaram a criar sua própria arte, bastante utilitária.
A pintura grega foi especialmente em cerâmicas. Os vasos, ou ânforas, são famosos pela beleza da forma e a harmonia entre desenhos, cores e espaços.
As pinturas apresentavam cenas da mitologia grega e de pessoas em suas atividades diárias. Enfeitavam vasos que serviam para armazenar água, vinho, azeite e também serviam para rituais religiosos, além de aparecerem nas paredes.
Inicialmente as figuras eram pintadas em negro sobre fundo vermelho. Mais tarde, as figuras foram pintadas em vermelhos sobre fundo negro. Os maiores pintores foram Exéquias e Eutímedes, respectivamente da 1ª e 2ª fases.

RESPONDA

1- Quem os gregos imitavam no início?
2- Os egípcios enfeitavam a morte com sua pintura e os gregos?
3- Quais as cenas mais comuns na pintura grega?
4- Qual o pintor grego famoso que fez figuras negras em fundo vermelho e qual o pintor que inverteu esse esquema?
5- Desenhe um vaso grego e decore com figuras significativas para você.

 _________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário