segunda-feira, 8 de novembro de 2021

SISTEMA ESQUELÉTICO

 Sistema esquelético

O sistema esquelético é formado por um conjunto de ossos, cartilagens e ligamentos que juntos formam o esqueleto.
O sistema esquelético possui diversas funções, entre elas, a sustentação e proteção de órgãos
O sistema esquelético possui diversas funções, entre elas, a sustentação e proteção de órgãos

O sistema esquelético reúne um conjunto de ossos e estruturas formadas a partir de cartilagem, tendões e ligamentos que permitem a movimentação do corpo, a sustentação, o apoio para músculos, a proteção de órgãos vitais, além, é claro, de servir como um local de armazenamento de substâncias, como cálcio e fósforo, e produzir células sanguíneas.

No nosso corpo, 206 ossos perfeitamente unidos através de articulações formam o chamado esqueleto. Os ossos que compõem essa estrutura podem ser classificados de acordo com seu formato em:

- Longos: são aqueles que apresentam comprimento maior que a largura. Exemplo: fêmur e tíbia.

- Curtos: são aqueles que apresentam comprimento, largura e espessura equivalentes. Exemplo: carpos e tarsos.

- Planos: apresentam um comprimento e largura maiores que a espessura. Exemplo: costela e escápula.

- Irregulares: como o próprio nome indica, apresentam formatos variados. Exemplo: vértebras e ossículos da orelha.

- Sesamoides: são pequenos e arredondados, além de estarem presentes em tendões e ligamentos. Exemplo: patela.

O esqueleto humano pode ser dividido em duas grandes porções: o esqueleto axial e o apendicular. O esqueleto axial é aquele que forma o eixo principal do corpo e é constituído pelo crânio, vértebras, costelas e esterno. Já o esqueleto apendicular é constituído pelos membros (braços e pernas). Essas duas porções são unidas por meio das chamadas cinturas pélvicas e escapular. A primeira é formada pelos ossos do quadril, enquanto a segunda é formada pela escápula e clavícula.

No local onde dois ossos estão em contato, dizemos que existe uma articulação. Nelas, pode ser possível ou não realizar movimentos. As articulações chamadas de móveis são aquelas que permitem a movimentação. Como exemplo, podemos citar aquelas encontradas nos ossos dos braços e das pernas. Existem ainda as articulações imóveis, também chamadas de fixas, que não permitem a movimentação. Um exemplo desse tipo de articulação é observado nos ossos do crânio. Alguns autores sugerem ainda a classificação de algumas articulações em semimóveis, uma vez que permitem movimentos pequenos. As articulações da coluna são um exemplo dessa ocorrência.

Quando uma articulação é móvel, percebe-se nas extremidades dos ossos a presença de cartilagem. Essas cartilagens, aliadas com o chamado líquido sinovial, impedem o desgaste desses ossos e, consequentemente, permitem que deslisem uns sobre os outros, sem maiores complicações.

Curiosidade: Você sabia que no momento do nascimento uma criança apresenta mais ossos que um adulto? Isso se deve ao fato de que muitos ossos se fundem durante o desenvolvimento.

FONTE: https://www.biologianet.com/anatomia-fisiologia-animal/sistema-esqueletico.htm

A coluna vertebral é uma estrutura que forma o eixo do corpo e é constituída por ossos denominados de vértebras. Ela está presente exclusivamente nos animais vertebrados, que são um grupo monofilético, isto é, são descendentes de um ancestral em comum exclusivo do qual herdaram a coluna vertebral.

A coluna vertebral apresenta também discos intervertebrais fibrocartilaginosos, que ficam localizados entre cada uma das vértebras. Eles impedem que haja uma sobrecarga sobre as vértebras, absorvem o aumento de pressão e permitem uma mobilidade entre as vértebras adjacentes. Além disso, podemos observar na coluna vertebral também a presença de curvaturas que ajudam na manutenção do equilíbrio e da postura ereta.

→ Funções da coluna vertebral

  • Dar sustentação ao corpo;

  • Manter a flexibilidade para a movimentação do tronco;

  • Proteger a medula espinal.

→ Coluna vertebral na espécie humana

Na espécie humana, a coluna vertebral é constituída por 33 vértebras, distribuídas por regiões:

  • Região cervical: estende-se pela nuca e possui sete vértebras denominadas de cervicais;

  • Região torácica: estende-se pelo tórax e é constituída por doze vértebras denominadas de torácicas;

  • Região lombar: estende-se pelo abdome e é formada por cinco vértebras denominadas de lombares;

  • Região sacral: localizada na pelve e constituída por cinco vértebras que são fundidas como uma única peça articulada com os ossos do quadril;

  • Região coccígea: localizada logo após a região sacral e constituída por quatro vértebras denominadas de coccígeas.

FONTE: https://www.biologianet.com/anatomia-fisiologia-animal/coluna-vertebral.htm
Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos

Por Helivania Sardinha dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário