quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Regras do Vôlei de Praia

 Lista das principais regras do vôlei de praia

  • O jogo será vencido pela dupla que ganhar dois sets. Assim, não há um tempo exato para a duração de uma partida de vôlei de praia.
  • Vencerá o set a dupla que primeiro alcançar 21 pontos, desde que haja uma diferença mínima de dois pontos sobre a dupla adversária. Se houver empate por 20 a 20, o set continuará a ser jogado até que uma das duplas abra dois pontos de vantagem.
  • Em caso de empate por 1 a 1, será disputado um tie-break. O terceiro e decisivo set é jogado até 15 pontos, desde que ocorra uma diferença de dois pontos.
  • Durante os dois primeiros sets, as duplas trocam de lado da quadra a cada 7 pontos disputados. Já no tie-break, a troca de lado acontece a cada 5 pontos disputados.
  • Ao contrário do voleibol, não há falta por erro no posicionamento dos jogadores. Os atletas são livres para se movimentar dentro da quadra como preferirem.
  • Não há substituição de jogadores. Caso um jogador se machuque, serão concedidos cinco minutos para sua recuperação. Se, depois desse tempo, esse atleta não conseguir retornar à partida, sua dupla será considerada incompleta e os adversários serão declarados vencedores.
  • Caso a bola encoste no jogador que tentar um bloqueio, será considerado um toque na bola. Assim, a dupla que bloqueou poderá dar apenas mais dois toques antes de devolver a bola para a quadra adversária.
  • A “carregada” é permitida no vôlei de praia quando a dupla se defende de um ataque violento. Ou seja, se durante um movimento de defesa de uma bola violenta, um jogador “carregar” a bola, segurando-a momentaneamente entre os dedos antes de rebatê-la, não será marcada uma infração. Além disso, a bola pode bater em qualquer ponto do corpo do jogador.
  • Quando um levantamento for realizado, a bola levantada não pode dar um giro em torno de seu eixo. Caso isso aconteça, no vôlei de praia, é marcada uma infração de “dois toques”.
  • Quando dois jogadores brigam pela bola por cima da rede, tocando a bola simultaneamente, não é considerado falta.
  • Enquanto um jogador realiza o saque, o outro membro da dupla não pode atrapalhar a visão do adversário, impedindo que veja a trajetória da bola. Caso isso ocorra, é possível que um dos atletas que esteja recebendo o saque solicite que esse atleta se mova lateralmente.
  • Não há uma delimitação de espaço para o saque no fundo da quadra. O sacador pode fazer o movimento de qualquer local entre os 8 metros da linha de fundo.
  • Cada dupla tem direito a um tempo de 30 segundos em cada set.

Regras do vôlei de praia: quadra

De acordo com as regras oficiais do vôlei de praia, a quadra de jogo tem dimensões de 16 por 8 metros. Em competições oficiais, deve haver ainda uma zona livre ao redor da quadra de pelo menos 5 metros a partir das linhas laterais e 6 metros em relação às linhas de fundo.

Para a disputa do vôlei de praia, a superfície da quadra deve ser composta por areia nivelada, tão plana e uniforme quanto possível. Não deve haver pedras, conchas ou qualquer material que possa apresentar risco de cortes ou de lesão aos jogadores.

As linhas da quadra têm 5 centímetros de largura e devem ser fitas feitas de material resistente. Qualquer fixação exposta deve ser de material macio e flexível.

Regras do vôlei de praia: altura da rede:

No vôlei de praia, a parte superior da rede deve ter altura de 2,43 metros em jogos masculinos e de 2,24 metros em partidas disputadas por duplas femininas.

Regras do vôlei de praia: principais fundamentos

  • Saque
  • Recepção ou passe
  • Levantamento
  • Ataque
  • Bloqueio

Entender os fundamentos é importante para saber o que é permitido e o que não pode no vôlei de praia.

Por exemplo, você sabe dizer se um jogador pode passar de toque no vôlei de praia? Se não sabe a resposta, espere um pouco que ela vem logo abaixo.

Os fundamentos são os mesmos do vôlei de quadra: saque, passe, levantamento, ataque e bloqueio.

Saque:

É por meio do saque que é iniciado um ponto no vôlei de praia.

Recepção ou passe:

É com a recepção que uma dupla iniciará seu ataque enquanto estiver recebendo um saque.

Assim como no vôlei de quadra, a recepção, normalmente, é feita com uma manchete — movimento que os jogadores fazem unindo as mãos e mantendo os braços retos.

Levantamento

Depois de receber um saque ou defender um ataque, o próximo movimento a ser executado por uma dupla no vôlei de praia é o levantamento.

Ao “levantar”, um jogador faz um passe para que um companheiro de equipe ataque a bola e a mande para a quadra adversária.

Enquanto há um especialista no vôlei de quadra para essa função, chamado levantador, no vôlei de praia é importante que os dois jogadores da dupla dominem esse fundamento.

Ataque

Para passar a bola para a quadra adversária, o fundamento utilizado é o ataque.

Nesse movimento, o jogador deve, preferencialmente, estar próximo à rede. Com um salto, e o braço flexionado acima da cabeça, o atacante dá um tapa na bola, popularmente chamado de “cortada”.

Bloqueio

Para se defender de um ataque no vôlei de praia, é importante que os jogadores dominem o bloqueio.

Ao utilizar esse fundamento, um dos membros da dupla salta próximo à rede, com os braços esticados para cima, tentando bloquear a passagem da bola.

Regras do vôlei de praia 4 x 4

Em uma das variações do vôlei de praia, em vez de duplas, os jogos são disputados por equipes de 4 jogadores. Esse jogo é conhecido como vôlei de praia 4 x 4.

Além dos quatro atletas em quadra, as equipes podem ter dois jogadores suplentes, totalizando seis. É permitida uma substituição por set.

Nenhum comentário:

Postar um comentário