3º ANO
- Ginástica de academia: Noções de treinamento funcional; prevenção de doenças através do exercício físico.
Exercícios físicos para prevenção e combate de patologias
A
atividade física contribui para a manutenção da qualidade de vida, e a
sua adoção auxilia na prevenção e combate de patologias. A atividade
física contribui para a manutenção da qualidade de vida, e a sua adoção
auxilia na prevenção e combate de patologias.
Já
está cientificamente comprovado que a prática de atividades físicas é
benéfica à saúde. Mas você sabia que ela também é uma grande aliada no
tratamento de patologias? Além de contribuir na prevenção, também pode
promover influência direta na cura e combate destas patologias.
Grande
parte da população alega a ausência de atividade física na rotina por
falta de tempo, preguiça, custos ou dificuldade de encontrar uma
atividade compatível com o estilo de vida. Entretanto, especialistas
alertam que o sedentarismo favorece uma série de patologias, além de
intensificar problemas de saúde como: hipertensão, diabetes, doenças
cardiovasculares e até emocionais. Para tanto, manter uma rotina de
atividades aeróbias durante a idade adulta e avançada pode diminuir
sintomas de diversas patologias. E
caso a pessoa já apresente sinais da doença, o exercício não deve ser
evitado. Pelo contrário: Doenças e exercício físico podem coexistir.
Conheça
algumas patologias que podem ser prevenidas e cuidadas com a prática de
exercícios físicos, aliada à adoção de hábitos e um estilo de vida mais
saudável:
Diabetes: exercícios
são de suma importância para diabéticos. Eles controlam os níveis de
glicemia, estimulam a produção de insulina e facilitam o seu transporte
para dentro das células, além de melhorar a condição cardiovascular. O
aumento da gordura localizada, em especial na região abdominal, é uma
das razões que levam ao quadro de rigidez a insulina. Sendo assim, uma
das melhoras formas de se prevenir contra o diabetes é equilibrar uma
alimentação adequada a prática regular de exercícios físicos. Uma
ressalva: cuidado com os pés ao exercitar-se. Em muitas modalidades de
exercícios físicos machucam-se os pés e o diabético deve precaver-se
desse desconforto.
Pressão Alta: Pessoas
consideradas ” sedentárias” obrigam o coração a realizar um maior
esforço, pois o músculo cardíaco necessita realizar mais pressão para
que o sangue percorra o corpo todo, elevando a pressão arterial. A
atividade física não só diminui a pressão, como ainda auxilia na
prevenção contra o surgimento de outras patologias, uma vez que aumenta a
resistência e capacidade cardiovascular.
Doenças Cardiovasculares: A
prevenção de doenças do coração já está incluída na lista de benefícios
de exercícios físicos. Mas e se a doença já está instalada?
Cardiologistas brasileiros e estrangeiros recomendam exercícios leves no
período pré-cirúrgico para fortalecer musculatura e incrementar
circulação periférica.
Sempre busque seguir as indicações do médico, que vai sugerir qual o exercício mais indicado.
Osteoporose: Os
exercícios contribuem para a formação de massa óssea, pois previnem o
desenvolvimento da osteoporose. A atividade física favorece a fixação de
cálcio, o que é imprescindível para evitar a doença, visto que ela pode
ser ocasionada pela progressiva descalcificação.
Ansiedade: A
ansiedade pode desencadear uma série de transtornos como: preocupação
excessiva, medo, falta de controle, tensão permanente, dentre outros.
Esses sintomas podem ser intensificados por conta do sedentarismo, pois
ocorre uma interdição da produção de endorfina, neurotransmissores que
propiciam uma sensação de bem-estar. As pessoas que praticam exercícios físicos conseguem conviver e lidar melhor com a ansiedade, e ganham mais produtividade.
Alzheimer e Parkinson: Sem
medicamentos que eliminem essas doenças de nossa existência,
pesquisadores tem sugerido paliativo que garantam alguma qualidade de
vida aos pacientes. “No caso das doenças do sistema nervoso central,
como Alzheimer e Parkinson, a atividade física é benéfica porque protege
o cérebro”, afirma o neurologista e pesquisador do Laboratório de
Neurociências e Comportamento da Universidade de Brasília. “O exercício
físico aumenta a produção de substâncias que atuam na proteção das
células do cérebro, prolonga a vida dessas células e previne que elas
entrem num processo de morte”, completa. Sabe-se que o exercício
aeróbico favorece a conexão entre os neurônios, aumentando a capacidade
de aprendizagem e adaptação. O mesmo ocorre quando o cérebro é
estimulado com exercícios mentais, como jogos de estratégias e
aprendizado de idiomas.
A
prática de atividade física proporciona benefícios à composição
corporal, saúde e a qualidade de vida. A magnitude das respostas aos
exercícios parece estar associada com a interação de diferentes
variáveis, como a natureza do estímulo, a duração e intensidade do
esforço, o grau de treinamento e o estado nutricional do praticante.
Lembrando que para sentir os efeitos e resultados, a prática de exercícios físicos deve ser aliada a hábitos saudáveis e uma alimentação adequada.
Lembrando que para sentir os efeitos e resultados, a prática de exercícios físicos deve ser aliada a hábitos saudáveis e uma alimentação adequada.
Fonte: adaptado do site Hora do Treino e Ativo
- Tênis de mesa: Identificar elementos técnicos, sistemas táticos individuais e coletivos.
HISTÓRIA DO TÊNIS DE MESA
O
tênis de mesa teve a sua origem e desenvolvimento na Inglaterra durante
a metade do século XIX, era praticado com um passatempo social (FPTM,
2006).
A
criação do jogo foi atribuída aos oficiais do exército inglês que
estavam a serviço na Índia e não conseguiam praticar seu esporte
favorito – o tênis – por que o calor era muito intenso, resolveram
adaptar o tênis para uma mesa onde podia ser jogado à sombra de árvores
(UZORINAC, 2001).
As raquetes eram de madeira, papelão ou tripa animal, cobertas por lixas, cortiças, tecido ou borracha.
O TÊNIS DE MESA NO BRASIL
O início do esporte no Brasil deu-se por meio de turistas ingleses, que por volta de 1905 começaram a implantá-lo em São Paulo.
CARACTERÍSTICAS DO JOGO E OS MATERIAIS
Caracterizado
como uma modalidade individual, de confronto, o Tênis de Mesa constitui
uma modalidade que estimula uma grande autonomia do atleta para tomar
decisões, criando caminhos alternativos em função de imprevistos que
possam ocorrer durante o decorrer de uma partida.
As
raquetes são classificadas de acordo com a sua velocidade em: madeiras
do tipo defensivo (servem para controle); madeiras do tipo allround
(misturam ataque e defesa) e madeiras de ataque que são de alta
velocidade (CBTM, 2006).
As
raquetes em competições devem ter duas cores, um lado preto e outro
vermelho. Não é permitido jogar com o lado de madeira, sem borracha.
REGRAS BÁSICAS
A MESA:
Têm
2,74m de comprimento e 1,525mm de largura e 76cm de altura. Na cor
escura e fosca, tendo uma linha branca de 2cm de largura em toda a sua
volta. Para os jogos de duplas, ela é dividida em duas partes iguais por
uma linha branca.
A REDE:
Estende-se
por 15,25cm além das bordas laterais da mesa e tem 15,25cm de altura,
devendo ser de cor escura e devem possuir a sua parte superior branca.
A BOLA:
Deve ser feita de celuloide ou plástico similar, nas cores branca ou laranja e fosca, pesar 2,7g e ter diâmetro de 40 mm.
A RAQUETE:
a) O lado usado para bater na bola deve ser coberto com borracha tendo uma espessura máxima de 2mm à 4mm.
b) O lado não usado para bater na bola deve ser pintado de cor diferente da borracha devendo ser vermelho ou preto.
c) Não é permitido jogar com o lado de madeira.
A PARTIDA:
Constitui-se
de sets de 11 (onze) pontos. Pode ser jogada em qualquer número de sets
ímpares. No caso de empate em 10 pontos, o vencedor será o que fizer 2
pontos consecutivos primeiro.
Na partida quando houver "negra" (2 a 2) ou (3 a 3), os atletas mudam de lado logo que um atleta consiga 05 pontos.
O SAQUE
1
- A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), da palma da mão
livre na vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque
primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no
campo do recebedor. (NÃO É OBRIGATÓRIO O SAQUE CRUZADO NO TÊNIS DE MESA
INDIVIDUAL !).
2 - O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou numa extensão imaginária desta.
3
- Cada atleta tem direito a 2 (dois) saques, mudando sempre quando a
soma dos pontos seja 2 (dois) ou seus múltiplos. Ex.: 2 a 2 = 4 = 6 a 6 =
12
4
- Com o placar 10-10, a seqüência de sacar e receber deve ser a mesma,
mas cada atleta deve produzir somente um saque até o final do jogo.
5
- O direito de sacar ou receber primeiro ou escolher o lado deve ser
decidido por sorteio (ficha de duas cores), sendo que o atleta que
começou a sacar no 1º set começará recebendo no 2º set e assim
sucessivamente.
6
- O sacador deverá sacar e retirar o braço da mão livre da frente da
bola de modo que nada esteja entre a bola e o adversário a não ser a
rede e suportes.
FALTAS:
A não ser que a partida sofra obstrução (não vale ponto), um atleta perde um ponto quando:
a) Errar o saque.
b) Errar a resposta.
c) Tocar na bola duas vezes consecutivas.
d) A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas.
e) Bater com o lado de madeira da raquete.
f) Movimentar a mesa de jogo.
g) Ele ou a raquete tocar a rede ou seus suportes.
h) Tocar a superfície da mesa durante a sequência.
JOGOS DE DUPLAS:
Valem as mesmas regras, sendo que:
a) O saque tem que ser feito do lado direito do sacador para o lado direito do recebedor.
b) Cada atleta só pode bater uma vez na bola.
c) A ordem do saque é estabelecida no início do jogo e a sequência será natural:
Atleta A saca para o X
Atleta X saca para o B
Atleta B saca para o Y
Atleta Y saca para o A que, saca para o X e assim, sucessivamente, cada atleta vai dando 2 saques.
No empate 10-10, cada um só dá 1 saque por vez.
FUNDAMENTOS DO TÊNIS DE MESA
Formas de empunhadura de raquete:
Os estilos de empunhadura de raquete são: o clássico (shakehand) e o caneteiro (penholder).
No estilo clássico,
segura-se a raquete como se fosse cumprimentar alguém, esse estilo é
caracterizado por permitir que se façam os golpes com os dois lados da
raquete.
No estilo caneteiro,
os dedos polegar e indicador ficam na parte da frente da raquete e os
outros na parte de trás, a raquete é segura como se fosse uma caneta
(CBTM, 2006). Neste estilo utiliza-se somente um lado da raquete, potencializando o uso do forehand.
EFEITOS
São os tipos de rotações que se pode imprimir à bola através de borrachas com grande coeficiente de atrito.
Os três principais efeitos são:
Efeito para baixo (backspin) -
para executar esse efeito, o jogador deve raspar a raquete na parte
inferior da bola, de modo que, na hora do golpe, o movimento seja de
cima para baixo (descendente);
Efeito para cima (topspin): para
a execução desse efeito o jogador deve raspar a raquete na parte
superior da bola de forma que na hora do golpe o movimento seja de baixo
para cima (ascendente);
Efeito lateral (sidespin): para executar esse efeito o jogador deve raspar a raquete na parte lateral da bola podendo ser pelo lado esquerdo ou direito.
SAQUE
Para
a realização do saque, a bola deve ser posicionada sobre a mão
espalmada, de maneira que a bola não possa ser ocultada, e deverá ser
golpeada em sua descendente.
GOLPES ESPECÍFICOS
O forehand é
a batida realizada com a palma da mão direcionada para frente, com o
movimento do antebraço em uma ascendente, saindo da linha de cintura em
direção à cabeça, golpeando a bola em seu ponto mais alto.
A batida de backhand ou shoto é realizada com a palma da mão voltada para trás.
O Smash é um movimento utilizado para finalizar um ponto.
Utiliza-se
bastante força, pois a bola vem muito acima da rede e se faz uma
transferência do peso do corpo de uma perna para a outra, além da
rotação do tronco para o ataque à bola.
Existem
outros movimentos que são variações, às vezes mais amplos ou curtos,
com mais efeito ou menos, próximos ou distantes da mesa, como bloqueios,
drive de velocidade, drive de efeito, slice ou “cozinhada”, mas todos
se utilizam como base os movimentos acima citados.
CAPACIDADES MOTORAS NO TÊNIS DE MESA
Segundo
TENGUAN (2006), “as capacidades motoras no tênis de mesa são:
velocidade de reação, velocidade de movimento, orientação espacial,
potência e resistência de potência”.
Velocidade
Sabemos
que a velocidade dentro do tênis de mesa é de suma importância, pois
relativamente, ela assume o papel de decidir o ponto ou disputá-lo
insistentemente com maior precisão. Com uma velocidade bem treinada, o
jogador pode associá-la aos efeitos de jogo.
Velocidade de reação
No
tênis de mesa a velocidade de reação é um componente muito importante,
pois é uma capacidade muito exigida do mesatenista, porque desde o
início do rally o jogador se prepara para a recepção não se tem ideia se
a bola virá longa, curta, com ou sem efeito, tornando o tempo de reação
aliado à técnica fundamental para o desfecho da disputa.
Velocidade de movimento
Para
TENGUAN (2006), “velocidade de movimento pode ser entendida como a
capacidade de realizar movimentos únicos, acíclicos, com máxima
velocidade contra pequenas resistências”.
Orientação espacial
O
tênis de mesa é um esporte em que o atleta realiza muitos
deslocamentos, transferindo o peso do corpo de uma perna para a outra
com rotações do tronco, exigindo não somente muito equilíbrio, mas
também uma grande percepção de tempo e espaço.
Segundo
WEINECK (2003), “a capacidade de orientação espacial baseia-se
sobretudo nos componentes coordenativos da capacidade de diferenciação
cinestésica, da capacidade de orientação espacial e da capacidade de
equilíbrio”.
Potência
Potência
é compreendida como a capacidade do sistema neuromuscular de movimentar
o corpo, braços e pernas com velocidade máxima contra determinada
resistência (WEINECK, 2003).
No
tênis de mesa faz-se necessária à potência para o desenvolvimento de
quase todos os movimentos dentro de uma disputa de ponto, tanto nos
deslocamentos, mas também nos golpes a força aliada à máxima velocidade
que se tem que imprimir a bola (TENGUAM e TRICOLI, 2006).
MÉTODOS DE ENSINO APLICADOS AO TÊNIS DE MESA
O MÉTODO JAPONÊS
O método japonês é baseado na repetição, na disciplina, na técnica absolutamente correta, numa evolução lenta e gradual.
Este
método se parece a uma linha de montagem de uma grande empresa
nipônica. As crianças copiam e obedecem a tudo o que o treinador ordena.
Assim, todos são muito parecidos quando executam seus golpes. As
jogadas e estilos seguem a mesma tendência (CAMARGO; MARTINS, 1999).
Suas principais características são:
- Repetição.
- Disciplina Método Analítico.
- Tecnicista Repetitivo.
O MÉTODO ALEMÃO
Este
é também um método de iniciação muito usado em todo o mundo. Baseia-se
no desenvolvimento dos sentidos e coordenação das crianças. Segue um
programa preestabelecido, rígido na parte técnica, mas os exercícios são
variados, em forma de mini competições
e muita movimentação. Fisicamente as crianças são estimuladas a
diferentes, ganhando uma boa consciência corporal (CAMARGO; MARTINS,
1999).
Apesar
de seus pontos fortes nos aspectos de motivação e instrumentos
pedagógicos, o método peca no seu aspecto técnico, já que limita muito a
experimentação das crianças por ser demasiado rígido.
Suas principais características são:
- Desenvolvimento das capacidades coordenativas;
- Exercícios e tarefas variadas;
- Pequenos e grandes jogos;
- Muita movimentação.
O MÉTODO SUECO
Aproveitando-se
das virtudes e dificuldades dos métodos anteriores, surge o método
Sueco fundamentado em situações criativas e harmoniosas e que levaram os
suecos a dominar o Tênis de Mesa mundial por vários anos.
Os
professores estimulam seus alunos a variarem, e experimentarem as mais
diversas situações técnicas e táticas, criando as chances necessárias
para os jovens descobrirem seus próprios caminhos.
Suas características principais são:
- Criatividade; (liberdade de experimentação dos gestos técnicos)
- Desenvolvimento da percepção motora;