sexta-feira, 23 de maio de 2014

ORIGEM DO VÔLEI

O voleibol foi criado no ano de 1895 pelo americano William C.Morgan, diretor de educação física da Associação Cristã de Moços (ACM), na cidade de Holyoke, em Massachusets, nos Estados Unidos da América do Norte. O nome original do novo esporte era Minonette. Nessa época, o esporte em moda era o basquetebol, que tinha sido instituído apenas há três anos pôr Nasmith. Morgan idealizou um jogo menos fatigante que o basquetebol para os associados mais velhos da ACM e colocou uma rede semelhante à de tênis, a uma altura de 1,83cm, sobre a qual uma câmara de bola de basquetebol era batida surgindo assim o esporte que seria mais tarde denominado voleibol.

O voleibol surgiu na América do Sul, por intermédio do Peru, no ano de 1910. Somente em 1912 Montevidéu, no Uruguai. No Brasil, dizem uns que ele foi praticado, pela primeira vez, em 1915, no Colégio Marista de Pernambuco, e outros que o mesmo foi introduzido por volta de 1916/1917, pela ACM de São Paulo. A Confederação Brasileira de Voleibol foi criada em 9 de agosto de 1954

Em setembro de 1962, no congresso de Sofia, o voleibol foi admitido como esporte Olímpico e a sua primeira disputa por ocasião das Olimpíadas de Tóquio (Japão), em outubro de 1964. O Brasil não participou desta competição. O criador do voleibol, William C. Morgam faleceu em 27 de dezembro de 1942, com 72 anos de idade. Fundamentos do vôlei: Saque, Bloqueio, Toque, Recepção, Cortada, Rodizio, levantamento, etc.