AULA
  DE EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL (01 de Fevereiro 2012) 
 | 
 |
Objetivo:  
Analisar as consequências da atividade sexual na
  adolescência e as várias possíblidades decorrentes dessa decisão, desenvolvendo
  o senso crítico e preventivo em relação a gravidez e as DSTs, estabelecendo
  um conhecimento teórico sobre o assunto. 
 | 
  
Habilidades: 
* Comparar o tema da sexualidade com a realidade vivida
  por cada aluno (a). 
* Reconhecer as consequências do ato sexual 
* Compreender o assundo DSTs de forma que estejam
  previnidos contra essas doenças 
 | 
 
Indicadores:  
Ações que servem para avaliar os alunos com critérios
  pré-determinados pelo professor, segundo seu objetivo.  
 | 
 |
[ ] Identificar as consequências e responsabilidades do
  ato sexual. 
[ ] Conceituar a importância do conhecimento científico
  sobre a sexualidade. 
[ ] Relacionar através das experiências conhecidas pelos
  próprios alunos, como parâmetro das dificuldades enfrentadas pelas jovens
  gravidas.  
[ ] Demonstrar na vida social os problemas enfrentados
  pelas(os) jovens que em relação sexual (DST). 
 | 
  
Competências: 
* Ser capaz reconhecer certas DSTs 
* Originar de forma crítica uma atitude de preservação
  da saúde 
* Criar um entendimento básico sobre os risco da
  relação sexual no contexto das DSTs 
* Estabelecer um parâmetro entre o que eu penso e a
  sociedade    
 | 
 
Desenvolvimento:  
Usar o conhecimento adquirido na aula teórica, sobre a
  sexualidade, gravidez e DSTs, no decorrer da vida, sabendo de forma básica os
  termos científicos, como causas e consequências do ato sexual. 
 | 
  
Avaliação: 
* Indicadores 
* Participação 
* Blog 
 | 
 
Exercícios:  
 | 
  
Metodologia: 
 | 
 
[ ] Responder de forma demonstrativa, quais são os
  resultados da relação sexual.  
[ ] Determinar limites entre o que se pode ou não fazer
  no ato sexual.  
[ ] Utilizar durante aula de forma oral, os exemplos
  conhecidos para servir de comparação entre o que se aprende na TV, com os
  amigos e a vida real.  
[ ] Participar em grupos do mundo imaginário das DSTs. 
 | 
  
* Conteúdo aplicado em sala de aula 
* Conteúdo apresentado em Data-Show 
* Conteúdo desenvolvido no Blog:   
 | 
 
Conclusão:  
Ao final das aulas, espera-se que os alunos tenham se
  apropriado do conhecimento, tanto das finalidades quanto da responsabilidade,
  quanto a prática ou não do ato sexual, como da mesma forma poderem
  estabelecer conceitos sobre a importância do diálogo familiar no que se
  refere ao sexo. 
 | 
  
Material
  Didático: 
*Blog, Internet, Aula teórica, Data-Show 
 | 
 
OBS: 
 | 
  
OBS: 
 | 
 
AULA
  DE EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL (13 de Fevereiro de 2012) 
 | 
 |
Objetivo:  
Analisar as características do blog e o uso da internet
  como ferramenta educativa, começando pelo espaço físico da escola (LABIN) e
  perpassando as fronteiras físicas, chegando ao mundo virtual.  
 | 
  
Habilidades: 
* Conhecer e vivênciar o blog e a avaliação on-line 
* Compreender a importância do Blog e o uso da internet
  como ferramenta educativa 
 | 
 
Indicadores:  
Ações que servem para avaliar os alunos com critérios
  pré-determinados pelo professor, segundo seu objetivo.  
 | 
 |
[ ] Identificar as principais caracteristicas do blog 
[ ] Conceituar a importância das atividades e
  avaliações propostas no blog 
[ ] Descrever o que se compreende das possibilidades do
  uso da internet 
[ ] Demonstrar quais seriam as dificuldades de acesso e
  manuseio dessa ferramenta 
 | 
  
Competências: 
* Ser capaz reconhecer a internet com processo de
  educação 
* Originar domínio da ferramenta da intenet 
* Criar um entendimento da navegabilidade no blog 
 | 
 
Desenvolvimento:  
Usar em forma de atividades práticas o conhecimento
  adguirido na aula teórica web, sobre a importância do domínio do conhecimento
  digital, para a construção do conhecimento sobre os conteúdos apresntados a
  cada bimestre, sabendo que o blog pode ser acessado a qualquer hora e lugar.  
 | 
  
Avaliação: 
* Indicadores 
* Participação 
* Blog 
 | 
 
Exercícios: 
 | 
  
Metodologia: 
 | 
 
[ ] Responder de forma demonstrativa no blog sobre a
  modalidade estudada.  
[ ] Explicar porque o blog está sendo usado.  
[ ] Utilizar durante uma atividade (LABIN) o
  conhecimento para responder alguns questionamentos, que se apresentam no
  blog.  
[ ] Classificar segundo critérios pessoais, qual o
  ponto positivo e ou negativo do uso do blog. 
 | 
  
* Conteúdo aplicado em sala de aula 
* Conteúdo apresentado em Data-Show 
* Conteúdo desenvolvido no Blog:   
 | 
 
Conclusão:  
Ao final das aulas, espera-se que os alunos tenham se
  apropriado do conhecimento, tanto das finalidades quanto dos objetivos do uso
  do blog como ferramenta educativa, estabelecendo conceitos sobre a
  importância do blog no convivio socio-educativo dentro e fora da escola. 
 | 
  
Material
  Didático: 
*Blog, Internet, Aula teórica, Data-Show 
 | 
 
OBS:
  acessando: http://esportecastroalves.blogspot.com 
 | 
  
OBS:
  acessando: http://esportecastroalves.blogspot.com 
 | 
 
AULA
  DE EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL (27 de Fevereiro de 2012) 
 | 
 |
Objetivo:  
Analisar as características do movimento hip hop,
  começando pela genealogia desta cultura urbana e seus elementos: MC, DJ,
  Break, Grafite e suas funções dentro do movimento hip hop.  
 | 
  
Habilidades: 
* Entender
  os aspectos desses problemas sociais 
* Reconhecer como essa cultura urbana está inserida no
  contexto da sociedade, nas realções na escola, trabalho e família. 
* Valorizar as produções culturais, adotando uma
  postura receptiva dizendo não a qualquer tipo de discriminação social. 
 | 
 
Indicadores:  
Ações que servem para avaliar os alunos com critérios
  pré-determinados pelo professor, segundo seu objetivo.  
 | 
 |
[ ] Identificar as principais características de cada
  elemento do hip hop 
[ ] Conceituar a importância do movimento dentro do
  conceito social dentro da nossa realidade 
[ ] Descrever as possibilidades de implementar a
  cultura hip hop na sala de aula. 
[ ] Demonstrar quais seriam os eventos e personagens na
  mídia nacional que podemos apresentar na sala de aula  
 | 
  
Competências: 
*Compreender
  as diferentes manifestações culturais como importante meio de integração 
* Ser capaz de atuar de forma solidária, respeitando e
  valorizando a inclusão social. 
* Respeitar as diferenças individuais de cada aluno(a) 
 | 
 
Desenvolvimento:  
Usar em forma conhecimento adquirido na aula teórica,
  sobre a importância de valorizar as culturas urbanas, sabendo que essas
  culturas estão presentes na escola e qual a influência desses jovens no
  processo educativo e vice-versa.  
 | 
  
Avaliação: 
* Indicadores 
* Participação 
* Blog 
 | 
 
Exercícios:
   
 | 
  
Metodologia: 
 | 
 
[ ] Responder de forma demonstrativa o que é o
  movimento hip hop.  
[ ] Explicar porque existem as diferenças de
  pensamentos e culturas dentro da escola e sua atuação nas aulas do CEM Castro
  Alves.  
[ ] Utilizar durante uma atividade recreativa (Música e
  Dança) a influência desta cultura na vida dos jovens da região norte de
  Palmas.  
[ ] Mostrar segundo critérios de respeito e inclusão
  como podemos aproveitar os talentos do movimento hip hop que estudam na
  escola.  
 | 
  
* Conteúdo aplicado em sala de aula 
* Conteúdo apresentado em Data-Show 
* Conteúdo desenvolvido no Blog:   
* Festival Hip Hop 
 | 
 
Conclusão:  
Ao final das aulas, espera-se que os alunos tenham se
  apropriado do conhecimento, quebrado o paradigma do preconceito, como da
  mesma forma poderem estabelecer conceitos sobre a importância deste movimento
  cultural para o processo educativo.  
 | 
  
Material
  Didático: 
*Blog, Internet, Aula teórica, Data-Show, Som, Dança,
  Música de Rap 
 | 
 
OBS: 
 | 
  
OBS: 
 | 
 
AULA
  DE EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL (05 de março de 2012) 
 | 
 |
Objetivo:  
Analisar as características da modalidade de futsal,
  começando pelo espaço físico (quadra) e suas principais linhas demarcatórias
  e suas funções dentro do jogo de Futsal.  
 | 
  
Habilidades: 
* Conhecer as medidas e as caracteristicas da quadra
  de  FUTSAL 
* Compreender o caráter dos jogos no contexto amador,
  recreativo, escolar e profissional, evitando a competitividade excessiva. 
* Valorizar esta modalidade de esporte (FUTSAL) 
 | 
 
Indicadores:  
Ações que servem para avaliar os alunos com critérios
  pré-determinados pelo professor, segundo seu objetivo.  
 | 
 |
[ ] Identificar as principais linhas demarcatórias de
  uma quadra de Futsal 
[ ] Conceituar a importância das marcações ou linhas
  para o jogo de Futsal 
[ ] Descrever a proporção das medidas das linhas
  laterais e de fundo da quadra de Futsal 
[ ] Demonstrar quais seriam as linhas lareais e de
  fundo, usando o próprio caderno 
 | 
  
Competências: 
*Ser capaz de reconhecer a origem do FUTSAL e como se
  deu o desenvolvimento deste esporte no Brasil. 
* Estimular os alunos na prática do FUTSAL 
 | 
 
Desenvolvimento:  
Usar em forma de exercícios o conhecimento adguirido na
  aula teórica, sobre a importância das linhas demarcatórias dentro das regras
  do Futsal, sabendo que a quadra é uma das regras da modalidade, mas qual a
  influência das linhas demarcatória nas demais regras do Futsal.  
 | 
  
Avaliação: 
* Indicadores 
* Participação 
 | 
 
Exercícios:
   
 | 
  
Metodologia: 
 | 
 
[ ] Responder de forma demonstrativa na quadra de
  Futsal, qual a linha demarcatória deste esporte com a maior extensão.  
[ ] Explicar porque existe a linha da área e sua função
  durante o jogo de Futsal.  
[ ] Utilizar durante uma atividade recreativa esportiva
  (Futsal) a influência desta regra nas demais regras do Futsal.  
[ ] Classificar segundo critérios de uma partida de
  Futsal, as linhas demarcatórias. 
 | 
  
* Conteúdo aplicado em sala de aula 
* Conteúdo apresentado em Data-Show 
* Conteúdo desenvolvido no Blog:   
 | 
 
Conclusão:  
Ao final das aulas, espera-se que os alunos tenham se
  apropriado do conhecimento, tanto das finalidades que cada linha da quadra de
  Futsal tem, como da mesma forma poderem estabelecer conceitos sobre a
  importância deste seguimento para o esporte.  
 | 
  
Material
  Didático: 
* Bola,
  Apito, Quadra, Cones, Giz, Argolas, Data Show, Blog 
 | 
 
OBS: 15 de março III Festival Hip Hop (Matutino) das
  8:00h as 11:45h 
 | 
  
OBS: Show com MC, B.Boys, Grafiteiros, DJs, Salas Tematizadas, Letras
  de Rap produzido por alunos e muito mais. 
 | 
 
AULA
  DE EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL (19 de março de 2012) 
 | 
 |
Objetivo:  
Analisar as características da modalidade de futsal,
  destacando os fundamentos (passe, drible, chute) e suas principais funções
  dentro do jogo de Futsal, Desenvolvendo as qualidades físicas por meio da
  prática de habilidades motoras fundamentais, em atividades de iniciação aos
  desportos.  
 | 
  
Habilidades: 
* Conhecer e vivenciar a prática do FUTSAL 
* Comparar as diferenças entre o FUTSAL e as outras
  modalidades esportivas 
* Compreender o caráter do FUTSAL no contexto histórico
  e sua evolução até hoje 
 | 
 
Indicadores:  
Ações que servem para avaliar os alunos com critérios
  pré-determinados pelo professor, segundo seu objetivo.  
 | 
 |
[ ] Identificar o uso do drible em uma partida de
  Futsal 
[ ] Conceituar a importância dos fundamentos para o
  jogo de Futsal 
[ ] Descrever a diferença entre passe e chute em uma
  partida de Futsal 
[ ] Demonstrar quais seriam os fundamentos do Futsal 
 | 
  
Competências: 
* Compreender as regras básicas do FUTSAL 
* Ser capaz de reconhecer o FUTSAL e seus fundamentos 
* Estimular os alunos na prática do FUTSAL 
 | 
 
Desenvolvimento:  
Usar em forma de exercícios o conhecimento adquirido na
  aula teórica, sobre a importância dos fundamentos dentro das regras do
  Futsal, sabendo que os fundamentos está inserido nas regras da modalidade,
  mas qual a influência delas nas demais regras do Futsal.  
 | 
  
Avaliação: 
* Indicadores 
* Participação 
* Blog 
*Trabalho 
 | 
 
Exercícios:
   
 | 
  
Metodologia: 
 | 
 
[ ] Responder de forma demonstrativa na quadra de
  Futsal, quais são os fundamentos deste esporte.  
[ ] Explicar porque existe os fundamentos durante o
  jogo de Futsal.  
[ ] Utilizar durante uma atividade recreativa esportiva
  (Futsal) a influência destes fundamentos nas demais regras do Futsal.  
[ ] Classificar segundo critérios de uma partida de
  Futsal, a utilização de um fundamento que se destaque dentre todos, ou não.  
 | 
  
* Conteúdo aplicado em sala de aula 
* Conteúdo apresentado em Data-Show 
* Conteúdo desenvolvido no Blog:   
 | 
 
Conclusão:  
Ao final das aulas, espera-se que os alunos tenham se
  apropriado do conhecimento, tanto das finalidades de cada fundamento do
  Futsal, como da mesmo forma poderem estabelecer conceitos sobre a importância
  deste seguimento para o esporte. 
 | 
  
Material
  Didático: 
* Bola,
  Apito, Quadra, Cones, Giz, Argolas, Data Show, Blog 
 | 
 
OBS: 
 | 
  
OBS: 
 | 
 
AULA
  DE EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL (09 de abril de 2012) 
 | 
 |
Objetivo:  
Analisar as características da modalidade de futsal, desenvolvendo
  o controle da respiração para uma boa resistência cardio-respiratória através
  das atividades corporais, lúdicas ou com certa complexidade, estabelecendo
  relações equilibradas e construtivas uns com os outros. 
 | 
  
Habilidades: 
* Conhecer e vivenciar a prática do FUTSAL 
* Comparar as diferenças entre o FUTSAL e as outras
  modalidades esportivas 
* Compreender o caráter das atividades físicas do FUTSAL
   
 | 
 
Indicadores:  
Ações que servem para avaliar os alunos com critérios
  pré-determinados pelo professor, segundo seu objetivo.  
 | 
 |
[ ] Identificar o uso das regras de uma partida de
  Futsal 
[ ] Conceituar a importância dos fundamentos para o
  jogo de Futsal 
[ ] Relacionar através das linhas no chão da quadra, os
  diferentes tipos de limites e fronteiras já explicitados pelo professor  
[ ] Demonstrar na quadra e de forma prática quais
  seriam os fundamentos do Futsal 
 | 
  
Competências: 
* Compreender as regras básicas do FUTSAL 
* Ser capaz de reconhecer o FUTSAL e seus fundamentos 
* Estimular os alunos na prática do FUTSAL 
 | 
 
Desenvolvimento:  
Usar em forma de exercícios o conhecimento adquirido na
  aula teórica, sobre a utilização correta das regras do Futsal, sabendo de
  forma básica usar os fundamentos da modalidade. 
 | 
  
Avaliação: 
* Indicadores 
* Participação 
* Blog 
*Trabalho 
 | 
 
Exercícios:  
 | 
  
Metodologia: 
 | 
 
[ ] Responder de forma demonstrativa na quadra de
  Futsal, quais são os fundamentos deste esporte.  
[ ] Equilibrar-se em diferentes apoios, planos e sustentações,
  tendo como base a linha da quadra poliesportiva.  
[ ] Utilizar durante uma atividade recreativa esportiva
  (Futsal) a influência destes fundamentos nas demais regras do Futsal.  
[ ] Participar dos jogos propostos respeitando as
  regras. 
 | 
  
* Conteúdo aplicado em sala de aula 
* Conteúdo apresentado em Data-Show 
* Conteúdo desenvolvido no Blog:   
 | 
 
Conclusão:  
Ao final das aulas, espera-se que os alunos tenham se
  apropriado do conhecimento, tanto das finalidades de cada fundamento, quanto
  a utilização prática das regras do Futsal, como da mesmo forma poderem
  estabelecer conceitos sobre a importância deste seguimento para o mundo
  esporte. 
 | 
  
Material
  Didático: 
* Bola,
  Apito, Quadra, Cones, Giz, Argolas, Data Show, Blog 
 | 
 
OBS: 
 | 
  OBS:  | 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário