AULA
DE EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL (01 de Fevereiro 2012)
|
|
Objetivo:
Analisar as consequências da atividade sexual na
adolescência e as várias possíblidades decorrentes dessa decisão, desenvolvendo
o senso crítico e preventivo em relação a gravidez e as DSTs, estabelecendo
um conhecimento teórico sobre o assunto.
|
Habilidades:
* Comparar o tema da sexualidade com a realidade vivida
por cada aluno (a).
* Reconhecer as consequências do ato sexual
* Compreender o assundo DSTs de forma que estejam
previnidos contra essas doenças
|
Indicadores:
Ações que servem para avaliar os alunos com critérios
pré-determinados pelo professor, segundo seu objetivo.
|
|
[ ] Identificar as consequências e responsabilidades do
ato sexual.
[ ] Conceituar a importância do conhecimento científico
sobre a sexualidade.
[ ] Relacionar através das experiências conhecidas pelos
próprios alunos, como parâmetro das dificuldades enfrentadas pelas jovens
gravidas.
[ ] Demonstrar na vida social os problemas enfrentados
pelas(os) jovens que em relação sexual (DST).
|
Competências:
* Ser capaz reconhecer certas DSTs
* Originar de forma crítica uma atitude de preservação
da saúde
* Criar um entendimento básico sobre os risco da
relação sexual no contexto das DSTs
* Estabelecer um parâmetro entre o que eu penso e a
sociedade
|
Desenvolvimento:
Usar o conhecimento adquirido na aula teórica, sobre a
sexualidade, gravidez e DSTs, no decorrer da vida, sabendo de forma básica os
termos científicos, como causas e consequências do ato sexual.
|
Avaliação:
* Indicadores
* Participação
* Blog
|
Exercícios:
|
Metodologia:
|
[ ] Responder de forma demonstrativa, quais são os
resultados da relação sexual.
[ ] Determinar limites entre o que se pode ou não fazer
no ato sexual.
[ ] Utilizar durante aula de forma oral, os exemplos
conhecidos para servir de comparação entre o que se aprende na TV, com os
amigos e a vida real.
[ ] Participar em grupos do mundo imaginário das DSTs.
|
* Conteúdo aplicado em sala de aula
* Conteúdo apresentado em Data-Show
* Conteúdo desenvolvido no Blog:
|
Conclusão:
Ao final das aulas, espera-se que os alunos tenham se
apropriado do conhecimento, tanto das finalidades quanto da responsabilidade,
quanto a prática ou não do ato sexual, como da mesma forma poderem
estabelecer conceitos sobre a importância do diálogo familiar no que se
refere ao sexo.
|
Material
Didático:
*Blog, Internet, Aula teórica, Data-Show
|
OBS:
|
OBS:
|
AULA
DE EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL (13 de Fevereiro de 2012)
|
|
Objetivo:
Analisar as características do blog e o uso da internet
como ferramenta educativa, começando pelo espaço físico da escola (LABIN) e
perpassando as fronteiras físicas, chegando ao mundo virtual.
|
Habilidades:
* Conhecer e vivênciar o blog e a avaliação on-line
* Compreender a importância do Blog e o uso da internet
como ferramenta educativa
|
Indicadores:
Ações que servem para avaliar os alunos com critérios
pré-determinados pelo professor, segundo seu objetivo.
|
|
[ ] Identificar as principais caracteristicas do blog
[ ] Conceituar a importância das atividades e
avaliações propostas no blog
[ ] Descrever o que se compreende das possibilidades do
uso da internet
[ ] Demonstrar quais seriam as dificuldades de acesso e
manuseio dessa ferramenta
|
Competências:
* Ser capaz reconhecer a internet com processo de
educação
* Originar domínio da ferramenta da intenet
* Criar um entendimento da navegabilidade no blog
|
Desenvolvimento:
Usar em forma de atividades práticas o conhecimento
adguirido na aula teórica web, sobre a importância do domínio do conhecimento
digital, para a construção do conhecimento sobre os conteúdos apresntados a
cada bimestre, sabendo que o blog pode ser acessado a qualquer hora e lugar.
|
Avaliação:
* Indicadores
* Participação
* Blog
|
Exercícios:
|
Metodologia:
|
[ ] Responder de forma demonstrativa no blog sobre a
modalidade estudada.
[ ] Explicar porque o blog está sendo usado.
[ ] Utilizar durante uma atividade (LABIN) o
conhecimento para responder alguns questionamentos, que se apresentam no
blog.
[ ] Classificar segundo critérios pessoais, qual o
ponto positivo e ou negativo do uso do blog.
|
* Conteúdo aplicado em sala de aula
* Conteúdo apresentado em Data-Show
* Conteúdo desenvolvido no Blog:
|
Conclusão:
Ao final das aulas, espera-se que os alunos tenham se
apropriado do conhecimento, tanto das finalidades quanto dos objetivos do uso
do blog como ferramenta educativa, estabelecendo conceitos sobre a
importância do blog no convivio socio-educativo dentro e fora da escola.
|
Material
Didático:
*Blog, Internet, Aula teórica, Data-Show
|
OBS:
acessando: http://esportecastroalves.blogspot.com
|
OBS:
acessando: http://esportecastroalves.blogspot.com
|
AULA
DE EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL (27 de Fevereiro de 2012)
|
|
Objetivo:
Analisar as características do movimento hip hop,
começando pela genealogia desta cultura urbana e seus elementos: MC, DJ,
Break, Grafite e suas funções dentro do movimento hip hop.
|
Habilidades:
* Entender
os aspectos desses problemas sociais
* Reconhecer como essa cultura urbana está inserida no
contexto da sociedade, nas realções na escola, trabalho e família.
* Valorizar as produções culturais, adotando uma
postura receptiva dizendo não a qualquer tipo de discriminação social.
|
Indicadores:
Ações que servem para avaliar os alunos com critérios
pré-determinados pelo professor, segundo seu objetivo.
|
|
[ ] Identificar as principais características de cada
elemento do hip hop
[ ] Conceituar a importância do movimento dentro do
conceito social dentro da nossa realidade
[ ] Descrever as possibilidades de implementar a
cultura hip hop na sala de aula.
[ ] Demonstrar quais seriam os eventos e personagens na
mídia nacional que podemos apresentar na sala de aula
|
Competências:
*Compreender
as diferentes manifestações culturais como importante meio de integração
* Ser capaz de atuar de forma solidária, respeitando e
valorizando a inclusão social.
* Respeitar as diferenças individuais de cada aluno(a)
|
Desenvolvimento:
Usar em forma conhecimento adquirido na aula teórica,
sobre a importância de valorizar as culturas urbanas, sabendo que essas
culturas estão presentes na escola e qual a influência desses jovens no
processo educativo e vice-versa.
|
Avaliação:
* Indicadores
* Participação
* Blog
|
Exercícios:
|
Metodologia:
|
[ ] Responder de forma demonstrativa o que é o
movimento hip hop.
[ ] Explicar porque existem as diferenças de
pensamentos e culturas dentro da escola e sua atuação nas aulas do CEM Castro
Alves.
[ ] Utilizar durante uma atividade recreativa (Música e
Dança) a influência desta cultura na vida dos jovens da região norte de
Palmas.
[ ] Mostrar segundo critérios de respeito e inclusão
como podemos aproveitar os talentos do movimento hip hop que estudam na
escola.
|
* Conteúdo aplicado em sala de aula
* Conteúdo apresentado em Data-Show
* Conteúdo desenvolvido no Blog:
* Festival Hip Hop
|
Conclusão:
Ao final das aulas, espera-se que os alunos tenham se
apropriado do conhecimento, quebrado o paradigma do preconceito, como da
mesma forma poderem estabelecer conceitos sobre a importância deste movimento
cultural para o processo educativo.
|
Material
Didático:
*Blog, Internet, Aula teórica, Data-Show, Som, Dança,
Música de Rap
|
OBS:
|
OBS:
|
AULA
DE EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL (05 de março de 2012)
|
|
Objetivo:
Analisar as características da modalidade de futsal,
começando pelo espaço físico (quadra) e suas principais linhas demarcatórias
e suas funções dentro do jogo de Futsal.
|
Habilidades:
* Conhecer as medidas e as caracteristicas da quadra
de FUTSAL
* Compreender o caráter dos jogos no contexto amador,
recreativo, escolar e profissional, evitando a competitividade excessiva.
* Valorizar esta modalidade de esporte (FUTSAL)
|
Indicadores:
Ações que servem para avaliar os alunos com critérios
pré-determinados pelo professor, segundo seu objetivo.
|
|
[ ] Identificar as principais linhas demarcatórias de
uma quadra de Futsal
[ ] Conceituar a importância das marcações ou linhas
para o jogo de Futsal
[ ] Descrever a proporção das medidas das linhas
laterais e de fundo da quadra de Futsal
[ ] Demonstrar quais seriam as linhas lareais e de
fundo, usando o próprio caderno
|
Competências:
*Ser capaz de reconhecer a origem do FUTSAL e como se
deu o desenvolvimento deste esporte no Brasil.
* Estimular os alunos na prática do FUTSAL
|
Desenvolvimento:
Usar em forma de exercícios o conhecimento adguirido na
aula teórica, sobre a importância das linhas demarcatórias dentro das regras
do Futsal, sabendo que a quadra é uma das regras da modalidade, mas qual a
influência das linhas demarcatória nas demais regras do Futsal.
|
Avaliação:
* Indicadores
* Participação
|
Exercícios:
|
Metodologia:
|
[ ] Responder de forma demonstrativa na quadra de
Futsal, qual a linha demarcatória deste esporte com a maior extensão.
[ ] Explicar porque existe a linha da área e sua função
durante o jogo de Futsal.
[ ] Utilizar durante uma atividade recreativa esportiva
(Futsal) a influência desta regra nas demais regras do Futsal.
[ ] Classificar segundo critérios de uma partida de
Futsal, as linhas demarcatórias.
|
* Conteúdo aplicado em sala de aula
* Conteúdo apresentado em Data-Show
* Conteúdo desenvolvido no Blog:
|
Conclusão:
Ao final das aulas, espera-se que os alunos tenham se
apropriado do conhecimento, tanto das finalidades que cada linha da quadra de
Futsal tem, como da mesma forma poderem estabelecer conceitos sobre a
importância deste seguimento para o esporte.
|
Material
Didático:
* Bola,
Apito, Quadra, Cones, Giz, Argolas, Data Show, Blog
|
OBS: 15 de março III Festival Hip Hop (Matutino) das
8:00h as 11:45h
|
OBS: Show com MC, B.Boys, Grafiteiros, DJs, Salas Tematizadas, Letras
de Rap produzido por alunos e muito mais.
|
AULA
DE EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL (19 de março de 2012)
|
|
Objetivo:
Analisar as características da modalidade de futsal,
destacando os fundamentos (passe, drible, chute) e suas principais funções
dentro do jogo de Futsal, Desenvolvendo as qualidades físicas por meio da
prática de habilidades motoras fundamentais, em atividades de iniciação aos
desportos.
|
Habilidades:
* Conhecer e vivenciar a prática do FUTSAL
* Comparar as diferenças entre o FUTSAL e as outras
modalidades esportivas
* Compreender o caráter do FUTSAL no contexto histórico
e sua evolução até hoje
|
Indicadores:
Ações que servem para avaliar os alunos com critérios
pré-determinados pelo professor, segundo seu objetivo.
|
|
[ ] Identificar o uso do drible em uma partida de
Futsal
[ ] Conceituar a importância dos fundamentos para o
jogo de Futsal
[ ] Descrever a diferença entre passe e chute em uma
partida de Futsal
[ ] Demonstrar quais seriam os fundamentos do Futsal
|
Competências:
* Compreender as regras básicas do FUTSAL
* Ser capaz de reconhecer o FUTSAL e seus fundamentos
* Estimular os alunos na prática do FUTSAL
|
Desenvolvimento:
Usar em forma de exercícios o conhecimento adquirido na
aula teórica, sobre a importância dos fundamentos dentro das regras do
Futsal, sabendo que os fundamentos está inserido nas regras da modalidade,
mas qual a influência delas nas demais regras do Futsal.
|
Avaliação:
* Indicadores
* Participação
* Blog
*Trabalho
|
Exercícios:
|
Metodologia:
|
[ ] Responder de forma demonstrativa na quadra de
Futsal, quais são os fundamentos deste esporte.
[ ] Explicar porque existe os fundamentos durante o
jogo de Futsal.
[ ] Utilizar durante uma atividade recreativa esportiva
(Futsal) a influência destes fundamentos nas demais regras do Futsal.
[ ] Classificar segundo critérios de uma partida de
Futsal, a utilização de um fundamento que se destaque dentre todos, ou não.
|
* Conteúdo aplicado em sala de aula
* Conteúdo apresentado em Data-Show
* Conteúdo desenvolvido no Blog:
|
Conclusão:
Ao final das aulas, espera-se que os alunos tenham se
apropriado do conhecimento, tanto das finalidades de cada fundamento do
Futsal, como da mesmo forma poderem estabelecer conceitos sobre a importância
deste seguimento para o esporte.
|
Material
Didático:
* Bola,
Apito, Quadra, Cones, Giz, Argolas, Data Show, Blog
|
OBS:
|
OBS:
|
AULA
DE EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL (09 de abril de 2012)
|
|
Objetivo:
Analisar as características da modalidade de futsal, desenvolvendo
o controle da respiração para uma boa resistência cardio-respiratória através
das atividades corporais, lúdicas ou com certa complexidade, estabelecendo
relações equilibradas e construtivas uns com os outros.
|
Habilidades:
* Conhecer e vivenciar a prática do FUTSAL
* Comparar as diferenças entre o FUTSAL e as outras
modalidades esportivas
* Compreender o caráter das atividades físicas do FUTSAL
|
Indicadores:
Ações que servem para avaliar os alunos com critérios
pré-determinados pelo professor, segundo seu objetivo.
|
|
[ ] Identificar o uso das regras de uma partida de
Futsal
[ ] Conceituar a importância dos fundamentos para o
jogo de Futsal
[ ] Relacionar através das linhas no chão da quadra, os
diferentes tipos de limites e fronteiras já explicitados pelo professor
[ ] Demonstrar na quadra e de forma prática quais
seriam os fundamentos do Futsal
|
Competências:
* Compreender as regras básicas do FUTSAL
* Ser capaz de reconhecer o FUTSAL e seus fundamentos
* Estimular os alunos na prática do FUTSAL
|
Desenvolvimento:
Usar em forma de exercícios o conhecimento adquirido na
aula teórica, sobre a utilização correta das regras do Futsal, sabendo de
forma básica usar os fundamentos da modalidade.
|
Avaliação:
* Indicadores
* Participação
* Blog
*Trabalho
|
Exercícios:
|
Metodologia:
|
[ ] Responder de forma demonstrativa na quadra de
Futsal, quais são os fundamentos deste esporte.
[ ] Equilibrar-se em diferentes apoios, planos e sustentações,
tendo como base a linha da quadra poliesportiva.
[ ] Utilizar durante uma atividade recreativa esportiva
(Futsal) a influência destes fundamentos nas demais regras do Futsal.
[ ] Participar dos jogos propostos respeitando as
regras.
|
* Conteúdo aplicado em sala de aula
* Conteúdo apresentado em Data-Show
* Conteúdo desenvolvido no Blog:
|
Conclusão:
Ao final das aulas, espera-se que os alunos tenham se
apropriado do conhecimento, tanto das finalidades de cada fundamento, quanto
a utilização prática das regras do Futsal, como da mesmo forma poderem
estabelecer conceitos sobre a importância deste seguimento para o mundo
esporte.
|
Material
Didático:
* Bola,
Apito, Quadra, Cones, Giz, Argolas, Data Show, Blog
|
OBS:
|
OBS: |
Nenhum comentário:
Postar um comentário