segunda-feira, 25 de julho de 2011

VÔLEI COMO TUDO COMEÇOU


O voleibol foi criado no ano de 1895 pelo americano William C.Morgan, diretor de educação física da Associação Cristã de Moços (ACM), na cidade de Holyoke, em Massachusets, nos Estados Unidos da América do Norte. 0 nome original do novo esporte era minonette. Nessa época, o esporte em moda era o basquetebol, que tinha sido instituído apenas há três anos pôr Nasmith e que rapidamente se difundira. Era muito enérgico e cansativo para homens de idade. Pôr sugestão do Pastor Lawrece Rinder, Morgan idealizou um jogo menos fatigante que o basquetebol para os associados mais velhos da ACM e colocou uma rede semelhante a de tênis, a uma altura de 1,83cm, sobre a qual uma câmara de bola de basquetebol era batida surgindo assim o esporte que seria mais tarde denominado voleibol.

A primeira bola usada no voleibol (câmara de bola de basquetebol) era muito pesada, e, pôr este motivo, Morgan solicitou a firma A.G..Stalding &.Brothers a fabricação uma bala para o referido esporte. A citada firma, após várias experiências, acabou satisfazendo às exigências feitas pôr Morgan.
No início aquele esporte ficou restrito a cidade de Holpoke e ao ginásio onde Morgan era o diretor. Numa conferência levada a efeito na Universidade de Springfield, entre diretores de educação Física dos Estados Unidos, duas equipes de Holyoke fizeram uma demonstração do esporte há pouco criado. Depois desta demonstração, o voleibol espraiou-se por Springfield e outras cidades de Massachusets e Nova Inglaterra.

Em Springfield, o Dr. A.T.Halsted, depois de observar o novo esporte, sugeriu que o seu nome fosse mudado de minonette para voleibol, tendo em vista que a idéia básica do jogo era jogar a bola de um lado para o outro, por sobre a rede, com as mãos.

O primeiro artigo sobre o jogo apareceu publicado no número de julho de 1896 do Physical Education. Seu autor, J.Y.Cameron, de Búfalo, Nova Yorque, escreveu: "O voleibol é um novo jogo, exatamente apropriado para o ginásio ou quadra coberta, mais que pode, também, ser praticado ao ar livre. Qualquer número de pessoas pode praticá-lo. O jogo consiste em conservar a bola em movimento sobre uma rede alta, de um lado para o outro, e apresenta, assim, as características dos outros jogos, como o tênis e o handebol".

A primeira quadra de voleibol tinha as seguintes medidas: comprimento - 15,35m: largura - 7,625 m. A rede tinha a altura de 1,98m. A bola era feita de uma câmara de borracha coberta de couro ou lona de cor clara e tinha por circuferência 67,5 cm e o seu peso era de 255 a 340 g.

O voleibol surgiu na América do Sul, por intermédio do Peru, no ano de 1910, através de uma missão contratada pelo governo peruano, junto aos Estados Unidos, com a finalidade de organizar a instrução primária no país. Os membros desta missão foram os senhores Joseph B. Lochey e José A, Macknight. Trabalharam de comum acordo na modificação dos programas de educação física para crianças, que surgiram nessa época e careciam de jogos. Os jogos ensinados foram o basquetebol, o voleibol e o Handebol, mas não chegaram a ultrapassar as fronteiras do país. Somente em 1912, am Montevidéu, no Uruguai, com a apresentação e o incentivo do voleibol pela ACM, surgiram as primeiras sementes que produziram os frutos desejados.

No Brasil, dizem uns que ele foi praticado, pela primeira vez, em 1915, no Colégio Marista de Pernambuco, e outros que o mesmo foi intriduzido por volta de 1916/1917, pela ACM de São Paulo.
O primeiro campeonato Sul-Americano de Voleibol, masculino e feminino, patrocinado pela Confederação Brasileira de Desportos, entidade que controlava esse esporte, foi realizado no Ginásio do Fluminense F.C., no Rio de Janeiro, no período de 12 a 22 de setembro de 1951, sendo campeão o Brasil, no masculino e no feminino.

A Confederação Brasileira de Voleiball foi criada em 9 de agosto de 1954 e teve como seu primeiro presidente o Sr. Denis Hatthaway. A Federação Intrernacional de Volleyball foi fundada em 20 de abril de 1947, em Paris, França, sendo o primeiro presidente o Sr. Paul Libaud e fundadores os seguintes páises: Brasil, Bélgica, Egito, França, Holanda, Hungria, Itália, Polônia, Portugal, Romênia, Tchecoslováquia, Ioguslávia, Estados Unidos e Uruguai.

Em setembro de 1962, no congresso de Sofia, o voleibol foi admitido como esporte Olímpico e a sua primeira disputa por ocasião das Olimpiadas de Tóquio (Japão), em outubro de 1964, com a presença de dez países no setor masculino.O primeiro campeão olímpico de voleibol masculino foi a equipe da Rússia (URSS), vice campeã a Tchecoslováquia, em 3º lugar o Japão. O Brasil ficou em 7º lugar. O feminino contou com 6 países, com a seleção do Japão tornando-se campeã, vice Rússia, 3º Polônia. O Brasil não participou desta competição.

FLIT do Tocantins começa hoje


Começa hoje a Feira Literária Internacional do Tocantins (FLIT), que durante dez dias, entre 25 de julho e 03 de agosto, vai proporcionar diversos momentos de aprendizagem e entretenimento literário e cultural a quem se aventurar pelas 15 tendas temáticas que compõem o evento. Nesta segunda-feira, 25, a partir das 18 horas, o governador Siqueira Campos, acompanhado do secretário estadual da Educação, Danilo de Melo Souza, e de outras autoridades, realizará a abertura oficial da Flit, com uma visita a todos os espaços montados na Praça dos Girassóis, em Palmas.

Em seguida, além de outras atividades, no auditório localizado na entrada Sul do Palácio Araguaia, que leva o nome do homenageado regional da Flit, Juarez Moreira Filho, haverá, às 19h30, a formalização da abertura do evento, com o corte da fita inaugural. Na sequência, o francês representante adjunto da Unesco (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization), Lucien André Muñoz, lançará a coleção “História Geral da África”, realização da própria Unesco. Logo após o lançamento, o secretário Danilo de Melo e o governador Siqueira Campos, respectivamente, farão os discursos de abertura da Feira.

Dando prosseguimento ao primeiro dia de atividades, já às 20h30, a escritora camaronesa e representante da Embaixada da França, Leonora Miano, irá ministrar a palestra internacional “Afroeuropeus.”

Finalizando o dia de abertura da Flit, o cantor e compositor carioca Seu Jorge vai subir à Concha Acústica, localizada na ala Norte do Palácio Araguaia, para se apresentar ao público. A boa nova é que, assim como o show do Seu Jorge, todas as programações musicais serão acessíveis a toda a população que se interessar, sem limite de público e totalmente gratuitas. (Marcus Mesquita/Seduc)

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Contagem regressiva para FLIT


Os últimos detalhes já estão sendo acertados para o início da FLIT – Feira Literária Internacional do Tocantins, que acontece entre os dias 25 de julho a 03 de agosto, na Praça dos Girassóis. Apenas 10 dias separam o grande público das atrações culturais. A estrutura do evento que já está em fase de finalização, recebe os últimos detalhes, neste ano a expectativa é que mais de 400 mil pessoas visitem a FLIT.

“Nosso desejo é que o público realmente aproveite todos os dias da FLIT, porque preparamos cada detalhe com toda a preocupação e comprometimento de oferecer o melhor para quem mora no Tocantins e também para quem virá ao Estado apenas para visitar a feira”, explica o secretário de Educação Danilo de Melo.

Os livreiros também estão se preparado para levar toda a estrutura das livrarias para o evento. “A expectativa é a melhor possível, além da comercialização de livros também ganhamos no que se refere a divulgação de títulos e a formação de novos leitores”, conta Leila Ramos, expositora.
Escrito por Georgia Milhomem
Sex, 15 de Julho de 2011 09:14

COM MESTRADO EM 2012


Professor Márcio Ricardo de educação física do CEM Castro Alves em Palmas no Tocantins, abre mão de suas férias neste período de julho para fazer Mestrado em Ciência da Educação em Assunção. Os estudos estão acontecendo na Universidade Americana e o prazo para o encerramento do curso é de dois anos. Este é o segundo encontro e a conclusão do mestrado está prevista para julho de 2012. O trabalho de dissertação do mestrado irá abordar as Relações do Movimento Hip Hop no contexto da educação em Palmas, ressaltando a importância de um processo que valorize as diferenças repudiando qualquer tipo de preconceito e promovendo a inclusão social dessa tribo urbana no contexto educacional.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Mudanças Climáticas


Simpósio de Controle Biológico - Mudanças climáticas e sustentabilidade: quebra de paradigmas

O evento – que acontecerá entre os dias 18 e 21 de julho, em São Paulo – terá como tema central “Mudanças Climáticas e Sustentabilidade: quebra de paradigmas”. Pesquisadores, acadêmicos, representantes da Embrapa entre outros especialistas abordarão questões como: “O que o homem está fazendo para diminuir os impactos de aplicação de defensivos químicos na natureza e os seus efeitos no clima no século 21?”; “Como o controle biológico está se desenvolvendo nas diferentes áreas e o que tem que avançar?” e outras temáticas relacionadas às mudanças climáticas.
Local:
Palácio das Convenções do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209, Anhembi Parque – Santana, São Paulo - SP
Data de Início:
18/07/2011
Data de Encerramento:
21/07/2011
(11) 3361-3056
http://www.seb.org.br/siconbiol2011/

sábado, 9 de julho de 2011

Encontro de Desbravadores no CEM Castro Alves


Cem Castro Alves abriu suas portas para os Desbravadores da igreja Adventista do 7 Dia, integrando assim a comunidade local a realidade da escola, os desbravadores conheceram as dependências da unidade escolar, e usufruíram dos espaços existentes para o lazer e aprendizado.

Foi uma tarde de quinta(23) no CEM Castro Alves, mais de 70 desbravadores de três clubes da região norte de Palmas, passaram cerca de seis horas de muitas atividades recreativas, o evento aconteceu no local de reuniões do Clube do Cerrado parceiro da escola, com a participação do Pioneiros do Vale e Tribus. o encontro serviu para uma melhor integração entres os três clubes, a regional Vanderli foi quem comandou o Clubão.

Alunos relatam algumas aulas do bimestre




No bimestre passado os alunos do CEM Castro Alves vivenciaram um pouco do basquete, as aulas foram direcionadas para um contato mais de perto com os fundamentos do basquete, passes, arremessos, dribles, lançe livre foram praticados nas aulas de educação física com os alunos dos turnos matutino e vespertino.

No final do mês de junho aconteceu o interclasse de basquete na escola, sete equipes participaram dos jogos número que superou a expectativa, pois nunca houve uma partida de basquete no Castro Alves, agora temos uma base para a formação de duas equipes (masculina e feminina) para a disputa do JETS 2011.