terça-feira, 26 de agosto de 2014

AS NOVAS REGRAS E A QUADRA DO BASQUETE

A Novas Regras Oficiais do Basquetebol

Art. 4.3 Uniformes
Não será permitido o uso de camisetas por baixo dos uniformes de jogo. 

Art. 25.2.3 Jogador caindo no chão
Tratase de uma jogada legal quando o jogador, segurando a bola, cai e desliza no chão.  FIBA NEWS

Art. 28.1.3 Bola passada para a quadra de ataque
A bola passa para a quadra de ataque quando, durante o drible da quadra de defesa para a  de ataque, ambos os pés do atacante e a bola estejam em contato com a quadra de ataque. 

Art. 30.1.2 Bola retornada para a quadra de defesa
Não  será  mais  violação  se  o  jogador,  saltando  da  sua  quadra  de  ataque,  estabelecer  um  novo  controle  de  bola  para  sua  equipe  enquanto  estiver  no  ar  e  cair  na  sua  quadra  de  defesa. 

Art. 31  Interferência de trajetória e interferência com a bola
Se um  jogador  tocar  a  bola,  tendo  passado  (a mão ou o braço)  pela  cesta  de  baixo  para  cima,  é  uma  interferência  (e  não  uma  simples  violação)  com  todas  as  consequências  relevantes da regra. 

Art. 36.1.4 Falta antidesportiva
Se um defensor provocar um contato por trás ou lateralmente numa tentativa de parar um  contraataque  e  for  o  último  defensor  entre  o  atacante  e  a  cesta,  o  contato  deverá  ser  julgado como antidesportivo. 

Art. 38.3.1 Falta técnica
Uma  falta  técnica  poderá  ser  sancionada  contra  um  jogador  por  girar/balançar  seus  cotovelos (sem que ocorra um contato). 
• Regras Oficiais do Basquetebol 2010 As mudanças abaixo mencionadas entrarão em efeito como se segue:  • Para competições de alto nível (Nível 1)  (principais  competições  oficiais  da  FIBA:  Torneios  Olímpicos,  Campeonatos  Mundiais  masculinos  e  femininos,  Mundiais  Sub19  e  Sub17  masculinos  e  femininos  e  campeonatos  continentais  masculinos  e  femininos):  a partir de 1º de outubro de 2010,  isto  é,  após  os  Campeonatos Mundiais da FIBA em 2010. 

Art. 2.2.3 Linhas de lances livres e áreas restritivas
As áreas restritivas serão áreas retangulares marcadas na quadra de jogo.   A área  restritiva  (três  segundos)  deverá  ser  um  retângulo  (não mais  um  trapézio) como  mostra o Diagrama 1 abaixo. 


Art. 2.2.4 Área de cesta de três pontos
A distância da linha de três pontos será de 6,75m (e não mais de 6,25 como no momento). 

Art. 2.2.6 Linhas para reposição na lateral
As  duas  pequenas  linhas  deverão  ser  marcadas  na  margem  externa  da  quadra,  no  lado  oposto  ao  da  mesa  de  controle  e  das  áreas  de  banco,  com  sua  margem  mais  distante  afastada 8,325m da margem interna da linha  final;  ou  seja, alinhada ao  topo  da linha de  três pontos.  Durante  os  últimos  dois  minutos  da  partida  e  dos  períodos  extras,  seguindo  um  tempo  debitado concedido para o time que tenha o direito a uma reposição de bola na sua quadra  de defesa, o arremesso de  fora para dentro subsequente será dado do lado oposto ao da  mesa de controle, da “linha de reposição” e não mais da linha central estendida. 

Art. 2.2.7 Semicírculos nos quais não serão consideradas/marcadas cargas ofensivas.
Os semicírculos nos  quais  não  serão  consideradas  as  cargas  ofensivas  deverão  ser  marcados  na  quadra  de  jogo  com  a  margem  interna  deles  estando  a  1,25m  do  ponto  central da cesta (em projeção no piso).  Uma falta ofensiva (carregar) nunca deverá ser marcada caso o contato do atacante ocorra  com um defensor que esteja dentro do semicírculo. 

Art. 29 Vinte e quatro segundos
Se a reposição for administrada na quadra de defesa, caso exigido pelas regras respectivas,  o relógio de 24 segundos deverá ser retornado para 24 segundos. Se  a  reposição  for  administrada  na  quadra  de  ataque,  caso  exigido  pelas  regras  respectivas, o relógio de 24 segundos deve ser ajustado como se segue:  Se o relógio mostra que faltam 14 segundos ou mais no momento em que o jogo  é paralisado, ele não deverá ser ajustado e permanecerá o mesmo tempo. Se restarem 13 segundos ou menos no aparelho de 24 segundos no momento  em que o jogo é paralisado, o relógio deve ser ajustado para 14 segundos.