sábado, 26 de novembro de 2011

CONFIRA SUA PROVA (2º ano)

ATENÇÃO COLOQUE PRIMEIRO SEU NOME E TURMA.
1- Marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas

(V) Em todas as partidas, os nomes dos substitutos deverão ser entregues ao árbitro antes do inicio da partida.
(V) O descanso do meio tempo não deverá exceder de 15 minutos.
(V) O Brasil é o país que alcançou mais títulos mundiais - cinco (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002)
(V) O Estádio Centenário, foi o local da primeira final da Copa do Mundo, em 1930, na cidade de Montevidéu, Uruguai.
(V) O campo de futebol tem: comprimento: mínimo 90m; máximo 120m.
Largura: mínima 45m; máxima 90m.
(V) Será gol quando a bola tenha ultrapassado totalmente a linha de meta entre os postes e por baixo do travessão.

2- O Brasil é o país que alcançou mais títulos mundiais, foram cinco no total, responda em que ano e países aconteceram essas conquistas.
R: Suécia em 1958, Chile em 1962, México em 1970, EUA em 1994 e Coréia do Sul e Japão em 2002

3- Quais foram os países campeões dos cinco últimos Campeões Mundiais, 2010, 2006, 2002, 1998, 1994.
R: Espanha, Ítalia, Brasil, França e Brasil

4- Em que país acontecerá a Copa do Mundo de 2014 e em que estádio será o encerramento deste Mundial.
No Brasil no estádio do Maracanã no Rio de Janeiro.

5- O arremesso lateral é uma forma de reiniciar o jogo. Não se poderá consignar um gol diretamente de um arremesso lateral. Explique quando será concedido arremesso lateral.
R: Toda vez que a bola sair pelas linhas laterais do campo.

BOA PROVA!!!!!

CONFIRA SUA PROVA (1º ANO)

ATENÇÃO COLOQUE PRIMEIRO SEU NOME E TURMA.
1- Marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas

(V) Em todas as partidas, os nomes dos substitutos deverão ser entregues ao árbitro antes do inicio da partida.
(V) O descanso do meio tempo não deverá exceder de 15 minutos.
(F) O Brasil é o país que alcançou mais títulos mundiais - cinco (1958, 1962, 1974, 1994 e 2002)
(V) O Estádio Centenário, foi o local da primeira final da Copa do Mundo, em 1930, na cidade de Montevidéu, Uruguai.
(V) O campo de futebol tem: comprimento: mínimo 90m; máximo 120m.
Largura: mínima 45m; máxima 90m.
(F) Não será gol quando a bola tenha ultrapassado totalmente a linha de meta entre os postes e por baixo do travessão.

2- O Brasil é o país que alcançou mais títulos mundiais, foram cinco no total, responda em que ano aconteceram essas conquistas.
R: 1958 na Suécia, 1962 no Chile, 1970 no México, 1994 no EUA, 2002 na Coréia do Sul e Japão.

3- Quais foram os países campeões dos cinco últimos Campeões Mundiais, 2010, 2006, 2002, 1998, 1994.
R: Espanha, Ítalia, Brasil, França e Brasil

4- Em que país acontecerá a Copa do Mundo de 2014 e em que estádio será a abertura deste Mundial.
No Brasil e a abertira deve acontecer em São Paulo no (Itaquerão)

5- O arremesso lateral é uma forma de reiniciar o jogo. Não se poderá consignar um gol diretamente de um arremesso lateral. Explique quando será concedido arremesso lateral.
R: toda vez que a bola sair pelas linhas laterais do campo de jogo.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

TRABALHO DE FUTEBOL

RESPONDA AS SEGUINTES PERGUNTAS:
1- Quais são as dimensões oficiais de um campo de futebol, com suas principais linhas demarcatórias. (FIFA)
R: Largura 45m a 90m, comprimento 90m a 120m, linhas laterais, de fundo, central, círculo central

2- Quantos países foram campeões do mundo e quais foram. (FIFA)
R: 8, 5x Brasil, 4x Ítalia, 3x Alemanha, 2x Argentina, 2x Uruguai, 1x França, 1x Espanha, 1x Inglaterra

3- A onde e em que ano aconteceu o primeiro campeonato mundial de futebol. (FIFA)
R: Uruguai em 1930

4- Segundo a regra 7 do futebol, qual a duração de uma partida. (FIFA)
R: 90 minutos, divididos em dois tempos de 45 minutos com 15 minutos de intervalo e mais os acréscimos.

5-Quantos títulos o Brasil conquistou em Copa do Mundo (FIFA), em que ano aconteceu e o país sede de cada mundial.
R: 5x Brasil, 1958 Suécia, 1962 no Chile, 1970 no México, 1994 EUA, 2002 Coréia e Japão


DESENHE O CAMPO DE FUTEBOL E SUAS MEDIDAS OFICIAIS (FIFA)

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Principais lesões de um jogador de futebol

Atualmente, a maior parte das lesões não está relacionada a pancadas, mas sim a movimentos de rotação e explosão muscular. Em uma análise dos prontuários médicos de oito times profissionais, ortopedistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) constataram que as lesões por choque entre jogadores (as chamadas contusões) representaram apenas 24,1%, contra 39,2% de lesões musculares, 17,9% de torções e 13,4% de tendinites. Além disso, o estudo apontou que 72,2% das lesões ocorreram em membros inferiores, com predomínio na coxa (34,5%), no tornozelo (17,6%) e no joelho (11,8%). "A cada 6 segundos o jogador de futebol faz um movimento inesperado. Articulações e músculos foram feitos para mexer, mas o ser humano ultrapassa os limites de movimentação do seu corpo e aí ocorrem as lesões", diz o ortopedista Moisés Cohen, que coordenou o levantamento da Unifesp e já operou craques como Raí e Vampeta. Um estudo dos médicos ingleses Richard Hawkins e Colin Fuller, publicado no British Journal of Sports Medicine, mostrou que 71% das lesões ocorridas na Copa do Mundo de 1994 aconteceram em lances não assinalados como faltas, o que indica que o maior inimigo do atleta é a competividade do futebol moderno. "O movimento não precisa ser brusco para machucar. Muitos rompem o ligamento cruzado (do joelho), por exemplo, por causa de um movimento sozinho", conclui Moisés Cohen. por Artur Louback Lopes

Pronto-socorro futebol clube Entorse? Contratura? Entenda como e onde acontecem as principais lesões do futebol.

Rosto

Apalpe seu rosto e sinta o osso bem embaixo do seu olho. É o osso zigomático, que vai até a mandíbula, formando um vão sob ele. Muitos jogadores costumam usar os braços para proteger a bola e às vezes, com uma cotovelada, afundam esse osso

domingo, 20 de novembro de 2011

COMO SEGUIR ESTE BLOG

Se você tem um email por exemplo é suficiente para você começar a seguir o blog esportecastroalves.blogspot.com, simples assim.

Veja o passo-a-passo:

sábado, 19 de novembro de 2011

AIDS

Contágio da Aids , medicamentos contra AIDS, sintomas da AIDS, formas de prevenção, tratamento, o vírus HIV, o desenvolvimento de vacinas contra Aids

vírus da Aids

Introdução : sabendo mais sobre Aids e HIV

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

domingo, 13 de novembro de 2011

DOENÇAS QUE AFETAM AS MULHERES

A mulher é cheia de órgãos específicos que a fazem um ser abençoado por Deus, principalmente pelo fato de conceber outro ser vivo dentro de si. Mas por ter esses órgãos específicos para a reprodução, fazem com que a mulher tenha problemas de saúde que só acontecem com o sexo feminino. Essas doenças são tão triviais e a prevenção, o diagnostico precoce são tão importantes que fazem com que alguns estados possuam hospitais exclusivos para a saúde da mulher.

Entre essas doenças estão algumas como câncer de mana e a osteoporose, que também apresentam no sexo masculino, porém em uma porção bem menor. Conheça algumas doenças que afetam as mulheres e o que fazer para preveni-las.


Câncer de Mana: De acordo com estatísticas, o câncer de mama é a doença que mais mata as mulheres. O exame que ajuda no diagnostico precoce da doença é a mamografia (tipo de raio X especial). Esse exame é disponibilizado na rede publica (gratuitamente) e deve ser realizado a partir dos 40 anos.

Câncer do Colo do Útero: Essa é outra doença que atinge consideravelmente o meio feminino. De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer do colo do útero está diretamente associada ao contágio com o vírus HPV, que pode ser adquirido durante as relações sexuais sem preservativos. Para se prevenir do HPV é importantíssimo se proteger durante as relações sexuais e fazer o exame preventivo, o famoso papanicolau, que é de suma importância. Toda mulher sexualmente ativa deve fazer esse exame. O intervalo de 6 meses é o que os médicos recomendam.

Câncer do Endométrio: Um sinal do câncer do endométrio é o sangramento vaginal que surge depois da menopausa. Um dos fatores de risco da doença é a obesidade. Até o momento ainda não existe um exame de rotina que deve ser feito para detectar a doença, mas é de suma importância procurar um médico assim que houver sangramento anormal.

Câncer do Ovário: Esse tipo de câncer não apresenta sintomas e não está associado a fatores de riscos conhecidos. De acordo com o Inca, é o tipo mais complexo de ser diagnosticado. Segundo especialistas, a pessoa começa a sentir desconforto em uma etapa avançada da doença. Sendo um câncer muito raro e que nenhum país do mundo já tenha programas para combatê-lo.

“Bexiga Caída”: No período gestacional a mulher pode sofrer uma sobrecarga dos músculos que estão próximos a virilha, ocasionando flacidez (desses músculos) e “queda dos órgãos internos”. Com a chegada da menopausa, a musculatura acaba ficando mais fraca, podendo ocasionar a incontinência urinária (vontade contínuas de ir ao banheiro ou até mesmo perda involuntária de pequenas quantidades de urina). Especialistas aconselham exercícios que ajudam a prevenir esse problema como, por exemplo, Ioga e Pilates.

Hipertensão na Gravidez: popularmente conhecida como pré-eclampsia, a pressão alta no período gestacional pode aumentar o riso do descolamento prematura da placenta, como também diminuir a oxigenação do feto ou ainda ocasionar a eclampsia, é onde acontecem as convulsões. Existem dois tipos de hipertensão na gravidez, aquela em que a mulher já possui antes mesmo de ficar grávida e a outra quando a mulher desenvolve no período gestacional. Nos dois casos, o pré-natal é a melhor forma de prevenção contra a doença.

Diabetes Gestacional: Igualmente a hipertensão, a diabetes pode acontecer durante a gravidez, botando em risco a vida do feto. Quando a mulher tem a diabetes durante o período gestacional, uma dieta especial acaba controlando esse problema, já em mulheres que apresentam a doença antes de engravidarem, a prevenção é de extrema importância.

Depressão e Menopausa. A queda hormonal natural proveniente a menopausa, são problemas que acabam levando muitas mulheres à depressão. Tratamentos com terapias, com psicólogos, medicamentos, ajudam bastante nessa fase da mulher.

Osteoporose: Essa é outra doença que pode vir em decorrência a menopausa. É quando os ossos começam a ficar mais fracos, menos densos. A melhor prevenção para isso é ter uma alimentação saudável, rica em cálcio, a pratica de atividades físicas, evitar cafeína e cigarros. Infelizmente a hereditariedade pode aumentar o risco da osteoporose, a pessoa pode ter uma predisposição a ter massa óssea menor. Mas existem medicamentos que ajudam nesse caso.


MAMÃE SAUDÁVEL
Durante a gravidez é comum a mulher engordar. O problema é quando esse ganho de peso é excessivo, pois aumenta os riscos de desenvolver doenças como diabetes e hipertensão, assim como as taxas de mortalidade entre os recém-nascidos dessas mães. Segundo a psicóloga Yara Daros, cerca de 45% das mulheres obesas no mundo engordaram após a gestação. Por isso, a especialista sugere que, durante esse período, a grávida tenha uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras, e que mastigue os alimentos devagar. Ela também indica que as refeições sejam fracionadas em seis a oito vezes ao dia, com pequenas quantidades. Também é preciso afastar a idéia de entrar em uma dieta rigorosa. Se for inevitável, o ideal é que seja feita com acompanhamento médico. Do contrário, a mulher estará arriscando a própria vida e a de seu bebê. Uma curiosidade: a amamentação consome de 400 a 500 calorias diárias, mais do que se é queimado em uma hora de exercícios aeróbicos.
Fonte: http://www.top30.com.br/news/doencas-que-afetam-as-mulheres

MAPA DO MUNDO

sábado, 12 de novembro de 2011

BLOG É ACESSADO EM 26 PAÍSES NOS CINCO CONTINENTES


O blog "esportecastroalves.blogspot.com" alcançou esta semana o último continente que faltava, agora são 5.101 acessos fora do Brasil. Com 26 países dos continentes da: América, Europa, África, Oceania e Ásia, agora está faltando apenas a Antártica no pólo sul, região não habitada e com a presença humana apenas de cientistas e pesquisadores.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

POSTAGENS MAIS ACESSADAS NO BLOG

HPV está associado a até 75% dos casos de câncer de pênis

No homem, o HPV se manifesta como verrugas em couve-flor

HPV é comumente associado às mulheres por ser responsável por quase 100% dos casos de câncer no colo do útero , mas ele também ocorre nos Homens: O papilomavírus humano, ou HPV, também afeta os homens – e mais do que as pessoas imaginam.
Pesquisa recém-divulgada pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), em parceira com o Instituto de Virologia da Fundação Oswaldo Cruz, mostra que o HPV está associado a até 75% dos casos de câncer de pênis.

Segundo o urologista Antonio Augusto Ornellas, coordenador do estudo, os dados não são capazes de comprovar se o vírus é o principal causador do tumor, mas ao menos deixa claro algum envolvimento no aparecimento da doença. “O HPV pode ajudar a proliferar as células do câncer”, sugere Ornellas, médico responsável pelo setor de Urologia do INCA e do Hospital Mário Kröeff.

O oncologista Sergio Daniel Simon concorda. O especialista, que atua no Hospital Albert Einstein, na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e no Centro Paulista de Oncologia, afirma que a má higiene do pênis, associada à presença de fimose, costuma provocar grande parte dos casos do câncer no órgão genital masculino. Mas também admite que o HPV pode causar uma série de modificações genéticas que, posteriormente, desencadeariam a doença. “Esse tumor se localiza basicamente na pele, mas pode haver penetração profunda”, alerta.

Como identificar o vírus e tratá-lo
As lesões e verrugas em formato de couve-flor (de diversos tamanhos) – uma característica da presença do HPV no organismo – são mais visíveis e fáceis de ser identificadas no pênis (na glande ou no prepúcio) do que na vagina ou no colo do útero. Por isso, nesse aspecto, os homens saem em vantagem na luta contra o vírus.

Uma vez descobertas, lesões e verrugas são tratadas com procedimentos como cauterização, uso de pomadas, crioterapia e cirurgia a laser.

O problema é que nem sempre esses sinais aparecem. E aí, tanto o diagnóstico quanto o tratamento podem ser mais complicado para eles do que para elas. Por isso, caso a parceira seja diagnosticada com a doença, mesmo que não haja marcas no pênis, o homem precisa passar por um exame preventivo: a genitoscopia. Em casos positivos para o HPV, pode ser necessário ainda uma avaliação mais específica, chamado hibridização molecular ou captura híbrida. Esse exame retira uma minúscula amostra de tecido para biópsia.

A falta de um diagnóstico precoce e alguns obstáculos, como cepas (tipos) resistentes do vírus e imunidade baixa, porém, podem tornar o tratamento complicado e ineficiente. Nesses casos, o risco do HPV provocar um câncer aumenta, assim como a necessidade de retirada de boa parte do pênis. “Mesmo com a amputação, felizmente, há como deixar uma parte do órgão que possibilite ao homem ter relações sexuais e urinar”, lembra o urologista do Inca, Antonio Augusto Ornellas.

É possível prevenir?
O HPV é transmitido sexualmente ou pelo contato via oral ou genital com fluidos contaminados, que afeta a área genital e a mucosa oral. Portanto, assim como toda doença sexualmente transmissível, o vírus também pode ser barrado com o uso de camisinha – tanto feminina quanto masculina. Essa proteção, porém, não é tão eficaz para o HPV quanto é para outras DSTs. “O homem pode contrair o vírus pela bolsa escrotal, por exemplo, que não recebe a proteção da camisinha”, alerta Ornellas.

Quanto à vacina contra o HPV – três doses, com um custo alto ainda no Brasil e indicada apenas para mulheres sexualmente ativas – teoricamente, ela também poderia ser um recurso de prevenção para os homens. Mas, segundo os especialistas, além de brecar a atuação apenas dos tipos mais comuns de HPV, ainda não há estudos comprovando a eficácia ou atuação da vacina para o sexo masculino.

Fonte: gestantes.net

terça-feira, 8 de novembro de 2011

PÓLO NORTE VIRA UMA ILHA

Pesquisadores chamam a atenção do planeta para o impacto dramático causado pelo degelo no Pólo Norte

Pela primeira vez na história o Pólo Norte se tornou uma ilha no meio do oceano, informa o site de notícias ABC.es. Imagens de satélite captadas pelo Instituto de Física Ambiental da Universidade de Bremen, na Alemanha, comprovaram o fato nunca antes visto pelo menos nos últimos 125 mil anos.

» Geleiras derretem em velocidade recorde
» Ártico: floresta fóssil é achada
» Gelo ártico atinge 2º menor nível
» Geleiras podem sumir em 25 anos

As fotografias, tiradas em 1º de setembro, mostram claramente como a calota polar ficou rodeada pelo mar sem estar interligada à plataforma continental por leste ou oeste. As passagens jamais haviam se aberto simultaneamente. A passagem do nordeste, próxima à Rússia, se desbloqueou temporariamente no verão de 2005 e a do noroeste ficou livre do gelo em todo o caminho entre os oceanos Pacífico e Atlântico.

"É um acontecimento histórico, um espiral de morte e destruição", avaliou o pesquisador Mark Serreze, do Centro Nacional de Neve e Gelo, em entrevista ao The Independent. O cientista considerou como estranho o fato de um centro alemão ter divulgado fotos de seus satélites, e não a Nasa, a agência espacial americana.
Segundo ele, algumas agências governamentais podem estar relutantes em divulgar a catástrofe por receio que surjam problemas na navegação. Serrez, que dedicou anos de sua vida para estudar a extensão do gelo no Ártico, acredita que a abertura simultânea das passagens é mais um fator alarmante do degelo que ocorre na região.
Degelo recorde

No final de agosto, cientistas americanos advertiram que a área coberta de gelo no Ártico se reduziu a seu segundo menor nível desde o início dos registros por satélite, há 30 anos. Segundo eles, é um indicativo de que o derretimento chegou a um nível em que seus efeitos começam a se tornar irreversíveis.


http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3153560-EI8278,00.html.

domingo, 6 de novembro de 2011

Derretimento dos polos está mais rápido, adverte a NASA


A Nasa divulgou um estudo alertando que as camadas de gelo da Groenlândia e da Antártida estão perdendo massa a um ritmo mais acelerado que os prognósticos feitos até agora. Tal fato repercutirá na alta global do nível dos oceanos muito antes do previsto.

Os resultados do estudo sugerem que as camadas de gelo estão derretendo mais rápido que as geleiras das montanhas. A Nasa analisou dados de seus satélites entre 1992 e 2009 e descobriu que a cada ano durante o curso do estudo as camadas de gelo dos polos perderam uma média combinada de 36,3 gigatoneladas a mais que no ano anterior.

Como exemplo, em 2006 os polos perderam uma massa combinada de 475 gigatoneladas ao ano em média, uma quantidade suficiente para elevar o nível global do mar em uma média de 1,3 milímetros ao ano frente as 402 gigatoneladas que as geleiras da montanha perdem em média.

“Que as camadas de gelo serão a principal causa do aumento do nível do mar no futuro não é surpreendente, já que possuem uma massa de gelo muito maior que as geleiras da montanha”, assinalou o autor do estudo, Eric Rignot, da Universidade da Califórnia.

“O surpreendente é que esta maior contribuição das camadas de gelo já está ocorrendo”, advertiu o cientista, que realizou a pesquisa com a colaboração do Laboratório da propulsão do jato (JPL) da Nasa.

Para Rignot, as medições realizadas indicam que, se as tendências atuais continuarem, é provável que o aumento do nível do mar seja maior que os níveis projetados pelo Grupo Intergovernamental de Analistas sobre a Mudança Climática em 2007.

Comunicação Portal Social
Fonte: Zero Hora

EDUCAÇÃO FÍSICA

A educação física é uma atividade dinâmica que contribui na formação ampla dos sujeitos, em seu aspecto social, bem como no desenvolvimento de seu lado individual, através de oportunidades lúdicas que proporcionam equilíbrio entre corpo, mente e espaço.

Desenvolve as habilidades motoras de qualquer sujeito, além de manter elementos terapêuticos, sejam eles emocionais ou físicos.

O surgimento da educação física se deu desde os tempos primitivos, quando o homem necessitava correr dos animais predadores, pular para pegar alimentos, carregar pesos, arremessar objetos para caçar, etc. Aos poucos, percebeu que seu preparo físico garantiria melhores condições de vida, tanto para trabalhar, interagir e se divertir.

Nas práticas esportivas, nos jogos recreativos ou nos jogos com disputas, os participantes aprendem a lidar com sentimentos de perda, frustração, ansiedade, paciência, respeito ao próximo, dentre outros, além de ter que aprender a esperar sua vez.

Atividades que contribuem para a formação ampla do sujeito

O trabalho pedagógico desenvolvido na Educação Física deve estar voltado para a construção da cidadania dos sujeitos, formando elementos críticos e participativos no meio social em que estão inseridos. Seu objetivo principal deve ser de que o aluno “adquira a qualificação sócio-histórico-cultural necessária para promover o desenvolvimento de uma racionalidade crítica, autônoma e participativa”.

O caráter competitivo das atividades esportivas nem sempre está presente. Para crianças de até 8 anos de idade as práticas devem estar voltadas para o aspecto lúdico e de recreação, deixando as disputas para crianças maiores, jovens e adultos.

A educação física pode se dividir em várias classes: a escolar, a social, a terapêutica, a esportiva, a recreativa, dentre outras. O profissional também atua orientando sobre cuidados com a saúde, alimentação, problemas do sedentarismo, obesidade, etc.

Sabe-se da importância do profissional de educação física para a manutenção da qualidade de vida do ser humano, da sociedade em que se encontra inserido. Esse profissional exerce suas atividades atuando de forma individual (personal trainner) ou coletiva, em clubes, escolas, hotéis e spas, academias, condomínios, empresas, clínicas de recuperação, prefeituras e escolas, etc.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ATENÇÃO PARA OS PRAZOS


Vamos cumprir os prazos para a entrega do Trabalho de Futebol, que pode ser feito em dupla e faça sua avaliação no blog, acesse já o seu diário e boa prova! mas atenção não faça a prova em outra turma porque elas são diferentes.

Os 1º e 2º anos podem fazer a prova até o dia 05 de Dezembro, já os 3º anos o prazo termina no dia 20 de Novembro. Os trabalhos de todas as turmas já podem ser entregues, o limite final vai até o dia 20 de Novembro, temos muito tempo para caprichar na prova e no trabalho, um bom bimestre para todos.