PROVA DE VÔLEI

O vôlei foi inventado em nove de Fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos da América. O objetivo de Morgan, que trabalhava na ACM de Holyoke no Massachusetts, era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários de modo a minimizar os riscos de lesão. Inicialmente jogava-se com uma câmara de ar da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de voleibol.

1- Marque (C) para as CERTAS e (E) para as ERRADAS.
(   ) Para se jogar voleibol são necessários 12 jogadores divididos igualmente em duas equipes de seis jogadores em cada time.
(    ) O campo mede 18 metros de comprimento por 9 de largura, e é dividido por uma linha central em dois quadrados com lados de nove metros que constituem as quadras de cada time.
(    ) No voleibol, a zona de ataque fica próxima a linha de fundo da quadra.
(  ) A bola empregada nas partidas de voleibol é composta de couro ou couro sintético e mede aproximadamente 65metros de perímetro. Ela pesa em torno de 270 kg.
(   ) A bola é sem dúvida um dos instrumentos desportivos mais antigos do mundo e vem cativando o homem há milênios.
(    ) O vôlei sempre foi chamado de voleibol.

Vencerá um set, exceto o 5º set, por seu caráter decisivo, a equipe que primeiro alcançar a marca de 25 pontos, com uma diferença mínima de dois (2) pontos. Em caso de empate em 24 x 24, o jogo continua até que a diferença de dois pontos seja atingida (26 x 24, 27 x 25; ...)

2) Em uma partida de vôlei uma equipe marca um ponto como? Cite três (3) maneiras que uma equipe pode marcar ponto no vôlei.

3) Escreva três fundamentos do voleibol e explique um deles, de uma forma que a pessoa que está lendo a sua resposta possa entender na prática este fundamento.

4) Complete a frase:
A quadra de vôlei é formada por um retângulo com _____________ de comprimento, por ____________  de largura, e está dividida em dois quadrados que compõem a quadra de cada time. A rede mede 9 metros de comprimento por um metro de altura, as antenas ficam nas bordas laterais da rede e medem 1,8 metros cada, ela serve para da delimitar o espaço aéreo da quadra, ficando _________ acima da rede.

A (  ) Nove metros - Dezoito metros - um metro
B (  ) Dezoito metros -  Nove metros - um metro
C (  ) Nove metros - Dezoito metros - Oitenta Centímetro
D (  ) Dezoito metros - Nove metros - Oitenta Centímetro

Nos anos seguintes a sua invenção, o voleibol já se espalhava por diversas cidades americanas. Posteriormente, graças ao alcance da Associação Cristã de Moços Internacional, o esporte se difundiu por vários países, como Canadá, Cuba, Filipinas, China, Japão e grande parte da Europa. Em 1900, o voleibol chega ao Canadá, primeiro país fora dos Estados Unidos a receber o novo esporte, depois em 1908 o esporte vai para o continente asiático e começa a ser praticado na China e no Japão.

5) Marque a alternativa correta
I Em 1910 o voleibol chega ao Peru, primeiro país da América do Sul a receber este novo esporte.
II O voleibol foi criado nos Estados Unidos, pelo professor William George Morgan.
III Em 1916 chega ao Brasil o vôlei no colégio ACM de São Paulo.
IV Uma equipe marca um ponto caso, obtenha êxito em fazer a bola tocar a quadra adversária.
V Em 1942 morre, aos 72 anos de idade, o criador do voleibol, William G. Morgan em São Paulo.

A (  )  I, III , IV, V corresponde com a verdade dos fatos ocorridos na história do vôlei.
B (  )  I, II, IV, V corresponde com a verdade dos fatos ocorridos na história do vôlei.
C (  )  I, II, III, IV corresponde com a verdade dos fatos ocorridos na história do vôlei.
D (  ) Todas as alternativas estão corretas (pois correspondem aos fatos ocorridos na história do vôlei)

BOA PROVA