terça-feira, 31 de janeiro de 2012
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
O MUNDO DO HIP HOP
O Mundo do Hip Hop (Márcio Ricardo)
O hip-hop surgiu no gueto do Bronx, na década de 70, na cidade de Nova Iorque. Tudo porque com os avanços tecnológicos, várias fábricas da região entraram em falência, indústrias que empregavam milhares de pessoas e para ocupar os empregos que surgiam era preciso mão de obra especializada. O que é claro, os moradores do Bronx não tinha, e para piorar a situação as empresas que não fecharam suas portas, reduziram o quadro de funcionários, provocando uma onda de desemprego. Como sempre a corda arrebenta do lado mais fraco, negros, Hispânicos por não se enquadrarem neste novo formato de mercado, sem duvida nenhuma foram os mais afetados com a onda de demissão, provocada pela introdução destas tecnologias nas indústrias. Em contra partida o governo americano, cortou os recursos financeiros para fins sociais.
CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES PARA VER TUDO?
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
COMO DESENVOLVER A MEMÓRIA
10% do que LEMOS
20% do que ESCUTAMOS
30% do que VEMOS
50% do que VEMOS E ESCUTAMOS
70% do que OUVIMOS e LOGO DISCUTIMOS
90% do que OUVIMOS e LOGO REALIZAMOS
Utilize esses conhecimentos e toda a sua sensibilidade para melhorar sua aprendizagem e para perceber amplamente o universo ao seu redor.
02) Mantenha-se alerta e presente nas suas atividades diárias. Não se PREOCUPE!
03) Escreva os recados e listas de compra de maneira organizada. Visualize na tela mental as imagens correspondentes, segundo as técnicas aprendidas. Faça as compras, guiando-se pela sua memória e, no final, confira.
domingo, 22 de janeiro de 2012
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
PLANO DE AULA DO 1º BIMESTRE
AULA
DE EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL (01 de Fevereiro 2012)
|
|
Objetivo:
Analisar as consequências da atividade sexual na
adolescência e as várias possíblidades decorrentes dessa decisão, desenvolvendo
o senso crítico e preventivo em relação a gravidez e as DSTs, estabelecendo
um conhecimento teórico sobre o assunto.
|
Habilidades:
* Comparar o tema da sexualidade com a realidade vivida
por cada aluno (a).
* Reconhecer as consequências do ato sexual
* Compreender o assundo DSTs de forma que estejam
previnidos contra essas doenças
|
Indicadores:
Ações que servem para avaliar os alunos com critérios
pré-determinados pelo professor, segundo seu objetivo.
|
|
[ ] Identificar as consequências e responsabilidades do
ato sexual.
[ ] Conceituar a importância do conhecimento científico
sobre a sexualidade.
[ ] Relacionar através das experiências conhecidas pelos
próprios alunos, como parâmetro das dificuldades enfrentadas pelas jovens
gravidas.
[ ] Demonstrar na vida social os problemas enfrentados
pelas(os) jovens que em relação sexual (DST).
|
Competências:
* Ser capaz reconhecer certas DSTs
* Originar de forma crítica uma atitude de preservação
da saúde
* Criar um entendimento básico sobre os risco da
relação sexual no contexto das DSTs
* Estabelecer um parâmetro entre o que eu penso e a
sociedade
|
Desenvolvimento:
Usar o conhecimento adquirido na aula teórica, sobre a
sexualidade, gravidez e DSTs, no decorrer da vida, sabendo de forma básica os
termos científicos, como causas e consequências do ato sexual.
|
Avaliação:
* Indicadores
* Participação
* Blog
|
Exercícios:
|
Metodologia:
|
[ ] Responder de forma demonstrativa, quais são os
resultados da relação sexual.
[ ] Determinar limites entre o que se pode ou não fazer
no ato sexual.
[ ] Utilizar durante aula de forma oral, os exemplos
conhecidos para servir de comparação entre o que se aprende na TV, com os
amigos e a vida real.
[ ] Participar em grupos do mundo imaginário das DSTs.
|
* Conteúdo aplicado em sala de aula
* Conteúdo apresentado em Data-Show
* Conteúdo desenvolvido no Blog:
|
Conclusão:
Ao final das aulas, espera-se que os alunos tenham se
apropriado do conhecimento, tanto das finalidades quanto da responsabilidade,
quanto a prática ou não do ato sexual, como da mesma forma poderem
estabelecer conceitos sobre a importância do diálogo familiar no que se
refere ao sexo.
|
Material
Didático:
*Blog, Internet, Aula teórica, Data-Show
|
OBS:
|
OBS:
|
AULA
DE EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL (13 de Fevereiro de 2012)
|
|
Objetivo:
Analisar as características do blog e o uso da internet
como ferramenta educativa, começando pelo espaço físico da escola (LABIN) e
perpassando as fronteiras físicas, chegando ao mundo virtual.
|
Habilidades:
* Conhecer e vivênciar o blog e a avaliação on-line
* Compreender a importância do Blog e o uso da internet
como ferramenta educativa
|
Indicadores:
Ações que servem para avaliar os alunos com critérios
pré-determinados pelo professor, segundo seu objetivo.
|
|
[ ] Identificar as principais caracteristicas do blog
[ ] Conceituar a importância das atividades e
avaliações propostas no blog
[ ] Descrever o que se compreende das possibilidades do
uso da internet
[ ] Demonstrar quais seriam as dificuldades de acesso e
manuseio dessa ferramenta
|
Competências:
* Ser capaz reconhecer a internet com processo de
educação
* Originar domínio da ferramenta da intenet
* Criar um entendimento da navegabilidade no blog
|
Desenvolvimento:
Usar em forma de atividades práticas o conhecimento
adguirido na aula teórica web, sobre a importância do domínio do conhecimento
digital, para a construção do conhecimento sobre os conteúdos apresntados a
cada bimestre, sabendo que o blog pode ser acessado a qualquer hora e lugar.
|
Avaliação:
* Indicadores
* Participação
* Blog
|
Exercícios:
|
Metodologia:
|
[ ] Responder de forma demonstrativa no blog sobre a
modalidade estudada.
[ ] Explicar porque o blog está sendo usado.
[ ] Utilizar durante uma atividade (LABIN) o
conhecimento para responder alguns questionamentos, que se apresentam no
blog.
[ ] Classificar segundo critérios pessoais, qual o
ponto positivo e ou negativo do uso do blog.
|
* Conteúdo aplicado em sala de aula
* Conteúdo apresentado em Data-Show
* Conteúdo desenvolvido no Blog:
|
Conclusão:
Ao final das aulas, espera-se que os alunos tenham se
apropriado do conhecimento, tanto das finalidades quanto dos objetivos do uso
do blog como ferramenta educativa, estabelecendo conceitos sobre a
importância do blog no convivio socio-educativo dentro e fora da escola.
|
Material
Didático:
*Blog, Internet, Aula teórica, Data-Show
|
OBS:
acessando: http://esportecastroalves.blogspot.com
|
OBS:
acessando: http://esportecastroalves.blogspot.com
|
AULA
DE EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL (27 de Fevereiro de 2012)
|
|
Objetivo:
Analisar as características do movimento hip hop,
começando pela genealogia desta cultura urbana e seus elementos: MC, DJ,
Break, Grafite e suas funções dentro do movimento hip hop.
|
Habilidades:
* Entender
os aspectos desses problemas sociais
* Reconhecer como essa cultura urbana está inserida no
contexto da sociedade, nas realções na escola, trabalho e família.
* Valorizar as produções culturais, adotando uma
postura receptiva dizendo não a qualquer tipo de discriminação social.
|
Indicadores:
Ações que servem para avaliar os alunos com critérios
pré-determinados pelo professor, segundo seu objetivo.
|
|
[ ] Identificar as principais características de cada
elemento do hip hop
[ ] Conceituar a importância do movimento dentro do
conceito social dentro da nossa realidade
[ ] Descrever as possibilidades de implementar a
cultura hip hop na sala de aula.
[ ] Demonstrar quais seriam os eventos e personagens na
mídia nacional que podemos apresentar na sala de aula
|
Competências:
*Compreender
as diferentes manifestações culturais como importante meio de integração
* Ser capaz de atuar de forma solidária, respeitando e
valorizando a inclusão social.
* Respeitar as diferenças individuais de cada aluno(a)
|
Desenvolvimento:
Usar em forma conhecimento adquirido na aula teórica,
sobre a importância de valorizar as culturas urbanas, sabendo que essas
culturas estão presentes na escola e qual a influência desses jovens no
processo educativo e vice-versa.
|
Avaliação:
* Indicadores
* Participação
* Blog
|
Exercícios:
|
Metodologia:
|
[ ] Responder de forma demonstrativa o que é o
movimento hip hop.
[ ] Explicar porque existem as diferenças de
pensamentos e culturas dentro da escola e sua atuação nas aulas do CEM Castro
Alves.
[ ] Utilizar durante uma atividade recreativa (Música e
Dança) a influência desta cultura na vida dos jovens da região norte de
Palmas.
[ ] Mostrar segundo critérios de respeito e inclusão
como podemos aproveitar os talentos do movimento hip hop que estudam na
escola.
|
* Conteúdo aplicado em sala de aula
* Conteúdo apresentado em Data-Show
* Conteúdo desenvolvido no Blog:
* Festival Hip Hop
|
Conclusão:
Ao final das aulas, espera-se que os alunos tenham se
apropriado do conhecimento, quebrado o paradigma do preconceito, como da
mesma forma poderem estabelecer conceitos sobre a importância deste movimento
cultural para o processo educativo.
|
Material
Didático:
*Blog, Internet, Aula teórica, Data-Show, Som, Dança,
Música de Rap
|
OBS:
|
OBS:
|
AULA
DE EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL (05 de março de 2012)
|
|
Objetivo:
Analisar as características da modalidade de futsal,
começando pelo espaço físico (quadra) e suas principais linhas demarcatórias
e suas funções dentro do jogo de Futsal.
|
Habilidades:
* Conhecer as medidas e as caracteristicas da quadra
de FUTSAL
* Compreender o caráter dos jogos no contexto amador,
recreativo, escolar e profissional, evitando a competitividade excessiva.
* Valorizar esta modalidade de esporte (FUTSAL)
|
Indicadores:
Ações que servem para avaliar os alunos com critérios
pré-determinados pelo professor, segundo seu objetivo.
|
|
[ ] Identificar as principais linhas demarcatórias de
uma quadra de Futsal
[ ] Conceituar a importância das marcações ou linhas
para o jogo de Futsal
[ ] Descrever a proporção das medidas das linhas
laterais e de fundo da quadra de Futsal
[ ] Demonstrar quais seriam as linhas lareais e de
fundo, usando o próprio caderno
|
Competências:
*Ser capaz de reconhecer a origem do FUTSAL e como se
deu o desenvolvimento deste esporte no Brasil.
* Estimular os alunos na prática do FUTSAL
|
Desenvolvimento:
Usar em forma de exercícios o conhecimento adguirido na
aula teórica, sobre a importância das linhas demarcatórias dentro das regras
do Futsal, sabendo que a quadra é uma das regras da modalidade, mas qual a
influência das linhas demarcatória nas demais regras do Futsal.
|
Avaliação:
* Indicadores
* Participação
|
Exercícios:
|
Metodologia:
|
[ ] Responder de forma demonstrativa na quadra de
Futsal, qual a linha demarcatória deste esporte com a maior extensão.
[ ] Explicar porque existe a linha da área e sua função
durante o jogo de Futsal.
[ ] Utilizar durante uma atividade recreativa esportiva
(Futsal) a influência desta regra nas demais regras do Futsal.
[ ] Classificar segundo critérios de uma partida de
Futsal, as linhas demarcatórias.
|
* Conteúdo aplicado em sala de aula
* Conteúdo apresentado em Data-Show
* Conteúdo desenvolvido no Blog:
|
Conclusão:
Ao final das aulas, espera-se que os alunos tenham se
apropriado do conhecimento, tanto das finalidades que cada linha da quadra de
Futsal tem, como da mesma forma poderem estabelecer conceitos sobre a
importância deste seguimento para o esporte.
|
Material
Didático:
* Bola,
Apito, Quadra, Cones, Giz, Argolas, Data Show, Blog
|
OBS: 15 de março III Festival Hip Hop (Matutino) das
8:00h as 11:45h
|
OBS: Show com MC, B.Boys, Grafiteiros, DJs, Salas Tematizadas, Letras
de Rap produzido por alunos e muito mais.
|
AULA
DE EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL (19 de março de 2012)
|
|
Objetivo:
Analisar as características da modalidade de futsal,
destacando os fundamentos (passe, drible, chute) e suas principais funções
dentro do jogo de Futsal, Desenvolvendo as qualidades físicas por meio da
prática de habilidades motoras fundamentais, em atividades de iniciação aos
desportos.
|
Habilidades:
* Conhecer e vivenciar a prática do FUTSAL
* Comparar as diferenças entre o FUTSAL e as outras
modalidades esportivas
* Compreender o caráter do FUTSAL no contexto histórico
e sua evolução até hoje
|
Indicadores:
Ações que servem para avaliar os alunos com critérios
pré-determinados pelo professor, segundo seu objetivo.
|
|
[ ] Identificar o uso do drible em uma partida de
Futsal
[ ] Conceituar a importância dos fundamentos para o
jogo de Futsal
[ ] Descrever a diferença entre passe e chute em uma
partida de Futsal
[ ] Demonstrar quais seriam os fundamentos do Futsal
|
Competências:
* Compreender as regras básicas do FUTSAL
* Ser capaz de reconhecer o FUTSAL e seus fundamentos
* Estimular os alunos na prática do FUTSAL
|
Desenvolvimento:
Usar em forma de exercícios o conhecimento adquirido na
aula teórica, sobre a importância dos fundamentos dentro das regras do
Futsal, sabendo que os fundamentos está inserido nas regras da modalidade,
mas qual a influência delas nas demais regras do Futsal.
|
Avaliação:
* Indicadores
* Participação
* Blog
*Trabalho
|
Exercícios:
|
Metodologia:
|
[ ] Responder de forma demonstrativa na quadra de
Futsal, quais são os fundamentos deste esporte.
[ ] Explicar porque existe os fundamentos durante o
jogo de Futsal.
[ ] Utilizar durante uma atividade recreativa esportiva
(Futsal) a influência destes fundamentos nas demais regras do Futsal.
[ ] Classificar segundo critérios de uma partida de
Futsal, a utilização de um fundamento que se destaque dentre todos, ou não.
|
* Conteúdo aplicado em sala de aula
* Conteúdo apresentado em Data-Show
* Conteúdo desenvolvido no Blog:
|
Conclusão:
Ao final das aulas, espera-se que os alunos tenham se
apropriado do conhecimento, tanto das finalidades de cada fundamento do
Futsal, como da mesmo forma poderem estabelecer conceitos sobre a importância
deste seguimento para o esporte.
|
Material
Didático:
* Bola,
Apito, Quadra, Cones, Giz, Argolas, Data Show, Blog
|
OBS:
|
OBS:
|
AULA
DE EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL (09 de abril de 2012)
|
|
Objetivo:
Analisar as características da modalidade de futsal, desenvolvendo
o controle da respiração para uma boa resistência cardio-respiratória através
das atividades corporais, lúdicas ou com certa complexidade, estabelecendo
relações equilibradas e construtivas uns com os outros.
|
Habilidades:
* Conhecer e vivenciar a prática do FUTSAL
* Comparar as diferenças entre o FUTSAL e as outras
modalidades esportivas
* Compreender o caráter das atividades físicas do FUTSAL
|
Indicadores:
Ações que servem para avaliar os alunos com critérios
pré-determinados pelo professor, segundo seu objetivo.
|
|
[ ] Identificar o uso das regras de uma partida de
Futsal
[ ] Conceituar a importância dos fundamentos para o
jogo de Futsal
[ ] Relacionar através das linhas no chão da quadra, os
diferentes tipos de limites e fronteiras já explicitados pelo professor
[ ] Demonstrar na quadra e de forma prática quais
seriam os fundamentos do Futsal
|
Competências:
* Compreender as regras básicas do FUTSAL
* Ser capaz de reconhecer o FUTSAL e seus fundamentos
* Estimular os alunos na prática do FUTSAL
|
Desenvolvimento:
Usar em forma de exercícios o conhecimento adquirido na
aula teórica, sobre a utilização correta das regras do Futsal, sabendo de
forma básica usar os fundamentos da modalidade.
|
Avaliação:
* Indicadores
* Participação
* Blog
*Trabalho
|
Exercícios:
|
Metodologia:
|
[ ] Responder de forma demonstrativa na quadra de
Futsal, quais são os fundamentos deste esporte.
[ ] Equilibrar-se em diferentes apoios, planos e sustentações,
tendo como base a linha da quadra poliesportiva.
[ ] Utilizar durante uma atividade recreativa esportiva
(Futsal) a influência destes fundamentos nas demais regras do Futsal.
[ ] Participar dos jogos propostos respeitando as
regras.
|
* Conteúdo aplicado em sala de aula
* Conteúdo apresentado em Data-Show
* Conteúdo desenvolvido no Blog:
|
Conclusão:
Ao final das aulas, espera-se que os alunos tenham se
apropriado do conhecimento, tanto das finalidades de cada fundamento, quanto
a utilização prática das regras do Futsal, como da mesmo forma poderem
estabelecer conceitos sobre a importância deste seguimento para o mundo
esporte.
|
Material
Didático:
* Bola,
Apito, Quadra, Cones, Giz, Argolas, Data Show, Blog
|
OBS:
|
OBS: |
Assinar:
Postagens (Atom)